› Fóruns › Equipamentos › Minha experiência com o Ardupilot
- Este tópico está vazio.
- agosto 6, 2012 às 12:35 am
Olá pessoal.
Paz no coração.
Gostaria de compartilhar minhas impressões sobre o Arduino Pilot Mega 2 (APM2).
Primeiramente algumas fotos:
Mas a verdade é que ainda sim está funcionando.
Tem um vídeo no youtube que é mais ou menos assim: dez razões para você começar a usar um piloto automático em um avião de isopor bem barato.
No vídeo o camarada “lenha” aprendendo a usar todas as funções do dispositivo.
Por hora já consegui:
1-Usar o modo FLY BY WIRE;
2-Usar o modo Loiter (uma espera sobre a exata coordenada que o aero sobrevoava quando esse modo foi acionado);
3-Usar o modo RTL (retorno para a coordenada onde o sistema foi inicializado), o aero sobe ou desce para a altura que você selecionou via software.
Experiência de compra:
O APM2 é vendido pela webstore do DIYDRONES.
A loja fica nos EUA.
A compra foi fechada no dia 05/07/12, a loja postou no dia 24/07/12 e a FEDEX entregou em casa no dia 30/07/12.
A FEDEX desembarcou o produto em Campinas SP e recolheu todas as taxas (60% + ICMS + tarifa de desembaraço), resumindo paguei o aquivalente a 85% do valor final (produto mais frete).
Na web store não encontrei opção de transporte sem ser FEDEX.
O valor final está bem próximo da loja nacional.
Em breve adiciono mais informação.
Olympio
- Replies
-
- outubro 25, 2012 às 8:42 pm
Fernando….
sim é possível fazer o voo totalmente autônomo desde que seus sensores para auxiliar o pouso estejam bem calibrados. Eu recomendaria o pouso e decolagem assistida com o TX.
Estou prevendo a instalação de sensores de aproximação óptico e/ou ultrassônico para tentar deixar o mais automatizado possível, mas meu TX ainda não está descartado.
- outubro 26, 2012 às 12:52 pm
Obrigado pela resposta Leandro, estou com APM2, Pitot, Telemetria, com sua resposta já estou encomendando o SONAR e OSD. Você colocou sensor optico? qual? ainda estou em duvida se o pitot esta funcionando corretamente, como posso saber?
Bom dia Carlos, bacana cara, também quero comprar a Zephyr 2 da ritewing, achei fantastica e o material parece ser de muito boa qualidade com relação a resistência, estou agora com a APM2 toda configurada, aguardando o primeiro voo numa zagi de 1,2m, quero ainda testar alguns motores pra ver qual fica melhor.
- outubro 26, 2012 às 3:05 pm
vou experimentar o sensor óptico Sharp GP2Y0A710K 100 a 550cm.
Com o APM2 você nem necessitará de OSD, pois o ArduPlanner tem todas as informações na tela do PC.
Quanto ao Pitot não sei lhe informar.
- outubro 27, 2012 às 10:41 pm
diante do exposto por Guto.
também concordo que o voo deve ser assistido pelo piloto, inclusive com pelo menos uma câmera para auxiliar a visão do piloto quando o VANT estiver fora de seu alcance visual.
Ao meu ver a automatização deve ser para auxiliar na coleta de dados e para manter o voo nivelado… mas com o VANT sempre “nas mãos” do piloto.
não vejo a hora de receber minha eletrônica e iniciar a montagem e testes
- outubro 28, 2012 às 4:27 am
Olá!
Finalizei a montagem do meu Skywalker com dois Rx; o Dragonlink para voo manual e RFD900 para voo autônomo.A configuração ficou assim:
– Skywalker v5 1680mm
– Turnigy 3542 1250Kv
– APC 9×6 SF
– ArduPilot Mega 2.0 + IMU Shield / OilPan Rev-H
– RFD900 Long Range Radio – Telemetria
– Vrx / Vtx 1.2GHZ 500mW – Xing-Ling (muito bom!)
– Cam 1/3 XM495 520TVL
– OSD Nova Cyclops
– Mini DVCam Turnigy
– 1x Lipo 4S 5000mAh
– 1x Lipo 4S 4000mAh
– Turnigy 9x + DragonLink
– Goggle? (não definido ainda…), por enquanto laptop 15,4″.Montagem:
Olympio, certamente vc é o principal “culpado” de eu investir tanto no FPV…:-).
Depois que comecei acompanhar esse seu tópico, ver as umagens da sua Zagi lá em Pira, resolvi ir para a APM.
Agora vou começar a testar o arduplane, aprender sobre ele. Se precisar de ajuda, entro em contato, ok?
Um abraço e sucesso!- outubro 28, 2012 às 4:43 pm
Marcelo Gomes
Seu Skywalker está bem legal.
Muito chato o que ocorreu com a camera.
O rádio RFD900 Long Range Radio está funcionando bem?
Pelo que me lembro é um fabricante australiano.
Mande atualizações sobre o conjunto.
Olympio
Marcelo Gomes disse:
Olá!
Finalizei a montagem do meu Skywalker com dois Rx; o Dragonlink para voo manual e RFD900 para voo autônomo.A configuração ficou assim:
– Skywalker v5 1680mm
– Turnigy 3542 1250Kv
– APC 9×6 SF
– ArduPilot Mega 2.0 + IMU Shield / OilPan Rev-H
– RFD900 Long Range Radio – Telemetria
– Vrx / Vtx 1.2GHZ 500mW – Xing-Ling (muito bom!)
– Cam 1/3 XM495 520TVL
– OSD Nova Cyclops
– Mini DVCam Turnigy
– 1x Lipo 4S 5000mAh
– 1x Lipo 4S 4000mAh
– Turnigy 9x + DragonLink
– Goggle? (não definido ainda…), por enquanto laptop 15,4″.Olympio, certamente vc é o principal “culpado” de eu investir tanto no FPV…:-).
Depois que comecei acompanhar esse seu tópico, ver as umagens da sua Zagi lá em Pira, resolvi ir para a APM.
Agora vou começar a testar o arduplane, aprender sobre ele. Se precisar de ajuda, entro em contato, ok?
Um abraço e sucesso!- outubro 28, 2012 às 4:54 pm
Guto Santaella
Essa discussão sobre voo autônomo é muito interessante.
Meus avanços estão lentos.
Hoje devo testar a zagi com FPV e APM 2.0
Uma coisa é certa o APM 2.0 é fantástico.
Estou considerando seriamente a compra de um segundo APM para um multirotor (o orçamento está limitado).
A propósito estou precisando regravar um MinimOSD.
Você pode me dar uma dica?
Olympio
Guto Santaella disse:
Boa noite amigos do Olympio e do FPVBrasil.
Vou pegar carona aqui neste tópico e a titulo de informação passar algumas novidades sobre regulamentação de VANTs que tivemos na última quinta-feira na seminário da MundoGeo com a presença de dois representantes da ANAC:
Não é permitido que um VANT opere de forma 100% automática, sempre é necessária a presença do piloto, que também é responsável pelo vôo e pode intervir a qualquer momento se preciso for.
O presença do piloto nunca está descarta mesmo que o aparelho tenha a capacidade de realizar pouso/decolagem autônomos, explicitamente disseram:”o piloto deve ter um meio de controlar as superfícies de comando da aeronave”, ou seja, enviar comando como Loiter e RTL não alcançam essa obrigação.
O que ficou claro para os presentes foi que o piloto é o responsável pelo voo, ele decide o que fazer, se está ok para voar ou não, em fim, qualquer problema o piloto será responsabilizado, voando automático 100% esse vínculo não existe.
Particularmente como sempre digo, a segurança em primeiro lugar e um sistema RC da melhor qualidade e confiabilidade é um investimento pequeno perto dos potenciais problemas que enfrentamos na prática do voo RC.
Sucesso em vossas montagens e contem com nosso apoio técnico.
…e Olympio, conta mais como andam as coisas…
Abração,
Guto Santaella
- outubro 29, 2012 às 11:56 am
Então pessoal, estou fascinado pelo equipamento, tem um enorme potencial de expansão e utilidades, espero que funcione bem, infelizmente por falta de tempo não consigui testá-lo ainda, estarei adicionando o MiniOSD e MaxSonar para melhorar a precisão e acompanhar melhor o trabalho do equipamento, estou adquirindo esta semana um hexa, e pensando também em breve em adquirir uma nova unidade do ardupillot, caso funcione como eu espero.
abçs
- novembro 3, 2012 às 8:01 pm
Guto Santaella
Esse é meu MinimOSD genérico comprado na http://www.goodluckbuy.com/
Eu realmente tinha um gravador AVR da HK e consegui regravar o bootloader (MinimOSD_20.hex)Liguei o OSD e não recebi sinal de vídeo na tela.
Instalei o ArduCAM OSD Config (For MinimOSD’s Firmware v2.0).
Bem legal o software mas acho que não funciona através do gravador AVR só FTDI Cable.
Conclusão até o momento:
1- Não comprar OSD genérico (parce que está economizando mas acontece uma dessas – informações na tela em mandarim);
2- Vou me concentrar em usar o rádio 3DR e melhorar o ganho das antenas (parâmetros de voo só no note).
3- Comprar o APM 2.5 genérico nem pensar. Já li algumas discusões no DIYDrones sobre placas clone. Resumindo nada bate a qualidade da 3D Robotics.
Olympio
Guto Santaella disse:
Depois é seguir esses passos:
http://code.google.com/p/arducam-osd/downloads/list
Qualquer coisa me escreve…
Guto Santaella
- novembro 5, 2012 às 5:13 pm
Boa tarde pessoal, qual a distância que a telemetria dos 3DR podem chegar? só consigo até uns 60/70 metros, tem como aumentar consideravelmente esta distância?
- novembro 5, 2012 às 5:24 pm
para aumentar a melhor alternativa seria utilizar antenas direcionais ou setorial.
Pelo que li o 3DR permite configurar a potencia, permitindo explorar mais seu potencial.
- novembro 19, 2012 às 12:05 am
Olá pessoal.
Atualizando o tópico.
Hoje a zagi fez uma missão completa de maneira autônoma.
Estou pensando na melhor maneira de fazer um registro em vídeo do voo.
A missão foi preparada no mission planner e gravada no APM2.
Após o APM2 concluir a aquisição do GPS foi só resetar o mesmo, testar os comandos de voo e mudar o modo de voo para automático.
Foram três voos como mesmo perfil, em dois deles (1º e 3º) tão logo o modo automático foi escolhido a zagi já acelerou o motor e foi só liberá-la para a decolagem.
No segundo voo o modo automático não foi reconhecido (nem correndo com o aero para fazer a velocidade ultrapassar os 3 m/s). Fiz a decolagem manual e logo em seguida liguei o modo automático.
A missão era bem simples, alguns pontos a 150 metros de altura, uma órbita de três curvas e uma rota descendente até o alinhamento com a pista.
Assistir o voo com o rádio no chão já era comum, hoje foi a vez de deixá-lo no chão já na decolagem.
O pouso é um capítulo a parte. Você fica alí só acompanhando, instantes antes do pouso o APM2 reduz o motor e mantém o ângulo de ataque em zero graus até o toque.
Bom é isso.
Olympio
- novembro 19, 2012 às 12:15 am
Valeu Guto Santaella.
- novembro 19, 2012 às 12:18 am
muito bom….
aguardaremos ansioso pelo video… parabéns
- novembro 19, 2012 às 1:35 am
Não precisa gravador. Basta usar um cabo USB/serial TTL e gravar o código com o mesmo software usado para ajustar o OSD.
Uso esse mesmo OSD com a placa Crius.
Daqui alguns dias vou fazer um tutorial explicando como fazer tudo funcionar.
olympio neto disse:
Guto Santaella
Esse é meu MinimOSD genérico comprado na http://www.goodluckbuy.com/
Eu realmente tinha um gravador AVR da HK e consegui regravar o bootloader (MinimOSD_20.hex)Liguei o OSD e não recebi sinal de vídeo na tela.
Instalei o ArduCAM OSD Config (For MinimOSD’s Firmware v2.0).
Bem legal o software mas acho que não funciona através do gravador AVR só FTDI Cable.
Conclusão até o momento:
1- Não comprar OSD genérico (parce que está economizando mas acontece uma dessas – informações na tela em mandarim);
2- Vou me concentrar em usar o rádio 3DR e melhorar o ganho das antenas (parâmetros de voo só no note).
3- Comprar o APM 2.5 genérico nem pensar. Já li algumas discusões no DIYDrones sobre placas clone. Resumindo nada bate a qualidade da 3D Robotics.
Olympio
Qualquer coisa me escreve…
Guto Santaella
- Você deve fazer login para responder a este tópico.