› Fóruns › Específicos › Plataformas › Meu novo Skywalker – Comprado!
- Este tópico está vazio.
- janeiro 11, 2012 às 4:25 pm
Bom, já que o pessoal costuma postar os novos projetos, aqui vou eu né….hehehe
Depois de perder meu skywalker por um possivel roubo, iniciei meu novo projeto: outro skywalker! Isso enquanto nao chega o X8….q também será outro projeto!
Itens comprados até o momento:
BEVRC:
1x high sensitivity microphone for FPV
1x power cable: 1 input 2 outputs
2x ES08A (Servos para Flaps, nao tinha no meu antigo)
1x Skywalker 168cm EPO airplane V5.1, New batch with new Carbon Rod
4x ES08MA (Servos para o aviao)
HobbyKing:
1x MicroPower Micro Temperature Sensor
1x EagleTree MicroPower E-Logger V4 with Wire L
1x MicroPower Brushless Motor RPM Sensor
2x Cable Ties HS2.5x60mm 100pc (Natural White)
1x Master Airscrew propeller 15×7 (Essa é pro meu cessna)
1x Lithium Polymer Charge Pack 25x33cm JUMBO Sa
1x NTM Prop Drive 35 Series Accessory Pack
1x NTM Prop Drive 35-42 Series 1000KV / 700W
4x Carbon Fiber Square Tube 750x3mm
3x Carbon Fiber Rod (solid) 1.8x750mm
Basicamente é o mesmo setup do meu antigo….com a diferença dos Flaps. O motor é o mesmo, um ótimo motor. Falta o ESC, que vou optar por um Castle (chega de ESC chines!), GPS e OSD, que estao em falta, e por ultimo o Tx de video e outra GoPro.
Conforme o equipamento for chegando e eu for montando, vou postando aqui….pretendo fazer umas modificações legais nessa versao já de cara.
- Replies
-
- janeiro 25, 2012 às 2:15 pm
Eu tenho usado o HS-85 (pan) e o HS-65MG(tilt) no movimento da camera (bem perto do tx de video).Nenhuma interferencia, e olha que meu link é 900MHz da HK. Já os azuis tremem muito.
O de Karbonite é mais barato e bem mais fraco que o MG, mas pra aviao vai de boa (tinha tentado usar em helicoptero).
Gustavo disse:
Voce acha q da pra usar os servos Hitec HS-65MG Micro Servos neste avião?
- janeiro 27, 2012 às 1:52 pm
A criança chegou em RP! Vou buscr amanha cedo….
Taxa: R$158,00
Meio salgado, mas mesmo assim é menos do q os 60% oficiais (pedido deu $172)
- janeiro 31, 2012 às 3:54 pm
Meu chegou 49 de impostos. Levei sorte!
Jonis, voce vai montar primeiramente o avião, testar o CG, etc, depois partir para instalar o FPV?
Será que é possivel fazer isto neste modelo, ou depois terei dificuldade de passar a fiação do FPV com o modelo ja pronto?
Obrigado
- janeiro 31, 2012 às 4:08 pm
Gustavo, é possivel montar o equipamento depois do avião colado sim…..mas eu vou montar só depois de ter todo o equipamento, vou embutir a maioria os equipamentos e fios.
- janeiro 31, 2012 às 4:20 pm
Beleza! ainda nao estou com todo o equipamento também!
Falta comprar mais algumas coisas
o teu veio manual de montagem?
- janeiro 31, 2012 às 4:23 pm
Sim
- fevereiro 1, 2012 às 11:58 am
Qual bateria val usar?
no site BEV recomenda 4s 5000.
Pensei em comprar esta http://www.asaseletricas.com.br/loja/product_info.php?products_id=2923
Será que nao é muito peso? Ela é 35C. Penso que uma 25C ja seria de bom tamanho. Porem da Hyperion bateria deste tamanho só 35C.
Oque acha?
OBrigado
- fevereiro 1, 2012 às 2:41 pm
Essa bateria é ótima. O Guilherme P já foi a 12km com uma dessas.
O desempenho é ótimo e ela é bem pequena se comparar com as flightmax, etc.
- fevereiro 1, 2012 às 3:49 pm
Particularmente, eu acho um absurdo 360,00 numa bateria. Eu usava uma turnigy nano-tech 6000mA no mey antigo SK, 100gm mais pesada q esta…..fui a 10km, com MUTO, mas MUITO vento na volta. Num dia calmo chegaria tranquilo aos 20km (ou até mais).
- fevereiro 1, 2012 às 4:31 pm
VAleu Juverto
SEgui tua dica em relação a camera. Comprei a TBS 69.
Ainda estou esperando chegar.
abraço
- fevereiro 2, 2012 às 10:34 pm
Jonis, estou mexendo no meu sw aqui, pois vou colocar a antena vee q comprei do fabio..meu tx ficava na asa( http://fpvbrasil.com.br/photo/img-0527?context=album&albumId=4467654%3AAlbum%3A178000 ), mas nao na ponta e sim mais proxima do centro. quero sua opiniao, pois se eu colocar o tx no lugar certo dela no sw, vou mexer demais nele, e como ele esta voando muito bem, tanto ele em si como o video tb eu estou satisfeito, oq vc acha se eu colocasse tanto a antena vee como o tx no bico, ou do lado direito ou esquerdo dele? comprei aquela extensao sma, mas sera se eu colocar ela, a distancia entre a antena e o tx vai ficar grande, isso pode interferir no meu video? oq vc me aconcelha, para colocar o tx na parte frontal do sw??
- fevereiro 2, 2012 às 11:04 pm
Israel Almeida jr disse:
Jonis, estou mexendo no meu sw aqui, pois vou colocar a antena vee q comprei do fabio..meu tx ficava na asa( http://fpvbrasil.com.br/photo/img-0527?context=album&albumId=44… ), mas nao na ponta e sim mais proxima do centro. quero sua opiniao, pois se eu colocar o tx no lugar certo dela no sw, vou mexer demais nele, e como ele esta voando muito bem, tanto ele em si como o video tb eu estou satisfeito, oq vc acha se eu colocasse tanto a antena vee como o tx no bico, ou do lado direito ou esquerdo dele? comprei aquela extensao sma, mas sera se eu colocar ela, a distancia entre a antena e o tx vai ficar grande, isso pode interferir no meu video? oq vc me aconcelha, para colocar o tx na parte frontal do sw??
olha a foto ai jonis http://fpvbrasil.com.br/photo/nova-posicao-antena-vee-e-tx-de-video-1?context=album&albumId=4467654%3AAlbum%3A157534
- fevereiro 4, 2012 às 11:27 am
Israel, nao se mexe em time que esta ganhando! Qt a distancia da ext. SMA, qt menor, melhor….mas nao acredito que vá afetar tanto assim.
UPDATE: ontem chegou meu ESC! 😀
- fevereiro 5, 2012 às 11:00 am
Jonis meu amigo..
me ajude a solucionar um problema.
Ontem fui fazer um teste com o rth, e o aero simplismente virou para direita e começou a descer.
Do ultimo voo que fiz, estava funcionando perfeitamente, mas óq eu nao entendo é:
- o osd pode perder configuração gravada? mesmo eu nao ter mexido em nada?
- a curva pra direita, é correto? pq para mim, quando eu fiz a configuração do safity wizard, eu configurei a curva para a esquerda
- segue abaixo a configuração do meu radio para o modo rth
Jonis, a unica coisa que mudei em cima foi:
cruise altitude: 300mts
set home rth altitude: 300
o que poderia esta aontecendo jonis:
- fevereiro 5, 2012 às 6:28 pm
Nao, o OSD nao perde os dados, mesmo que desligado por muito tempo.
Com relação a curva, é normal, ele faa curvas para os dois lados….o que for menos trabalhoso p/ o piloto automatico. No wizard ele pede para esquerda apenas para diferenciar o sinal do rádio, pra saber o que é ‘esquerda’ e o que é ‘direita’, só pra isso.
Com relação a configuração, o Max Airspeed esta errado….deixando como vc deixou, em 5, o aviao em teoria nunca vai acelerar em voo. Esta configuração define a velovidade maxima de cruzeiro. Isto é, qd ele esta voltando para o home. Como vc deixou em 5, enquanto o aviao nao estiver a MENOS de 5 km/h, ele NAO vai ligar o motor….essa configuração é melhor vc deixar desconfigurada ou testar…no mey SK, deixava como 20 ou 30 [nao lembro], que seria a velovidade minima para ele nao estolar. A “minimum ground speed” é +- a mesma cposa….se a velocidade do aviao [com relação ao solo] estiver abaixo da velocidade setada, ele acelera o aviao…no seu caso esta desabilitado, nao tem problema nenhum nisso. Cruise altitude eu acho que esta meio baixo d+…..essa á a altitude que ele irá usar durante o RTH. Eu deixava em 300 mesmo, pois existem desniveis no terreno e ele pode voar baixo d+, no meu caso. Set Home RTH Alt, essa é a altitude que o aviao vai manter quando ele chegar no raio do Home [Home altitude radius]….isto é, num raio de 200m, este é o seu ‘home’….eu particularmente acho 200m um radio pequeno, o aviao precisaria de curvas bem fechadas pra se manter nesse raio…..tente deixar com 300. Altitude error é a taxa de erro que ele aceita antes de fazer correções bruscas…..isso é, deixado em 40, ele aceita uma diferença de altitude entre + e – 40m antes de corrigir.
Pitch proportional gain é o ganho para o controle PID, é um algoritmo…esse ganho ´[e aplicado para fazer correções de altitude, nao precisa mexer muito se nao souber o que esta fazendo. Pitch derivative gain é um dos parametros do algoritmo tb, nao precisa mexer muito…neste parametro, quanti maior o numero, MENOS o aileron irá atuar. Se o aviao estiver demorando muito pra subir/descer, mude este parametro….mas tem que ir testando, nao existe valor fixo ou definido, tudo depende do modelo. Os outros parametros sao a mesma coisa, mas pra limitar o ganho maximo das curvas….eles servem para dizer o quanto o seu aviao pode inclinar para fazer as curvas…..recomendo ler o manual e fazer testes, caso queira mexer nisso. São parametros muito uteis, mas tem que saber o que esta fazendo…e TESTAR bastante.
- Você deve fazer login para responder a este tópico.