Melhores Baterias

Fóruns Principal Melhores Baterias

  • Este tópico está vazio.
  • Post

    pessoal, estou criando esse tópico para falar-mos sobre quais as baterias mais confiaveis.

    eu nao entendo muito de bateria, mas eu ja comprei nanotec e ela incha mesmo.

    e no meu phantom a bateria turningy simplesmente soltou a solda de uma das celulas, nao sei como aconteceu, mas a sorte que foi em terra, quando coloquei pra carregar que pude ver.

    estou querendo saber que baterias usar em equipamentos grandes onde prescisa de 5000ma e 6s pra cima. entao quem souber marcas e ou lojas onde se vende por favor comente.

Visualizando 15 respostas - 16 até 30 (de um total de 65)
  • Replies
    Pessoal. Eu nao sei calcular direito a bateria necessaria. Vamos supor que eu tenha um
    Quadri com 4 .Motor onde a max power de cada um é de 100w.
    Entao daria 400w.
    Entao uma bateria 4s 2A daria 14v x 2A igual a 28w.
    Pronto, agora devemos calcular os Cs da bateria.
    15C daria 420w. Ou seja daria sobrando 20w ainda…
    E entao. É assim mesmo?

    Fiz testes de bancada com uma nano-tech de 35-70c e uma gens de 25c, detalhe a gens de 3300 e a nano-tech de 5000mah ambas totalmente recarregadas e adivinhem, a Gens me deu mais descarga que a nano-tech…

    Potência do motor está relacionada, entre outras coisas, com hélices…Mas vamos supor que tá tudo certo e cada motor está consumindo 100W em 16,8V (4s carregada). 4 motores, 400W. Em 16,8V, a corrente consumida seria de 23,81, ou 24A.

    Tua bateria 4s é de 2000mAh . Teria, em 1C uma descarga máxima de 2A sem danificar a bateria e sem cair tensão. Precisa de 24A, ou seja, precisaria de pelo menos uma bateria de 12C para trabalhar no limite (2 x 12C = 24A).

    O ideal, aqui seria uma de 20C ou mesmo 25C.

    Agora a parte chata. É tudo teoria…Na prática, tua tensão não é 16,8V, já que ao acelerar, a tensão tende a cair alguns mV. Outra coisa é….Tem perdas no circuito todo, como calor, por exemplo…..

    Por isso gosto de falar…Na teoria é tudo muito bom.

    (Usei aqui fórmulas básicas -> Potência em W (P). Tensão em volts (V), corrente em Ampéres (I) -> A fórmula é P=V x I. É bacana dar uma olhada nas Leis de Ohm, caja haja interesse)

    Outro quesito importante nas Lipos é a resistência interna (IR) de cada uma.

    Essas marcas conceituadas, tem um IR muito baixo 1mOhm ou menos.

    Então não adianta ter uma bateria de 2000C com resistência interna alta que ao exigir descarga, a tensão vai cair absurdamente.

    Por isso marcas como ThunderPower, Gens Ace, Hyperion e outras do gênero se saem tão bem.

    Como eu disse, na teoria, não levamos em conta a resistência interna das baterias. Sempre calculamos com 0Ohms. Na prática, isso não existe!

    ThunderPower é top. Ainda não tive coragem de pagar o preço que realmente valem.

    O negócio é não “abusar” das baterias. Nunca descarregar abaixo de 3,5V/célula é um bom começo. Dar folga nas descargas. Se o máximo delas é 50A, não ultrapassar os 40, 45A.

    Carga nelas, quando possível, com 0,7C, mesmo elas aceitando até 3C ou 5C de carga e balanceando as células.

    Uma informação bastante controversa é como guardar as baterias.

    Já vi e li de tudo….Até guardar em geladeira. Nesse quesito não existe nada unânime.

    Eu guardo minhas lipos com 3.85V/célula (modo storage do Icharger), na lipo bag, na minha oficina. Já cheguei a guardar na geladeira mas a patroa começou a reclamar. Além disso me dei conta que não estava isolando elas direito. Formava umidade ao tirar de lá, ou seja, só piorava a situação!

    Ola gilberto. Eu acho que errei apenas na tenção da bareria. Entao estou indo no rumo certo…
    Voce falou outra coisa interessante. A escolha das helices. Se colocar uma sub dimencionada vai uzar uma potencia menor e se colocar uma superdimencionada vai dar uma potencia maior possivelmente danificar motor e esc.
    Minha duvida é. Se eu estou com a helice indicada pela marca do aero. E temos nas especificações dele falando que o a potencia maxima do motor é de 360w. Aew vem minha duvida. Eu posso calcular tudo ckntando ckm essa potencia? Em em casos exepcionais como uma subida brusca ou algo do tipo, essa potencia ultrapasaa essa potencia?

    Gilberto Junior disse:

    ThunderPower é top. Ainda não tive coragem de pagar o preço que realmente valem.

    O negócio é não “abusar” das baterias. Nunca descarregar abaixo de 3,5V/célula é um bom começo. Dar folga nas descargas. Se o máximo delas é 50A, não ultrapassar os 40, 45A.

    Carga nelas, quando possível, com 0,7C, mesmo elas aceitando até 3C ou 5C de carga e balanceando as células.

    Uma informação bastante controversa é como guardar as baterias.

    Já vi e li de tudo….Até guardar em geladeira. Nesse quesito não existe nada unânime.

    Eu guardo minhas lipos com 3.85V/célula (modo storage do Icharger), na lipo bag, na minha oficina. Já cheguei a guardar na geladeira mas a patroa começou a reclamar. Além disso me dei conta que não estava isolando elas direito. Formava umidade ao tirar de lá, ou seja, só piorava a situação!

    Pois é….

    Tenho a lipo bag mas já ví videos que adiantam, outras não.

    Estou pesquisando umas caixas de cerâmica (battery bunker). São as melhores soluções.

    O maior problema das lipos é quando estão sendo carregadas. 80% dos problemas ocorrem nessa fase.

    Tem um caso aqui no Brasil (vou procurar, pois tem fotos), onde o cara colocou a lipo pra carregar dentro da Fiorino. Ligou o carregador no acendedor de cigarros. Tem as fotos do corpo de bombeiros apagando oq restou do carro.

    Nem precisei ir longe -> http://www.youtube.com/watch?v=NCRfcN-O3Es&feature=player_embedded

    A cerâmica é ótimo para reter o calor.

    Esses bunkers parecem um vaso.

    Eu guardo as minhas na gaveta do meio. Entre a das meias e a das cuecas…
    Rsrsrs
    Mas é serio.
    Vou mudar hj mesmo…

    As lipos só dão problemas quando não seguimos algumas orientações:

    1. Nunca dar curto entre os terminais -> Isso acontece mais do que pensamos. Pessoas mais desatentas, principalmente. Nem sempre as baterias vêm com conector que utilizamos. Na hora de cortar os fios, para trocar o conector, a pessoa não pensa duas vezes e corta os fios juntos. É curto na certa, pois há circulação de corrente pelo alicate. O curto, mesmo que momentâneo, gera uma circulação de corrente excessiva.

    2. Sempre carregar a lipo em local seguro e nunca deixar de observar a carga. Em qualquer anomalia (estufamento, por exemplo), parar a carga imediatamente e colocar a bateria bem isolada em ambiente aberto. Aqui residem os maiores problemas com as lipos. Na carga.

    3. Usar carga lenta. Recomendo 0,7C. Mesmo assim em lugar seguro e bem monitorado.

    4. O mesmo vale para descarga. Nunca exceder o limite de descarga. Se a bateria foi fabricada para descarregar 10A, não adianta querer usar em um circuito que consome 15A. Vai ter problemas.

    5. Se uma bateria 3s, por exemplo, tiver uma célula danificada, descarte a bateria. Essa história de transformar em 2s só vale para os caras experientes. Corre o risco de meter um curto no processo e ficar sem nada.

    6. O descarte é outra controvérsia. Já li sobre mergulhar em água com sal. Dessa forma há circulação de corrente baixa, fazendo as células zerarem. Aí sim descarta em lugar apropriado.

    7. Em quedas, verifique atentamente a bateria, procurando por sinais de amassados. Deixe a bateria em lugar seguro e observe por um tempo. Se a bendita inchar, descarte.

    8. Para guardar as baterias é ideal em lugar arejado, longe de fontes de calor e de preferência em um bunker/lipo bag. O Romel guarda na gaveta de roupas. Não tem fonte de calor, mas se pegar fogo, fica sem cueca e meia. rsrs

    E por aí vai!

    Todas as lipos que tenho visto em explosões/incêndios foram por problemas no manuseio e não a lipo em si.

    Seria legal criar um tópico fixo, com recomendações no manuseio das Lipos (consenso de recomendações entre alguns usuários).

    isso que voce falou sobre amassados…

    eu tenho uma bateria que sofreu uma mega queda, eu peguei ela 70% amassada e desamassei, e ela nao inchou, mesmo assim eu fiz o que voce nao aconselhou, tirei a celula mais danificada e transformei-a em uma 3s.

    até hj nao inchou, mas sei que ela foi bem machucada… e ai, o que deve ser feito? descarta-la mesmo assim?

    outra coisa, eu tenho uma bateria que tambem foi muito amassada, e que está inchada. ei parei de usar ela no aero e estou usando num automodelo. ela funciona legal.

    Se amassou e tá legal, continua usando…com cautela…

    Bateria inchada não quero nem saber..Eu descarto.

    Se inchou pq tem problema. Normalmente elas não tem capacidade de descarga.

    Bruno222
    Membro
    none

    Chegaram as baterias ZIPPY Compact 3300mAh 4S 35C Lipo Pack hoje de manhã no Hobbyking!

    O preço normal é de 35 dolares, mas com o link do Buddy Code abaixo fica por 27 dolares! Se voce tiver interesse:

    1. Primeiro se logue no site no HobbyKing

    2. Depois clique no link abaixo. Veja se o preço tá por 27 dolares mesmo e manda ver.

    http://www.hobbyking.com/buddy.asp?code=CD7C07E4-19B8-4B10-B682-56A3F86C9B9A

    Esse desconto vale por 14 dias a partir de hoje (dia 5/Julho). Abs!

    No meu hexa comecei com uma nanotech 4s 4500 ma 35 c inchou rapido demais ai mas 4 ou 6 motores, a depender da carga (peso) exige muito de qualquer bateria, ai comprei 2 zippy compact 4s 4500 e uso e paralelo, nem esquentam, e voa quase 20 minutos em um hexa tamanho 800, acho que estou encontrando o caminho, agora só vou usar em paralelo.

    oi jackson, eu penso em colocar essas baterias em paralelo tambem…

    2×5500 6s

Visualizando 15 respostas - 16 até 30 (de um total de 65)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.