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- julho 3, 2013 às 12:43 am
pessoal, estou criando esse tópico para falar-mos sobre quais as baterias mais confiaveis.
eu nao entendo muito de bateria, mas eu ja comprei nanotec e ela incha mesmo.
e no meu phantom a bateria turningy simplesmente soltou a solda de uma das celulas, nao sei como aconteceu, mas a sorte que foi em terra, quando coloquei pra carregar que pude ver.
estou querendo saber que baterias usar em equipamentos grandes onde prescisa de 5000ma e 6s pra cima. entao quem souber marcas e ou lojas onde se vende por favor comente.
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- julho 6, 2013 às 6:58 pm
Romel,
Tem certeza que sao duas 6S de 5500mAh?
Acho que quis dizer 3s.
Mesmo assim, duas de 5500, acho peso excessivo. Nao sou expert em multirotor.
- julho 6, 2013 às 7:21 pm
Boa pessoal, estou a algum tempo esperando aparecer em stock na HK as 5000 mah, 3s que tenho usado sem problemas a muito tempo no entanto como esta demorando pensei nesta :http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__11956__Turnigy_nano_tech…
Ou ate mesmo esta :http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__21943__Turnigy_nano_tech…
Não tenho ouvido falar muito bem destas Nano-tech mais como vários colegas disseram, vai ver foram mal manipuladas..
O que vcs acham?? Seria furada??
- julho 6, 2013 às 9:07 pm
Como eu disse, ja tive nanotech e elas nao prestam.
Sempre carrego todas as minhas baterias a 0, 7C.
Guardo com 3, 85V.
Nunca deixo descarregar abaixo de 3, 5V.
As unicas que incharam com 1 ciclo foram nanotech.
Eu nao gasto mais com elas.
- julho 6, 2013 às 11:16 pm
Oi gilberto. Sao 6s mesmo. É para um dji s800.
O pessoal usa de 5A. Entao acho que 5.5 nao vai mudar ranto…- julho 7, 2013 às 12:55 am
Esse S800 é um bulldozer.
Como eu disse, não sou conhecedor dos multirotores.
- julho 7, 2013 às 5:54 pm
É assim mesmo amigo, mas é claro que depende do tantos de Cs, esta sua conta está correta, porem olhe:
“bateria de 5000mah / 25c, ou seja 5ah x 25c você tem uma corrente de descarga de 125a”
Mas e quando esta mesma bateria estiver com 50% de carga? ou seja, 2500mah, ela não vai continuar com 125a de descarga, e sim 62,5… agora imagine com apenas 1000mah… vai ter apenas 25a.
agora se esta mesma bateria fosse 45C, com apenas 1000mah de carga, ela ainda teria 45a de descarga, quase o dobro que uma de 25c….
Rodrigo Pereira disse:
Mas não depende tanto dos Cs e sim de quantos mah tem sua bateria, ou melhor, se você usar uma bateria de 2200mah, aí sim você deve ter uma bateria com muitos Cs, mas se sua bateria for de 5000mah, você terá Cs suficientes para o multirotor…
Se eu estiver falando abobrinha, por favor me corrijam, também preciso aprender.
Se vcê tem uma bateria de 5000mah / 25c, ou seja 5ah x 25c você tem uma corrente de descarga de 125a, suficiente pra 4 motores com corrente em média de 20a x 4 = 80a.
Se você usa 2 baterias de 5ah com 25c então nem se fala, são 250a de descarga…
- julho 7, 2013 às 9:54 pm
Ricardo,
Teu conceito ta errado.
Se resta apenas 1000mAh numa bateria de 5000mAh, a tensao é menor e a corrente de consumo também é menor.
Sempre dimensionamos em carga plena. Baterias carregadas e toda eletrônica funcionando em 100%.
Se resta apenas 1000mAh na bateria de 5000mAh, a tensao numa 4s não é mais 16, 8V mas algo proximo a 12 ou 13v e portanto a corrente de consumo sera bem menor.
Se dimensionou ok em carga plena, em meia carga vai ter sobra.
- julho 7, 2013 às 11:33 pm
claro, não é uma conta exata, mas da pra usar de base… os 1000mah restantes(em 11v) vai ter menos corrente do que 1000mah com com a bateria carregada em 12,6V.
- julho 16, 2013 às 4:07 am
Pra quem tiver interesse, eu executei um teste de durabilidade com uma série de baterias:
http://www.helimaniarc.com.br/reviews/lipos
Qualquer dúvida, estou à disposição.
Abraços.
- julho 16, 2013 às 5:42 pm
Caramba Alex, fenomenal o conteúdo. Parabéns!
Alex Borro disse:
Pra quem tiver interesse, eu executei um teste de durabilidade com uma série de baterias:
http://www.helimaniarc.com.br/reviews/lipos
Qualquer dúvida, estou à disposição.
Abraços.
- julho 16, 2013 às 5:57 pm
Valeu Bruno,
Eu sou helimodelista, e por isso somos consumidores vorazes de baterias, he he.. é normal utilizarmos baterias 12S 5000mAh (como a que uso no meu heli classe 700)…
Agora que comecei a me aventurar em FPV com um DJI F550, he he.. gosto de voo autonomo 😉
Abraços.
- julho 16, 2013 às 11:05 pm
Muito bom. Tenho certeza que todos do forum vao gostar do conteudo kostrado. Parabens- julho 25, 2013 às 4:32 pm
Pessoal acho que a primeira coisa é saber qual será a demanda que sua bateria terá que atender. Acho que é interessante estudar um pouco sobre eletricidade.
A primeira coisa quando esta no aeromodelismo elétrico é adquirir uma Wattimetro. Com esse aparelho você vai conhecer o real consumo do seu setup. É lógico que as baterias melhores são as mais caras. Mas existem diversos sistemas, a maioria deles, onde as baterias chinesas vão funcionar muito bem.
Na minha experiência a primeira coisa é não acreditar nos “C’s”. A bateria Turnigy simples de 3s 2200 com taxa de descarga 20C NUNCA terá uma capacidade 44 amp descarga continua. Se assim o fizer a bateria vai fritar, estufar, vai transformar boa parte da energia em calor e seu voo será muito curto.
Já montei mais de 30 aviões e já utilizei várias marcas – das mais caras às mais baratas. Com o tempo fui entendendo o limite de cada uma delas. Uma dica, para as baterias chinesas considere 40 a 50% do C. Por exemplo se você tem um setup que consome 20 A a bateria ideal será uma bateria de 2200 de 20C. Assim sua bateria não vai esquentar, não vai estufar e você usará próximo os 2200 amp de sua bateria.
Recentemente comprei um B-17 com 4 motores. Após estudar o sistema vi que cada motor em potência máxima exigia 18 amp. Como eram duas baterias. Uma para cada par de motor ficaria IMPOSSÍVEL uma bateria de 20C. Cheguei a voar com essa bateria, para falar a verdade inaugurei as baterias nesse avião. Resultado voo não durou 3 min, as baterias ferveram literalmente e estufaram. Conclusão joguei fora. Já com as baterias de 45 C as baterias ficaram frias e o voo durou quase 8 min e com boa margem de segurança. Lembro que o máximo do motor era 18 amp. Voando perto de 70% esse valor é menor.
Entenda porque – é a resitência interna da bateria. Vou dar uma exemplo uma bateria de 3s de 20C x 40C instalada no mesmo setup e usando o WATTIMETRO percebe que a bateria de maior C tem uma menor queda dos volts. Só para se ter uma idéia a bateria de 20C chega a cair quase 1 volt dependendo da demanda.
Em outra situação, quando a bateria não esta conectada e esta com 11,0 volts e impõe uma alta demanda os volts caem para < de 10 volts. Ai o que acontece… o ESC corta a força para o motor, mesmo ela ainda tendo bastante energia. Já na mesma situação mas com uma bateria de 40C a queda da voltagem ocorreria com menor intensidade, conseguindo utilizar melhor a capacidade da bateria.
- julho 25, 2013 às 4:44 pm
Só um mais uma observação. Há menos de uma semana tive a desagradável experiência de ter uma das minhas baterias explodindo. Usava uma extensão para carregar 6 baterias sem balanciamento. Realmente não da para arriscar. EXTREMAMENTE perigoso. Fica a dica: bateria velha, estragada, amaçada, alguma célula não funcionando bem ou você redobre os cuidados com elas ou então jogue fora. Já pensou em pegar fogo no seu carro, casa ou mesmo te machucar. Melhor perder a bateria.
- julho 25, 2013 às 5:00 pm
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