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- novembro 27, 2011 às 11:22 pm
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- novembro 27, 2011 às 11:35 pm
poxa, eu estava pensando nisso também… sem contar que é em ALTA DEFINIÇÃO !!!! dificultando mais ainda.. também estou curioso.
- novembro 28, 2011 às 10:13 am
- novembro 29, 2011 às 1:43 am
Ótima observação, Alex…
A grande maioria dos praticantes relaciona o termo FPV apenas ao voo imersivo em aeromodelos ou para captação de imagens aéreas. Você tocou numa abordagem que eu sempre gosto de reforçar:
FPV é visão em primeira pessoa, independente da plataforma.
Enquanto assistimos a corrida de Fórmula 1, temos contato com imagens FPV.
Isso também acontece no cinema, nos vídeo-games, etc…
A nossa missão é buscar os pontos fortes e as oportunidades que essa ferramenta nos oferece, e aplicarmos às nossas necessidades.
E certamente, como já foi dito, em breve teremos acesso ao que hoje é restrito pelo alto custo da tecnologia.
- novembro 29, 2011 às 2:25 am
Com cerveja ! KkkMarcelo Camargo disse:
Ótima observação, Alex…
A grande maioria dos praticantes relaciona o termo FPV apenas ao voo imersivo em aeromodelos ou para captação de imagens aéreas. Você tocou numa abordagem que eu sempre gosto de reforçar:
FPV é visão em primeira pessoa, independente da plataforma.
Enquanto assistimos a corrida de Fórmula 1, temos contato com imagens FPV.
Isso também acontece no cinema, nos vídeo-games, etc…
A nossa missão é buscar os pontos fortes e as oportunidades que essa ferramenta nos oferece, e aplicarmos às nossas necessidades.
E certamente, como já foi dito, em breve teremos acesso ao que hoje é restrito pelo alto custo da tecnologia.
- novembro 29, 2011 às 11:50 am
Tenho curiosidade se esse link poderia mesmo ser usado nos nossos aeromodelos, pois se é digital pode ter um atraso grande para controlar aeromodelos..
- novembro 30, 2011 às 3:21 am
Franco Ripoll Leite disse:
Tenho curiosidade se esse link poderia mesmo ser usado nos nossos aeromodelos, pois se é digital pode ter um atraso grande para controlar aeromodelos..
Acho que o fato de ser digital não altera em nada a velocidade pois a informação continua sendo transmitida em radio frequencia e a codificação e descodificação digital não deve demorar mais do que milésimos de segundos. Mas quem tiver maior conhecimento do assunto me corriga se eu estiver errado.
Realmente estou curioso quanto ao equipamento de FPV utilizado na F1, caro ou não seria muito interessante conhecer como esse equipamento funciona com tanta qualidade! Imagino que existam diversos receptores espalhados pela pista de forma que não haja sombras de sinal.
- novembro 30, 2011 às 4:10 am
Olá Pessoal,
No início das transmissões on board da F1, o recurso usado para ter o sinal em todo o circuito, era um helicóptero que funcionava como um satélite, e ele retransmitia o sinal para o caminhão da emissora. Hoje sei que a Broadcast Sports Technologies – BST (que foi a pioneira nesse tipo de transmissão ao vivo na Fórmula 1) usa um sistema digital sem uso de helicóptero, nas corridas que ela cobre (NASCAR, INDY, etc). Mas não sei como fazem para cobrir todo o circuito. Como na F1, a própria FIA é quem faz a transmissão, todo o equipamento é dela (não é terceirizado), acho que ainda usam o recurso do helicóptero. Eu creio que sim, pois em algumas corridas que assisti esse ano, várias vezes que aparecia a imagem aérea feito por helicóptero, você percebia um outro sobrevoando o circuito.
Espero ter ajudado.
Abç
- novembro 30, 2011 às 4:42 am
engraçado que pensei a mesma coisa um dia desses, nao gosto de ver mas quando passei na frente da tv meu pai estava vendo e parei porque a qualidade da imagem do carro me chamou atençao, notei que ao passsa por um tunel a imagem piscou, o q pode ser uma troca do “diversity” que eles usam, ou seja, mais de um tx , com certeza devem ter varios ao longo da pista.
- novembro 30, 2011 às 12:16 pm
Já que entramos no automobilismo, vocês já observaram o pan onboard da indy? Ele acompanha a cena, será que esse movimento é robótico ou seria manual? A imagem e a sensação que eles propiciam são fantásticas.- novembro 30, 2011 às 12:35 pm
O onboard da Indy é a BSI (antes BST) quem faz. Veja os clientes deles, INDY, NASCAR, entre outros.
segue site: http://www.broadcastsportsinc.com
- novembro 30, 2011 às 12:58 pm
O link usado é de microondas com antena omnidirecional em frequências utilizadas por emissoras de TV e que precisam ser autorizadas pela Anatel. Além de precisar pagar pela licença de uso, sendo que o valor da licença depende da potência que será utilizada.
- novembro 30, 2011 às 2:21 pm
Microondas pode ser 900mhz e antenas omniderecionais já são utilizadas no FPV de aeromodelismo.
Dei uma pesquisada e quem faz os equipamentos da F1 é a Gigawave, mas o transmissor mais leve deles, sem bateria, camera, etc, pesa cerca de 1Kg…não achei que fosse tão pesado! Mas qualidade tem um preço que não é só financeiro, até alguém miniaturizar tudo e baratear o sistema vou ficar com os chinguelingues por um bom tempo…rsrsrs
- novembro 30, 2011 às 5:20 pm
Luiz Paulo ; vc sabe o nome desse equipamento? ou link do fabricante ? se vc poder me enviar agradeço vou psquisar e depois te digo !
Luiz Paulo Cavedagne disse:
Eu vi uma vez um link digital que custava 4mil dollares… Prefiro ficar com esse meu vagaundo mesmo! kkkk
- novembro 30, 2011 às 5:23 pm
links cofdm
sao transmissoes codificadas e redundadas em multiplas [2000] portadoras
- novembro 30, 2011 às 5:25 pm
em 900 mhz e 5.8 cofdm nao precisa de licenca
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