› Fóruns › Equipamentos › Micro FPV – micro-quad + downlink 5.8GHz
- Este tópico está vazio.
- janeiro 7, 2013 às 11:43 am
[Atualização 20/05/2013] A idéia iniciou com base nos equipamentos descritos abaixo, mas mudou conforme a necessidade de ajustes se apresentava. Todos os ítens do projeto final podem ser encontrados ao longo do post.
O micro-helicóptero FBL100 foi substituído por um micro-quadricóptero inicialmente por problemas com o equipamento, não relacionados ao FPV. A troca, porém, mostrou-se extremamente desejável, embora não obrigatórioa.
O link de 1.2GHz foi substituído pois devido às dimensões do projeto seria praticamente impossível adaptar um filtro passa-baixa para evitar interferências de harmônicas no rádio 2.4GHz. Adotou-se então um de 5.8GHz, que funcionou perfeitamente.
[Início do 1o. post original]
Quando decidi que iria retomar a prática de FPV a principal mudança em relação ao equipamento que eu tinha antes foi a troca do sistema de 900MHz por outro da Lawmate operando na faixa de 1.2/1.3GHz. O motivo disso foi um site que encontrei que vende equipamentos para micro-fpv, e dentre todas as opções de combinações, esta frequência me permitiria utilizar a ground station tanto para voar o FPV padrão quanto o micro.
Na maioria dos casos (sei lá porque) esses equipamentos funcionam em 2.4 ou 5.8GHz, no entanto encontrei um intitulado “WORLD’s First 1S LiPo 1280 mHz AV Transmitter”. Preço??? U$34,00. Comprei.
http://fpvhobby.com/128-3-5-volt-10mw-13mhz-tx.htmlSpecifications:
· Nominal output impedance: 50 ohms
· Operating Voltage 3.3 volts – 5.5 volts DC
· Consumption Current 35 mAh
· Video input voltage
· 75-ohm impedance: 1Vp-p
· Audio input voltage
· 10k ohm impedance: 1Vp-p
· Sub carrier frequency: 6.5MHz
· Operation temperature: -10 to 40 degrees Celsius
· Storage temperature: -40 to 80 degrees Celsius
· Operating humidity: 20 to 80%Também ia precisar de uma câmera igualmente leve e optei por esta de mísero 1g.
http://fpvhobby.com/83-1-gram-nano-camera.htmlSpecification :
Sensor :1/3 CMOS
NTSC : 658×496 pixels
Horizontal resolution : 520 TVL
Night vision of 0.01 Lux/F2.0
Lens :0.5mm F2.0
Wiev angle : 55 °(horizontal)
Dimensions : 9 x 9 x 11 mm
Voltage : DC3.2-5V
Cururrent : 60 mA
Weight : 1 gramPedi também uma lente com ângulo de abertura maior para ela
http://fpvhobby.com/138-wide-angle-lens-for-nano-camera.htmlE por último, vi uns posts no RCGroups de gente que reclamou de interferência do motor do heli no vídeo e teve que usar um regulador de tensão pra não ter que usar 2 baterias. Por via das dúvidas, já que era barato, comprei também um micro-regulador de tensão.
http://www.pololu.com/catalog/product/798Dimensions
Size: 0.5″ x 0.33″ x 0.15″
Weight: 0.6 g
Maximum output current: 200 mAh
Default output voltage: 5 VOnde isso vai ser montado? No meu Turnigy FBL 100!
Aqui um vídeo de um setup parecido, mas montado em um Walkera Mini CP
http://www.youtube.com/watch?v=QtL2kqQhEfAEra isso, assim que o equipamento começar a chegar dou continuidade no tópico.
- Replies
-
- maio 15, 2013 às 11:02 am
Olha, no site eles tem um vídeo mostrando um cara conseguindo 3km. Nada mal prum vtx de 10mW. Só teria que saber as condições e as antenas utilizadas.- maio 16, 2013 às 4:56 pm
Gurizada, chegou o Ladybird, já deu pra brincar um pouco aqui no escritório, e acho que o caminho é esse mesmo.
Muito estável e com potência de sobra para um pesinho extra (acho). Já capei fora aquela joaninha de cima, o que economiza algum peso para repor em carga de FPV 🙂
Hoje a noite vai ser das boas!
- maio 16, 2013 às 5:15 pm
O legal é que por baixo dessa carenagem babaca tem um framezinho em sanduiches, de modo que posso adicionar um andarzinho para comportar o vTX.
Muito estável e com potência de sobra para um pesinho extra (acho). Já capei fora aquela joaninha de cima, o que economiza algum peso para repor em carga de FPV 🙂
Gostei tanto que já encomendei um Hubsan X4 também. U$36,98 com entrega grátis!
Hoje a noite vai ser das boas!
- maio 16, 2013 às 8:39 pm
Esse Ladybird não tem estabilizador de altitude, mas ele obedece teus comandos. Se tu estabilizar e largar o rádio, ele praticamente vai manter a altitude, mas claro que não vai ficar ali indefinidamente, sempre vai ter uma tendência de subir ou de descer. Assim que der providencio um videozinho.
- maio 16, 2013 às 8:48 pm
olá rafael, eu vi que na mesma loja tem um que ja vem com camera. nao seria mais vantagem…
basta colocar um tx de 5.8 e pronto…
- maio 17, 2013 às 3:09 pm
romel, esse aí é um V959, bem maior que o meu pequeno Ladybird. Quanto a camera, eu ja tenho uma de 1g, e tb tenho esse receptor de 5.8ghz, hehehehhe. dá uma olhada no topico 😉
Vinicius, esse negócio aí é pequeno pacas!!!!! Parece um inseto do lado do Ladybird, que já é pequeno pacas!!!!!
- maio 18, 2013 às 7:16 pm
Bom gurizada,
o projeto começou com um FBL100 e um link de 1.2GHz e acabou com um micro quad e um link de 5.8GHz.
Mas ficou um espetáculo!
Eu infelizmente ainda não sei como gravar um vídeo do link, mas segue umas fotos do quad.
Num equipamento deste tamanho não dá pra pensar muito em acabamento, portanto tudo se resume a duas placas (o transmissor de vídeo e um regulador de tensão para isolar os circuitos) fixadas com finas faixas de fita isolante, e um suporte de balsa super macia para a câmera.
Depois irei gravar com o celular um vídeo dele voando.
ali atrás está o regulador da Polulu. Minúsculo
E aqui o vTX de 5.8GHz e 3g. E ainda dá pra escolher canal, kkkkkk
- maio 18, 2013 às 8:42 pm
- maio 18, 2013 às 10:03 pm
Um videozinho do vôo dele ao ar livre.
3 considerações
– Eu estava trapaceando. Ainda não consigo voar só em primeira pessoa, então acompanho um pouco pelo óculos e um pouco por baixo dele
– Vejam que ele está com uma tendência para a esquerda. O local onde liguei ele não estava totalmente plano. Bastaria reiniciar.
– Tinha um pouco de vento, mas o negocinho segura a onda tranquilo. Gostei.- maio 18, 2013 às 10:07 pm
Mencionei que a imagem não tem interferência alguma? hehehe. Amanhã acho q consigo postar um vídeo dele.
- maio 19, 2013 às 3:11 am
Tópico destacado!- maio 19, 2013 às 6:30 pm
rapaz o negocio ficou show…
parabéns, agora só falta o video para agente ver como fica em primeira pessoa…
Rafael Ritter disse:
Um videozinho do vôo dele ao ar livre.
3 considerações
– Eu estava trapaceando. Ainda não consigo voar só em primeira pessoa, então acompanho um pouco pelo óculos e um pouco por baixo dele
– Vejam que ele está com uma tendência para a esquerda. O local onde liguei ele não estava totalmente plano. Bastaria reiniciar.
– Tinha um pouco de vento, mas o negocinho segura a onda tranquilo. Gostei.- maio 19, 2013 às 10:46 pm
Taí o vídeo então. Consegui gravar antes da chuva.
O gravador de vídeo é uma porcaria da JXD, então não ficou lá essas coisas a qualidade.
O terreno aqui tem 3 níveis, um um pouco mais baixo que o outro, e a antena foi posicionada no mais alto, próximo à casa. Isso gerou alguns ruídos na imagem quando o quad voava no mesmo nível ou abaixo, mas dá para perceber que não há qualquer interferência da eletrônica do quad no link de vídeo.
O próximo passo agora é testar o alcance. Minha anteninha patch 5.8GHz tá a caminho, mas o limite do rádio é de uns 150m.
Não dá pra exigir muito mais do que isso deste equipamento, portanto considero o projeto encerrado, e um sucesso 🙂
Em breve pensarei em alguma outra viagem para colocar em prática. Valeu a quem acompanhou o tópico.
- maio 20, 2013 às 2:14 am
Fantástico!
Abraços à Vó Lorena… 🙂
- maio 20, 2013 às 11:36 am
Obrigado Vinicius, obrigado Marcelo por ter destacado o tópico. Mauricio, essa é a parte difícil. Eu já tinha percebido com o FBL100 também. É difícil perceber o nível de deslocamento do quad através dos óculos, assim como é difícil calcular a quantidade de comando necessária à correção. Qualquer hora vou testar a lente original da câmera, que tem um ângulo de abertura menor, mas creio que vai ficar até pior. O que pretendo agora é fazer alguns testes de alcance ao ar livre mesmo 🙂
- Você deve fazer login para responder a este tópico.