MFD Antena Tracker – Review e Tutorial – Manual em Portugues

Fóruns Tutoriais MFD Antena Tracker – Review e Tutorial – Manual em Portugues

  • Este tópico está vazio.
  • Post

    ATUALIZANDO PARA REVIEW E TUTORIAL COM MANUAL EM PT

    Bom pessoal, resolví criar esse tópico para destrinchar o sistema AAT My Fly Dream de cabo a rabo.

    Quero agregar o máximo de informações técnicas possíveis sobre esse dispositivo, que já existe a uns 2 anos porém pouco difundido. Confesso que adiquiri esse produto “no escuro”, e com poucas informações sobre o mesmo. Após pesquisar muito sobre ele nos forums internacionais, encontrei algumas informações que acho necessárias divulgar com os colegas do forum. Infelizmente poucas pessoas possuem esse dispositivo no Brasil, e os poucos que tem, ainda estão apanhando ou levando um baile, assim como eu.

    Graças a ajuda técnica do nosso amigo Marcelo Gonzalez, consegui ver meu equipamento funcionando. Vale lembrar e confessar, que esse equipamento tem algumas pequenas falhas mecânicas (irei explicar mais a frente), e de software também, mas nada que desabone o produto. Além do que, o fabricante oferece atualizações constantes em seu site.

    Vamos lá ?

    Esse sistema é um Tracker de Antena completo, que permite a utilização com outros sistemas de OSD. Uma proposta atraente para os que querem fugir da Eagle Tree (Eagle Eyes), que acaba ficando amarrado a todos os seus opcianais e não são nada enconta. 

    Resumidamente falando, ele funciona assim: Você utiliza um sistema de OSD próprio do MyFlyDream (U$45,00 mas vem junto do sistema de antena completo) dentro do seu avião, esse OSD chamado de TeleFly OSD, converte a informação de dados do GPS em um sinal de audio, esse, que enviado ao receptor junto do Tracker, faz com que a antena localize o aviao em movimento garantindo o melhor sinal de video. Esse OSD pode ser usado como OSD padrão conectado com um GPS e uma placa de sensor de corrente (opcional) e conta com um funcionamento simples e eficaz suas informações lembram o modelo concorrente Easy Ciclops. Mas para que a comunicação entre o avião e o tracker seja boa você nao pode utilzar nenhum outro recurso no canal de audio do TX como por exemplo um microfone. Caso você possua um sistema de OSD com piloto automatico, e não quer abrir mão, não tem problema, pois basta ligar o TeleFly OSD ao seu piloto automatico, e voce consegue ter a função de tracker (Essa foi a grande sacada).

    O Tracker vem prontinho para você instalar em um tripé comum, nao precisa mudar ou adaptar nada. A antena é facilmente fixada no mecanismo de movimentação, sem stress. Junto com o Tracker tem um outro dispositivo chamado de AAT Driver. Esse cara que faz a leitura dos dados dentro do sinal de audio recebido, e manda o tracker se movimentar.

    O Tracker composto por 2 servos monstros, um para girar o tracker 360 graus sem fim de curso, e outro para elevar a antena (até 1kg). Nesse mecanismo de elevação, fui obrigado a desmonta-lo e agregar uma arruela de nylon para eliminar folgas que acabavam ocasionando  uma vibração do servo de elevação (FAIL).

    Com todo sistema montado corretamente OSD + GPS + Sensor de Corrente (no avião), e Antena Tracker + Antena + AAT Driver + Receptor + Bateria + Tripé (na estação de solo). O funcionamento é bem fácil, seguindo o manual facilemente é possivel ver o funcionamento. Alguma calibração será necessária, pois todos os colegas que tem tal sistema se queixam de uma variação de mais ou menos 10 a 15 graus de erro no movimento lateral. Acredito que essa variação nao será um problema para quem utiliza uma antena patch com angulo de 60° de trabalho.

    Quem quizer perguntar e discutir sobre o sistema, bora lá ! 

    A propósito, estou anexando 2 manuais que do sistema que traduzi para o portugues.

    http://vimeo.com/37518807

    AAT MyflyDream Automatic Antenna Tracker from MARCELO VAZ SABIO on Vimeo.

    http://www.youtube.com/watch?v=DqlHRWdiOHs&context=C4f92416ADvjVQa1PpcFPk1oyNlkjalfBH5wYN8KTyE-8a7_2ljuk=

    http://www.youtube.com/watch?v=DqlHRWdiOHs&context=C4f92416ADvjVQa1PpcFPk1oyNlkjalfBH5wYN8KTyE-8a7_2ljuk=

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 200)
  • Replies

    Notei que com o receptor colado deitado em cima do tracker dificulta para ele achar o Norte, tenho que fazer umas 3 tentativas até ele reconhecer. Espero que colar no tilt seja longe o suficiente.

    Deixaa eu te perguntar uma coisa que estou encafifado aqui, quando voce diz que vai fazer a calibração Iron Hard, como você faz ? Pois no manual diz que essa calibração nao é necessária fazer toda vez, e eu confesso que nunca fiz ela. Eu sempre faço a calibração de Norte, que é aquela que voce aciona o botão Off Line, depois segura o botão CAL até que comece a rodar o tracker, ele fica girando varias vezes coletando a coordenada Norte com o magnetometro e depois para sozinho quando termina a calibração. Por acaso não é essa calibração que voce está fazendo ? Ou entao me explica como voce tem feito a sua calibração pra eu poder fazer na minha.

    No meu manual o Iron Hard é exatamente isso ai, a menos que eu esteja trocando os nomes dos bois.

    A antena para em qualquer lugar ou ela tem que parar apontando pro norte? Porque se for isso ela realmente está com dificuldades de encontrar o norte, e talvez tirando o receptor de onde estava montando resolva.

    Então a calibração que voce está fazendo é a calibração de Norte. A calibração Iron Hard é o Ó do Borogodó pra fazer ! hehehe

    Boa noite pessoal!

    Semana passada estava com bastante dificuldade para regular a MDF.

    Ela não apontava com precisão para o aero. 

    Marcelo aqueles 15º que fica para o lado do aero tem como ser corrigido com o trim do servo pan.Depois do voo deixei o aero no chão e entrei no modo trim e fiz os ajustes de maneira que a antena ficasse apontada para o aero.  Segui todos os passos do manual de calibração e set up funcionou muito bem, sem nenhum desvio.

    Esse anexo e o manual que estava no site atualizado.

    Davis.

    Bacana esse documento Davis, e é recente.

    Quero aproveitar e compartilhar com os senhores alguns problemas que ja encontrei em meu MFD, espero que nao aconteça com voces, mas é sempre bom compartilhar.

    Um vez ele interrompeu o trackeamento durante o voo, desligou tudo e depois voltou a perseguir o avião todo errado. Em paralelo, meu Tablet nao reconhecia o AAT Driver pelo Bluetooth. Quando cheguei em casa e fui testar o equipamento ele nao ligava mais. Passei a desmontar todo o equipamento com ciencia do vendedor e do fabricante (sou técnico de eletronica), e no circuito eletronico do MFD, havia um regulador de tensão que estava com solda fria, e ao mexer nesse componente o sistema ligava e desligava. Ressoldei o regulador e todos os demais componentes eletronicos da placa, pois na China, Japao, USA, se utilizam solda (estanho) sem chumbo, o que faz com que os pontos de solda fiquem mais rigidos e acabam sem soltando com vibraçoes, enquanto que a solda feita com chumbo acaba tendo uma flexibilidade suportando movimentos e vibrações. 

    Quanto ao AAT Driver, recomendo que nao abram ele, pois é bem chato e super delicado, mas nada de assustador também. Dica ! Evitem colar dupla face sobre a parte trazeira do AAT Driver onde fica localizado aquela plaquinha verde retangular, pois essa plaquinha é o circuito do bluetooth, e caso precise remover, tem que estar facil de retirar, senao quebra tudo por dentro (aconteceu comigo) e foi chato reparar. Outro coisa, como essa parte de traz do AAT Driver é a antena do bluetooth, evitem fixar em objetos metalicos, pois irá dificultar a transmissao de sinal bluetooth.

    Qualquer coisa estamos ai !

    Fóques vi em um forum americano um cara que instalou um GPS no AAT Driver, tem idéia de pra que ele fez isso, qual a função? Foi ligado na porta do conector do bluetooth.
    Manda um link desse esquema dele pra eu ver

    AAT Driver com GPS

    Pelo que li é para ele saber a posição da própria antena além da posição do avião, talvez isso evite de ter que calibrar toda vez.

    Nao adianda, pois o GPS passa a ter referencia de Norte quando esta em movimento, e sua antena nao vai ficar andando certo ? Nesse ponto eu prefiro confiar no magnetometro do proprio tracker ou se tiver na duvida mesmo utilize a bussola do iphone ou do android ou uma bussola simples mesmo. Nao faz sentido usar um GPS na antena.

    Realmente Fóques.

    Estou montando um Penguim e este fim de semana quero testar a antena nele, vamos ver até onde vamos. Fiz um voo a 2.5km fim de semana passado e passar da barreira psicológica dos 2km deu aquele friozinho na barriga, mas fiz o necessário para sobrevoar a ilha na Lagoa da Pinguela hehe. Rumo aos 3km!

    Franco
    Membro
    none

    O lance de usar GPS também na antena de solo é pra se vc instalar em uma picape e sair andando com a estação de solo não é? Tanto que no site da BEVRC diz no anúncio: “Support DuoTracking now” Entendo que isso signifique que a estação de solo possa estar em movimento também, não apenas o aero…

    Nao tinha imaginado essa possibilidade. Hummm ja estou imaginando umas loucuras aqui hehehe

    Gurizada novos vôos praticados este feriado com a MFD, fui a 3,5km de distância e 3000 pés de altura com direito a clouds surfing com meu Penguin.

    Estava lendo agora o manual da MFD e achei interessante o TRIM Mode, é interessante calibrar a antena e após esta calibragem entrar no Test Mode e verificar com uma bússola se ele está realmente apontando para o norte, caso não esteja exatamente para o norte se faz este procedimento.

    Entrar em Test Mode e verificar o apontamento para o Norte, apertar Cal ou North para trimar e então entrar em Offline Mode e sair para salvar a trimagem.

    Fóques dá um help aqui, não estou conseguindo fazer o current sensor funcionar corretamente, ele só me mostra a voltagem da bateria e não mostra a drenagem da bateria nem quantos miliamperes foram consumidos, pode me mostrar como fez as soldas ou se sabe o que posso ter feito errado?

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 200)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.