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- dezembro 25, 2011 às 3:44 pm
ATUALIZANDO PARA REVIEW E TUTORIAL COM MANUAL EM PT
Bom pessoal, resolví criar esse tópico para destrinchar o sistema AAT My Fly Dream de cabo a rabo.
Quero agregar o máximo de informações técnicas possíveis sobre esse dispositivo, que já existe a uns 2 anos porém pouco difundido. Confesso que adiquiri esse produto “no escuro”, e com poucas informações sobre o mesmo. Após pesquisar muito sobre ele nos forums internacionais, encontrei algumas informações que acho necessárias divulgar com os colegas do forum. Infelizmente poucas pessoas possuem esse dispositivo no Brasil, e os poucos que tem, ainda estão apanhando ou levando um baile, assim como eu.
Graças a ajuda técnica do nosso amigo Marcelo Gonzalez, consegui ver meu equipamento funcionando. Vale lembrar e confessar, que esse equipamento tem algumas pequenas falhas mecânicas (irei explicar mais a frente), e de software também, mas nada que desabone o produto. Além do que, o fabricante oferece atualizações constantes em seu site.
Vamos lá ?
Esse sistema é um Tracker de Antena completo, que permite a utilização com outros sistemas de OSD. Uma proposta atraente para os que querem fugir da Eagle Tree (Eagle Eyes), que acaba ficando amarrado a todos os seus opcianais e não são nada enconta.
Resumidamente falando, ele funciona assim: Você utiliza um sistema de OSD próprio do MyFlyDream (U$45,00 mas vem junto do sistema de antena completo) dentro do seu avião, esse OSD chamado de TeleFly OSD, converte a informação de dados do GPS em um sinal de audio, esse, que enviado ao receptor junto do Tracker, faz com que a antena localize o aviao em movimento garantindo o melhor sinal de video. Esse OSD pode ser usado como OSD padrão conectado com um GPS e uma placa de sensor de corrente (opcional) e conta com um funcionamento simples e eficaz suas informações lembram o modelo concorrente Easy Ciclops. Mas para que a comunicação entre o avião e o tracker seja boa você nao pode utilzar nenhum outro recurso no canal de audio do TX como por exemplo um microfone. Caso você possua um sistema de OSD com piloto automatico, e não quer abrir mão, não tem problema, pois basta ligar o TeleFly OSD ao seu piloto automatico, e voce consegue ter a função de tracker (Essa foi a grande sacada).
O Tracker vem prontinho para você instalar em um tripé comum, nao precisa mudar ou adaptar nada. A antena é facilmente fixada no mecanismo de movimentação, sem stress. Junto com o Tracker tem um outro dispositivo chamado de AAT Driver. Esse cara que faz a leitura dos dados dentro do sinal de audio recebido, e manda o tracker se movimentar.
O Tracker composto por 2 servos monstros, um para girar o tracker 360 graus sem fim de curso, e outro para elevar a antena (até 1kg). Nesse mecanismo de elevação, fui obrigado a desmonta-lo e agregar uma arruela de nylon para eliminar folgas que acabavam ocasionando uma vibração do servo de elevação (FAIL).
Com todo sistema montado corretamente OSD + GPS + Sensor de Corrente (no avião), e Antena Tracker + Antena + AAT Driver + Receptor + Bateria + Tripé (na estação de solo). O funcionamento é bem fácil, seguindo o manual facilemente é possivel ver o funcionamento. Alguma calibração será necessária, pois todos os colegas que tem tal sistema se queixam de uma variação de mais ou menos 10 a 15 graus de erro no movimento lateral. Acredito que essa variação nao será um problema para quem utiliza uma antena patch com angulo de 60° de trabalho.
Quem quizer perguntar e discutir sobre o sistema, bora lá !
A propósito, estou anexando 2 manuais que do sistema que traduzi para o portugues.
AAT MyflyDream Automatic Antenna Tracker from MARCELO VAZ SABIO on Vimeo.
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- outubro 13, 2015 às 1:43 pm
Fabricio se eu nao me engando essa que o Fox fez o tutorial é a V1 e pelos comentarios dele é mt boa a minha é a V3 e é show de bola.- outubro 13, 2015 às 2:08 pm
Breno,voce sabe a diferença da sua v3 pra v1?- outubro 13, 2015 às 2:16 pm
Das 5 versoes que tem a unica diferenca que eu sei é que a 5 transmite por video as coordenadas.- outubro 13, 2015 às 2:21 pm
valeu Breno pelas informaçoes.
a que estou comprando não tem o usb de atualização .
queria saber do Fox se a V1 é atualizável o firmware.
abçs!
- outubro 13, 2015 às 2:50 pm
no video do Fox , a antena não estava rastreando direito não, e com um pequeno obstáculo ela perdeu totalmente o rumo.
- outubro 13, 2015 às 2:52 pm
a minha intenção era usa-la num drone , em obstaculos com uma direcional apontando pra ele,mas pelo visto não vai funcionar pra este fim.
- outubro 13, 2015 às 6:17 pm
Olá amigos,
Pela experiência que adquiri usando a antena tracker da MFD, pude concluir que para ter sucesso, é importantíssimo ter um bom conjunto de VTX + VRX + Antenas de qualidade….se o conjunto for bom, vai funcionar numa boa.
Realmente a diferença da versão 5 para as demais é que ela é capaz de decodificar as coordenadas pelo canal de video….isso aumenta MUITO a confiabilidade.
Mesmo tendo as versões antigas, vai funcionar muito bem…pode procurar no Youtube e verá que é um excelente equipamento. Obstáculos só atrapalham se você não tiver um conjunto bom…..pois parte da premissa de que precisa de sinal bom de video para que a tracker não perca o sinal.
Abraços.
- outubro 13, 2015 às 6:57 pm
Então Leandro , o que você colocou é meio esquisito, porque a AAT é justamente pra você não perder o sinal do tx, e por outro lado, sem sinal do tx a antena não funciona.O ideal seria uma antena que rastreia pelo gps , independente de sinal do transmissor, porque desta forma poderíamos estar em qualquer lugar que ela continuaria apontada.
- outubro 13, 2015 às 7:45 pm
Fabricio,
O que eu escrevi faz todo o sentido….se vc tem um conjunto de transmissor e receptor com boas antenas, o sinal codificado para a AAT vai ser mais limpo e a antena vai “trackear” sem problemas.
Não existe equipamento no mercado que faça o rastreio do modelo como vc esta imaginando (só pelo GPS), pois como o modelo irá mandar as coordenadas para a Ground Station?
O TeleflyOSD que vem com a AAT pega o sinal do GPS acoplado no modelo, codifica em sinal de modem (isso mesmo) e envia para a AAT via canal de Audio do VTX…..logo, obviamente o conjunto VTX / VRX e Antenas faz toda a diferença.
Se você quer um equipamento que faça o tracking mesmo com obstáculos, da mesma forma vai precisar de um conjunto bom…de preferência uma frequência que tenha bastante “penetração”, por exemplo 900mhz.
Abraços.
- outubro 13, 2015 às 9:06 pm
Leandro aproveitando a oportunidade, uso a v3 com lawmate de 1w e o tacker bipa (perde pacotes) durante o voo mas logo volta. A sua acontece isso tb?
- outubro 13, 2015 às 9:14 pm
Breno,
A minha acontecia isso…para mitigar isso eu instalei um capacitor de 33pf no meu Lawmate e resolveu.
Acredito que já tenhamos nos falado via Whattsapp, não ?Abraços.
Breno Rockenbach de Almeida disse:
Leandro aproveitando a oportunidade, uso a v3 com lawmate de 1w e o tacker bipa (perde pacotes) durante o voo mas logo volta. A sua acontece isso tb?
- outubro 13, 2015 às 10:07 pm
Pode ser que seja sim hehehe é que no meu celular seu nome ta AAT kkkk….
- outubro 13, 2015 às 10:09 pm
kkkkkkkkkkkk
Entendi. Enfim, se não resolver com o capacitor, tenta trocar de VTX.
Abraços.
Breno Rockenbach de Almeida disse:
Pode ser que seja sim hehehe é que no meu celular seu nome ta AAT kkkk….
- outubro 15, 2015 às 10:57 pm
alguém consegui acessar o modo trim ?
- outubro 16, 2015 às 1:07 am
Eu consigo dessa maneira;
1. Segure o botão “CAL” no Rastreador enquanto liga, depois de ligado, solte o botão “CAL”. Você já acessou o modo TRIM.
2. Durante o vôo pressione “CAL”. Ou “Norte” botão para cortar para a esquerda ou direita até o rastreador estar apontado corretamente para o avião. Também será possível cortar, se você entrar no modo de teste.
3. Pressione o botão “Off-line” para salvar e sair do modo Trim.
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