Melhorar sinal do TX

Fóruns Equipamentos Melhorar sinal do TX

  • Este tópico está vazio.
  • Post

    Bom dia pessoal!

    Ontem realizei alguns voos em FPV com uma Zag 120m, FPV fatshark de 250 e antenas clover.

    O rádio está com modulação FRSKY DMS2 e antenas originais.

    Me descuidei por conta do vento e cheguei a 2km e pouquinho. Perdi o sinal do rádio a sorte é que o pessoal me virou em direção à zag e o sinal foi restabelecido, e trouxe sã e salva. 

    Gostaria de saber se preciso só trocar uma antena do meu rádio para obter uns 4 ou 5km  ou precisa trocar toda modulação etc…

    Minha pretensão é ficar somente nestes 4 ou 5 km.

    Obrigado 

Visualizando 14 respostas - 1 até 14 (de um total de 14)
  • Replies
    JuvertoKR
    Membro
    none

    Para passar de 2km com segurança, o ideal seria um módulo de UHF.

    Um booster para 2.4 aumenta bastante, mas aumentam os ruídos também, facilitando a perda do sincronismo com o receptor que quase sempre derruba o aero antes de restabelecer (no caso de uma zagi, que é rápida e sem diedro ou poliedro)

    Abç

    Obrigado por responder Juverto, se eu trocar a antena do TX e colocar uma de roteador de 5bDi será que aumenta um pouco? 

    Fernando.

    Providencie URGENTE um recurso de RTH em seu avião. Vc relatou que passou um apuro aí, poderia ter perdido seu aero, além do risco de acidentes. Já vi avião beeeem menor que o seu cair na mata, furar a LiPo e iniciar um incêndio de grandes proporções na mata que os bombeiros não podiam fazer nada pois a coisa fugiu de controle, sorte que choveu naquela noite. Isso aconteceu no meu clube aqui em São Roque/SP

    Dê uma pesquisada no STORM OSD, é o que eu uso e recomendo. Já me salvou três vezes, nessas três vezes eu tive problemas com meu óculos FatShark e fiquei às cegas com o avião há kilometros de distância, se não fosse pelo RTH teria perdido 3 aviões, imagina o prejuízo e o desgosto. Com um RTH em mãos vc voa mais tranquilo sem medo de perder alcance sabendo que tem um recurso de emergência à disposição. Não pratique FPV sem RTH.

    Bom falando do alcance, eu tb uso FrSKY, mais precisamente o módulo DJT no TX e receptores D8R-II e esse equipamento original (sem booster) e com as antenas originais te permite voar 2km tranquilo sem perda de sinal. Para aumentar um pouco mais, troque as antenas. Há relatos de vôos de 10km apenas trabalhando as antenas, tanto do Tx como do Rx, sem o uso de booster, mas são poucos que conseguem, apenas em condições e setup’s ideais.

    Providencie uma antena direcional de 7dbi para o transmissor , já irá melhorar bastante teu alcance, mas lembre-se que essa antena é DIRECIONAL, portanto vc precisa acompanhar o avião com a antena na posição correta.

    http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__20108__2_4Ghz_7DB_Antenn…

    O garantido mesmo é vc partir para um equipamento de longo alcance UHF como o Juverto comentou, tipo o RangeLink ou DragonLink da vida.

    E não voe sem RTH, sem isso vc vai perder seu avião.

    Abs
    Wagner

    Onde comprou esse osd, estou a procura de um com rth, bom e barato. Quanto pagou no seu?

    Wagner Loebel disse:

    Fernando.

    Providencie URGENTE um recurso de RTH em seu avião. Vc relatou que passou um apuro aí, poderia ter perdido seu aero, além do risco de acidentes. Já vi avião beeeem menor que o seu cair na mata, furar a LiPo e iniciar um incêndio de grandes proporções na mata que os bombeiros não podiam fazer nada pois a coisa fugiu de controle, sorte que choveu naquela noite. Isso aconteceu no meu clube aqui em São Roque/SP

    Dê uma pesquisada no STORM OSD, é o que eu uso e recomendo. Já me salvou três vezes, nessas três vezes eu tive problemas com meu óculos FatShark e fiquei às cegas com o avião há kilometros de distância, se não fosse pelo RTH teria perdido 3 aviões, imagina o prejuízo e o desgosto. Com um RTH em mãos vc voa mais tranquilo sem medo de perder alcance sabendo que tem um recurso de emergência à disposição. Não pratique FPV sem RTH.

    Bom falando do alcance, eu tb uso FrSKY, mais precisamente o módulo DJT no TX e receptores D8R-II e esse equipamento original (sem booster) e com as antenas originais te permite voar 2km tranquilo sem perda de sinal. Para aumentar um pouco mais, troque as antenas. Há relatos de vôos de 10km apenas trabalhando as antenas, tanto do Tx como do Rx, sem o uso de booster, mas são poucos que conseguem, apenas em condições e setup’s ideais.

    Providencie uma antena direcional de 7dbi para o transmissor , já irá melhorar bastante teu alcance, mas lembre-se que essa antena é DIRECIONAL, portanto vc precisa acompanhar o avião com a antena na posição correta.

    http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__20108__2_4Ghz_7DB_Antenn…

    O garantido mesmo é vc partir para um equipamento de longo alcance UHF como o Juverto comentou, tipo o RangeLink ou DragonLink da vida.

    E não voe sem RTH, sem isso vc vai perder seu avião.

    Abs
    Wagner

    Eu compro fora, na GLB, custa $130

    Abs

    João Bosco Fagundes Junior disse:

    Onde comprou esse osd, estou a procura de um com rth, bom e barato. Quanto pagou no seu?

    Wagwer obrigado pela resposta.

    Ok. Vou providenciar um OSD, sabe se aquele TX da fatchark de 600 possui OSD, é que comprei um está chegando.     

    Outra coisa, sabe se para estabelecer  RTH para  precisa de uma placa especifica para avião ou é só configurar no rádio?

    Obrigado.   

    Wagner Loebel disse:

    Fernando.

    Providencie URGENTE um recurso de RTH em seu avião. Vc relatou que passou um apuro aí, poderia ter perdido seu aero, além do risco de acidentes. Já vi avião beeeem menor que o seu cair na mata, furar a LiPo e iniciar um incêndio de grandes proporções na mata que os bombeiros não podiam fazer nada pois a coisa fugiu de controle, sorte que choveu naquela noite. Isso aconteceu no meu clube aqui em São Roque/SP

    Dê uma pesquisada no STORM OSD, é o que eu uso e recomendo. Já me salvou três vezes, nessas três vezes eu tive problemas com meu óculos FatShark e fiquei às cegas com o avião há kilometros de distância, se não fosse pelo RTH teria perdido 3 aviões, imagina o prejuízo e o desgosto. Com um RTH em mãos vc voa mais tranquilo sem medo de perder alcance sabendo que tem um recurso de emergência à disposição. Não pratique FPV sem RTH.

    Bom falando do alcance, eu tb uso FrSKY, mais precisamente o módulo DJT no TX e receptores D8R-II e esse equipamento original (sem booster) e com as antenas originais te permite voar 2km tranquilo sem perda de sinal. Para aumentar um pouco mais, troque as antenas. Há relatos de vôos de 10km apenas trabalhando as antenas, tanto do Tx como do Rx, sem o uso de booster, mas são poucos que conseguem, apenas em condições e setup’s ideais.

    Providencie uma antena direcional de 7dbi para o transmissor , já irá melhorar bastante teu alcance, mas lembre-se que essa antena é DIRECIONAL, portanto vc precisa acompanhar o avião com a antena na posição correta.

    http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__20108__2_4Ghz_7DB_Antenn…

    O garantido mesmo é vc partir para um equipamento de longo alcance UHF como o Juverto comentou, tipo o RangeLink ou DragonLink da vida.

    E não voe sem RTH, sem isso vc vai perder seu avião.

    Abs
    Wagner

    Outra pergunta esse osd funciona pra quadricoptero tb ? Qual o site gbl.com? Valeu.

    Wagner Loebel disse:

    Eu compro fora, na GLB, custa $130

    Abs

    João Bosco Fagundes Junior disse:

    Onde comprou esse osd, estou a procura de um com rth, bom e barato. Quanto pagou no seu?

    Fernando, 

    Esse seu vTX de 600mW da FatShark não tem OSD integrado. Aliás, até onde sei não existe vTx com OSD integrado.

    Já o rádio precisa ter a função de FAIL-SAFE. Mas rádio nenhum tem função de RTH, porque depende de um GPS, que eu saiba nenhum receptor vem com GPS.

    Para ter essas funções vc precisa de um dispositivo à parte e o que sugerí (Storm OSD) além de OSD também tem função de autopilot e RTH, vc precisa adquirir isso separadamente, conectar tudo e configurar.

    Abs
    Wagner

    Fernando Cardoso disse:

    Wagwer obrigado pela resposta.

    Ok. Vou providenciar um OSD, sabe se aquele TX da fatchark de 600 possui OSD, é que comprei um está chegando.     

    Outra coisa, sabe se para estabelecer  RTH para  precisa de uma placa especifica para avião ou é só configurar no rádio?

    Obrigado.   

    Fala João.

    Esse OSD não é para multicópteros. Somente para asa FIXA (avião, zagi, etc)

    http://www.goodluckbuy.com

    Abs
    Wagner

    João Bosco Fagundes Junior disse:

    Outra pergunta esse osd funciona pra quadricoptero tb ? Qual o site gbl.com? Valeu.

    Wagner Loebel disse:

    Eu compro fora, na GLB, custa $130

    Abs

    Wagner, vou instalar então um OSD, enquanto isto, vou configurar o RX da Frsky, com FAIL-SAFE, para corte de motor, o que acha?.

    Obrigado. 

       Fernando, é por aí mesmo. Aliás, equipamentos mais antigos só tinham F/S (Fail-Safe) no canal 3 (canal do acelerador), justamente para cortar motor em caso de “perda de rádio”. 

    Evite voar FPV sem RTH, vai segurando aí a tentação, se não resistir, procure voar por perto para poder curtir o vôo com uma boa margem de segurança e tenha sempre alguém acompanhando no visual. Depois que tiver a função de RTH, aí vc pode abusar da distância, fazer experiencias com antenas diferentes, etc e tal, sem medo de perder os comandos.

    Abs
    Wagner

    Fernando Cardoso disse:

    Wagner, vou instalar então um OSD, enquanto isto, vou configurar o RX da Frsky, com FAIL-SAFE, para corte de motor, o que acha?.

    Obrigado. 

    Wagner, muito obrigado Amigo, vou segurando os voos por perto com a ZAG, até adquirir e instalar RTH no avião, conforme sua orientação, estava pensando também caso demore, coloco o FPV, no Quad e utilizo o RTH da placa, é que ainda não tenho muita segurança para FPV no Quad, mas tenho que superar.

    Abs.

    Fernando

    Só uma dúvida, com a função (Fail-Safe), configurado no meu rádio, por exemplo corte de motor. Se acaso o sinal do rádio restabelecer, eu consigo o comando de motor novamente ? ou uma vez acionado o (Fail-Safe) esquece? 

    Jian Zanella
    Membro
    none

    amigo como você faz para chegar a 2km com um fat shark de 250mw? pois tenho o attitude v2 de 250mw o mais longe que foi 200mt com meu quadricóptero. se poder me ajudar fico grato.

Visualizando 14 respostas - 1 até 14 (de um total de 14)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.