- Este tópico está vazio.
- dezembro 25, 2011 às 3:44 pm
ATUALIZANDO PARA REVIEW E TUTORIAL COM MANUAL EM PT
Bom pessoal, resolví criar esse tópico para destrinchar o sistema AAT My Fly Dream de cabo a rabo.
Quero agregar o máximo de informações técnicas possíveis sobre esse dispositivo, que já existe a uns 2 anos porém pouco difundido. Confesso que adiquiri esse produto “no escuro”, e com poucas informações sobre o mesmo. Após pesquisar muito sobre ele nos forums internacionais, encontrei algumas informações que acho necessárias divulgar com os colegas do forum. Infelizmente poucas pessoas possuem esse dispositivo no Brasil, e os poucos que tem, ainda estão apanhando ou levando um baile, assim como eu.
Graças a ajuda técnica do nosso amigo Marcelo Gonzalez, consegui ver meu equipamento funcionando. Vale lembrar e confessar, que esse equipamento tem algumas pequenas falhas mecânicas (irei explicar mais a frente), e de software também, mas nada que desabone o produto. Além do que, o fabricante oferece atualizações constantes em seu site.
Vamos lá ?
Esse sistema é um Tracker de Antena completo, que permite a utilização com outros sistemas de OSD. Uma proposta atraente para os que querem fugir da Eagle Tree (Eagle Eyes), que acaba ficando amarrado a todos os seus opcianais e não são nada enconta.
Resumidamente falando, ele funciona assim: Você utiliza um sistema de OSD próprio do MyFlyDream (U$45,00 mas vem junto do sistema de antena completo) dentro do seu avião, esse OSD chamado de TeleFly OSD, converte a informação de dados do GPS em um sinal de audio, esse, que enviado ao receptor junto do Tracker, faz com que a antena localize o aviao em movimento garantindo o melhor sinal de video. Esse OSD pode ser usado como OSD padrão conectado com um GPS e uma placa de sensor de corrente (opcional) e conta com um funcionamento simples e eficaz suas informações lembram o modelo concorrente Easy Ciclops. Mas para que a comunicação entre o avião e o tracker seja boa você nao pode utilzar nenhum outro recurso no canal de audio do TX como por exemplo um microfone. Caso você possua um sistema de OSD com piloto automatico, e não quer abrir mão, não tem problema, pois basta ligar o TeleFly OSD ao seu piloto automatico, e voce consegue ter a função de tracker (Essa foi a grande sacada).
O Tracker vem prontinho para você instalar em um tripé comum, nao precisa mudar ou adaptar nada. A antena é facilmente fixada no mecanismo de movimentação, sem stress. Junto com o Tracker tem um outro dispositivo chamado de AAT Driver. Esse cara que faz a leitura dos dados dentro do sinal de audio recebido, e manda o tracker se movimentar.
O Tracker composto por 2 servos monstros, um para girar o tracker 360 graus sem fim de curso, e outro para elevar a antena (até 1kg). Nesse mecanismo de elevação, fui obrigado a desmonta-lo e agregar uma arruela de nylon para eliminar folgas que acabavam ocasionando uma vibração do servo de elevação (FAIL).
Com todo sistema montado corretamente OSD + GPS + Sensor de Corrente (no avião), e Antena Tracker + Antena + AAT Driver + Receptor + Bateria + Tripé (na estação de solo). O funcionamento é bem fácil, seguindo o manual facilemente é possivel ver o funcionamento. Alguma calibração será necessária, pois todos os colegas que tem tal sistema se queixam de uma variação de mais ou menos 10 a 15 graus de erro no movimento lateral. Acredito que essa variação nao será um problema para quem utiliza uma antena patch com angulo de 60° de trabalho.
Quem quizer perguntar e discutir sobre o sistema, bora lá !
A propósito, estou anexando 2 manuais que do sistema que traduzi para o portugues.
AAT MyflyDream Automatic Antenna Tracker from MARCELO VAZ SABIO on Vimeo.
- Replies
-
- dezembro 31, 2015 às 2:14 pm
Olá Adriano,
Baixe este manual http://www.myflydream.com/download/AAT_en_3.0.pdf e veja o diagrama B do TeleflyOSD.
Ele explica com detalhes como ligar seu TeleflyOSD com outro OSD. Deve valer para o TeleflyPRO também.Abraços.
Adriano Nogueira disse:
Galera,
Alguém possui um diagrama de como ligar o TeleFlypro com um OSD da sua preferência.
- dezembro 31, 2015 às 5:44 pm
Valeu Leandro!
Mas o pro é diferente.
Quando eu deixar a minha funcioando 100% eu posto para os novatos com a MFD como eu, um esquema de ligação.
Falar nisso a MyflyDrean peca muito no quisito informação.
Os manuais são picados e eles utilizam imagem de componentes antigos. Para quem é iniciante no hobby não coloca está antena para funcionar nem a pau.
Abraço
- dezembro 31, 2015 às 6:00 pm
Adriano, esse manual que mandei pra vc é antigo…. Mandei propositadamente porque o novo não tem esquema de ligação com outro osd.Abraços
Adriano Nogueira disse:
Valeu Leandro!
Mas o pro é diferente.
Quando eu deixar a minha funcioando 100% eu posto para os novatos com a MFD como eu, um esquema de ligação.
Falar nisso a MyflyDrean peca muito no quisito informação.
Os manuais são picados e eles utilizam imagem de componentes antigos. Para quem é iniciante no hobby não coloca está antena para funcionar nem a pau.
Abraço
- dezembro 31, 2015 às 7:40 pm
- janeiro 7, 2016 às 6:53 pm
- janeiro 7, 2016 às 7:00 pm
- janeiro 7, 2016 às 7:16 pm
Sim, funcionou.
Amanhã estarei fazendo um voo para confirmar, mas em solo deu tudo certo.
Leandro Fachinelli disse:
- janeiro 7, 2016 às 10:51 pm
galera, hoje reinstalei minha controladora MFD no Sw e para variar apareceu mais um probleminha, o comando do aileron inverte do nada, quando entro no menu está invertido, arrumo, saio do menu e quando entro novamente esta errado, e assim fica. o que pode ser?
- janeiro 8, 2016 às 10:54 am
Legal amigo
- janeiro 8, 2016 às 3:24 pm
Olá Edson, tudo joia?
Você setou o tipo de avião na opção do AP ?
SAVE/LOAD->LOAD PRE-SET -> Escolha o Skywalker, depois salve.
Abraços.
Edson Ravizza disse:
galera, hoje reinstalei minha controladora MFD no Sw e para variar apareceu mais um probleminha, o comando do aileron inverte do nada, quando entro no menu está invertido, arrumo, saio do menu e quando entro novamente esta errado, e assim fica. o que pode ser?
- janeiro 8, 2016 às 3:27 pm
Outra dica…..sempre que modificar algo, vá no mesmo menu e salve a configuração.
Leandro Fachinelli disse:
Olá Edson, tudo joia?
Você setou o tipo de avião na opção do AP ?
SAVE/LOAD->LOAD PRE-SET -> Escolha o Skywalker, depois salve.
Abraços.
Edson Ravizza disse:
- janeiro 10, 2016 às 1:43 am
Hoje testei minha MFD Tracker na pista.
A antena até que seguiu o aero mas está com uma defasagem de +- 15º.
O que vcs acham que devo fazer? Uma Trimagem ou uma calibração?
Abraço
- janeiro 10, 2016 às 11:07 am
O meu tb tinha essa diferença resolvi com uma trimagem ficou perfeito- janeiro 10, 2016 às 11:11 am
Ok, Obrigado breno. Vo tentar trimar.
- janeiro 25, 2016 às 12:26 am
Breno,
Existe uma posição padrão para se instalar o TeleFlyPro no aero ou não?
- Você deve fazer login para responder a este tópico.