Ligar PC no carro sem conversor ?

Fóruns Outros assuntos Ligar PC no carro sem conversor ?

  • Este tópico está vazio.
  • Post

    Pessoal, 

    as placas mães (motherboards) de computadores trabalham com fontes de +12v e +5v, todavia, ligadas na rede de energia elétrica das casas, portanto, a energia é de “corrente alternada”, certo ?

    Eu gostaria de ligar uma placa mãe, diretamente na bateria de um carro, cuja energia é de “corrente contínua”.

    Eu comprei um “adaptador que converte 12V do carro para 110V do PC ! 

    Mas não existe outro meio ? Não existe um conversor de 12V corrente contínua para alimentar o micro 12V corrente alternada ?

Visualizando 13 respostas - 1 até 13 (de um total de 13)
  • Replies

    Posso estar falando bobagem, mas acredito que a fonte do computador ja inverte pra 12v DC. Nunca ouvi falar que trabalha com 12v AC.

    O problema vai ser descobrir o que trabalha em 5v e o que trabalha em 12v. O modo menos “enrolado” seria usar o conversar 12-110v que você diz que possui e ligar seu PC nele.

    Ricardo, é essa certeza que eu não tenho: “…de que a fonte do computador inverte para 12V corrente contínua….” 

    Se, de fato, a fonte do computador faz isso, então, as placas trabalham em corrente contínua, portanto, poderão ser ligadas diretamente na bateria do carro !  Eu acredito que não, senão, poderíamos ligar o note direto no acendedor de cigarros, sem conversor.  Por isso tenho minhas dúvidas. 

    Sobre descobrir qual é de +12v ou +5v  na fonte, tudo bem … isso já consegui um esquema para fazer uma ‘fonte para o carregador” e é tranquilo; já fiz umas 5 fontes assim sem problema. 

    Objetivo: ligar o computador direto na bat do carro 

    Motivo: eliminar o “conversor 12V -> 110v” porque eu acho que é mais um “ladrão de energia” e mais uma tralha para carregar.

    Entendi e concordo com você.

    Bom, quanto ao AC-DC, tenho quase certeza que todas ou a maioria das fontes de PC invertem pra DC, pois nos selos tecnicos sempre ta escrito “DC out – 12v”. Mas com um multímetro você descobre isso fácil, não ?

    correto, não tem como dizer pra 100% dos casos, mas pelo menos 100% das fontes de eu já vi e tenho pra note, são fontes chaveadas com saída DC.

    agora a saida pode variar em 9v a 24v, se a saida da sua fonte for 12V DC, otimo, dá pra ligar direto na tomada de 12V do carro. (respeitando a polaridade, senão vai queimar o notebook). Essa tensão é determinada pelo fabricante e varia de aparelho pra aparelho.

    se a tensao for maior que 12v, existem uns inversores universais, conforme o exemplo abaixo.

    http://www.infohouse.com.br/Produtos.asp?ProdutoID=5597

    O jeito mais correto de tirar sua duvida seria ligar a fonte a energia e pegar um multimetro e medir. Voce vai descobrir se é DC mesmo, qual a tensão e a polaridade (se o positivo é o do meio e o terra é o de fora ou vice e versa).

    Abraço!

    Leandro, para te dar uma informação precisa é necessário que você informe o que pretende realmente, se usar um notebook ou um desktop.

    No caso do notebook você pode usar um conversor DC-DC que convertera seus 12 volts do veiculo para uma tensão selecionável igual a tensão necessária entre 12 a 24V.

    Modelo: 761 Adaptador Universal 
    1) AC & DC 100W Carregador Universal  Para Notebook (AC / DC, DC / DC 100w de potência máxima), 
    2) 2 em 1 carro universal e Home 
    4) voltagens DC: 12V/15V/16V/18V @ 5.5A max, @ 4A max 19V/20V/24V, máximo de 100W.  
    5 )Entrada AC 100V a 240V 63HZ, Entrada DC-9 a 47 V

    6) Porta USB de saída: 5V @ 1A máx. 
    temperatura de operação: 0 graus à 40degreed. 
    umidade: 20% a 80% 
    temperatura e umidade de armazenamento: 
    temperatura de armazenamento: -10 graus à 70.7.1 
    Umidade: 10% a 90%

    No caso de uma placa mãe usada em desktop, você poderia usar um conversor do tipo da imagem abaixo, porem ela é muito sensível a variações de entrada, não aconselho para veículos.

     Pico PSU 12V 120W DC-DC MINI ITX ATX Power Supply PC

    Discriptions:
    DC/DC ATX power supply for automobile application, 12VDC input.   
    +5V,+12V,+3.3V,-12V,+5VSB and PG (power good signal) outputs.
     

    1.The smallest 12V DC to DC power supply   
    2. convertor in the world.   
    3.Adopt industrial solid capacitor, ideal for being used in   
    4. harsh evironment   
    5.High performance with high heat-stand feature, more realiable   
    6.Fanless DC-DC solution for 100% mute operating .   
    7.Compact design, special for mini-itx and 1U case.   

    Features:  
    1.Dimensions(mm): L44x W32x17H    
    2.DC Input: 12V   
    3.DC Output : 120W   
    4.Input Current: Max. 15A   
    5.Efficiency: above 92%    
    6.MTPF: 90,000H   
    7.Operating Temperature: 0? ~ 75?   
    8.Storage Temperature: -40? ~ 70?  

    Marcelo Gonzales, 

    eu quero instalar uma “placa mãe” em uma maleta com um HD de note de 300 Gb e um monitor de 10″ para ter os recursos de um Desktop na maleta. 

    FB
    Membro
    none

    a fonte do PC gera 5V, 12V, 3.3V e -12V… sem uma fonte ou um conversor não há como gerar estas tensões a partir da bateria do carro…

     

    como já disseram é mais facil usar um note ou netbook…

     

     

    a corrente que sai da fonte é corrente continua…

    como FB disse, a fonte gera 5v, 12v, 3.3v e -12v, e pra ligar a placa mãe precisa delas, não só da 12v, fica meio impossível sem transformadores né?

    outro problema: a corrente que sai do alternador e da bateria não são estáveis em amperagem, frequência ou voltagem, no computador isso é péssimo…

    quer uma dica? compre um no-break, retire a bateria dele e ligue na do carro 🙂

    ah, já ia me esquecendo, nem pensar em colocar esses transformadores que ligam no acendedor de cigarro, a potencia máxima do acendedor é de +- 100w(pouco mais que isso), não segura nenhuma fonte de PC… esses transformadores até são confiáveis, mas ligue direto na bateria!

    Vinícius, 

    gostei muito da solução…. é isso ai ! Não quero ligar notebook, netbook … estes tenho por aqui … o que quero é “meter uma placa mãe dentro de uma caixa de campo …. e fazer funcionar …. e ter os recursos de um desktop …. 

    Valeu .. olhei lá os produtos e achei muito interssante … inclusive ele indica uma placa mãe que para o que eu quero fazer é mais que suficiente !

    Vinícius Fantini disse:

    Leandro, já fiz isso que você quer fazer, usei uma pc3000e com aquele segundo conversor que postei.

    o problema é instalar um sistema operacional em um pendrive que suporte os programas para os quais os software são desenvolvidos. 

    Até existem SO para pendrive, mas todo software nesta área, mais costumeiramente, são desenvolvidos para windows !

    Voce comentou pendrive porque deve conhecer alguma situação … comenta ai sua ideia !

Visualizando 13 respostas - 1 até 13 (de um total de 13)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.