- Este tópico está vazio.
- junho 22, 2013 às 12:48 pm
pessoal estou com um problema, tenho uma gopro q a lente foi danificada, ai como eu estava com uma camera de fpv parada aquelas q vem junto com o oculos predator fatshark, eu retirei a lente dela e coloquei na gopro a imagem ficou muito boa mas como a qualidade da lente não ser boua, “provavelmente as lentes são de policarbonado e não de vidro ou cristal não ficou tão perfeita” então retirei a lente de outra minicamera colorida porem tive uma surpresa as cores artificiais ficaram normais, como um muro pintado de verde por exemplo, ela filma verde , porem o verde das arvores ficam todas ROSA parecendo Ipes quando estão floridos ! a imagem ficou perfeita só isso q falta resolver, a minha duvida é isso é porque a lente utilizada não tem o filtro ((( Ir )))?? olhem a imagem não reparem no foco pois eu tirei a foto antes de ajustar só p/ mostrar as cores com foco ajustado a imagem e video ficam perfeitas:
- Replies
-
- junho 22, 2013 às 12:52 pm
eu gostaria de saber se a lente q eu devo comprar deve ter ou não o filtro p/ retirar esse efeito. agradeço muito a ajuda de todos ! valeu. e se der certo fica uma dica ai
para conseguir utilizar a gopro qndo se quebra a lente original pois é caríssimo a lente original praticamente o preço de uma H2 usada !
- junho 22, 2013 às 3:08 pm
Essa lente é avermelhada?
Em alguma foto que fez com ela, ela conseguiu enxergar vermelho e em qual material?
Essa lente só se encaixa na GP?
Me parece que ela está capturando frequencias próximo do NIR (near infrared) que é uma espectro que vai de 300 a 430GHz.
Boa sorte e forte abraço!
- junho 22, 2013 às 9:35 pm
ola Guto, bom então preciso comprar uma lente com filtro Ir correto?:, esse filtro na lente o iriginal da gopro não é uma pelicula ou um vidrinho redondo, e tal , é um banho q tem na ultima lente q ja projeta a imagem no ccd ! eu tenho feito testes por aki !, retirei a lente q vem na camera junto com fatshark, esta tem um vidrinho com um banho q creio eu ser o filtro pois coloquei na frente da camera e as cores voltaram ao normal., tambem retirei o “vidrinho” q tem o filtro q é prsa junto do ccd dessas camera de CFTV coloridas, e coloquei na frente da lente tbm resolveu o problema, porem ao tentar adapta-la junto ao ccd da gopro tive uma surpresa as imagens ficaram com as cores reais ! mas nao consegui ajuste de foto de modo algum creio eu q esse vidro ao ser colado no ccd ta causando alguma refração da luz ou uma reflexão seila, q esta atrapalhando o foco, ! emfim eu estou tentando tirar a minha duvida ao maximo p/ saber como comprar uma lente ja com esse filtro , ai vc me pergunta mas pq nao utiliza a da camera q veio com fatshark ja q deu certo, o problema é q a qualidade do jogo de lentes dela é uma porcaria fica embaçado etc, ja as q eu tenho sem filtro sao de vidro ou cristal e a imagem ficam perfeitas extremamente proxima da original.
Guto Santaella disse:
Olá Rodrigo,
Concordo com o Marcelo, parece uma foto NIR mesmo.
Aparentemente você fez sem querer o que chamam “conversão para NIR” que é a remoção do “hot mirror” da frente do sensor da câmera. normalmente é uma pequena membrana de plástico que bloqueia o infravermelho para não acontecer isso nas fotos (essas fotos rosadas), vale lembrar que todos os sensores conseguem “enxergar” o infravermelho próximo, só que não é desejável para as fotos normais.
Pode se quiser aproveitar e ampliar os testes colocando um filtro para infravermelho (só passa IR e bloqueia o outros comprimentos), ai vai estar fazendo uma máquina fotográfica para NIR, o que deve ser muito interessante, ou tente identificar na lente original onde estava o hot mirror e recoloca-lo.
Abraço,
Guto Santaella
- junho 22, 2013 às 9:41 pm
- junho 23, 2013 às 1:03 pm
Muito interessante suas descobertas, particularmente gostei dos resultados das fotos que teoricamente estão próximas do infravermelho, pois estou querendo fazer fotos de plantas, mande destalhes desta lente.
- junho 23, 2013 às 1:31 pm
Rodrigo,
Lembrando que boa parte das grandes descobertas e ideias nasceram do acaso.
Aquela combinação de lente de outra Cam com a GP foi a mais interessante ao meu ver. Vc poderia fazer umas fotos de plantas com folhas bem verdes, como aquelas que aparece na primara foto do tópico e também de árvores com folha seca, vegetação quase morta, sabe?
Pois se o comprimento da onda capturado por esse filtro/lente estiver correto, dá para começar a brincar com NDVI… que é muuuito interessante!!
Se puder, posta fotos dos testes direto aqui, não as screens como nas acima, pois é possível analisar o histograma.
Forte abraço!
- junho 23, 2013 às 2:32 pm
Não sei se já conhecem este link mas, aqui tem informações muito boas para quem esta interessado neste assunto.
- junho 24, 2013 às 11:55 am
vou fazer esses testes ! e postarei fotos sim… hj vou tirar fotos mais detalhadas do filtro q eu estou dizendo, e do filtro q ja vem naa lente da gopro rs quando coloquei a lente nova na gopro fiquei feliz por ter conseguido uma imagem boa e muito proximo da lente original mas de começo tinha testado dentro de casa ai fiz videos externos na rua, ai qndo fui ver o videi percebi algo diferente, falei ué nao tem nenhum IPÊ em frente de casa kkkkkkkkkk ai q me toquei kkkk mas vou postar mais detalhes
ECODRONES disse:
Rodrigo,
Lembrando que boa parte das grandes descobertas e ideias nasceram do acaso.
Aquela combinação de lente de outra Cam com a GP foi a mais interessante ao meu ver. Vc poderia fazer umas fotos de plantas com folhas bem verdes, como aquelas que aparece na primara foto do tópico e também de árvores com folha seca, vegetação quase morta, sabe?
Pois se o comprimento da onda capturado por esse filtro/lente estiver correto, dá para começar a brincar com NDVI… que é muuuito interessante!!
Se puder, posta fotos dos testes direto aqui, não as screens como nas acima, pois é possível analisar o histograma.
Forte abraço!
- junho 24, 2013 às 11:56 am
vou postar mais detalhes com fotos ok !! valeu ai pela força espero conseguir uma lente ja com esse filtro ! ia fica muito feliz com a minha gopro funcionando e tbm deixaria uma lente reserva p/ esse efeito.. 🙂
Guto Santaella disse:
Hahaha,
É exatamente isso Marcelo/Henrique, o resultado ficou muito próximo das fotos feitas com caras câmeras que tem por aí…
Pois é Rodrigo, já ouviu falar no errado que deu certo né, você está com uma ótima ferramente de estudo nas mãos (a primeira configuração, bem como disse o Marcelo…), se pudesse retorna-la a aquela primeira configuração e fazer mais fotos de vegetação todos irão te agradecer pela contribuição que estaria fazendo, ao fornecer material de estudo a quem não tem uma camera como a sua. (olha só que coisa…rsrsrs)
Abração a todos.
Guto Santaella
- junho 24, 2013 às 12:33 pm
Rodrigo, na verdade o que você deve estar tendo é uma foto RGB contaminada com NIR em todas as bandas. dessa forma não presta nem o RGB nem o NIR. o sensor tem uma abertura pra R, G e B em larguras de onda diferentes, mas os três abrem pra nir.
o filtro original bloqueia o NIR, então com o filtro você tem uma câmera RGB.
sem o filtro original, é possível bloquear o visível com o filtro certo, e aí se tem uma câmera NIR capturada no rgb. o que se deve fazer para conseguir um canal NIR é jogar fora a camada B (tem muito ruído), desaturar e juntar a R e G. Depois disso, com uma foto idêntica (de preferência mesmo ângulo, hora, câmera e lente) mas com os filtros originais, você tem o RGB. Juntando as duas imagens você fica com RGB e NIR, e aí é possível tirar índices NDVI, green-NDVI, e imagens NIR-R-G.
acho que a essa altura do campeonato vc já identificou isso, mas respondendo sua pergunta, vc precisa de uma lente com o filtro pra sua GoPro voltar ao normal!
- junho 24, 2013 às 12:57 pm
muito obrigado por estar me ajudando !, essas lentes q estou utilizando são de microcameras, essas q agente usa em FPV as de CFTV, por elas serem baratas em torno de 19 reais gostei muito do desempenho com relação a calidade da imagem comparado ao preço, eu sei q tem essas lentes com o filtro o dificil é explicar isso p/ o vendedor, p/ ele poder me vender a lente correta.
Ricardo Affonso disse:
Rodrigo, na verdade o que você deve estar tendo é uma foto RGB contaminada com NIR em todas as bandas. dessa forma não presta nem o RGB nem o NIR. o sensor tem uma abertura pra R, G e B em larguras de onda diferentes, mas os três abrem pra nir.
o filtro original bloqueia o NIR, então com o filtro você tem uma câmera RGB.
sem o filtro original, é possível bloquear o visível com o filtro certo, e aí se tem uma câmera NIR capturada no rgb. o que se deve fazer para conseguir um canal NIR é jogar fora a camada B (tem muito ruído), desaturar e juntar a R e G. Depois disso, com uma foto idêntica (de preferência mesmo ângulo, hora, câmera e lente) mas com os filtros originais, você tem o RGB. Juntando as duas imagens você fica com RGB e NIR, e aí é possível tirar índices NDVI, green-NDVI, e imagens NIR-R-G.
acho que a essa altura do campeonato vc já identificou isso, mas respondendo sua pergunta, vc precisa de uma lente com o filtro pra sua GoPro voltar ao normal!
- junho 26, 2013 às 2:24 pm
pessoal ja descobri a lente compativel com ccd da gopro e com os ccds q não tem o filtro ja incluso no ccd, eu utilizei a lente de uma dessas minicameras de CCTV CMOS , nessas lentes ja tem o filtro incluso, vou testar a qualidade da imagem e postarei os resultados, e vou colocar aki as fotos dos filtros q arrumei p/ fazer testes na camera p/ tirar esse efeito na foto, e tbm como prometi vou tirar a foto de uma folha verde e uma folha seca, como o amigo pediu anteriormente q tbm acbou me deixando curioso ! axo q ficaria legal gravar um video fpv com esse efeito do infra as arvores vão parecer todas IPE roxo kkkkkk
- junho 26, 2013 às 2:30 pm
- junho 26, 2013 às 2:49 pm
essas são as 2 lentes q eu consegui de mini cameras CMOS reparem no reflexo da luz um puco avermelhadas, não é a lente original da gopro mas pelo menos vou conseguir utilizar a camera q mesmo com essas lentes as imagens ficam muito bouas, e custam em torno de R$20,00 é uma solução p/ quem teve uma lente de gopro quebrada e não quer gastar horrores com uma lente nova, eu queria comprar akelas sunex mas é complicado de axar para a gopro H2.
- julho 26, 2013 às 1:20 am
Estava olhando o site da GLB e achei este item: http://www.goodluckbuy.com/2-5mm-wide-170o-degree-replacement-sport-camera-dv-lens-for-gopro-hero-hd-1-2.html
Lembrei que tinha um cara desesperado atras dessas lentes, então ai esta. se já encontrou talvez possa servir para outras pessoas, pois muita gente aqui tem e usa as Gopro.
detalhe: “This is not gopro original lens.However,this is of perfect quality“..trs
- Você deve fazer login para responder a este tópico.