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- setembro 10, 2011 às 4:14 am
depois de quebrar a cabeça com um modelo com o motor no leme (porque eu não quis fazer pusher), agora segue a construção do modelo pusher.
Vou utilizar asas que eu já tenho pra testar, a princípio uma de planador MT…1,5m e 16cm de corda, com poliedro e sem ailerons. também tenho uma de depron perfil kfm3 com 1,35m e 18cm de corda, sem diedro e com ailerons. mas acho que a de planador vai ficar melhor mesmo.
o projeto é a mistura entre um minitérmico-padrão com boom de vara de pesca, e um aero comum pusher pra fpv. vai lembrar bem uma versão miniatura do epp-fpv, mas com construção em balsa. eu tenho preconceito com epp…
por enquanto vou colocar só a gopro no case, depois eu penso na transmissão.
seguem as fotos:
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- setembro 10, 2011 às 10:00 pm
não, o galileu já sofreu algumas modificações e foi pra pista hoje, porém não voou devido a um fio solto do conector do motor/speed. amanhã a tarde devo tentar de novo.
mas é que o galileu tem muita tendencia, e as modificações foram aumentando o peso….agora ele tá com umas 900g, e só voa com a bateria de 2.2A por causa do cg. este novo deve ser mais robusto, graças ao boom de fibra que vai do leme até o suporte da câmera na frente.
vou continuar a construção agora, mais tarde posto umas fotos.
- setembro 11, 2011 às 3:35 am
- setembro 13, 2011 às 2:45 pm
franco, agora eu desisti do galileu. fui pra pista domingo e tentei voar ele, mas deu vários problemas, e dessa vez nem saiu do chão. vou desmontá-lo, e possivelmente fazer um aviãozinho simples pro meu pai, provavelmente um ugly stick. mas mais pra frente só, quando sobrar tempo.
já o newton se comportou muito bem, pensando bem essa é uma versão de balsa dos aviões famosos de fpv, como skywalker e easy star. a diferença é que ficou com 600g na versão com bateria de 800mA e 700g com 2.2A, com a gopro+case, e sem sistema de transmissão ainda.
o perfil fino penetra muito bem no vento, mas como a sustentação é pouca (a asa foi projetada para planadores abaixo de 300g), tem que voar no motor o tempo todo. ah, a estrutura tá sobrando, porque a asa é de planadores MT, que usam hi-start, e foi projetada pra 19G! com peso que tá, ainda dá 8G.
como exagerei no motor (20-28 1300kv), speed (25A) e bateria, a autonomia é muito boa e tudo volta gelado pro chão. voando tranquilo o consumo tá abaixo de 100mA/min, então dá pra voar 8min com a de 800mA e 22min com a de 2.2A com tranquilidade.
tirei algumas fotos do final da construção, mas esqueci de descarregar a outra máquina. seguem umas do vôo, já fiz um vídeo onboard, mas ainda não enviei pro youtube. ah, nas fotos ainda não tava voando com a gopro, mas com um lastro equivalente, preso com fita crepe. a porta de acesso à bateria também estava na fita, agora já está definitiva.
o próximo passo agora é uma asa baionetada pra facilitar o transporte, talvez com perfil mais gordo, um pouquinho a mais de área e possivelmente ailerons, e um trem de pouso removível para pousar no asfalto.
- setembro 14, 2011 às 8:20 am
Cara, o que aconteceu com essa lipo de 800?? hehehe
Ficou legal o avião. Dá pra sentir mais arrasto com a Go-pro no bico?
- setembro 14, 2011 às 4:44 pm
ah, a lipo 800 tá gordinha faz tempo já! hehehe…forcei ela muito qndo eu usava no shock, mas ainda pega carga bem. só não dá mais 20C de descarga, mas como eu to puxando bem pouco, vai tranquilo. e eu até tenho uma 800 novinha, mas no fim das contas estou voando mais com a de 2.2A mesmo…
sobre o arrasto, infelizmente eu não tenho muito parâmetro pra comparar. antes era um planador de 300g, depois virou um motoplanador de 380g e hélice 6×3, agora com a gopro subiu pra 600-700g e hélice 8×4. arrasto aumentou, mas aumentou potencia e tamanho da bateria, e peso. no fim das contas eu tenho que voar com motor o tempo todo, e o vôo é bem mais rápido. mas acredito que o arrasto não é tão grande assim, já que o resto da fuselagem virou uma carenagem da câmera, e a cauda ficou pequena…
- setembro 28, 2011 às 12:06 am
apesar de ser um ótimo modelo e enfrentar muito bem o vento, infelizmente a longarina deste falhou, fechando em vôo com um tapa de vento. achei que estaria tranquilo por ser uma asa de minitérmico, feita para aguentar mais de 15G no lançamento por hi-start, e mesmo com o peso extra do modelo (300g no MT, 700g no newton) eu achei que não teria problemas.
esta asa já havia sofrido algumas avarias, então com certeza já estava fragilizada. a fuselagem do modelo quebrou muito, mas vai dar pra aproveitar algumas coisas na reconstrução. leme e profundor ficaram inteiros, assim como grande parte dos eletrônicos. a bateria inchou, e agora só servirá para equipamentos 12V em solo, mas isso é o de menos.
a câmera quebrou também, já entrei em contato com a GoPro e eles vão me dar 50% de desconto na compra de uma nova assim que eu enviar esta câmera para eles. mas a próxima versão do newton vai prever algum tipo de proteção adicional à câmera, ainda não sei como.
consegui recuperar agora o vídeo da queda e mandei para o youtube. o engraçado é que a câmera só parou de funcionar alguns segundos depois da queda, quando já estava parada.
- setembro 28, 2011 às 3:02 am
ah, reparei nisso agora. no youtube o vídeo para 25s antes do fim aqui no meu pc. durante a recuperação pode ter dado algum problema, e o youtube cortou ali. vou tentar converter para outro formato e mandar de novo mais pra frente.
- setembro 28, 2011 às 4:46 am
Ta parecendo esse aero aqui. olha como ele é muito estavel.
http://www.youtube.com/watch?v=5LWXV3tn058&feature=related- setembro 28, 2011 às 5:20 am
chritian, o objetivo era ser estável também, mas olha só nesse seu vídeo que as árvores nem se mexem, tá sem vento nenhum. aqui nesse vôo eu tava brigando com um belo vento de rajada, segundo a previsão do tempo era de 17 a 20km/h constante. isso junto com a turbulência de voar na cidade, cheia de prédios quadrados, foi péssimo para um avião sem ailerons!- setembro 28, 2011 às 12:46 pm
Eu achei esse video que te mostrei por acaso no youtube. coloquei so pra comparar os modelos mas poderia ser copiado o tentar descobrir se tem planta pra fazer um. Seria uma boa Opcao pois ele é bem estavel. e Claro sem vento melhor ainda.- setembro 28, 2011 às 11:19 pm
ah, eu duvido que tenha planta fácil de achar! mas não tem mto segredo também não, esse é que nem o meu, só tem uma asa bem maior, to chutando uns 2 a 2,5m. o meu tem 1,5m- setembro 29, 2011 às 12:51 am
Fiquei curioso em saber onde ele caiu, pois vc foi em varios lugares que tinham pessoas e carros.
Agora quanto a plantas segue abaixo alguns modelos que passaram por aqui.
http://fpvbrasil.com.br/photo/solution-7
http://fpvbrasil.com.br/forum/topics/the-vision-nova-solucao-em- setembro 30, 2011 às 3:05 am
pois é, ainda bem que caiu onde caiu…no meio de uma rua sem movimento, do lado do lugar que eu decolei e tava vindo pra pouso. pena que o youtube cortou, o arquivo ainda deve estar meio danificado. vou tentar de novo depois.agora achei um vídeo de um pouso bem feito, no dia da estréia dele. também com vento, de rajada e turbulento, mas lá na pista ele nem deu sinal de dar problema. é a maldita lei de murphy!
- setembro 30, 2011 às 3:07 am
ah wagner, e eu já tinha visto estes dois modelos, e tirei bastante idéia do solution. mas eu odeio construção em isopor, então fiz tudo com balsa e um tubo de fibra! mas no geral lembra muito o solution, só era mais leve e sem problema de cg!
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