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- dezembro 25, 2011 às 3:44 pm
ATUALIZANDO PARA REVIEW E TUTORIAL COM MANUAL EM PT
Bom pessoal, resolví criar esse tópico para destrinchar o sistema AAT My Fly Dream de cabo a rabo.
Quero agregar o máximo de informações técnicas possíveis sobre esse dispositivo, que já existe a uns 2 anos porém pouco difundido. Confesso que adiquiri esse produto “no escuro”, e com poucas informações sobre o mesmo. Após pesquisar muito sobre ele nos forums internacionais, encontrei algumas informações que acho necessárias divulgar com os colegas do forum. Infelizmente poucas pessoas possuem esse dispositivo no Brasil, e os poucos que tem, ainda estão apanhando ou levando um baile, assim como eu.
Graças a ajuda técnica do nosso amigo Marcelo Gonzalez, consegui ver meu equipamento funcionando. Vale lembrar e confessar, que esse equipamento tem algumas pequenas falhas mecânicas (irei explicar mais a frente), e de software também, mas nada que desabone o produto. Além do que, o fabricante oferece atualizações constantes em seu site.
Vamos lá ?
Esse sistema é um Tracker de Antena completo, que permite a utilização com outros sistemas de OSD. Uma proposta atraente para os que querem fugir da Eagle Tree (Eagle Eyes), que acaba ficando amarrado a todos os seus opcianais e não são nada enconta.
Resumidamente falando, ele funciona assim: Você utiliza um sistema de OSD próprio do MyFlyDream (U$45,00 mas vem junto do sistema de antena completo) dentro do seu avião, esse OSD chamado de TeleFly OSD, converte a informação de dados do GPS em um sinal de audio, esse, que enviado ao receptor junto do Tracker, faz com que a antena localize o aviao em movimento garantindo o melhor sinal de video. Esse OSD pode ser usado como OSD padrão conectado com um GPS e uma placa de sensor de corrente (opcional) e conta com um funcionamento simples e eficaz suas informações lembram o modelo concorrente Easy Ciclops. Mas para que a comunicação entre o avião e o tracker seja boa você nao pode utilzar nenhum outro recurso no canal de audio do TX como por exemplo um microfone. Caso você possua um sistema de OSD com piloto automatico, e não quer abrir mão, não tem problema, pois basta ligar o TeleFly OSD ao seu piloto automatico, e voce consegue ter a função de tracker (Essa foi a grande sacada).
O Tracker vem prontinho para você instalar em um tripé comum, nao precisa mudar ou adaptar nada. A antena é facilmente fixada no mecanismo de movimentação, sem stress. Junto com o Tracker tem um outro dispositivo chamado de AAT Driver. Esse cara que faz a leitura dos dados dentro do sinal de audio recebido, e manda o tracker se movimentar.
O Tracker composto por 2 servos monstros, um para girar o tracker 360 graus sem fim de curso, e outro para elevar a antena (até 1kg). Nesse mecanismo de elevação, fui obrigado a desmonta-lo e agregar uma arruela de nylon para eliminar folgas que acabavam ocasionando uma vibração do servo de elevação (FAIL).
Com todo sistema montado corretamente OSD + GPS + Sensor de Corrente (no avião), e Antena Tracker + Antena + AAT Driver + Receptor + Bateria + Tripé (na estação de solo). O funcionamento é bem fácil, seguindo o manual facilemente é possivel ver o funcionamento. Alguma calibração será necessária, pois todos os colegas que tem tal sistema se queixam de uma variação de mais ou menos 10 a 15 graus de erro no movimento lateral. Acredito que essa variação nao será um problema para quem utiliza uma antena patch com angulo de 60° de trabalho.
Quem quizer perguntar e discutir sobre o sistema, bora lá !
A propósito, estou anexando 2 manuais que do sistema que traduzi para o portugues.
AAT MyflyDream Automatic Antenna Tracker from MARCELO VAZ SABIO on Vimeo.
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- outubro 16, 2015 às 1:11 am
Um colega de outro forum fez esse resumão. Só uso ele em campo, segue em anexo.
- outubro 16, 2015 às 9:28 am
não funcionou..deve ser minha versão antiga.
segurei o cal e liguei a bateria, após isto ela começa a girar fazendo a calibração.
- outubro 16, 2015 às 1:52 pm
De duas uma, ou sua mfd não tem essa opção ou esta danificada. Por exemplo o botão HOME da AAT simplesmente parou de funcionar não consigo mais fazer as calibrações de pan tilt, mas aparentemente não influenciou em nada pois o apontamento esta correto, só tive que fazer uma trimagem poi a antena estava sempre apontando para a esquerda do aero. O que talvez de para você fazer é comprar um AAT Driver que se na o me engano o Leandro tem um a venda. Mas tem que confirmar se um AAT Driver mais atual funciona com sua tracker V1.
- outubro 19, 2015 às 12:33 pm
fiz um teste domingo e a MFD V1 está muito imprecisa, nas vezes ela até vira pro lado contrario ao aviao.
durante o setup de calibração, de acordo com o video da fabricante, ela responde bem a todas as etapas do setup…Mas quando vai pros testes fica maluca.
- outubro 19, 2015 às 12:40 pm
o negocio é partir pra uma arkbird AAT.
- outubro 19, 2015 às 12:44 pm
Sera que não esta perdendo satélites ou ate mesmo a tensão da AAT, pq a minha uma vez que as baterias da tracker estavam baixa a AAT reiniciou e começou a rastrear para o lado contrario que estava o aero. Você esta setando o HOME no telefly com o o aero próximo a antena? Quando você seta o HOME e antena bipa?
- outubro 19, 2015 às 12:48 pm
não esta perdendo satélites..fica em media de 8 a 10 sat.
bateria cheia
home set perfeito..a antena bipa sim.
dever ser defeito mesmo.
cada hora ela apontra para um lado diferente.
- outubro 19, 2015 às 12:50 pm
- outubro 19, 2015 às 12:52 pm
inclusive removi o microfone do tx,conforme o manual pede.
- outubro 19, 2015 às 12:55 pm
Exatamente essa calibração que fiz e funcionou perfeitamente. Mas o vendedor falou que ela funcionava normal?
- outubro 19, 2015 às 12:55 pm
Fabricio,
Se possível, você consegue fazer um vídeo de como sua antena esta se comportando e postar aqui o link?
A minha apresentou um problema similar, quando mal calibrada. Primeiro passo: Sempre resete a configuração dela (Offline + cal + north)…..depois faço a calibração Hard Iron….e depois testo a calibragem do servo PAN.
Toda calibragem deve ser feita na pista ou no local que vc vai voar….e durante a calibragem a antena não pode estar perto de materiais condutores, celulares, ferros, etc, pois tudo isso afeta o magnetômetro da mesma.
Abraços.
- outubro 19, 2015 às 12:56 pm
Eu ia compra-la, mas peguei pra testar primeiro antes de fechar o negocio.
- outubro 19, 2015 às 12:57 pm
Esse negocio de celular ai é fato, quando o meu celular fica perto da antena ela pira total hehehe….
- outubro 19, 2015 às 1:00 pm
blz. Sábado que vem faço um novo teste e um video.
valeu pela ajuda.
- outubro 29, 2015 às 12:12 am
no aguardo, pois o sofrimento esta grande!
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