› Fóruns › Melhor projeto UAV que eu já vi nos ultimos tempos !
- Este tópico está vazio.
- julho 29, 2012 às 11:24 pm
Este projeto é de um Australiano: Ryan. Ele é conhecido no DIYDrones e, trocando e-mails com ele, acabei descobrindo algumas maravilhas desta aeronave.
Vou postar aqui para que todos possam ver e compartilhar comigo as fotos e, certamente, é uma inspiração para os que desejam ir além nos projetos mais arrojados e focados em UAV. Vou colcoar 2 fotos em cada post, porque são grandes e assim vai permitir uma melhor visão das imagens.
Foto 1
Foto 2
- Replies
-
- julho 29, 2012 às 11:26 pm
- julho 29, 2012 às 11:27 pm
- julho 29, 2012 às 11:31 pm
Bom, esta aeronave, hoje, é produzida para experimentos na universidade, científicos e pequenas operações militares. O Ryan comercializa ela por US$ 6,000.00.
O que tem de interessante é que ela é extremamente versátil e pelo que venho torcando de e-mails com ele, é uma aeronave confiável, motorizada com gasoloina e sistema autônomo.
Se ele me passar as especificações dos eletrônicos da aeronave, eu posto aqui para todos conhecerem. Mas pelo que já venho falando com ele, ela é uma plataforma “Arduino / Ardupilot”.
Acho que é, certamente, uma inspiração muito grande para quem gosta “do faça voce mesmo” e principalmente, busca avançar nos experimentos do FPV ! Acho que realmente, é um passo adiante …
- julho 30, 2012 às 11:50 am
- julho 30, 2012 às 12:57 pm
Alex, eu tenho conversado com Ryan mas é uma aeronave que atualmente ele comercializa, dai a dificuldade em conseguir desenhos, maiores detalhes, etc…. mas eu obtive algumas fotos que olhando para elas tiramos algumas conclusões. O corpo, visivelmente, é uma reprodução / ampliação do MQ-9 com algumas modificações nas linhas e traços. A asa dianteira, me parece ser um projeto de uma asa de planador e, o conjunto de cauda é simples, com a inteligência de criar um angulo para melhorar a aparência sem comprometer os resultados.
É, de fato, uma aeronave muito bonita e com certeza voa muito bem ! Já assisti vídeo dela e percebe-se uma estabilidade muito boa durante as decolagens, voos e pousos; não me parece uma aeronave que fica “gangorrando”; claro, o piloto deve ser experiente e os eletrônicos, sendo da linha “Ardupilot” e mais alguns que ele não me revelou, deve ter um apurado sistema de estabilização (a propósito, comuns nos Ardupilots).
Assista este video dos testes de performance: http://player.vimeo.com/video/14234572
Na minha opinião e interesses próprios, eu vejo algumas coisas QUE EU modificaria neste projeto:
1. uma aeronave destas, merecia um belo conjunto de trem de pouso retrátil
2. eu colocaria um pouco mais de “corda” na asa e aumentaria ela em mais, pelo menos, uns 25 cm de cada lado
2. instalaria FLAPS para garantir uma decolagem e pouso mais “macios”. Flapeada em 15% (por exemplo, precisa testar) esta aeronave “descolaria” do chão na decolagem; e, Flapeada em 25% (precisa testar também) ela faria uma aproximação mais sustentada e teria uma “velocidade vertical de descida” mais suave e com mais velocidade horizontal, garantindo um pouso mais obediente e, diria para voce que, até ousaria colocar “spoillers” nela !
Assista o video do pouso de um Globalhawk na Alemanha, e observe atentamente a “docilidade” do pouso:
http://www.youtube.com/watch?v=mmcuQwFUsKM
Se observar bem, esta aeronave tem asas muito longas e uma corda perfeita; ainda que ela pouse sem flaps, no toque de solo os spoillers são imediatamente abertos e, a velocidade do pouso não é tão baixa. Aliás, pousar não é “vir com o modelo (ou avião) totalmente pendurado e “stolando” … é preciso ter uma medida certa da aeronave para vir com velocidade suficiente para garantir a estabilidade e não atacar o solo bruscamente.
Eu me interesso por este tipo de aeronave, pilotagem, etc… ODEIO 3D e outros tipos de pilotagens; eu sou um amante incondicional dos escalas, dos voos escala, da aplicação das técncias de voo nos modelos; não é porque é um aeromodelo que eu tenho que vir para pouso feito uma batata com asas e pranchar na pista .. .praticamente derrubar a aeronave e nem mesmo decolar correndo 5 metros e levantar o nariz 45 graus e tome motor ! Isso, para mim, não se assemelha com a essencia do hobby: “imitar as aeronaves reais” !
Desculpe, é meu ponto de vista e respeito o ponto de vista dos outros; cada um faz de seus modelos o que quer !
- julho 30, 2012 às 2:38 pm
Eu não acho que ele fez a cauda assim só para ficar bonito. Se não me engano, criar esse ângulo no estabilizador vertical aumenta a capacidade de executar curvas com pouca inclinação (rolagem), o que é desejado para aplicações como fotos de terreno / georeferenciamento, onde a inclinação do avião na curva deforma a imagem.
- julho 30, 2012 às 4:04 pm
Franco, eu não tinha pensado nisso, porque não tenho essa experiência; mas certamente, tudo naquela aeronave me parece que foi pensado, planejado e tem propósitos definidos. É uma boa fonte de inspiração.
- julho 30, 2012 às 4:24 pm
Eu também gosto muito de aviões com cauda dupla, e eles são bem práticos pra colocar o equipamento de FPV também.
Dependendo do perfil que ele usou o flap não faz tanta diferença, mas na foto parece ser semi-simetrico, daí ia ser melhor com flaps mesmo.. ainda mais pelo tamanho do bicho, não da pra pousar em qualquer canto..
- julho 30, 2012 às 4:28 pm
Nesse link tem a planta de um aero parecido: http://www.profili2.com/eng/download_plan.asp?Id=290
- julho 30, 2012 às 4:49 pm
Alex, esta planta é do BigBrother (eu tenho ela em CAD) e é muito famoso lá fora; um avião já muito experimentado e aprovado pelos FPVistas americanos e europeus.
Existe uma variação dele, chamada de XP04, também muito boa !
São de concepção mais simplista; estão mais focadas no planeio, voo lento, etc… sem muito arrojo no designer e nos recursos de navegação; mas sem dúvida, tanto o BigBrother quanto XP04 são excelentes .. pesquise no youtube, tem muitos voos deles lá.
Existe, ainda, uma variação (eu naõ tenho a planta) que eu acho muito bonito: é o Mandrake
Observe bem e vai ver que é uma “variação” do BigBrother …
- julho 30, 2012 às 4:56 pm
Puxa, Leandro, estou tendo realmente uma aula contigo!
Não sabia que esses aeros são tão populares lá fora. Pelo que vejo nas fotos eles devem ter bom planeio, mas pouco espaço interno para eletrônicos.
Ainda continuo interessado no aero do australiano das primeiras fotos que você postou. Tem muito espaço interno. Vou tentar copiar o desenho junto com um amigo meu que é construtor de aeros.
- julho 30, 2012 às 5:01 pm
Que isso cara .. aula que nada … apenas um pouco do que estou vendo sobre o assunto; gosto muito da situação “faça voce mesmo” … eu já construi muitos, mas muitos aeromodelos… cheguei a ter duzias de corpos e asas montados para “quando lenhar um, ter outro prontinho para jogar a eletronica dentro e no outro fim de semana estar pronto para o voo…
O problema é que quando voce chega nesse ponto, vc faz tanta m*r*d* que depois de uma meia dúzia de avioes lenhados voce vai ficando mais dificil de cair !
Bom, sobre espaço interno, eles são meio apertadinhos, como planadores, mas dá para acomodar tudo lá dentro e, se não der ..rs.. pega a planta, altera um pouco “a largura da caixa” que cabe tudo dentro !
- Você deve fazer login para responder a este tópico.