lentes com filtro ou sem filtro Ir

Fóruns Principal lentes com filtro ou sem filtro Ir

  • Este tópico está vazio.
  • Post

    pessoal estou com um problema, tenho uma gopro q a lente foi danificada, ai como eu estava com uma camera de fpv parada aquelas q vem junto com o oculos predator fatshark, eu retirei a lente dela e coloquei na gopro a imagem ficou muito boa mas como a qualidade da lente não ser boua, “provavelmente as lentes são de policarbonado e não de vidro ou cristal não ficou tão perfeita” então retirei a lente de outra minicamera colorida porem tive uma surpresa as cores artificiais ficaram normais, como um muro pintado de verde por exemplo, ela filma verde , porem o verde das arvores ficam todas ROSA parecendo Ipes quando estão floridos ! a imagem ficou perfeita só isso q falta resolver, a minha duvida é isso é porque a lente utilizada não tem o filtro ((( Ir )))?? olhem a imagem não reparem no foco pois eu tirei a foto antes de ajustar só p/ mostrar as cores com foco ajustado a imagem e video ficam perfeitas:

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 15)
  • Replies

    eu gostaria de saber se a lente q eu devo comprar deve ter ou não o filtro p/ retirar esse efeito. agradeço muito a ajuda de todos ! valeu. e se der certo fica uma dica ai

    para conseguir utilizar a gopro qndo se quebra a lente original pois é caríssimo a lente original praticamente o preço de uma H2 usada !

    Essa lente é avermelhada?

    Em alguma foto que fez com ela, ela conseguiu enxergar vermelho e em qual material?

    Essa lente só se encaixa na GP?

    Me parece que ela está capturando frequencias próximo do NIR (near infrared) que é uma espectro que vai de 300 a 430GHz.

    Boa sorte e forte abraço!

    ola Guto, bom então preciso comprar uma lente com filtro Ir correto?:, esse filtro na lente o iriginal da gopro não é uma pelicula ou um vidrinho redondo, e tal , é um banho q tem na ultima lente q ja projeta a imagem no ccd ! eu tenho feito testes por aki !, retirei a lente q vem na camera junto com fatshark, esta tem um vidrinho com um banho q creio eu ser o filtro pois coloquei na frente da camera e as cores voltaram ao normal., tambem retirei o “vidrinho” q tem o filtro q é prsa junto do ccd dessas camera de CFTV coloridas, e coloquei na frente da lente tbm resolveu o problema, porem ao tentar adapta-la junto ao ccd da gopro tive uma surpresa as imagens ficaram com as cores reais ! mas nao consegui ajuste de foto de modo algum creio eu q esse vidro ao ser colado no ccd ta causando alguma refração da luz ou uma reflexão seila, q esta atrapalhando o foco, ! emfim eu estou tentando tirar a minha duvida ao maximo p/ saber como comprar uma lente ja com esse filtro , ai vc me pergunta mas pq nao utiliza a da camera q veio com fatshark ja q deu certo, o problema é q a qualidade do jogo de lentes dela é uma porcaria fica embaçado etc, ja as q eu tenho sem filtro sao de vidro ou cristal e a imagem ficam perfeitas extremamente proxima da original.  

    Guto Santaella disse:

    Olá Rodrigo,

    Concordo com o Marcelo, parece uma foto NIR mesmo.

    Aparentemente você fez sem querer o que chamam “conversão para NIR” que é a remoção do “hot mirror” da frente do sensor da câmera. normalmente é uma pequena membrana de plástico que bloqueia o infravermelho para não acontecer isso nas fotos (essas fotos rosadas), vale lembrar que todos os sensores conseguem “enxergar” o infravermelho próximo, só que não é desejável para as fotos normais.

    Pode se quiser aproveitar e ampliar os testes colocando um filtro para infravermelho (só passa IR e bloqueia o outros comprimentos), ai vai estar fazendo uma máquina fotográfica para NIR, o que deve ser muito interessante, ou tente identificar na lente original onde estava o hot mirror e recoloca-lo.

    Abraço,

    Guto Santaella

    olhem só o teste com o filtro fis com 2 filtros diferentes

    esse é um teste com um filtro retirado do ccd de uma camera de CFTV

    ja esse a baixo é um filtro retirado do ccd de uma altiga filmadora sony

    Muito interessante suas descobertas, particularmente gostei dos resultados das fotos que teoricamente estão próximas do infravermelho, pois estou querendo fazer fotos de plantas, mande destalhes desta lente.

    Rodrigo,

    Lembrando que boa parte das grandes descobertas e ideias nasceram do acaso.

    Aquela combinação de lente de outra Cam com a GP foi a mais interessante ao meu ver. Vc poderia fazer umas fotos de plantas com folhas bem verdes, como aquelas que aparece na primara foto do tópico e também de árvores com folha seca, vegetação quase morta, sabe?

    Pois se o comprimento da onda capturado por esse filtro/lente estiver correto, dá para começar a brincar com NDVI… que é muuuito interessante!!

    Se puder, posta fotos dos testes direto aqui, não as screens como nas acima, pois é possível analisar o histograma.

    Forte abraço!

    Não sei se já conhecem este link mas, aqui tem informações muito boas para quem esta interessado neste assunto.

     http://flightriot.com/

    vou fazer esses testes ! e postarei fotos sim…  hj vou tirar fotos mais detalhadas do filtro q eu estou dizendo, e do filtro q ja vem naa lente da gopro rs quando coloquei a lente nova na gopro fiquei feliz por ter conseguido uma imagem boa e muito proximo da lente original mas de começo tinha testado dentro de casa ai fiz videos externos na rua, ai qndo fui ver o videi percebi algo diferente, falei ué nao tem nenhum IPÊ em frente de casa kkkkkkkkkk ai q me toquei kkkk mas vou postar mais detalhes 

    ECODRONES disse:

    Rodrigo,

    Lembrando que boa parte das grandes descobertas e ideias nasceram do acaso.

    Aquela combinação de lente de outra Cam com a GP foi a mais interessante ao meu ver. Vc poderia fazer umas fotos de plantas com folhas bem verdes, como aquelas que aparece na primara foto do tópico e também de árvores com folha seca, vegetação quase morta, sabe?

    Pois se o comprimento da onda capturado por esse filtro/lente estiver correto, dá para começar a brincar com NDVI… que é muuuito interessante!!

    Se puder, posta fotos dos testes direto aqui, não as screens como nas acima, pois é possível analisar o histograma.

    Forte abraço!

    vou postar mais detalhes com fotos ok !! valeu ai pela força espero conseguir uma lente ja com esse filtro ! ia fica muito feliz com a minha gopro funcionando e tbm deixaria uma lente reserva p/ esse efeito.. 🙂

    Guto Santaella disse:

    Hahaha,

    É exatamente isso Marcelo/Henrique, o resultado ficou muito próximo das fotos feitas com caras câmeras que tem por aí…

    Pois é Rodrigo, já ouviu falar no errado que deu certo né, você está com uma ótima ferramente de estudo nas mãos (a primeira configuração, bem como disse o Marcelo…), se pudesse retorna-la a aquela primeira configuração e fazer mais fotos de vegetação todos irão te agradecer pela contribuição que estaria fazendo, ao fornecer material de estudo a quem não tem uma camera como a sua. (olha só que coisa…rsrsrs)

    Abração a todos.

    Guto Santaella

    Rodrigo, na verdade o que você deve estar tendo é uma foto RGB contaminada com NIR em todas as bandas. dessa forma não presta nem o RGB nem o NIR. o sensor tem uma abertura pra R, G e B em larguras de onda diferentes, mas os três abrem pra nir.

    o filtro original bloqueia o NIR, então com o filtro você tem uma câmera RGB.

    sem o filtro original, é possível bloquear o visível com o filtro certo, e aí se tem uma câmera NIR capturada no rgb. o que se deve fazer para conseguir um canal NIR é jogar fora a camada B (tem muito ruído), desaturar e juntar a R e G. Depois disso, com uma foto idêntica (de preferência mesmo ângulo, hora, câmera e lente) mas com os filtros originais, você tem o RGB. Juntando as duas imagens você fica com RGB e NIR, e aí é possível tirar índices NDVI, green-NDVI, e imagens NIR-R-G.

    acho que a essa altura do campeonato vc já identificou isso, mas respondendo sua pergunta, vc precisa de uma lente com o filtro pra sua GoPro voltar ao normal!

    muito obrigado por estar me ajudando !, essas lentes q estou utilizando são de microcameras, essas q agente usa em FPV as de CFTV, por elas serem baratas em torno de 19 reais gostei muito do desempenho com relação a calidade da imagem comparado ao preço, eu sei q tem essas lentes com o filtro o dificil é explicar isso p/ o vendedor, p/ ele poder me vender a lente correta.

    Ricardo Affonso disse:

    Rodrigo, na verdade o que você deve estar tendo é uma foto RGB contaminada com NIR em todas as bandas. dessa forma não presta nem o RGB nem o NIR. o sensor tem uma abertura pra R, G e B em larguras de onda diferentes, mas os três abrem pra nir.

    o filtro original bloqueia o NIR, então com o filtro você tem uma câmera RGB.

    sem o filtro original, é possível bloquear o visível com o filtro certo, e aí se tem uma câmera NIR capturada no rgb. o que se deve fazer para conseguir um canal NIR é jogar fora a camada B (tem muito ruído), desaturar e juntar a R e G. Depois disso, com uma foto idêntica (de preferência mesmo ângulo, hora, câmera e lente) mas com os filtros originais, você tem o RGB. Juntando as duas imagens você fica com RGB e NIR, e aí é possível tirar índices NDVI, green-NDVI, e imagens NIR-R-G.

    acho que a essa altura do campeonato vc já identificou isso, mas respondendo sua pergunta, vc precisa de uma lente com o filtro pra sua GoPro voltar ao normal!

    pessoal ja descobri a lente compativel com ccd da gopro e com os ccds q não tem o filtro ja incluso no ccd, eu utilizei a lente de uma dessas minicameras de CCTV CMOS , nessas lentes ja tem o filtro incluso, vou testar a qualidade da imagem e postarei os resultados, e vou colocar aki as fotos dos filtros q arrumei p/ fazer testes na camera p/ tirar esse efeito na foto, e tbm como prometi vou tirar a foto de uma folha verde e uma folha seca, como o amigo pediu anteriormente q tbm acbou me deixando curioso ! axo q ficaria legal gravar um video fpv com esse efeito do infra as arvores vão parecer todas IPE roxo kkkkkk

    aki a foto de alguns filtros q usei para testes…

    essas são as 2 lentes q eu consegui de mini cameras CMOS reparem no reflexo da luz um puco avermelhadas, não é a lente original da gopro mas pelo menos vou conseguir utilizar a camera q mesmo com essas lentes as imagens ficam muito bouas, e custam em torno de R$20,00 é uma solução p/  quem teve uma lente de gopro quebrada e não quer gastar horrores com uma lente nova, eu queria comprar akelas sunex mas é complicado de axar para a gopro H2.

    Estava olhando o site da GLB e achei este item: http://www.goodluckbuy.com/2-5mm-wide-170o-degree-replacement-sport-camera-dv-lens-for-gopro-hero-hd-1-2.html

    Lembrei que tinha um cara desesperado atras dessas lentes, então ai esta. se já encontrou talvez possa servir para outras pessoas, pois muita gente aqui tem e usa as Gopro. 

    detalhe: “This is not gopro original lens.However,this is of perfect quality“..trs

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 15)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.