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- janeiro 11, 2012 às 4:25 pm
Bom, já que o pessoal costuma postar os novos projetos, aqui vou eu né….hehehe
Depois de perder meu skywalker por um possivel roubo, iniciei meu novo projeto: outro skywalker! Isso enquanto nao chega o X8….q também será outro projeto!
Itens comprados até o momento:
BEVRC:
1x high sensitivity microphone for FPV
1x power cable: 1 input 2 outputs
2x ES08A (Servos para Flaps, nao tinha no meu antigo)
1x Skywalker 168cm EPO airplane V5.1, New batch with new Carbon Rod
4x ES08MA (Servos para o aviao)
HobbyKing:
1x MicroPower Micro Temperature Sensor
1x EagleTree MicroPower E-Logger V4 with Wire L
1x MicroPower Brushless Motor RPM Sensor
2x Cable Ties HS2.5x60mm 100pc (Natural White)
1x Master Airscrew propeller 15×7 (Essa é pro meu cessna)
1x Lithium Polymer Charge Pack 25x33cm JUMBO Sa
1x NTM Prop Drive 35 Series Accessory Pack
1x NTM Prop Drive 35-42 Series 1000KV / 700W
4x Carbon Fiber Square Tube 750x3mm
3x Carbon Fiber Rod (solid) 1.8x750mm
Basicamente é o mesmo setup do meu antigo….com a diferença dos Flaps. O motor é o mesmo, um ótimo motor. Falta o ESC, que vou optar por um Castle (chega de ESC chines!), GPS e OSD, que estao em falta, e por ultimo o Tx de video e outra GoPro.
Conforme o equipamento for chegando e eu for montando, vou postando aqui….pretendo fazer umas modificações legais nessa versao já de cara.
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- fevereiro 9, 2012 às 1:40 pm
A segunda encomenda com o resto do equipamento chegou hj!
Agora só esta faltando encomendar o OSD Pro, GPS, Tx de video e a GoPro. Infelizmente OSD e GPS estao em falta na HK 🙁 vou ter que esperar, pq a diferença de preço é bem razoavel com relação aos outros lugares.
- fevereiro 9, 2012 às 3:41 pm
Vou usar o mesmo que eu tinha no antigo: eagletree…na minha opiniao é m dos melhores…..e to aprendendo a mexer nele 😛
- fevereiro 20, 2012 às 5:59 pm
Jonis..somente hoje refiz oq vc me disse sobre a configuração do meu osd. Deixei o air speed em 0, altitude cruise eu coloquei 300..minha duvida agora é sobre a velocidade..na minha tela, nao esta marcando a velocidade em que o aero esta. Como vc conhece muito o sitema, oq sera que deixei passar?? Segue o video de como esta a minha tela do osd e as informaçoes que estao na mesma :
http://fpvbrasil.com.br/video/aeroalmeida-video-da-maleta
Agradeço se vc puder me ajudar novamente.
Jonis Maurin Ceará disse:
Nao, o OSD nao perde os dados, mesmo que desligado por muito tempo.
Com relação a curva, é normal, ele faa curvas para os dois lados….o que for menos trabalhoso p/ o piloto automatico. No wizard ele pede para esquerda apenas para diferenciar o sinal do rádio, pra saber o que é ‘esquerda’ e o que é ‘direita’, só pra isso.
Com relação a configuração, o Max Airspeed esta errado….deixando como vc deixou, em 5, o aviao em teoria nunca vai acelerar em voo. Esta configuração define a velovidade maxima de cruzeiro. Isto é, qd ele esta voltando para o home. Como vc deixou em 5, enquanto o aviao nao estiver a MENOS de 5 km/h, ele NAO vai ligar o motor….essa configuração é melhor vc deixar desconfigurada ou testar…no mey SK, deixava como 20 ou 30 [nao lembro], que seria a velovidade minima para ele nao estolar. A “minimum ground speed” é +- a mesma cposa….se a velocidade do aviao [com relação ao solo] estiver abaixo da velocidade setada, ele acelera o aviao…no seu caso esta desabilitado, nao tem problema nenhum nisso. Cruise altitude eu acho que esta meio baixo d+…..essa á a altitude que ele irá usar durante o RTH. Eu deixava em 300 mesmo, pois existem desniveis no terreno e ele pode voar baixo d+, no meu caso. Set Home RTH Alt, essa é a altitude que o aviao vai manter quando ele chegar no raio do Home [Home altitude radius]….isto é, num raio de 200m, este é o seu ‘home’….eu particularmente acho 200m um radio pequeno, o aviao precisaria de curvas bem fechadas pra se manter nesse raio…..tente deixar com 300. Altitude error é a taxa de erro que ele aceita antes de fazer correções bruscas…..isso é, deixado em 40, ele aceita uma diferença de altitude entre + e – 40m antes de corrigir.
Pitch proportional gain é o ganho para o controle PID, é um algoritmo…esse ganho ´[e aplicado para fazer correções de altitude, nao precisa mexer muito se nao souber o que esta fazendo. Pitch derivative gain é um dos parametros do algoritmo tb, nao precisa mexer muito…neste parametro, quanti maior o numero, MENOS o aileron irá atuar. Se o aviao estiver demorando muito pra subir/descer, mude este parametro….mas tem que ir testando, nao existe valor fixo ou definido, tudo depende do modelo. Os outros parametros sao a mesma coisa, mas pra limitar o ganho maximo das curvas….eles servem para dizer o quanto o seu aviao pode inclinar para fazer as curvas…..recomendo ler o manual e fazer testes, caso queira mexer nisso. São parametros muito uteis, mas tem que saber o que esta fazendo…e TESTAR bastante.
- fevereiro 21, 2012 às 1:25 pm
Estranho, pq aparentemente o GPS esta ok. Primeira coisa, salve as configurações e faça um RESET FACTORY [este botao esta na tela de configuração do osd no PC], depois carregue novamente a suas configurações.
Depois, verifique se vc nao colocou o instrumentro errado na tela…..eu jah fiz isso sem querer! Como nós podemos colocar o texto que quisermos, fica facil achar q esta certo depois qd esta funcionando o OSD…..entao remove e adiciona novamente o instrumentro na tela, verificando se é o correto [se nao me engano existe o alt p/ GPS e para o pilot tube, sao dois instrumentos diferentes….nao lembro direito agora e to sem pra poder verificar].
E por ultimo, apesar de vc nao estar usando o ladder, verifique essa configuração: “Use Baro Alt for RTH/Ladder” e “
Use Pitot Spd for RTH/Ladder“.
Essas configurações dizem para o OSD usar o barometro e o pilot tube para as velocidades dos ladders….nao sei se vc tem os sensores, mas isso ai é pra essa finalidade. Se ficar desligado, os ladders vao usar os dados do GPS.Ah, lembrei….a velocidade tem dois instrumentos COM CERTEZA….um é do GPS e outro é do pilot tube….eu costumava deixar os dois, um como VeA [Velocidade Ar] e outro como VeS [Velocidade Solo]…..é bom pra vc saber a velocidade do aviao com relação ao ar e com relação ao solo.
- fevereiro 21, 2012 às 1:37 pm
- fevereiro 21, 2012 às 5:45 pm
Israel, 99% de certeza que tem GPS Speed e GPS Alt….Sao +- 5 itens com o texto “GPS” no inicio, um embaixo do outro…
Infelizmente ainda nao tenho OSD e nao consigo abrir a tela do software sem :/
- fevereiro 21, 2012 às 6:40 pm
Israel, para que a barra de velocidade fique visível no osd não é necessário ativar pelo software, mas sim pelo menu do osd. Esta configuração que vc montou via software “Spd” vai apenas mostrar um valor numérico para a velocidade.
Se quiser habilitar a barra de velociade, vá à opção do menu “Select Items to be Displayed” e coloque “63” em “Airspeed Ladder”.
Na verdade, tudo que vc quer que fique visível no osd, terá que colocar 63 como parâmetro, ou outro valor que case com a primeira página do osd. Não sei se vc sabe, mas o osd da ETS suporta várias “paginas” diferentes, cada uma com sua configuração específica de layout, podendo ser alterada em qualquer momento do voo. Para saber os códigos para cada página vocé deverá consultar a tabela http://www.eagletreesystems.com/support/manuals/displaychart.pdf
Espero ter ajudado.
- fevereiro 21, 2012 às 9:30 pm
Boa Noite Colega, quais as baterias que vc esta usando neste seu novo projeto ??
- fevereiro 21, 2012 às 10:00 pm
Amigos..farei oq dizem sobre o menu do osd..mas meu problema com o rth continua jonis…estou editando o video que fiz hoje..mas pra adiantar, quando aciono o rth, o aero simplismente vira pra direita e vai perdendo altitude…ele estava mais ou menos uns 180mts, quando ativei o rth, ele fez a curva pra direita, so que ao chegar aos 66 metros, eu cancelei o rth e peguei o comando do aero de novo, pois acho q o destino era chao. Logo quando consegui configurar o rth, ele funcionava certinho, o aero sempre virava pra esquerda…hoje, alem de fazer oq vc disse jonis, eu refiz o safity wizard, mas mesmo assim, continua o aero perdendo altitude..Pensei que poderia ser q o aero esta com peso de bico, mas mesmo assim, ele teria de subir, pois esta configurado para em modo rth, a altitude de cruzeiro ser de 300mts..se eu estava em 180, ele nao poderia perder altitude..se vc ou alguem puder me dar uma luz..
- fevereiro 21, 2012 às 11:07 pm
- fevereiro 21, 2012 às 11:43 pm
Procurei nas postagens anteriores mas não encontrei, qual estabilizador que está usando? Guardian? se for, o ideal é que vc deixe estes ajustes no padrão de fábrica (valores entre parênteses), tanto nesta tela Safety quanto na do Guardian.
O único item que precisei alterar foi o proporcional limit, que define a amplitude de comando máximo que o sistema irá usar para comandar a função rth. Fora isso não alterei nada e está funcionando 100%.
Outra pergunta, vc deixou o canal do aileron ou do leme para ser comandado pelo osd no rth?
Se possível, poste um vídeo demonstrando o problema.
- fevereiro 22, 2012 às 12:25 am
uso guardian, so nao entnedi a pergunta do canal do leme e airelon.
se nao em engano, quando fazemos o safty wizard, la vc coloca o profundor em modo subida e airelon esquerda.
- fevereiro 22, 2012 às 1:09 am
Segue abaixo minha configuracao do guardian..esta tudo como de fabrica
Criei outro album com minha configuracao http://fpvbrasil.com.br/photo/albums/nova-configura-o-osd-eagle-tree
Acabei de postar um video feito do aero, do comportamento em modo rth e a perda de altitude
http://www.youtube.com/watch?v=fApRPqJzR4s&feature=g-upl&context=G22b9f24AUAAAAAAAAAA
Israel Almeida jr disse:
uso guardian, so nao entnedi a pergunta do canal do leme e airelon.
se nao em engano, quando fazemos o safty wizard, la vc coloca o profundor em modo subida e airelon esquerda.
- fevereiro 22, 2012 às 3:54 am
Com a velocidade zerada, ele nao deve acelerar o aero…..coloca o minimun ground speed como 35, por exemplo….curva pra direita ou esquerda nao tem nada v, ele faz curva pro lado q for mais facil deve circular…
O altitude error muda pra 25, vai melhorar…..Max Stab Pitch meu estava em 90 [máximo]…..vai subindo este valor ai do seu até o aviao manter a altitude, com um erro aceitavel [no caso, 25 metros].
Outra coisa: zera o alinhamento do guardian em voo, pois nem sempre é o mesmo em solo…..poem o aviao em voo reto, sem ganher ou perder altitude [mas veja pelos instrumentos, nao pelo horizonte artificial]….qd perceber q ele esta retinho, entra no menu do OSD e zero o alinhamento do guardian….as vezes o voo ‘reto’ do seu aviao é um pouco inclinado para cima, para compensar o peso…..dai o motivo dele perder altitude, guardian descalibrado….já vi muito isso no RCGroups e no meu jah aconteceu tb…
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