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- dezembro 25, 2011 às 3:44 pm
ATUALIZANDO PARA REVIEW E TUTORIAL COM MANUAL EM PT
Bom pessoal, resolví criar esse tópico para destrinchar o sistema AAT My Fly Dream de cabo a rabo.
Quero agregar o máximo de informações técnicas possíveis sobre esse dispositivo, que já existe a uns 2 anos porém pouco difundido. Confesso que adiquiri esse produto “no escuro”, e com poucas informações sobre o mesmo. Após pesquisar muito sobre ele nos forums internacionais, encontrei algumas informações que acho necessárias divulgar com os colegas do forum. Infelizmente poucas pessoas possuem esse dispositivo no Brasil, e os poucos que tem, ainda estão apanhando ou levando um baile, assim como eu.
Graças a ajuda técnica do nosso amigo Marcelo Gonzalez, consegui ver meu equipamento funcionando. Vale lembrar e confessar, que esse equipamento tem algumas pequenas falhas mecânicas (irei explicar mais a frente), e de software também, mas nada que desabone o produto. Além do que, o fabricante oferece atualizações constantes em seu site.
Vamos lá ?
Esse sistema é um Tracker de Antena completo, que permite a utilização com outros sistemas de OSD. Uma proposta atraente para os que querem fugir da Eagle Tree (Eagle Eyes), que acaba ficando amarrado a todos os seus opcianais e não são nada enconta.
Resumidamente falando, ele funciona assim: Você utiliza um sistema de OSD próprio do MyFlyDream (U$45,00 mas vem junto do sistema de antena completo) dentro do seu avião, esse OSD chamado de TeleFly OSD, converte a informação de dados do GPS em um sinal de audio, esse, que enviado ao receptor junto do Tracker, faz com que a antena localize o aviao em movimento garantindo o melhor sinal de video. Esse OSD pode ser usado como OSD padrão conectado com um GPS e uma placa de sensor de corrente (opcional) e conta com um funcionamento simples e eficaz suas informações lembram o modelo concorrente Easy Ciclops. Mas para que a comunicação entre o avião e o tracker seja boa você nao pode utilzar nenhum outro recurso no canal de audio do TX como por exemplo um microfone. Caso você possua um sistema de OSD com piloto automatico, e não quer abrir mão, não tem problema, pois basta ligar o TeleFly OSD ao seu piloto automatico, e voce consegue ter a função de tracker (Essa foi a grande sacada).
O Tracker vem prontinho para você instalar em um tripé comum, nao precisa mudar ou adaptar nada. A antena é facilmente fixada no mecanismo de movimentação, sem stress. Junto com o Tracker tem um outro dispositivo chamado de AAT Driver. Esse cara que faz a leitura dos dados dentro do sinal de audio recebido, e manda o tracker se movimentar.
O Tracker composto por 2 servos monstros, um para girar o tracker 360 graus sem fim de curso, e outro para elevar a antena (até 1kg). Nesse mecanismo de elevação, fui obrigado a desmonta-lo e agregar uma arruela de nylon para eliminar folgas que acabavam ocasionando uma vibração do servo de elevação (FAIL).
Com todo sistema montado corretamente OSD + GPS + Sensor de Corrente (no avião), e Antena Tracker + Antena + AAT Driver + Receptor + Bateria + Tripé (na estação de solo). O funcionamento é bem fácil, seguindo o manual facilemente é possivel ver o funcionamento. Alguma calibração será necessária, pois todos os colegas que tem tal sistema se queixam de uma variação de mais ou menos 10 a 15 graus de erro no movimento lateral. Acredito que essa variação nao será um problema para quem utiliza uma antena patch com angulo de 60° de trabalho.
Quem quizer perguntar e discutir sobre o sistema, bora lá !
A propósito, estou anexando 2 manuais que do sistema que traduzi para o portugues.
AAT MyflyDream Automatic Antenna Tracker from MARCELO VAZ SABIO on Vimeo.
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- janeiro 28, 2013 às 2:15 am
esse tópico será muito útil…. minha MFD já chegou…
agora vou esperar chegar o GPS uBlox para iniciar a montagem da Antena Tracker.
valeu Fox pelo tópico
- fevereiro 17, 2013 às 4:44 am
alguém já conseguiu compartilhar o GPS uBlox com o APM2.5 e o TeleflyOsd ???
Tentei aqui e não consegui.
Ajuda por favor
- fevereiro 17, 2013 às 9:57 pm
Descobri o problema do meu current sensor, eu inverti a bateria com o esc…
- fevereiro 18, 2013 às 12:32 am
Eeee Juliano, eu estava imaginando coisa ligada errada, mas nao deu tempo de responder !!! kkkk
Estou agora com 3 antenas trackers dessas de alguns amigos, para testar. Hoje fiz o TRIM mode com o aviao em vôo, pois essa antena está com um erro de 45° no servo do PAN, já fiz a calibração do Norte (aquela que a antena fica girando) e nao adiantou, já fiz resetei a antena ao padrão de fabrica e piorou, e o Trim mode nao resultados satisfatorios também. Será que algum colega ja passou por isso ? Como resolveu ?
Valew
Juliano Antunes disse:Descobri o problema do meu current sensor, eu inverti a bateria com o esc…
- fevereiro 18, 2013 às 12:40 am
Uma das razões para essa falta de precisão pode ser o GPS… faz um teste com outro GPS
- fevereiro 18, 2013 às 1:49 am
- fevereiro 18, 2013 às 2:22 am
Você está setando o home com quantos satélites e está fazendo isso com o aeromodelo exatamente do lado da antena ou afastado uns 2 metros ou mais?
- fevereiro 18, 2013 às 3:24 am
sempre seto quando tiver mais que 7 satelites (geralmente faço com 8 ou mais), e as vezes faço com o aviao perto da antena e as vezes faço com ele afastado. Isso nunca me atrapalhou. Essa antena não é a minha !
- fevereiro 18, 2013 às 3:31 am
Tem alguma coisa montada nela além da antena em si e o receptor? O receptor está montado aonde?
Vi que a MFD tem dentro dela um compasso digital, ao fundo na parte de baixo e é bom evitar montar qualquer equipamento eletrônico perto. Já vi em vários fórums recomendarem colar o Rx na antena patch e bem na ponta de cima dela, e ligar o equipamento somente depois de levantar a antena. Além disso recomenda-se setar o home no Aat Driver e não no aeromodelo.
- fevereiro 18, 2013 às 9:44 am
Bom dia Marcelo!
Calibra o ponto médio do servo PAN.
Procedimento:
1. Ligue o condutor AAT.
2. Pressione o botão “TEST” no AATDriver, o rastreador irá agora apontar para o Norte. (Vermelho aceso motorista AAT vai para vermelho sólido)
3. Agora, pressione o botão “HOME” no AATDriver uma vez, o tracker “Beep”. Pressione o botão “HOME” uma e outra vez, o tracker vai girar mais e mais rápido ou mais lento e mais lento. Quando pára de girar, ou começa a rodar muito lento, pare de pressionar o botão “HOME”. Você tem encontrou o “ponto médio” ou “Sweet Spot”.
4. Quando você encontrou o “Médio-ponto” ou “Sweet Spot” posição seguida, pressione o botão “TEST” 4 vezes até que o “LED vermelho” em AATDriver apaga.
A calibração é salvo.
NOTA:
Se você pressionar o botão “HOME” muito rápido, você pode acidentalmente pular o “meio-ponto”. A rotação rastreador pára e começa a girar novamente.
Basta pressionar o botão “HOME” uma e outra vez, este procedimento se repetirá novamente. Encontrar o “meio-ponto” e sair do modo de teste para salvar o resultado.
A minha MFD estava com este mesmo problema, e a resposta muito rapida do servo PAN, quanto mais lento maior vai ser a precisão.
Abraço.
Davis.
- fevereiro 19, 2013 às 1:57 am
Boa noite Leandro!
Confira o Baudrate do GPS, tem que ser o mesmo do Telefly.
Eu uso o sinal do GPS do FY 31.
Leandro Santos disse:alguém já conseguiu compartilhar o GPS uBlox com o APM2.5 e o TeleflyOsd ???
Tentei aqui e não consegui.
Ajuda por favor
- fevereiro 19, 2013 às 2:01 am
Davis como consegue usar o FY31? Eu já tentei e verifiquei que o baudrate dele não é compatível com o Telefly, o que fez para funcionar?
- fevereiro 19, 2013 às 2:04 am
DAVIS
já chequei, liguei no FTDI e deixei o baudrate igual do telefly…. mas não funcionou
no RCGROUPS me informaram que não é possível compartilhar o GPS do APM2.5 com o Telefly
pelo visto terei dois GPS
- fevereiro 20, 2013 às 2:07 am
Juliano, se for o mesmo GPS que vem no FY 31 o baurate dele e 38400 e não precisa mudar.
O sinal do GPS eu utlizei a extenção do kit e soldei o fio preto e verde nele.
Quando fui testar, as vezes funcionava o telefly e outras o FY nunca os dois simultaneamente, foi dois dias de dor de cabeça até que no acaso descobri que tinha que ligar o telefly e o FY de forma simultanea ( alimentado pelo mesmo BEC) no meu caso utilizo o BEC para alimentar o dragon link e o telefly.
Qualquer dúvida entre em contato que lhe envio fotos.
Abraço.
Davis.
Juliano Antunes disse:Davis como consegue usar o FY31? Eu já tentei e verifiquei que o baudrate dele não é compatível com o Telefly, o que fez para funcionar?
- fevereiro 20, 2013 às 2:34 am
Então Juliano, eu deixo o RX grudado na parte de traz da Patch (como sugere o manual). Sempre que calibro o Norte eu afasto o tripé de tudo, e fico longe esperando ela terminar a calibração para nao atrapalhar o magnetometro durante a calibração.
Juliano Antunes disse:
Tem alguma coisa montada nela além da antena em si e o receptor? O receptor está montado aonde?
Vi que a MFD tem dentro dela um compasso digital, ao fundo na parte de baixo e é bom evitar montar qualquer equipamento eletrônico perto. Já vi em vários fórums recomendarem colar o Rx na antena patch e bem na ponta de cima dela, e ligar o equipamento somente depois de levantar a antena. Além disso recomenda-se setar o home no Aat Driver e não no aeromodelo.
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