Minha experiência com o Ardupilot

Fóruns Equipamentos Minha experiência com o Ardupilot

• Este tópico está vazio.
    Membro
    none

Olá pessoal.

Paz no coração.

Gostaria de compartilhar minhas impressões sobre o Arduino Pilot Mega 2 (APM2).

Primeiramente algumas fotos:

Eu sei. Está feio pra chuchu.

Mas a verdade é que ainda sim está funcionando.

Tem um vídeo no youtube que é mais ou menos assim: dez razões para você começar a usar um piloto automático em um avião de isopor bem barato.

No vídeo o camarada “lenha” aprendendo a usar todas as funções do dispositivo.

Por hora já consegui:

1-Usar o modo FLY BY WIRE;

2-Usar o modo Loiter (uma espera sobre a exata coordenada que o aero sobrevoava quando esse modo foi acionado);

3-Usar o modo RTL (retorno para a coordenada onde o sistema foi inicializado), o aero sobe ou desce para a altura que você selecionou via software.

Experiência de compra:

O APM2 é vendido pela webstore do DIYDRONES.

A loja fica nos EUA.

A compra foi fechada no dia 05/07/12, a loja postou no dia 24/07/12 e a FEDEX entregou em casa no dia 30/07/12.

A FEDEX desembarcou o produto em Campinas SP e recolheu todas as taxas (60% + ICMS + tarifa de desembaraço), resumindo paguei o aquivalente a 85% do valor final (produto mais frete).

Na web store não encontrei opção de transporte sem ser FEDEX.

O valor final está bem próximo da loja nacional.

Em breve adiciono mais informação.

Olympio

Visualizando 10 respostas - 91 até 100 (de um total de 100)
  • Replies

Atualizando meus progressos com as APM.

Recebi meu kit APM2.5 + power module + Ublox LEA-6 + air speed sensor.

Ele irá para o skyhunter, assim que chegar. Se bem que acho que já vou começar os testes num outro skywalker.

Agradeço ao Guto Santaella pelo atendimento, suporte e atenção sempre demonstrados. Muito bom poder contar com a expertise de quem realmente entende do produto, sabe o que está vendendo.

Além de ter os produtos a pronta-entrega e com preços muito bons.

Sucesso a todos!

Muito bom Marcelo Gomes, estou de olho no Skyhunter tb, quero acompanhar ,por enquanto estou testando e aprendendo o uso destes equipamentos num Ventus que tinha encostado por aqui, abraço e parabens !  Walter.

Olá Walter,

Estou esperando meu skyhunter e outros 5 airframes.

Eles entraram naquele “limbo”, localizado entre o envio na China e a entrada dele no sistema dos Correios no Brasil… é uma vergonha!!

Forte abraço!

Abaixo, exemplo de mosaico criado a partir de 136 imagens capturadas num voo aqui perto de casa.

Infelizmente entrei no circuito dos WP ainda ganhando altitude, então o mosaico ficou com aspecto de perspectiva. Mas já aprendi!

Agora só inicio a captura das imagens, quando estiver perfeitamente nivelado e na altitude desejada.

Puxa , uma esquadrilha, cara eu tive um sistema lawmate completo afanado na receita, situação ‘conferido’ e desapareceu pra sempre , é vergonhoso mesmo, demorar já é fogo, agora desaparecer é revoltante demais, deixa pra lá, logo que der mando vir um Hunter, o Ventus é improviso, helice na frente e tal, modifiquei por dentro pra caber uma 3s 6000, dá 40min de motor , é bom mas é sensivel de cg  e critico pra comandos do auto pilot , qualquer erro no ganho ele entra no parafuso e aí já era , muito pouca corda de asa, mas beleza tá voando  e serviu pra me ambientar com o esquema da ardu. Abraço, e boas missões! Frequento Ubatuba desde criança, parece que voce mora em Caragua pelo que vi nas fotos, qualquer hora marcamos uns voos por aí ! Abração  

Oi Guto,

Olha o resultado de Ardupilot, com PIDs 100% acertados, telemetria confiável, duplo sistema de rádio, tudo conforme manda o figurino e pensado em segurança para executar a missão.

Mosaico criado a partir de imagens capturadas num único voo, praticamente, no quintal de casa.

É uma pena que no primeiro mosaico (logo abaixo) comecei a capturar as imagens ainda ganhando altitude, então deu esse aspecto de perspectiva.

Mas já aprendi!

Agora só inicio captura das imagens, quando perfeitamente nivelado na altitude desejada.

Bom dia Marcelo!

Muito bom seu trabalho.

Quero aprender a fazer fotos georeferenciadas e montar mosaico ortoretificado.

Tenho uma APM 2.5 num avião e duas 2.0 em 2 Hexas.

Você está aonde?

Sou de Santos.

Grande abraço

Marcelo Gomes disse:

Obrigado pelas dicas de lubrificação, Olympio.

Vou dar uma checada nisso nesse fds.

Segue umas fotos de logs de voos e imagens:

Olá pessoal… tem alguém aqui utilizando a chave de 6 posições para o Flight Mode do Ardupilot (APM2.5)?

Instalei a chave abaixo mas não consegui configurar com o APM. Meu rádio é um Turnigy 9X com o firmware Open9X

Se alguém puder colaborar, ficaria muito agradecido.

Israel Cunha
    Membro
    none

Ola amigos..

estou com uma apm com telemetria 433.. porem não uso a telemetria pois meu radio é dragonlink 433.. 

minh pergunta é.. se eu usar vai interferir um no outro?

obrigado

olympio neto
    Membro
    none

Bom dia Israel

Bons tempos usando a APM (nunca mais tive tempo).

Vai interferir sim.

Seu transmissor a bordo do aeromodelo vai estar “gritando” muito mais alto do que o sinal que vai chegar para o receptor de rádio.

Faça o teste. Tente abrir seu carro com seu rádio ligado perto (o meu astra não destravava).

Usei telemetria 915 e nunca consegui sinal além dos 600 metros.

abra

Olympio

Visualizando 10 respostas - 91 até 100 (de um total de 100)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.