Mais 3 modelos para FPV e fotografia

Fóruns Projetos DIY Mais 3 modelos para FPV e fotografia

• Este tópico está vazio.
    bom, estou com uns motores parados em casa e resolvi desenvolver 3 modelos distintos com algumas características para cada um. tenho disponível 2 motores iguais e mais 2 parecidos com estes, mas com enrolamentos diferentes. apesar de todos utilizarem a mesma hélice, a diferença no Kv, e o Kv alto também, não são atraentes para montar um tri ou quad. os motores são pequenos, mas os modelos planejados também. 

vamos ao projeto conceitual. 

modelo 1 – bimotor, motores na asa. parecido com um modelo que eu já construí, o Kepler, mas menor e com algumas características copiadas de outros modelos, principalmente do Maja. possibilita colocar a câmera ou tubo de pitot no nariz, em caso de falha de um dos motores pode ser possível o restorno à base ou a um local seguro de pouso. modelo médio 1,2-1,4m de envergadura, pretendido 1h de autonomia e carga paga de 300g (sistema de controle e câmera), e lançamento manual.

modelo 2 – monomotor, pusher. seria a reconstrução de um modelo que eu já fiz e voava muito bem, porém utilizei uma asa que eu já tinha de planador que não aguentou o peso extra. modelo pequeno, para carregar apenas uma câmera no nariz, para filmagens em locais onde é desejável voar com avião ao invés de multimotor, mas sem muito espaço para pouso. autonomia desejada de 15min.

modelo 3 – monomotor, tractor. autonomia pretendida de 30min, carga paga de 300g, câmera virada para baixo para fotos ortogonais. este modelo se assemelhará a motoplanadores, pois a aerodinâmica será importante para conseguir maiores tempos de vôo.

com o tempo vou evoluindo os projetos, devo começar com o bimotor. por enquanto vão algumas fotos de uavs que peguei do DIY Drones para servir de inspiração.

Visualizando 3 respostas - 16 até 18 (de um total de 18)
  • Replies

bom, mesmo sem os speeds acabei dando início à construção da fuselagem. cortei o depron e montei todo o conjunto de cauda, 470mm do fundo até a divisão no centro da fuselagem. ainda falta decidir 100% como vai ser encaixe de profundor e leme, mas agora com as peças em depron na mão fica mais fácil.

gostei muito deste tipo de construção, com uma planta bem elaborada e cuidado na hora de cortar as peças, elas encaixam perfeitamente e tudo fica no lugar sem um pingo de cola. até o momento, 30g incluindo cavernas. tá mais ou menos no previsto. e acho que gastei umas 2h e meia nessa parte, fotografei tudo no timelapse da gopro, amanhã eu ponho umas fotos aqui.

após 6:40 (baseado nas fotos da gopro a cada minuto), acabei de cortar todas as peças da fuselagem. agora tenho que desmontar, adicionar os reforços de balsa por dentro, colar e montar tudo de novo. ainda não estou 100% decidido, mas creio que vou fibrar apenas por fora. alguns lugares com ângulo vão dificultar bastante o trabalho, e o redondo da frente vai ser impossível se eu tentar fazer por dentro em tudo.

até o momento, deu 75g apenas no depron. 50% mais pesado que o esperado (50g) para essa parte. somando mais 50% na asa, sobe 150g no peso total. ainda não é nada crítico, mas tenho que tomar cuidado. se exagerar na cola e reforços, passa fácil do peso esperado.

segue uma foto de como tá ficando. o profundor é o que deverei utilizar, apenas colocado por cima de qualquer jeito. a asa é de um outro avião, com 135cm de envergadura, só pra ter idéia de como deve ficar.

Max Oliver
    Membro
    none

Conhecem o Peace Drone ? Feito de depron, muito legal:

V1 – http://www.youtube.com/watch?v=ZDh6n1OpVpA

V1.5 – http://www.youtube.com/watch?v=TS_4gQ_kHOQ

V2 – http://www.youtube.com/watch?v=FIY6SloFHFU

Simples de fabricar e operar. 

Visualizando 3 respostas - 16 até 18 (de um total de 18)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.