Minha experiência com o Ardupilot

Fóruns Equipamentos Minha experiência com o Ardupilot

  • Este tópico está vazio.
  • Post
    olympio neto
    Membro
    none

    Olá pessoal.

    Paz no coração.

    Gostaria de compartilhar minhas impressões sobre o Arduino Pilot Mega 2 (APM2).

    Primeiramente algumas fotos:

    Eu sei. Está feio pra chuchu.

    Mas a verdade é que ainda sim está funcionando.

    Tem um vídeo no youtube que é mais ou menos assim: dez razões para você começar a usar um piloto automático em um avião de isopor bem barato.

    No vídeo o camarada “lenha” aprendendo a usar todas as funções do dispositivo.

    Por hora já consegui:

    1-Usar o modo FLY BY WIRE;

    2-Usar o modo Loiter (uma espera sobre a exata coordenada que o aero sobrevoava quando esse modo foi acionado);

    3-Usar o modo RTL (retorno para a coordenada onde o sistema foi inicializado), o aero sobe ou desce para a altura que você selecionou via software.

    Experiência de compra:

    O APM2 é vendido pela webstore do DIYDRONES.

    A loja fica nos EUA.

    A compra foi fechada no dia 05/07/12, a loja postou no dia 24/07/12 e a FEDEX entregou em casa no dia 30/07/12.

    A FEDEX desembarcou o produto em Campinas SP e recolheu todas as taxas (60% + ICMS + tarifa de desembaraço), resumindo paguei o aquivalente a 85% do valor final (produto mais frete).

    Na web store não encontrei opção de transporte sem ser FEDEX.

    O valor final está bem próximo da loja nacional.

    Em breve adiciono mais informação.

    Olympio

Visualizando 15 respostas - 31 até 45 (de um total de 100)
  • Replies
    Bebetobn
    Membro
    none

    Será que fazendo um upgrade de antenas você consegue dobrar ou triplicar essa autonomia?

    Desculpe, mas eu acabei de adquirir um equipamento completo da ArduPilot, com objetivo claro de navegar até 10 km de distância; assisti muitos vídeos sobre este equipamento bem como li em muitos fóruns à respeito de mesmo. 

    Agora, leio com indignação que “ele a distância máxima testada” (quero entender, alcançada) foi de 800 metros ! 

    Penso que outros fatores, outras razões, deveriam ser investigadas na questão, pois, o equipamento tem qualidade comprovada em diversos videos no Youtube, com distancias, inclusive, superiores a 20 km. 

    Guto, seria interessante voce esclarecer esta situação, pois, preocupa-me, com certeza, que o equipamento possa sofrer esta privação de distância. 

    olympio neto
    Membro
    none

    Desculpem se me expressei mal.

    Fiz o teste até 800 metros pois a zagi estava sem FPV.

    Para não perdê-la de vista planejei a missão com essa distância.

    São inúmeros fatores envolvidos no enlace de dados da telemetria.

    Não me considero habilitado para fechar a questão do alcance do 3DR.

    A instalação da minha antena não era a ideal (próxima a uma bateria).

    Estou aprendendo e compartilhando ao mesmo tempo.

    Bebeto

    Acho sim que um upgrade de antenas vai ajudar bastante.

    Olympio

    olympio neto
    Membro
    none

    Franco

    O voo com a telemetria foi autônomo (modo AUTO).

    Você conhece o APM2 ?
    Pergunto isso pois alguns já conhecem.

    O APM2 é instalado entre o receptor do aero e os servos/motor.
    Quando em modo manual ele não interfere na pilotagem.
    Quando em modo automático ele assume o controle do aero, passando a cumprir a navegação planejada via software (mission planner) e gravada na memória do APM2.

    Os modos são ligados/ativados via rádio de controle ( ER9X/2.4 GHz).

    Enquanto o aero estiver no range do rádio 2.4 GHz, o APM2 continuará recebendo o comando “MODO AUTO” e continuará cumprindo a missão.

    Caso saia do range do rádio 2.4 GHz, o APM2 identifica isso e aciona o retorno para casa (precisa já ter “setado” essa opção via software).

    A telemetria é possível graças a um modem http://code.google.com/p/ardupilot-mega/wiki/3DRadio

    No meu caso estou usando um laptop para rodar o mission planner e conecto o mesmo ao aero via 3DR radio.

    O conjunto APM2 / 3DR também permite a pilotagem do aero via mission planner.

    Até mesmo um joystick pode ser usado para a pilotagem (isso é assunto para outro tópico).

     

    Quanto ao alcance temos isso:

    “What range can I expect?
    The most common question about a telemetry radio is what range you can get with it. It is also a difficult question to answer, as it depends on so many factors.”

    O restante da explanação está no link já citado acima.

    Continuo voando e avançando aos poucos.

    paz no coração

    Olympio

    Franco Ripoll Leite disse:

    Não entendi, esse voo com telemetria foi autonomo ou manual?

    olympio neto
    Membro
    none

    Guto Santaella

    Sua presença no tópico muito me honra.

    Antes desse voo cheguei a fazer algumas tentativas de configuração do 3DR tanto no mission planner quanto através daquele software dedicado.

    Minhas tentativas foram através do SO linux (ubuntu).

    Vou retomar essa tarefa (configuração do 3DR) e retorno os resultados.

    Gostaria de reafirmar que estou muito satisfeito com o APM2 / mission planner / 3DR.

    Percebo que não explorei nem 0,5 % do potencial desse conjunto.

    Se possível você poderia passar alguma informação sobre o maestro (equipamento necessário para a montagem, etc).

    Até agora não senti necessidade de AT, mas esse acessório pode ser necessário em breve.

    Olympio

    Ufa.. QUE SUSTO ! 

    Rs. Eu tinha certeza do equívoco “de interpretação” da minha parte, quanto à distância. 

    Eu estou aguardando a entrega do meu DG-1000 (prometida a montagem para esta sexta-feira) para embarcar os equipamentos:

    – APM2

    – MiniOSD

    – modem 3DR

    – Kit Airspeed

    – Placa Maestro 

    tudo adquirido na ArduPilot.com.br com nosso amigo Guto ! 

    É questão de dias para eu embarcar tudo e começar aprender usar e ai, ter experiência para trocar e MUITAS DÚVIDAS PARA PERGUNTAR. 

    Forte abraço a todos …. estamos no mesmo barco ! 

    Franco
    Membro
    none

    Agora entendi! Quando eu li: “A zagi permaneceu sob controle pois a mesma ainda estava no alcance do rádio 2.4 GHz.” achei que o voo estava no manual (apesar de que não sei se é possivel pilotar uma asa a 800m de distância sem FPV).

    Na verdade o sinal do radio é só pra selecionar o modo de voo autônomo (waypoint ou RTH). Abraços

    OLYMPIO NETO

    gostaria de saber o que preciso adquirir para automatizar o voo de uma zagi, e baseado no Arduino como você fez.

    Penso em adaptar uma câmera para coletar imagens georeferenciadas, assim como também colocarei sensores de Pressão, Umidade e temperatura. Quero transmitir essas informações para uma tela que estará num raio de 5km da aeronave. Essa telemetria 3DR torna desnecessário o link de vídeo para câmera? O OSD seria conectado no 3DR ou em outro link de video?

    Leandro, 

    vou tentar colocar algumas coisas para voce:

    1. o sistema ArduPilot “trabalha” as coisas absolutamente independentes:

    1.1.  o sistema de telemetria manda e recebe as informações para o ArduPlanner (programa que voce vai usar no seu note, em campo)

    1.2. o sistema de link de video, tem a função de mandar somente o som e a imagem para a terra para voce assistir em um monitor de TV; voce até pode ver a imagem da camera, na tela do ArduPlanner, usando uma placa de captura no note, mas os resultados não são bons … a imagem fica um pouco mais lenta.

    1.3. o sistema de radiocontrole, tem a função de controlar a aeronave, pelo rádiocontrole; uma coisa interessante que, se voce estiver usando o kit de telemetria, voce pode controlar a aeronave tanto pelo rádio quanto pelo computador, porque o sistema de telemetria é fullduplex (manda e recebe sinais dos dois lados – solo e aeronave) e o Arduplanner permite voce mandar comandos para a aeronave e a placa interpreta e executa o comando. Exemplo: voce perde controle do rádio, voce traça uma rota (waypoints) com o mouse e a placa passa controlar para que a aeronave voe na rota determinanda, ou, simplemente dá o comando “RTL – return to launch – voltar de onde decolou” e a aeronave simplesmente volta ! 

    2. Como voce pode ver, o ArduPilot tem uma outra visão, ou seja, ele permite que uma coisa funcione independente da outra e, mais ainda, ele permite, verdadeiramente, uma “navegação assistida e programada”. 

    Espero que isso possa ajudar na sua compreensão. Um abraço. 

    XARÁ

    obrigado pela explicação… aos poucos vou sanando minhas dúvidas

    Quanto ao que seria necessário

    >>APM 2.5

    >>GPS 3DR

    >>Sensores (pitot, umidade, pressão e temperatura)

    >>Telemetria 3DR (433Mhz ou 915Mhz ?)

    obrigado!

    Leandro, 

    no início eu tinha muitas dúvidas e o Guto da Ardupílot Brasil muito pacientemente foi me mostrando o sistema e acabei comprando tudo, mas necessariamente voce não precisa de tudo; vou tentar resumir para voce:

    1 – APM2 -> é a placa controladora do sistema; ela já tem o GPS e estabilizadores (de tres eixos)

    2 – MiniOSD -> voce pode adicionar ao sistema para receber as informações do OSD (velocidade, altitude, carga das baterias, posicionamento do GPS … enfim, tudo que o OSD mostra)

    3 – modem 3DR -> é o modem de telemetria que se comunica com o note e manda informações para ao ArduPlanner, permitindo a navegação assistida, programada e por comando.

    4 – Kit Airspeed -> é um sensor “adicional” que vai te mostrar a velocidade real do vento no local onde a aeronave esta

    5 – Placa Maestro -> em conjunto com o kit de telemetria, ele faz a função de “controlar a antena”, direcionando para apontar a antena sempre para a aeronave, mantendo o direcionamento e melhor sinal.

    olympio neto
    Membro
    none

    Caro Leandro Santos

    Você quer fazer mapas com fotos aéreas?

    Encontrei esse link lá do DIYDRONES: http://diydrones.com/profiles/blog/show?id=705844%3ABlogPost%3A922514&commentId=705844%3AComment%3A923642

    Esse link também trata do assunto: http://diydrones.com/forum/topics/photogrammetry-application?commentId=705844%3AComment%3A731505

    É justamente isso Olympio

    vou dar uma olhada nesse material.

    Parabéns pela iniciativa do tópico, pois era o que realmente buscava.

    Espero trocar mais experiências aqui com vocês.

    Leandro, 

    o Guto da Ardupilot Brasil faz um trabalho interessante sobre “mapeamento” de áreas …. ele faz centenas de fotos e depois elas são unidas em um “mosaico” … fica uma imagem muito perfeita, com uma resolução muito interessante. Não sei exatamente quais são os seus objetivos, mas, vale a pena conferir …. 

    Boa tarde pessoal, seguem umas dúvidas sobre a APM2:

    È possível utilizar apenas o modo auto com uma zagi por exemplo sem a utilização de TX/RX, apenas utilizando telemetria 3DR?

    O sonar aumenta a precisão na hora do pouso por exemplo?

    Essa placa maestro, onde encontro?

    vlw

    Fernando Erthal

Visualizando 15 respostas - 31 até 45 (de um total de 100)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.