Licença para fazer fotos aereas.

Fóruns Principal Licença para fazer fotos aereas.

  • Este tópico está vazio.
  • Post

    Pessoal estou organizando as coisas para fazer fotos aereas e minha duvida é quanto a que licenças que eu preciso para fazer esse trabalho sem me encomodar.

    Estava pensando tambem em pegar uma autrizaçao assinada pelo delegado da cidade quanto a estar fotografando e ser abordado pela policia.

    Por favor preciso da ajuda de voces para exclarecer essa duvida.

    Aqueles que trabalham com esse tipo de serviço apreciaria muito a ajuda dos mesmos.

    Obrigado.

Visualizando 9 respostas - 1 até 9 (de um total de 9)
  • Replies

    Aqui na minha cidade a unica licença que peço é pro pessoal nao ficar muito em cima da gente…do resto é só decolara e fotografar….kkkk

    Amigo entendo sua pergunta e sua preocupação, vou lhe dar um argumento que usei com um coronel, sargento ou sei lá oque era o cara, um senhor aposentado a muitos anos atrás, quando fui vender a foto do sitio dele, ele argumentou que aquelas fotografias que eu havia tirado poderiam ser usadas para estudar um possivel futuro roubo a casa dele e me ameaçou de me levar a policia, e simplesmente disse que se ele quisesse processar alguem, que correse atrás do Google Earth e do Google Street, e como sempre ando com fotografias do Google Earth no notebook, mostrei a foto de satelite do sitio dele, mas a verdade é que tem outros sites e programas de fotografia por satelite que existem hj em dia, faça uma lista de todos e se por acaso alguem vir lhe encher o saco, e lhe garanto que sempre tem, tenha a resposta na ponta da lingua e uma empresa registrada de preferencia para não se encomodar. Abraço

    Olá amigo, não sei o porte da sua empresa ou se é autonomo, só a titulo de informação: a única entidade que regulamenta e autoriza (pra quem acha necessário) voos civis (inclusive de uavs, vants e afins) é a ANAC, não tem delegado, coronel ou general que possa aprovar ou desaprovar seus voos, não conheço lei que proiba a utilização do espaço aéreo para tirar fotos, podemos fazer isso com uma pipa, e ai, vao atirar na pipa (será)

    palpite: o fotografo deve pedir permissão para o uso da imagem, se por acaso for usar aquela comercialmente, ou em exposição publica, não importa o ponto de vista da camera.

    Não sei onde, mas existe aqui já postado , acho que pelo marcelo (adim do site) um monte de leis/regulamentações a respeito de vôo e FPV- uso de rádio comunicação. Dê uma olhada.

    Tenho empresa registrada porque já trabalho com isso a anos….a titulo de praticamente quase nunca ter usado, mas é um argumento, quando vc trata com pessoas Jackson, é complicado, e a respeito de pedir permissão, uff, vc perde o argumento surpresa de venda…Agora quando se trata de exposição pública ou uso comercial sim concordo com o Leonardo Pinelli, claro que dependendo a distancia do video ou imagem, mas no geral, esses assuntos tem que ser resolvidos no momento com argumentos e negociações seja com a policia no meio ou com um vizinho extressado, porque bater de frente argumentando leis, cara, tem gente que se esquenta mais ainda no calor do momento, tudo isso se resolve ali na hr ou então é pior, porque por mais razão e leis que cubram o fotografo, queira ou não é uma chateação…

    concordo que tem estes detalhes, mas ninguem vai tirar foto de desconhecido na piscina e sair vendendo por ai, foto de imovel etc, nada a ver, senao nego ia ter que derrubar os satélites, acho que voce vive uma situação muito particular por ai, saiba que dependendo de a quem vc vai recorrer pode ser que arrume mais problema do que solução, o certo seria fazer suas fotos com a devida segurança e caso necessite recorra somente a autorização de proprietários de imagens que aparecem nitidamente nas fotos, fotos abertas, panoramicas ou de locais publicos ou que nao mostrem detalhes que seria indesejaveis nao precisam de autorização, inclusive.

    Mas eu não falei em nenhum momento em recorrer, falei em argumentar, e atualmente moro em SC, mas já trabalhei e morei em outros 2 estados, e quanto a sair pessoas nas fotos, a não ser que a pessoa pida para sair na foto, evidentemente, voce seleciona as fotos antes de vender, e de preferencia 2 ou 3 dias depois de tiradas.

    Assim, eu tenho minha forma de trabalhar, não sou inrresponsavel e nem adolescente para fazer bobagens com aviões tenho 34 anos e sou aeromodelista a 11, até porque tenho um aeroclube privado de minha propiedade junto a outro sócio e conheço bem os perigos do aeromodelismo. Só tentei ajudar o amigo com uma dúvida, já que ele pretende trabalhar no ramo e já comprou o equipamento.

    FB
    Membro
    none

    usar o Google ou outra fonte de fotos de satélite não serve como base porque a liberdade de fotos ESPACIAIS é determinada por um acordo internacional feito pela ONU…

    fotos aéreas não se enquadram neste acordo e são regulamentadas pelas leis de cada país… no Brasil, fotos aéreas usadas para aerofotogrametria eram regulamentadas pelo EMFA (ou seja lá como se chama hoje, perguntem pros milicos de plantão)…

    eu não me preocuparia muito com fotos aéreas feitas em áreas públicas mas aquelas feitas em áreas particulares com certeza devem ter a permissão do proprietário…

    Pessoal obrigado pelas respostas pelo visto nao tem como digamos assim “REGULAMENTAR” esse negocio a nao ser criando uma empresa que no caso meu socio ja tem que trabalha como fotografo e ai estamos pensando em usar o mesmo CNPJ visto ele ser fotografo.

    Minha ideia é tirar uma fotos adiantadas por exemplo vou tirar fotos da empresa X e do lado tem outra ai ja aproveito e tiro dela tambem para fazer a venda depois.Ai ate facilita a venda ja para a outra empresa visto as fotos ja estarem tiradas.

    Com respeito ao uso da imagem vamos fazer um contrato com o cliente e no contrato que ele autorizou a fazer o serviço e o uso de algumas imagens para divulgaçao.

    Por enquanto a ideia é essa.

    Obrigado pela ajuda e se tiverem alguma novidade ou sugenstao gostaria de ouvir.

Visualizando 9 respostas - 1 até 9 (de um total de 9)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.