MFD Antena Tracker – Review e Tutorial – Manual em Portugues

Fóruns Tutoriais MFD Antena Tracker – Review e Tutorial – Manual em Portugues

  • Este tópico está vazio.
  • Post

    ATUALIZANDO PARA REVIEW E TUTORIAL COM MANUAL EM PT

    Bom pessoal, resolví criar esse tópico para destrinchar o sistema AAT My Fly Dream de cabo a rabo.

    Quero agregar o máximo de informações técnicas possíveis sobre esse dispositivo, que já existe a uns 2 anos porém pouco difundido. Confesso que adiquiri esse produto “no escuro”, e com poucas informações sobre o mesmo. Após pesquisar muito sobre ele nos forums internacionais, encontrei algumas informações que acho necessárias divulgar com os colegas do forum. Infelizmente poucas pessoas possuem esse dispositivo no Brasil, e os poucos que tem, ainda estão apanhando ou levando um baile, assim como eu.

    Graças a ajuda técnica do nosso amigo Marcelo Gonzalez, consegui ver meu equipamento funcionando. Vale lembrar e confessar, que esse equipamento tem algumas pequenas falhas mecânicas (irei explicar mais a frente), e de software também, mas nada que desabone o produto. Além do que, o fabricante oferece atualizações constantes em seu site.

    Vamos lá ?

    Esse sistema é um Tracker de Antena completo, que permite a utilização com outros sistemas de OSD. Uma proposta atraente para os que querem fugir da Eagle Tree (Eagle Eyes), que acaba ficando amarrado a todos os seus opcianais e não são nada enconta. 

    Resumidamente falando, ele funciona assim: Você utiliza um sistema de OSD próprio do MyFlyDream (U$45,00 mas vem junto do sistema de antena completo) dentro do seu avião, esse OSD chamado de TeleFly OSD, converte a informação de dados do GPS em um sinal de audio, esse, que enviado ao receptor junto do Tracker, faz com que a antena localize o aviao em movimento garantindo o melhor sinal de video. Esse OSD pode ser usado como OSD padrão conectado com um GPS e uma placa de sensor de corrente (opcional) e conta com um funcionamento simples e eficaz suas informações lembram o modelo concorrente Easy Ciclops. Mas para que a comunicação entre o avião e o tracker seja boa você nao pode utilzar nenhum outro recurso no canal de audio do TX como por exemplo um microfone. Caso você possua um sistema de OSD com piloto automatico, e não quer abrir mão, não tem problema, pois basta ligar o TeleFly OSD ao seu piloto automatico, e voce consegue ter a função de tracker (Essa foi a grande sacada).

    O Tracker vem prontinho para você instalar em um tripé comum, nao precisa mudar ou adaptar nada. A antena é facilmente fixada no mecanismo de movimentação, sem stress. Junto com o Tracker tem um outro dispositivo chamado de AAT Driver. Esse cara que faz a leitura dos dados dentro do sinal de audio recebido, e manda o tracker se movimentar.

    O Tracker composto por 2 servos monstros, um para girar o tracker 360 graus sem fim de curso, e outro para elevar a antena (até 1kg). Nesse mecanismo de elevação, fui obrigado a desmonta-lo e agregar uma arruela de nylon para eliminar folgas que acabavam ocasionando  uma vibração do servo de elevação (FAIL).

    Com todo sistema montado corretamente OSD + GPS + Sensor de Corrente (no avião), e Antena Tracker + Antena + AAT Driver + Receptor + Bateria + Tripé (na estação de solo). O funcionamento é bem fácil, seguindo o manual facilemente é possivel ver o funcionamento. Alguma calibração será necessária, pois todos os colegas que tem tal sistema se queixam de uma variação de mais ou menos 10 a 15 graus de erro no movimento lateral. Acredito que essa variação nao será um problema para quem utiliza uma antena patch com angulo de 60° de trabalho.

    Quem quizer perguntar e discutir sobre o sistema, bora lá ! 

    A propósito, estou anexando 2 manuais que do sistema que traduzi para o portugues.

    http://vimeo.com/37518807

    AAT MyflyDream Automatic Antenna Tracker from MARCELO VAZ SABIO on Vimeo.

    http://www.youtube.com/watch?v=DqlHRWdiOHs&context=C4f92416ADvjVQa1PpcFPk1oyNlkjalfBH5wYN8KTyE-8a7_2ljuk=

    http://www.youtube.com/watch?v=DqlHRWdiOHs&context=C4f92416ADvjVQa1PpcFPk1oyNlkjalfBH5wYN8KTyE-8a7_2ljuk=

Visualizando 15 respostas - 31 até 45 (de um total de 200)
  • Replies

    Davis, boa noite

    olha só que interessante: Eu tenho a mão 3 antenas MFD para comparação, e essas 3 antenas, vieram com a velocidade dos servos diferentes (uma veio lenta, outra é rapida, e a outra também é lenta), até então agente achava que era difrença entre os servos, mas na verdade era esse ajuste de ponto medio do servo.

    A minha antena, sempre funcionou com os servos rápidos, e nunca falhou na precisao (mas já falhou em outras coisas rsrsrs)

    Já essa antena que estou citando o problema acima, os servos estão lentos, ou seja, ja veio configurado assim (agora vou inverter a situação e ver se funciona).

    Nesse exato momento, eu estou descartando a possibilidade do TX de video, estar com o sinal de audio saturado. Eu liguei um gerador de sinal no TX, e na saida de audio do RX eu liguei o osciloscopio, que por sinal estava perfeito. Depois liguei o MFD no TX e verifiquei o sinal denovo com osciloscopio  na saida de audio, também estava perfeito. Descartando assim a possibilidade de ruido ou sinal de audio saturado do TX, fazendo com que atrapalhasse a leitura do GPS no AAT Driver.

    Vou fazer mais testes e depois conto o que foi….

    Obrigado pela ajuda !


    Davis Silva Martins disse:

    Bom dia Marcelo!

    Calibra o ponto médio do servo PAN.

    Procedimento:

    1. Ligue o condutor AAT.

    2. Pressione o botão “TEST” no AATDriver, o rastreador irá agora apontar para o Norte. (Vermelho aceso motorista AAT vai para vermelho sólido)

    3. Agora, pressione o botão “HOME” no AATDriver uma vez, o tracker “Beep”. Pressione o botão “HOME” uma e outra vez, o tracker vai girar mais e mais rápido ou mais lento e mais lento. Quando pára de girar, ou começa a rodar muito lento, pare de pressionar o botão “HOME”. Você tem encontrou o “ponto médio” ou “Sweet Spot”.

    4. Quando você encontrou o “Médio-ponto” ou “Sweet Spot” posição seguida, pressione o botão “TEST” 4 vezes até que o “LED vermelho” em AATDriver apaga.

    A calibração é salvo.

    NOTA:

    Se você pressionar o botão “HOME” muito rápido, você pode acidentalmente pular o “meio-ponto”. A rotação rastreador pára e começa a girar novamente.

    Basta pressionar o botão “HOME” uma e outra vez, este procedimento se repetirá novamente. Encontrar o “meio-ponto” e sair do modo de teste para salvar o resultado.

    A minha MFD estava com este mesmo problema, e a resposta muito rapida do servo PAN, quanto mais lento maior vai ser a precisão.

     

    Abraço.

     

    Davis.

    Fox, você está usando o MFD com um Vtx Lawmate correcto? Se sim, já experimentou alguma vez o fato da antena não fazer o tracking propriamente depois de alguns metros de voo?

    A minha começou a fazer isso a 15 dias, até uns 500 metros faz o tracking maravilhosamente e depois aponta pra qualquer lugar, menos pro avião e fica bipando, estou vendo muitos tópicos em fórums gringos sobre incompatibilidade entre os 2 por causa do Vtx lawmate ter audio pobre.

    cmte como principiante,ainda tou engatinhando no fpv.ha tempos que namoro essa antena.por falta de informaçoes nao a adquirir.espero que vc continuer postando as suas  experiencias  com ele.nao so eu como muitos aqui do forum tem interesse.abr

    JUNIOR JM
    Membro
    none

    EAI PESSOAL MINHA MFD V4 COM DUO TRACKING  CHEGOU, 100% TESTADA E APROVADA. 

     ALGUEM SABE ME INFORMAR O APP  MFD PARA ANDROID? NÃO AQUELES DO GOOGLE PLAY

    O LINK DO SITE MYFLYDREAM PARECE QUE NÃO É COMPATIVEL COM O ANDROID

    SEGUE FOTO EM ANEXO DO APLICATIVO

    Baixa um que chama Bluetooth GPS no Google Play, foi o melhor que achei!
    JUNIOR JM
    Membro
    none

    ESSE  APLICATIVO DA FOTO EM ANEXO VC TEM ALGUM CONHECIMENTO?

    PARECE BEM INTERESSANTE , ALEM DA POSIÇÃO , ELE INFORMA A DIREÇÃO DO AVIÃO E FORÇA DO LINK 

    Adriano W
    Membro
    none

    Marcelo, belo trabalho o seu neste post.

    Estou com uma duvida, tenho o hornet osd e vou usar ele, no gps tem 3 fios, preto, verde e vermelho. o preto ligo no gnd do Telefly  / o verde ligo no gps data do telefly é isto mesmo, apenas gostaria de confirmar se o gps data do gps é mesmo o fio verde. Estas ligações são simplesmente uma ponte certo, a ligação entre o fy 31 ap e o OSD permanecem a mesma certo, obrigado.

    olá comandante blz?

    instalei um programa mfd aat driver funciona direito no meu tablet xoom, so que não acha o bluetooth do aat driver achei o da casa toda menos o dele tem algum segredo ????aguardo sua ajuda obrigado..

    Marcelo “Cmte. Fox” disse:

    Baixa um que chama Bluetooth GPS no Google Play, foi o melhor que achei!
    Franco
    Membro
    none

    Pessoal, acho que minha antena tracker não está funcionando..Tentei o teste inicial, pressionando o botão test no AATDriver. Ela executa os movimentos de tilt (0, 30, 0 e 60) corretamente, porém o servo de pan simplesmente não dá sinal de vida. Fiquei pensando se era porque estava dentro do apartamento e poderia estar influenciando na bússola interna do equipamento, então repeti o teste em campo aberto, mas deu o mesmo resultado, nada do pan funcionar.. Usei uma bateria de 3S. Alguém tem alguma sugestão?

    a minha o bluetooth nao deve estar funcionando já testei com varios aparelhos celulares nao sei o que fazer…….

    Franco, vc já abriu pra ver se o servo não está desconectado dentro da tracker? a um mês atrás aconteceu isso com um amigo nosso, abriu, mexeu e funcionou, simples e rápido…

    eo meu caso o que poderia ser pessoal

    Franco
    Membro
    none

    Não mexi em nada ainda, preferi consultar o pessoal do forum antes. Esse teste inicial posso fazer somente ligando a ground station ou precisa que o telefly no avião esteja conectado também?

    Rodrigo Pereira disse:

    Franco, vc já abriu pra ver se o servo não está desconectado dentro da tracker? a um mês atrás aconteceu isso com um amigo nosso, abriu, mexeu e funcionou, simples e rápido…

    Sim, vc pode fazer somente ligando a ground sem o telefly, deveria funcionar, e se esta funcionando o tilt, o pan deveria também. Como eu disse a MFD novinha de um amigo nosso V4 veio do mesmo jeito que a sua sem funcionar o pan, era apenas um mal contato no servo.

    Franco Ripoll Leite disse:

    Não mexi em nada ainda, preferi consultar o pessoal do forum antes. Esse teste inicial posso fazer somente ligando a ground station ou precisa que o telefly no avião esteja conectado também?

    Estou com um problema amigos nao consigo fazer este procedimento 

    Calibrar o ponto médio do servo PAN.

    Procedimento:

    1. Ligue o AAT Driver.
    2. Pressione o botão “TEST” no AATDriver, O rastreador será agora apontado para o Norte. (Led vermelho no controlador AAT vai ascender)
     3. Agora pressione o botão “Home” no AATDriver uma vez, o tracker “Beep”.Pressione o botão “Home” de novo e de novo, o rastreador irá rodar mais rápido ou mais lento e mais lento. Quando ele parar de girar, ou começar a rodar muito lento, pare de pressionar o botão “Home”. Você encontrou o “ponto médio” ou “Sweet Spot”.
     4. Quando você encontrou o “Middle-point” ou “Sweet Spot” posição, em seguida, pressione o botão “TEST” por 4 vezes até que o “LED vermelho” em AATDriver se apague. A calibração estará salva. 

    NOTA: Se você pressionar o botão “Home” muito rápido, você pode acidentalmente pular o “meio ponto”. A rotação rastreador pára, e começa a girar novamente. Basta pressionar o botão “Home” e outra vez, este procedimento irá percorrer novamente. Encontre o “meio-ponto” e sair do modo de teste para salvar o resultado.

    Quando aperto home nao faz nada, ela nao gira com tem q girar  

    Comecei do inicio como foi uma ante q comprei usando nao sabia com esta resolvi fazer com manual resetei para configuração de fabrica e fui passo a passo mas nesta parte ai ela nao atente.(nao gira)

    Outra coisa foi a seguinte fiz tudo com manda o manual na ligação q vai no avião porem quando ligo todo sistema mesmo ele com 10 satelistes as luzes vermelhas do rx e amarela do gps pica bem pouquinho tem vez que nem pisca? oque isso seguifica? eu entendo q eles nao estao si comunicando estou certo ?

    Estou usando lawmate de 500 , ele tem canal de audio normal( assim penso eu )

    desde ja grato !!!!

Visualizando 15 respostas - 31 até 45 (de um total de 200)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.