MFD Antena Tracker – Review e Tutorial – Manual em Portugues

Fóruns Tutoriais MFD Antena Tracker – Review e Tutorial – Manual em Portugues

  • Este tópico está vazio.
  • Post

    ATUALIZANDO PARA REVIEW E TUTORIAL COM MANUAL EM PT

    Bom pessoal, resolví criar esse tópico para destrinchar o sistema AAT My Fly Dream de cabo a rabo.

    Quero agregar o máximo de informações técnicas possíveis sobre esse dispositivo, que já existe a uns 2 anos porém pouco difundido. Confesso que adiquiri esse produto “no escuro”, e com poucas informações sobre o mesmo. Após pesquisar muito sobre ele nos forums internacionais, encontrei algumas informações que acho necessárias divulgar com os colegas do forum. Infelizmente poucas pessoas possuem esse dispositivo no Brasil, e os poucos que tem, ainda estão apanhando ou levando um baile, assim como eu.

    Graças a ajuda técnica do nosso amigo Marcelo Gonzalez, consegui ver meu equipamento funcionando. Vale lembrar e confessar, que esse equipamento tem algumas pequenas falhas mecânicas (irei explicar mais a frente), e de software também, mas nada que desabone o produto. Além do que, o fabricante oferece atualizações constantes em seu site.

    Vamos lá ?

    Esse sistema é um Tracker de Antena completo, que permite a utilização com outros sistemas de OSD. Uma proposta atraente para os que querem fugir da Eagle Tree (Eagle Eyes), que acaba ficando amarrado a todos os seus opcianais e não são nada enconta. 

    Resumidamente falando, ele funciona assim: Você utiliza um sistema de OSD próprio do MyFlyDream (U$45,00 mas vem junto do sistema de antena completo) dentro do seu avião, esse OSD chamado de TeleFly OSD, converte a informação de dados do GPS em um sinal de audio, esse, que enviado ao receptor junto do Tracker, faz com que a antena localize o aviao em movimento garantindo o melhor sinal de video. Esse OSD pode ser usado como OSD padrão conectado com um GPS e uma placa de sensor de corrente (opcional) e conta com um funcionamento simples e eficaz suas informações lembram o modelo concorrente Easy Ciclops. Mas para que a comunicação entre o avião e o tracker seja boa você nao pode utilzar nenhum outro recurso no canal de audio do TX como por exemplo um microfone. Caso você possua um sistema de OSD com piloto automatico, e não quer abrir mão, não tem problema, pois basta ligar o TeleFly OSD ao seu piloto automatico, e voce consegue ter a função de tracker (Essa foi a grande sacada).

    O Tracker vem prontinho para você instalar em um tripé comum, nao precisa mudar ou adaptar nada. A antena é facilmente fixada no mecanismo de movimentação, sem stress. Junto com o Tracker tem um outro dispositivo chamado de AAT Driver. Esse cara que faz a leitura dos dados dentro do sinal de audio recebido, e manda o tracker se movimentar.

    O Tracker composto por 2 servos monstros, um para girar o tracker 360 graus sem fim de curso, e outro para elevar a antena (até 1kg). Nesse mecanismo de elevação, fui obrigado a desmonta-lo e agregar uma arruela de nylon para eliminar folgas que acabavam ocasionando  uma vibração do servo de elevação (FAIL).

    Com todo sistema montado corretamente OSD + GPS + Sensor de Corrente (no avião), e Antena Tracker + Antena + AAT Driver + Receptor + Bateria + Tripé (na estação de solo). O funcionamento é bem fácil, seguindo o manual facilemente é possivel ver o funcionamento. Alguma calibração será necessária, pois todos os colegas que tem tal sistema se queixam de uma variação de mais ou menos 10 a 15 graus de erro no movimento lateral. Acredito que essa variação nao será um problema para quem utiliza uma antena patch com angulo de 60° de trabalho.

    Quem quizer perguntar e discutir sobre o sistema, bora lá ! 

    A propósito, estou anexando 2 manuais que do sistema que traduzi para o portugues.

    http://vimeo.com/37518807

    AAT MyflyDream Automatic Antenna Tracker from MARCELO VAZ SABIO on Vimeo.

    http://www.youtube.com/watch?v=DqlHRWdiOHs&context=C4f92416ADvjVQa1PpcFPk1oyNlkjalfBH5wYN8KTyE-8a7_2ljuk=

    http://www.youtube.com/watch?v=DqlHRWdiOHs&context=C4f92416ADvjVQa1PpcFPk1oyNlkjalfBH5wYN8KTyE-8a7_2ljuk=

Visualizando 15 respostas - 181 até 195 (de um total de 200)
  • Replies
    Breno
    Membro
    none

    Adriano o meu não é o pro então não sei a resposta. Mas se ele é apenas um OSD acredito que não tenha influencia a localização, agora se ele tem algum tipo de sensor como giroscópio normalmente fica bem no CG

    Valeu Breno!

    É esse não tem giro não. Com giro eu só uso o Cyclops Tornado mesmo.

    Duas Perguntas Breno.

    – Vc utiliza 5,8 / 1,3 ou 1,2 para seu video?

    – Existe alguma especificação em relação ao comprimento de fios da camera para o transmissor de video?

    Breno
    Membro
    none
    Uso 1,2. Quanto ao tamanho de fio nunca li nada sobre e olha que ja li bastante, o que é importante é ferrite no que voce conseguir, sempre afastantando ao maximo tx de video de rx’s.

    Valeu!

    Carlos Cunha
    Membro
    none

    Esse sistema MFD funciona com qualquer OSD? Posso usar no Cyclops Storm ou OSD Arkbird?

    Eu estou usando com o Cyclops Tornado.

    Carlos Cunha disse:

    Esse sistema MFD funciona com qualquer OSD? Posso usar no Cyclops Storm ou OSD Arkbird?

    Carlos Cunha
    Membro
    none

    Como funciona esse MFD, pra seguir o Aeromodelo? é através de Audio, Video ou GPS?

    To querendo Comprar um, mas será que vale a Pena o Custo? o que vc pode me dizer por sua experiência?

    Hoje a transmissão de dados do aero para a antena é por Video.

    Se vale a pena….Muito.

    Carlos Cunha disse:

    Como funciona esse MFD, pra seguir o Aeromodelo? é através de Audio, Video ou GPS?

    To querendo Comprar um, mas será que vale a Pena o Custo? o que vc pode me dizer por sua experiência?

    Breno
    Membro
    none

    Amigo como o Adriano falou em partes vou te explicar um pouco melhor. Dentro do aero vai um OSD da MFD que pode ou não ser usada como OSD principal, eu particularmente não o uso, ele está dentro do meu aero apenas para pegar as coordenadas do aero e enviar para a tracker hj via canal de vídeo se não em engano para isso precisa ter o piloto automático da MFD nas tracker antigas como é o meu caso, via canal de áudio. Tem bastante assusto nesse tópico se você pegar la do inicio vai aprender bastante.

    AEROJEQUI
    Membro
    none

    Boa tarde pessoal, alguem aqui neste grupo de debate tem o teleflyosd para venda?

    Carlos Cunha
    Membro
    none

    Amigo, o OSD Telefly possui as funções de RTH?
    Leandro Fachinelli disse:

    Pessoal,

    O TeleflyOSD, versão 4 ou inferior, funciona com qualquer OSD (Vide manual da AAT v3, pag 8, Diagrama B).
    O TeleflyOSD PRO não funciona com nenhum OSD (Vide manual AAT v5).

    O TeleflyOSD versão 4 ou inferior modula a coordenada do GPS e a transmite para solo pelo canal de AUDIO do VTX.
    O TeleflyOSD PRO modula a coordenada do GPS e a transmite para solo pelo canal de VIDEO do VTX (Necessário usar AAT Driver V5 ou superior).

    Abraços.

    Breno Rockenbach de Almeida disse:

    Nao da Carlos. Apenas funciona com teleflyosd ele envia as cordenadas pelo canal de audio.
    Breno
    Membro
    none
    Nao. O telefly é bem simples.
    Carlos Cunha
    Membro
    none

    Muito Bom Marcelo, isso que tava procurando!!!

    Então posso usar este sistema tanto no Cyclops como no Arkbirb, basta eu usar o Canal de áudio do meu VTx pro sistema acompanhar meu Aeromodelo?

    Minhas controladoras já possuem sistema de Telemetria, posso excluir o OSD Telefly ou mesmo assim tenho que deixá-lo no Avião?

    Carlos,

    Você pode usar o seu OSD normalmente, mas terá obrigatoriamente que usar o telefly pra codificar os sinais do GPS para que o VTX consiga enviar via canal de audio.

    Aqui um diagrama de como ligar: http://www.myflydream.com/download/AAT_en_3.0.pdf – Página 8 – Diagrama B

    Abraços.

    Carlos Cunha disse:

    Muito Bom Marcelo, isso que tava procurando!!!

    Então posso usar este sistema tanto no Cyclops como no Arkbirb, basta eu usar o Canal de áudio do meu VTx pro sistema acompanhar meu Aeromodelo?

    Minhas controladoras já possuem sistema de Telemetria, posso excluir o OSD Telefly ou mesmo assim tenho que deixá-lo no Avião?

    Carlos Cunha
    Membro
    none

    Blz Leandro!!

    cara, vi na Drone Vision que o Lawmate não é muito recomendado, e sim o Racewood, porque?

    Leandro Fachinelli disse:

    Carlos,

    Você pode usar o seu OSD normalmente, mas terá obrigatoriamente que usar o telefly pra codificar os sinais do GPS para que o VTX consiga enviar via canal de audio.

    Aqui um diagrama de como ligar: http://www.myflydream.com/download/AAT_en_3.0.pdf – Página 8 – Diagrama B

    Abraços.

    Carlos Cunha disse:

    Muito Bom Marcelo, isso que tava procurando!!!

    Então posso usar este sistema tanto no Cyclops como no Arkbirb, basta eu usar o Canal de áudio do meu VTx pro sistema acompanhar meu Aeromodelo?

    Minhas controladoras já possuem sistema de Telemetria, posso excluir o OSD Telefly ou mesmo assim tenho que deixá-lo no Avião?

Visualizando 15 respostas - 181 até 195 (de um total de 200)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.