- Este tópico está vazio.
- dezembro 25, 2011 às 3:44 pm
ATUALIZANDO PARA REVIEW E TUTORIAL COM MANUAL EM PT
Bom pessoal, resolví criar esse tópico para destrinchar o sistema AAT My Fly Dream de cabo a rabo.
Quero agregar o máximo de informações técnicas possíveis sobre esse dispositivo, que já existe a uns 2 anos porém pouco difundido. Confesso que adiquiri esse produto “no escuro”, e com poucas informações sobre o mesmo. Após pesquisar muito sobre ele nos forums internacionais, encontrei algumas informações que acho necessárias divulgar com os colegas do forum. Infelizmente poucas pessoas possuem esse dispositivo no Brasil, e os poucos que tem, ainda estão apanhando ou levando um baile, assim como eu.
Graças a ajuda técnica do nosso amigo Marcelo Gonzalez, consegui ver meu equipamento funcionando. Vale lembrar e confessar, que esse equipamento tem algumas pequenas falhas mecânicas (irei explicar mais a frente), e de software também, mas nada que desabone o produto. Além do que, o fabricante oferece atualizações constantes em seu site.
Vamos lá ?
Esse sistema é um Tracker de Antena completo, que permite a utilização com outros sistemas de OSD. Uma proposta atraente para os que querem fugir da Eagle Tree (Eagle Eyes), que acaba ficando amarrado a todos os seus opcianais e não são nada enconta.
Resumidamente falando, ele funciona assim: Você utiliza um sistema de OSD próprio do MyFlyDream (U$45,00 mas vem junto do sistema de antena completo) dentro do seu avião, esse OSD chamado de TeleFly OSD, converte a informação de dados do GPS em um sinal de audio, esse, que enviado ao receptor junto do Tracker, faz com que a antena localize o aviao em movimento garantindo o melhor sinal de video. Esse OSD pode ser usado como OSD padrão conectado com um GPS e uma placa de sensor de corrente (opcional) e conta com um funcionamento simples e eficaz suas informações lembram o modelo concorrente Easy Ciclops. Mas para que a comunicação entre o avião e o tracker seja boa você nao pode utilzar nenhum outro recurso no canal de audio do TX como por exemplo um microfone. Caso você possua um sistema de OSD com piloto automatico, e não quer abrir mão, não tem problema, pois basta ligar o TeleFly OSD ao seu piloto automatico, e voce consegue ter a função de tracker (Essa foi a grande sacada).
O Tracker vem prontinho para você instalar em um tripé comum, nao precisa mudar ou adaptar nada. A antena é facilmente fixada no mecanismo de movimentação, sem stress. Junto com o Tracker tem um outro dispositivo chamado de AAT Driver. Esse cara que faz a leitura dos dados dentro do sinal de audio recebido, e manda o tracker se movimentar.
O Tracker composto por 2 servos monstros, um para girar o tracker 360 graus sem fim de curso, e outro para elevar a antena (até 1kg). Nesse mecanismo de elevação, fui obrigado a desmonta-lo e agregar uma arruela de nylon para eliminar folgas que acabavam ocasionando uma vibração do servo de elevação (FAIL).
Com todo sistema montado corretamente OSD + GPS + Sensor de Corrente (no avião), e Antena Tracker + Antena + AAT Driver + Receptor + Bateria + Tripé (na estação de solo). O funcionamento é bem fácil, seguindo o manual facilemente é possivel ver o funcionamento. Alguma calibração será necessária, pois todos os colegas que tem tal sistema se queixam de uma variação de mais ou menos 10 a 15 graus de erro no movimento lateral. Acredito que essa variação nao será um problema para quem utiliza uma antena patch com angulo de 60° de trabalho.
Quem quizer perguntar e discutir sobre o sistema, bora lá !
A propósito, estou anexando 2 manuais que do sistema que traduzi para o portugues.
AAT MyflyDream Automatic Antenna Tracker from MARCELO VAZ SABIO on Vimeo.
- Replies
-
- agosto 9, 2014 às 9:06 am
Alguém sabe como faz pra funcionar o MFD no Vector?- junho 30, 2015 às 1:23 pm
Olá bom dia.
Comprei essa tracker. Porém meu avião já tem osd cyclops tornado
É possível usar essa tracker com esse meu osd?
Outra dúvida.. Queria usar ela tbm com meu tbs com iosd.. É possível??Obrigado
- julho 1, 2015 às 12:23 pm
muito bacana amigo o tutorial !!! e o bom que estar em português, acabei de adquirir uma AAT nao sei nem por onde começar , por exemplo :
se existe uma marca de tri pé específico
eu tenho óculos tenho que usar outro reciver de vídeo
que antena comprar (qual e quantos db)
- julho 2, 2015 às 1:35 pm
Oá Marcelo!!!
Bom dia !!
acabei de comprar uma tracker AAT V2.3
vc tem alguma experiencia com essa tracker ,!!!
- julho 3, 2015 às 12:54 pm
Fala Israel, bom dia
Sim, voce pode usar a MFD com o seu Tornado, a proposta desse fabricante, é fazer com que essa antena tracker funcione com qualquer sistema de piloto automatico.
Para tal, voce terá que ligar seu sistema de piloto automatico em paralelo ao MFD Osd, no manual em Portugues que eu disponibilizei nesse tópico explica como fazer.
Boa sorte
Israel Cunha disse:
Olá bom dia.
- julho 3, 2015 às 1:00 pm
Elleson, bom dia
voce pode usar qualquer tipo de tripé no MFD (aqueles Xing Ling de 70 reais) já vai te atender.
Voce poderá usar seu MFD com qualquer oculos de FPV, Monitor, etc. Também poderá usar com qualquer sistema de link de video (900mhz, 1.2ghz, 2.4ghz ou 5.8ghz) vai da sua escolha. Quanto a antena a ser usada, e pelo tipo de mecanismo do MFD, seria interessante voce optar por antenas Patch, ou Helicoidais. Caso voce opte por helicoidais, procure falar com o Marcelo Gonzalez da BRdrones: http://www.brdrones.com.br/6-antenas
ele fabrica antenas tunadas ideais para usar com o MFD. Avise o que pretende usar a antena com o seu MFD, pois ele te manda ela com a fixação preparada para prender no tracker.
Comece lendo o manual, vai te ajudar muito.
Boa sorte
Elleson Graziano Crespo Cardoso disse:
muito bacana amigo o tutorial !!! e o bom que estar em português, acabei de adquirir uma AAT nao sei nem por onde começar , por exemplo :
se existe uma marca de tri pé específico
eu tenho óculos tenho que usar outro reciver de vídeo
que antena comprar (qual e quantos db)
- julho 3, 2015 às 1:02 pm
Elleson, eu nunca usei essa versão V2.3, mas acredito que o principio de funcionamento ainda seja o mesmo da primeira versa, só que a sua deve possuir algumas melhorias. Seria interessante voce compartilhar suas experiencias nesse topico.
Elleson Graziano Crespo Cardoso disse:
Oá Marcelo!!!
Bom dia !!
acabei de comprar uma tracker AAT V2.3
vc tem alguma experiencia com essa tracker ,!!!
- julho 3, 2015 às 3:31 pm
Alguém tem a versão 3 e fez a alteração no tx lawmate de 1000mw? Estou comprando uma e quero saber a opinião do pessoal.
- julho 3, 2015 às 6:33 pm
Obrigado Marcelo .. Vou testar e te falo aqui
AbsMarcelo “Cmte. Fox” disse:
Fala Israel, bom dia
Sim, voce pode usar a MFD com o seu Tornado, a proposta desse fabricante, é fazer com que essa antena tracker funcione com qualquer sistema de piloto automatico.
Para tal, voce terá que ligar seu sistema de piloto automatico em paralelo ao MFD Osd, no manual em Portugues que eu disponibilizei nesse tópico explica como fazer.
Boa sorte
Israel Cunha disse:
Olá bom dia.
- julho 21, 2015 às 5:27 pm
Dai pessoal blz? Minha att driver estava”louca”, estava quase comprando uma nova quando arrisquei e levei em um amigo que tem eletrônica la ele substituiu um regulador de voltagem e a att voltou a funcionar corretamente, mas por momentos perdia a conexão com o telefly, aí fiz aquela alteração no Lawmate do capacitor e funcionou perfeito, antes ligava em uma caixa de som era uma chiadeira só, após botar esses capacitores áudio ficou praticamente limpo. E nos testes aqui no patio de casa não perdi mais conexão, que antes da alteração não me afastava um metro e já perdia conexão. Abaixo uma foto de como ficou o lawmate, no manual fala em capacitor de 22pf a 45pf, esse amigo da eletrônica me deu 2 de 10pf em paralelo, não sei se se somam os valores mas o resultado foi bom a curta distancia, se voltar o chiado quando eu estiver voando vou comprar um de 33pf que um amigo aqui do fórum me recomendou.
- agosto 6, 2015 às 12:48 am
Olá Marcelo !!! boa noite cara to levando uma surra da minha tracker , não sei porque não consigo coloca la em modo teste coloco em off line , aperto test e nada , a minha versão é a 3.2 , sera que eu possa ta fazendo algo de errado !!! por favor me ajude !!!
- agosto 15, 2015 às 11:10 pm
obrigado Marcelo por responder…
me surgiu uma duvida..
no manual diz q pra usar o MFD com outro OSD ( tornado o meu caso) eu devo compartilhar o GPS com os 2?
qual gps devo usar.. o GPS do MFD ou o do tornado?
outra coisa que pensei é que como tenho 2 câmeras no meu aero eu poderia deixar o OSD do MFD em uma cam e o tornado em outra..
ai quando eu mudo no switch de cam ele me mostra em cada cam um OSD diferente..
vc teria um esquema de ligação com o tornado?
obrigado
Marcelo “Cmte. Fox” disse:
Fala Israel, bom dia
Boa sorte
Israel Cunha disse:
Olá bom dia.
- setembro 17, 2015 às 1:39 am
Amigos consegui testar bem minha antena apenas esse final de semana e a principio funcionou bem. O que aconteceu foi que eventualmente a antena perdia conexao com o aviao mas a imagem perfeita e quato mais distante mais constantes as perdas de conexao mas em seguida questao de 1 seg ja voltava. Alguem sabe me dizer se isso eh normal?- outubro 13, 2015 às 12:53 pm
pessoal, estou adquirindo um MFD usada da primeira versão que foi fabricada ..Voces acham que compensa ?
- Você deve fazer login para responder a este tópico.