› Fóruns › Equipamentos › LAWMATE 1.2 1000mw CAUSA INTERFERENCIA TX DO RADIO ACIONANDO ATÉ O MOTOR?
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- agosto 19, 2012 às 4:00 pm
Amigos fui testar meu equipamento 1.2 1000mw , após tudo ligado quando me posicionei meu avião saiu em disparada quase decolando sem ao mesmo eu utilizar meu radio, por pouco não decola sozinho(rsrsrsrs),desliguei o radio e ele não parou…fiquei sem entender.
Poderia ser o lawmate 1.2, utilizo um radio 2.4 (hk)? Ou até mesmo problemas com o trasmissor do radio hk?
Alguem já passou por isso?
abs
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- agosto 19, 2012 às 5:01 pm
Não só o Lawmate, mas qualquer outro equipamento na faixa 1.2GHz tem grandes chances de interferir em rádio 2.4Ghz, devido às harmônicas. O ideal é utilizar um filtro passa-baixa e seguir todos os outros procedimentos para evitar interferências.
Quanto ao acionamento do motor, sim, pode acontecer, assim como em qualquer outro canal do rádio.
- agosto 19, 2012 às 5:54 pm
Outra coisa que vc tem que prestar a atenção seria o failsafe que foi feito no seu Tx (rádio) vamos supor que vc indivertidamente ligou o Rx e as antenas de vídeo para testar e depois ligar o Tx(radio) e caso vc temha invertido o servo do acelerador com o bind ja feito ele decola sozinho sim, como no FPV o ideal é ter o failsafe com 50% de aceleração pois caso precise ele voa tranquilamente vc desligando o Tx primeiro ele assume esta aceleração e te da um susto..ja vi isto ja vi isto acontecer algumas vezes, caso eu tenha chovido no molhado fica a orientação para os novatos…ABS
- agosto 19, 2012 às 6:18 pm
axo que piorou quando vc desligou…
- agosto 19, 2012 às 6:51 pm
foi o que aconteceu, qundo deliguei o radio piorou
romel nogueira disse:
axo que piorou quando vc desligou…
- agosto 19, 2012 às 6:53 pm
estou usando anel de ferrite, o filtro passa-baixa poderia colocaria aonde Marcelo?
Sou novato no fpv, preciso de dicas . Grato
Marcelo Camargo disse:
Não só o Lawmate, mas qualquer outro equipamento na faixa 1.2GHz tem grandes chances de interferir em rádio 2.4Ghz, devido às harmônicas. O ideal é utilizar um filtro passa-baixa e seguir todos os outros procedimentos para evitar interferências.
Quanto ao acionamento do motor, sim, pode acontecer, assim como em qualquer outro canal do rádio.es
- agosto 19, 2012 às 7:46 pm
Boa tarde Alexandre!
Em comunicações via radio existe um fenômeno chamado de harmônicos que é sempre o dobro da frequência em que se transmite.
Pois bem, seu lawmate está no espectro da frequência de 1.2Ghz ,multiplique isso por 2 e teremos 2.4Ghz com uma potência de +30Dbm que equivalem a 1000mw (1W) ok.
Mesmo sendo criptografado a modulação do TX (transmissor) para o rx do modelo,pode sim ocasionar interferências nos canais do RX (receptor), causando espúrios e uma falsa informação que no seu caso foi no canal 3.
SOLUÇÃO: Caso possível usar ferrites nos cabos de sinal ou tentar baixar a potência.
Desculpe-me caso isso não te ajudar e ficarei no aguardo de uma solução melhor, aí nós todos aprenderemos juntos.
Forte abraço!
- agosto 19, 2012 às 10:17 pm
Esse assunto já foi bastante discutido e o que faltou, no caso, foi uma leitura ANTECIPADA de como as coisas funcinam antes de tentar um voo; o FPV não é plug and play e precisa estudo do conjunto de coisas para não se acidentar.
A interferencia pode ter acontecido “pelo seu TX” ou qualquer outro na pista. Os armônicos de frequencia acontecem em seus multiplos (para cima ou para baixo) e, a potencia maior sobrepõe a menor; no seu caso 1.000 mw do link de video é maior que a potencia do seu TX para o R/C e ai, a interferencia tem ação.
Voce teve muita sorte ser um “aero” porque existem relatos tristes de muitos acidentes com helis elétricos em razão de “interferencia no R/C” ligar o motor e o acidente está feito; tanto é fato que, quem voa de helis, tem por hábito “ou desligar o fio do canal do motor” do R/C ou quando necessário manter ligado, remover as pás.
Ainda bem que o pior não aconteceu.
Revise tudo; siga os procedimentos de segurança já descritos em várias mensagens do forum e outras que poderá pesquisar pelo google. Vale a pena perder um tempinho para ler a teoria, antes da prática.
- agosto 19, 2012 às 10:19 pm
Valeu pela dica Sebastiao,mas para mim que esta começando fiquei com duvida no que diz respeito a baixar a potencia, na pratica como poderia faze-lo?
Encomendei um filtro low-pass que acredito que ajudara juntamente com ferrites no speed, e no cabo a/v do transmissor.
se souber de algo mais agradeço as dicas pois é frustante quando esperamos com tanta ansiedade para receber o equipamento e testa-lo pela primeira vez e isto acontece.Quando ligo o transmissor 1.2Ghz os servos começam a fazer barulho sofrendo uns tic-tic nervoso.Hoje por pouco não vejo neu aero decolar sozinho e ir embora sem nenhum comando e pior com todo equipamento junto, foi por pouco.
abrs obrigado
Sebastião Maria de Souza disse:Boa tarde Alexandre!
Em comunicações via radio existe um fenômeno chamado de harmônicos que é sempre o dobro da frequência em que se transmite.
Pois bem, seu lawmate está no espectro da frequência de 1.2Ghz ,multiplique isso por 2 e teremos 2.4Ghz com uma potência de +30Dbm que equivalem a 1000mw (1W) ok.
Mesmo sendo criptografado a modulação do TX (transmissor) para o rx do modelo,pode sim ocasionar interferências nos canais do RX (receptor), causando espúrios e uma falsa informação que no seu caso foi no canal 3.
SOLUÇÃO: Caso possível usar ferrites nos cabos de sinal ou tentar baixar a potência.
Desculpe-me caso isso não te ajudar e ficarei no aguardo de uma solução melhor, aí nós todos aprenderemos juntos.
Forte abraço!
- agosto 19, 2012 às 10:26 pm
Ola Leandro no meu caso eu estava sozinho no campo , ainda bem, apenas meu radio.Quando liguei o radio segundo depois ele acionou o motor e saiu em disparada, nem desligando o radio parou na hora.Vou providenciar mais ferrites e tentar novamente.Tambem meu radio não é um radio de boa qualidade é um 07 ch da HK.Creio que isso pode ter influenciado.
abs boa noite
Leandro Chaves disse:
Esse assunto já foi bastante discutido e o que faltou, no caso, foi uma leitura ANTECIPADA de como as coisas funcinam antes de tentar um voo; o FPV não é plug and play e precisa estudo do conjunto de coisas para não se acidentar.
A interferencia pode ter acontecido “pelo seu TX” ou qualquer outro na pista. Os armônicos de frequencia acontecem em seus multiplos (para cima ou para baixo) e, a potencia maior sobrepõe a menor; no seu caso 1.000 mw do link de video é maior que a potencia do seu TX para o R/C e ai, a interferencia tem ação.
Voce teve muita sorte ser um “aero” porque existem relatos tristes de muitos acidentes com helis elétricos em razão de “interferencia no R/C” ligar o motor e o acidente está feito; tanto é fato que, quem voa de helis, tem por hábito “ou desligar o fio do canal do motor” do R/C ou quando necessário manter ligado, remover as pás.
Ainda bem que o pior não aconteceu.
Revise tudo; siga os procedimentos de segurança já descritos em várias mensagens do forum e outras que poderá pesquisar pelo google. Vale a pena perder um tempinho para ler a teoria, antes da prática.
- agosto 19, 2012 às 10:35 pm
o melhor seria vc pegar um 72mhz, ou entao um LRS.
- agosto 19, 2012 às 10:38 pm
Alexandre, eu nem acho que tem haver com a qualidade do seu rádio; isso pode acontecer com qualquer rádio, desde um ching ling como um rádio de marca super hiper top ! NA MINHA OPINIÃO (outros poderão divergir, claro), eu nem tentaria eliminar as interferencias e continuar usando o mesmo rádio; tentaria outra situação. Só para voce avalilar o que eu estou falando, eu estou usando um rádio 72 Mhz para não incorrer nesse risco e, estou vendo qual sistema LRS eu vou comprar para instalar no rádio 72 ! O rádio 2.4 perdeu o sentido, no meu caso em particular. Eu tenho por meta ter : a) um planador, e comprei um DG-1000; b) um helli, e comprei um T-REX 600 Nitro Pro; c) e um Quadri, estou vendo qual … mas já estou muito próximo de comprar um XAircraft X650 (mas ainda estou pesquisando e quando me decidir quero ter um e que seja bom).
Voce por acaso não tem ai nos seus guardados um radio 72 mhz ? Faz um teste com ele …. evite o 2.4 por enquanto.
Abraço e obrigado por compreender a minha resposta acima e não tomar por uma critica negativa, o que de fato não foi mesmo; foi com a preocupação de não saber de um colega machucado ou perder um equipamento caro.
ALEXANDRE TAVEIRA disse:
Ola Leandro no meu caso eu estava sozinho no campo , ainda bem, apenas meu radio.Quando liguei o radio segundo depois ele acionou o motor e saiu em disparada, nem desligando o radio parou na hora.Vou providenciar mais ferrites e tentar novamente.Tambem meu radio não é um radio de boa qualidade é um 07 ch da HK.Creio que isso pode ter influenciado.
abs boa noite
- agosto 19, 2012 às 10:40 pm
Ola Romel, já ouvi comentarios a respeito de 72mhz, seria melhor com este equipamento 1.2 lawmate 1000mw, pois meu
medo é isso acontecer de novo e perder todo equipamento alem do risco de um acidente.
abs
- agosto 19, 2012 às 10:47 pm
Não de jeito nenhum, para quem esta engatinhando no fpv todo dica e sugestões são validas.
Tenho um equipamento 5.8ghz 100 mw e usei pouco porem nunca tive problemas deste tipo.Tenho ciencia que 1.2 sofreria interferencias porem não achei que afetaria o canal do motor, fiquei surpreso.Porem vou continuar estudando aprendendo com a boa vontade e conhecimentos dos colegas que aqui estão .Creio que vou partir para um radio 72ghz.
abs
Leandro Chaves disse:
Alexandre, eu nem acho que tem haver com a qualidade do seu rádio; isso pode acontecer com qualquer rádio, desde um ching ling como um rádio de marca super hiper top ! NA MINHA OPINIÃO (outros poderão divergir, claro), eu nem tentaria eliminar as interferencias e continuar usando o mesmo rádio; tentaria outra situação. Só para voce avalilar o que eu estou falando, eu estou usando um rádio 72 Mhz para não incorrer nesse risco e, estou vendo qual sistema LRS eu vou comprar para instalar no rádio 72 ! O rádio 2.4 perdeu o sentido, no meu caso em particular. Eu tenho por meta ter : a) um planador, e comprei um DG-1000; b) um helli, e comprei um T-REX 600 Nitro Pro; c) e um Quadri, estou vendo qual … mas já estou muito próximo de comprar um XAircraft X650 (mas ainda estou pesquisando e quando me decidir quero ter um e que seja bom).
Voce por acaso não tem ai nos seus guardados um radio 72 mhz ? Faz um teste com ele …. evite o 2.4 por enquanto.
Abraço e obrigado por compreender a minha resposta acima e não tomar por uma critica negativa, o que de fato não foi mesmo; foi com a preocupação de não saber de um colega machucado ou perder um equipamento caro.
ALEXANDRE TAVEIRA disse:
Ola Leandro no meu caso eu estava sozinho no campo , ainda bem, apenas meu radio.Quando liguei o radio segundo depois ele acionou o motor e saiu em disparada, nem desligando o radio parou na hora.Vou providenciar mais ferrites e tentar novamente.Tambem meu radio não é um radio de boa qualidade é um 07 ch da HK.Creio que isso pode ter influenciado.
abs boa noite
- agosto 19, 2012 às 10:51 pm
ola amigo se o seu radio nao for um futaba, o ferrite o filtro passa baixo nao vai funcionar!!! digo isso pelos diversos testes que ja fiz com tx 1.2 e radios turnigy, hk,hitec,e o unico que funciona mais perde o sinal com poucos metros mtrs as vezes com 500 mtros e o futaba! mas nao e recomendado vooar com este conjunto tx1.2 e 2.4.
uma solu;ao simples e barata que vai te dar 1km de voo com seguranca, e usar um radio 72mhz pcm 1024, ou ate mesmo 72mhz comun! com ferrite no esc, e na saida da camera entrada do tx video, mantendo o tx video com sua antena longe do receptor do radio., um bom lugar e na asa, funciona perfeitamente!
a opcao mais cara e correta e modulos tx radio UHF 433mhz com varias op;oes de marca.
- agosto 19, 2012 às 10:59 pm
Ola Regis depois do susto resolvi testar em terra sem asa o aero, funcionou porem com uns 50 metros de distancia em terra perdi todo sinal do tx, fiquei sem comando nenhum.O que vc relata tem fundamento.Vejo que a maioria aqui esta me sugerindo um radio 72ghz, já tenho ferrite no esc e no tx de video.Vou conseguir um radio emprestado com um colega para fazer a experiencia, antes de comprar um .grato abs
REGIS SILVA disse:
ola amigo se o seu radio nao for um futaba, o ferrite o filtro passa baixo nao vai funcionar!!! digo isso pelos diversos testes que ja fiz com tx 1.2 e radios turnigy, hk,hitec,e o unico que funciona mais perde o sinal com poucos metros mtrs as vezes com 500 mtros e o futaba! mas nao e recomendado vooar com este conjunto tx1.2 e 2.4.
uma solu;ao simples e barata que vai te dar 1km de voo com seguranca, e usar um radio 72mhz pcm 1024, ou ate mesmo 72mhz comun! com ferrite no esc, e na saida da camera entrada do tx video, mantendo o tx video com sua antena longe do receptor do radio., um bom lugar e na asa, funciona perfeitamente!
a opcao mais cara e correta e modulos tx radio UHF 433mhz com varias op;oes de marca.
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