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- janeiro 7, 2013 às 11:43 am
[Atualização 20/05/2013] A idéia iniciou com base nos equipamentos descritos abaixo, mas mudou conforme a necessidade de ajustes se apresentava. Todos os ítens do projeto final podem ser encontrados ao longo do post.
O micro-helicóptero FBL100 foi substituído por um micro-quadricóptero inicialmente por problemas com o equipamento, não relacionados ao FPV. A troca, porém, mostrou-se extremamente desejável, embora não obrigatórioa.
O link de 1.2GHz foi substituído pois devido às dimensões do projeto seria praticamente impossível adaptar um filtro passa-baixa para evitar interferências de harmônicas no rádio 2.4GHz. Adotou-se então um de 5.8GHz, que funcionou perfeitamente.
[Início do 1o. post original]
Quando decidi que iria retomar a prática de FPV a principal mudança em relação ao equipamento que eu tinha antes foi a troca do sistema de 900MHz por outro da Lawmate operando na faixa de 1.2/1.3GHz. O motivo disso foi um site que encontrei que vende equipamentos para micro-fpv, e dentre todas as opções de combinações, esta frequência me permitiria utilizar a ground station tanto para voar o FPV padrão quanto o micro.
Na maioria dos casos (sei lá porque) esses equipamentos funcionam em 2.4 ou 5.8GHz, no entanto encontrei um intitulado “WORLD’s First 1S LiPo 1280 mHz AV Transmitter”. Preço??? U$34,00. Comprei.
http://fpvhobby.com/128-3-5-volt-10mw-13mhz-tx.htmlSpecifications:
· Nominal output impedance: 50 ohms
· Operating Voltage 3.3 volts – 5.5 volts DC
· Consumption Current 35 mAh
· Video input voltage
· 75-ohm impedance: 1Vp-p
· Audio input voltage
· 10k ohm impedance: 1Vp-p
· Sub carrier frequency: 6.5MHz
· Operation temperature: -10 to 40 degrees Celsius
· Storage temperature: -40 to 80 degrees Celsius
· Operating humidity: 20 to 80%Também ia precisar de uma câmera igualmente leve e optei por esta de mísero 1g.
http://fpvhobby.com/83-1-gram-nano-camera.htmlSpecification :
Sensor :1/3 CMOS
NTSC : 658×496 pixels
Horizontal resolution : 520 TVL
Night vision of 0.01 Lux/F2.0
Lens :0.5mm F2.0
Wiev angle : 55 °(horizontal)
Dimensions : 9 x 9 x 11 mm
Voltage : DC3.2-5V
Cururrent : 60 mA
Weight : 1 gramPedi também uma lente com ângulo de abertura maior para ela
http://fpvhobby.com/138-wide-angle-lens-for-nano-camera.htmlE por último, vi uns posts no RCGroups de gente que reclamou de interferência do motor do heli no vídeo e teve que usar um regulador de tensão pra não ter que usar 2 baterias. Por via das dúvidas, já que era barato, comprei também um micro-regulador de tensão.
http://www.pololu.com/catalog/product/798Dimensions
Size: 0.5″ x 0.33″ x 0.15″
Weight: 0.6 g
Maximum output current: 200 mAh
Default output voltage: 5 VOnde isso vai ser montado? No meu Turnigy FBL 100!
Aqui um vídeo de um setup parecido, mas montado em um Walkera Mini CP
http://www.youtube.com/watch?v=QtL2kqQhEfAEra isso, assim que o equipamento começar a chegar dou continuidade no tópico.
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- maio 20, 2013 às 10:17 pm
cara, muito bom. e a qualidade do video está muito boa…
barabéns
- maio 23, 2013 às 12:08 pm
Ontem fui à casa dos meus pais e finalmente consegui fazer um vôo totalmente em primeira pessoa ao ar livre. Me sinto totalmente recompensado pelo tempo investido em pesquisa, varrendo lojas atrás dos equipamentos certos para não jogar dinheiro fora e tentando encaixar tudo dentro do orçamento apertado.
A saga começou em Novembro do ano passado, e passados 7 meses, posso dizer que quem adquirir este equipamento e montar tudo direitinho terá à sua disposição uma plataforam para FPV casual fantástica.
O Walkera Ladybird V2 ficou ótimo, já que tem bastante potência, além de um tempo de vôo aceitável de 7 a 8 minutos. Os motores são brushed, então ainda tem que ver qual será a vida útil dos mesmos.
Indepenente disso, como é uma plataforma muuuuuito barata, dá até pra pedir outro para quando esse cansar. Ou então seguir evoluindo o projeto e migrar futuramente para algum micro-quad brushless,
Ou até mesmo migrar do Ladybird V2 para o Ladybird V1. A saber, o V2 é uma versão barata do V1. O V1 tem giroscópio de 6 eixos (ao invés dos 3 do V2) e ascelerômetro (que o V2 não tem).
No feriado irei para a praia, e espero algum dia bom para voar na beira da praia. Apenas tenho que pensar em alguma forma de protegê-lo. Talvez filme plástico daqueles para embalar comida.
- maio 23, 2013 às 3:58 pm
Rafael, para evitar erros de interpretação, corrigi as informações na sua mensagem anterior.
- junho 14, 2013 às 4:57 am
Muito bom em Rafael, cai de paraquedas aqui mais gostei muito, li todo o tópico,…esse seu projeto
pela simplicidade, praticidade e sucesso vai ser minha “alavancada” inicial para voltar ao FPV…
show, parabéns.
- junho 20, 2013 às 2:17 pm
Obrigado Edu.
Após algumas semanas voando com o LadyBird, gostaria de fazer uma consideração a respeito da plataforma e verificar se podem me auxiliar com um ponto.
1. Plataforma: o LadyBird V2, apesar de atender perfeitamente as exigências para o projeto (motores fortes para carregar o peso extra, boa autonomia e espaço para colocar baterias maiores) sofre um pouco com a estabilidade por contar com giroscópio de 3 eixos e ser desprovido de acelerômetro. Testei o Hubsan X4, o qual também é usado para este tipo de projeto e posso afirmar que, apesar de menor e menos potente, é uma opção muito mais estável por contar com um giroscópio de 6 eixos. Outra opção, a qual devo adotar em breve, é o LadyBird V1.
2. Antena: o ponto mais complicado deste projeto, na minha opinião, ficou sendo o alcance do vTX. Não cheguei a medir mas degrada muito rápido. Vi alguns projetos como este abaixo, de gente usando antenas CL ou SpiroNet com peso bastante aliviado, e então gostaria de saber se alguém se habilitaria a orçar e confeccionar para mim uma pequna CL com peso inferior a 1g para dar continuidade a este projeto.
Sem dúvidas é um desafio, mas servirá para que outras pessoas que por ventura se aventurarem a projetos semelhantes não acabem deixando de lado seus equipamentos por conta deste detalhe.
- junho 26, 2013 às 4:35 pm
Bom gurizada, a questão das antenas eu vou resolver. Queria deixar um último recado.
Sabe quando tu compra um aeromodelo de uma marca e acha que é maravilhoso por conseguir pilotá-lo, mas ignora que existem opções muito melhores? É isso que ocorre entre o Walkera Ladybird V2 e o Hubsan X4.
No último final de semana tive a oportunidade de fazer vôos indoor e outdoor com o novo frame que fiz em compensado, com toda eletrônica do Hubsan X4. É gritante a diferença. Com o Ladybird V2 voar dentro de casa era impossível, e na rua tinha que evitar espaços apertados.
Agora com o X4 finalmente consegui aparar as arestas. Seguem 2 vídeos para explicar o que quero dizer.
Andei lendo que teve gente que colocou a controladora do X4 no frame do Ladybird, que é maior, e obteve resultados ainda melhores. Vamos ver, quem sabe fica para um próximo upgrade 🙂
Vôo outdoor
Vôo indoor
- junho 27, 2013 às 3:50 pm
Atualização:
Ontem testei uma bateria 1S de 400mAH e com isso consegui incrementar a autonomia máxima de 6 para 8 minutos.
Também chegou uma anteninha patch e com ela o link do rádio passou a acabar antes que o link de vídeo. hehehe
O próximo passo é instalar um booster no rádio do X4 e aí vou ter FPV para uns 200m fácil 🙂
- junho 27, 2013 às 5:09 pm
Muito legal, parabéns pelo projeto
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