Minha experiência com o Ardupilot

Fóruns Equipamentos Minha experiência com o Ardupilot

• Este tópico está vazio.
    Membro
    none

Olá pessoal.

Paz no coração.

Gostaria de compartilhar minhas impressões sobre o Arduino Pilot Mega 2 (APM2).

Primeiramente algumas fotos:

Eu sei. Está feio pra chuchu.

Mas a verdade é que ainda sim está funcionando.

Tem um vídeo no youtube que é mais ou menos assim: dez razões para você começar a usar um piloto automático em um avião de isopor bem barato.

No vídeo o camarada “lenha” aprendendo a usar todas as funções do dispositivo.

Por hora já consegui:

1-Usar o modo FLY BY WIRE;

2-Usar o modo Loiter (uma espera sobre a exata coordenada que o aero sobrevoava quando esse modo foi acionado);

3-Usar o modo RTL (retorno para a coordenada onde o sistema foi inicializado), o aero sobe ou desce para a altura que você selecionou via software.

Experiência de compra:

O APM2 é vendido pela webstore do DIYDRONES.

A loja fica nos EUA.

A compra foi fechada no dia 05/07/12, a loja postou no dia 24/07/12 e a FEDEX entregou em casa no dia 30/07/12.

A FEDEX desembarcou o produto em Campinas SP e recolheu todas as taxas (60% + ICMS + tarifa de desembaraço), resumindo paguei o aquivalente a 85% do valor final (produto mais frete).

Na web store não encontrei opção de transporte sem ser FEDEX.

O valor final está bem próximo da loja nacional.

Em breve adiciono mais informação.

Olympio

Visualizando 15 respostas - 61 até 75 (de um total de 100)
  • Replies

Outro detalhe importante que lembrei agora: minha placa veio com o diodo de entrada invertido. Tive que inverter ele pra funcionar com 12V.

A alimentação via regulador da placa, com 12V, gera muita dissipição. O que pode queimar o regulador. Indico remover o diodo de entrada, e usar a alimentação 5V, vinda da placa (Crius ou APM).

Por esse motivo eles lançaram a segunda versão do OSD, com regulador chaveado.

Mais um usuário com o APM2.x, no Skywalker. Ainda bem que não serei o único.

Vou acompanhar vocês, até começar a montagem do meu modelo.

Olympio, fico muito feliz com seu avanço e conquista, parabéns!

Eu aqui ainda estou tomando um coro do Mission Planner (estou com mai atual 1.2.20)!

Muuuitas dúvidas e a cada vez que vou no WIKI fico com novas dúvidas que não tinha antes…kkkk. O HW é ótimo, mas a documentação é ruim ao meu ver. Vc lê algo numa página, depois le outra que diverge da anterior… vai saber.

Quem sabe agora com o investimento de US$ 5.000.000 que tiveram isso melhore.

No meu, montei tudo, subi o arquivo .param do skywalker para a APM 2;0 Mega. E na bancada ele está funcionando tudo. Meus dois rádios “falam” com a APM, testei distância do DL, GPS perfeito, sensores indem.

Dai vou lá crio uma missão, os WP etc. Mando ler os WP (write), tudo certo.

Aí começam as dúvidas, lá no “flight data” tem aquela mardita aba “actions” que tem trocents botões…hehehe. Só para confundir!

Pelo que vi no youtube, como quero decolar no manual, devo optar por “Manual” (sério?) nessa aba. Mas onde é que starto a missão?

Mando o bicho para cima depois aciono “AUTO” através dos switchs configurados no rádio? Lá no WIKI não tem um step by step de como fazer isso, nem explica os diferentes tipois de missão.

Outra dúvida, não quero levar o laptop pro campo. Então vou criar a missão, salvar no APM. Mas tenho dúvida sobre a altitude do “HOME”. Pois preciso pegá-lá e para criar a missão estarei ao nível do mar. Mas para executá-la não.

Então não basta eu determinar uma altitude relativa ao HOME de 100m, por exemplo. Deverei informar a altitude de cada WP na unha? E/ou, há como eu atribuir o “HOME” e o “LAND” próximos a área que vou executar a missão, vc já fez isso?

Minhas principais dúvidas são essas à princípio. Segue screens das da aba que falei. Se alguém puder dar um help, de como criar passo a passo uma missão, decolando e pousando no MANUAL, agradeceria muito!

olympio neto
    Membro
    none

Marcelo Gomes

Rapaz tira esse aero de perto da água salgada, o prejú pode ser grande, rsrsrs  (pelo que se pode ver pelo print screen da missão planejada).

São várias questões e compartilho algumas dessas dúvidas.

Ainda não usei a aba actions.

Gravou a missão, pronto a missão está disponível, após a decolagem mesmo que manual, acionou o modo AUTO via chaves mixadas do rádio ele vai cumprir a rota.

O segredo então está em mixar essas chaves.

Você conseguiu fazer isso? Pelo texto não entendi que tenha concluído essa etapa.

Qual é seu rádio? O meu é um Turnigy 9x.

A solução está aqui: http://diydrones.com/profiles/blogs/mode-switch-setup-for-turnigy-1

Esses microsegundos é que dizem para o APM2 que é o modo MANUAL e não o AUTO que está ativo ou outro qualquer.

O interessante é que é preciso configurar o rádio com o missionplanner conectado ao aero para verificar qual modo está sendo “entendido” pelo APM2.

Essa questão da altitude vou precisar estudar um pouco.

Até agora tenho planejado minhas missões normalmente lá na aba flight planner.

A caixa Absolute Alt eu deixei desmarcada. Me lembro de umas missões logo no início que o aero não parecia estar mantendo a altitude planejada.

Resumindo, simplifica muito as coisas se você planejar a missão no campo que irá voar.

Pelo que precebi o software faz um cache dos mapas que foram carregados então você terá alguns mapas carragados no note.

É isso aí Marcelão estamos desbravando os caminhos do APM2, quem tiver disponibilidade para ajudar é bem vindo.

Olympio

Marcelo Gomes disse:

Olympio, fico muito feliz com seu avanço e conquista, parabéns!

Eu aqui ainda estou tomando um coro do Mission Planner (estou com mai atual 1.2.20)!

Muuuitas dúvidas e a cada vez que vou no WIKI fico com novas dúvidas que não tinha antes…kkkk. O HW é ótimo, mas a documentação é ruim ao meu ver. Vc lê algo numa página, depois le outra que diverge da anterior… vai saber.

Quem sabe agora com o investimento de US$ 5.000.000 que tiveram isso melhore.

No meu, montei tudo, subi o arquivo .param do skywalker para a APM 2;0 Mega. E na bancada ele está funcionando tudo. Meus dois rádios “falam” com a APM, testei distância do DL, GPS perfeito, sensores indem.

Dai vou lá crio uma missão, os WP etc. Mando ler os WP (write), tudo certo.

Aí começam as dúvidas, lá no “flight data” tem aquela mardita aba “actions” que tem trocents botões…hehehe. Só para confundir!

Pelo que vi no youtube, como quero decolar no manual, devo optar por “Manual” (sério?) nessa aba. Mas onde é que starto a missão?

Mando o bicho para cima depois aciono “AUTO” através dos switchs configurados no rádio? Lá no WIKI não tem um step by step de como fazer isso, nem explica os diferentes tipois de missão.

Outra dúvida, não quero levar o laptop pro campo. Então vou criar a missão, salvar no APM. Mas tenho dúvida sobre a altitude do “HOME”. Pois preciso pegá-lá e para criar a missão estarei ao nível do mar. Mas para executá-la não.

Então não basta eu determinar uma altitude relativa ao HOME de 100m, por exemplo. Deverei informar a altitude de cada WP na unha? E/ou, há como eu atribuir o “HOME” e o “LAND” próximos a área que vou executar a missão, vc já fez isso?

Minhas principais dúvidas são essas à princípio. Segue screens das da aba que falei. Se alguém puder dar um help, de como criar passo a passo uma missão, decolando e pousando no MANUAL, agradeceria muito!

logo serei um desbravador do APM 2.5

e irei contribuir um pouco mais com o forum

Seremos 2. A minha deve chegar semana que vem 🙂

OLYMPIO NETO e demais colegas

alguma novidade na automação do voo?

estou aguardando ansiosamente a chegada do meu APM2.5, mas acho que somente depois do natal

Eu paguei $95 com o frete, na RCtimer.

Agora estou terminando de montar o aero. Logo começo os testes.

Guto Santaella disse:

Olá Diego,

Poderia me informar o valor que pagou? (peça + frete)

Abração,

Guto Santaella

Minhas férias começam na próxima terça, tomarei os projetos novamente….posto os resultados assim que os tiver…

abraços

Fernando Erthal

Pessoal recebi meu APM2.5 + GPS uBlox e gostaria de saber se

tem mais alguém ai que vai encarar a configuração e testes do APM2.5???

Estou com 2 aqui: um pro skywalker e um pro H-quad. Final de semana vou testar.

blz Diego… vamos compartilhar o funcionamento deles

pra mim será um grande desafio

Como está o andamento do teu projeto?

minha X8 ainda está na caixa… Neste final de semana irei preparar os cabos e conexões e fazer funcionar o APM2.5 com a telemetria RDF900 para ajustes iniciais.

Foi tributado pela Receita?

Quero comprar o meu neste mês.. Em breve espero compartilhar minhas experiências…

Por enquanto estou de olho aqui no fórum.

Leandro Santos disse:

Pessoal recebi meu APM2.5 + GPS uBlox e gostaria de saber se

tem mais alguém ai que vai encarar a configuração e testes do APM2.5???

Visualizando 15 respostas - 61 até 75 (de um total de 100)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.