› Fóruns › Equipamentos › Minha experiência com o Ardupilot
- Este tópico está vazio.
- agosto 6, 2012 às 12:35 am
Olá pessoal.
Paz no coração.
Gostaria de compartilhar minhas impressões sobre o Arduino Pilot Mega 2 (APM2).
Primeiramente algumas fotos:
Mas a verdade é que ainda sim está funcionando.
Tem um vídeo no youtube que é mais ou menos assim: dez razões para você começar a usar um piloto automático em um avião de isopor bem barato.
No vídeo o camarada “lenha” aprendendo a usar todas as funções do dispositivo.
Por hora já consegui:
1-Usar o modo FLY BY WIRE;
2-Usar o modo Loiter (uma espera sobre a exata coordenada que o aero sobrevoava quando esse modo foi acionado);
3-Usar o modo RTL (retorno para a coordenada onde o sistema foi inicializado), o aero sobe ou desce para a altura que você selecionou via software.
Experiência de compra:
O APM2 é vendido pela webstore do DIYDRONES.
A loja fica nos EUA.
A compra foi fechada no dia 05/07/12, a loja postou no dia 24/07/12 e a FEDEX entregou em casa no dia 30/07/12.
A FEDEX desembarcou o produto em Campinas SP e recolheu todas as taxas (60% + ICMS + tarifa de desembaraço), resumindo paguei o aquivalente a 85% do valor final (produto mais frete).
Na web store não encontrei opção de transporte sem ser FEDEX.
O valor final está bem próximo da loja nacional.
Em breve adiciono mais informação.
Olympio
- Replies
-
- abril 21, 2013 às 2:14 pm
Atualizando meus progressos com as APM.
Recebi meu kit APM2.5 + power module + Ublox LEA-6 + air speed sensor.
Ele irá para o skyhunter, assim que chegar. Se bem que acho que já vou começar os testes num outro skywalker.
Agradeço ao Guto Santaella pelo atendimento, suporte e atenção sempre demonstrados. Muito bom poder contar com a expertise de quem realmente entende do produto, sabe o que está vendendo.
Além de ter os produtos a pronta-entrega e com preços muito bons.
Sucesso a todos!
- abril 21, 2013 às 2:47 pm
Muito bom Marcelo Gomes, estou de olho no Skyhunter tb, quero acompanhar ,por enquanto estou testando e aprendendo o uso destes equipamentos num Ventus que tinha encostado por aqui, abraço e parabens ! Walter.
- abril 21, 2013 às 9:36 pm
Olá Walter,
Estou esperando meu skyhunter e outros 5 airframes.
Eles entraram naquele “limbo”, localizado entre o envio na China e a entrada dele no sistema dos Correios no Brasil… é uma vergonha!!
Forte abraço!
- abril 21, 2013 às 9:49 pm
Abaixo, exemplo de mosaico criado a partir de 136 imagens capturadas num voo aqui perto de casa.
Infelizmente entrei no circuito dos WP ainda ganhando altitude, então o mosaico ficou com aspecto de perspectiva. Mas já aprendi!
Agora só inicio a captura das imagens, quando estiver perfeitamente nivelado e na altitude desejada.
- abril 21, 2013 às 10:01 pm
Puxa , uma esquadrilha, cara eu tive um sistema lawmate completo afanado na receita, situação ‘conferido’ e desapareceu pra sempre , é vergonhoso mesmo, demorar já é fogo, agora desaparecer é revoltante demais, deixa pra lá, logo que der mando vir um Hunter, o Ventus é improviso, helice na frente e tal, modifiquei por dentro pra caber uma 3s 6000, dá 40min de motor , é bom mas é sensivel de cg e critico pra comandos do auto pilot , qualquer erro no ganho ele entra no parafuso e aí já era , muito pouca corda de asa, mas beleza tá voando e serviu pra me ambientar com o esquema da ardu. Abraço, e boas missões! Frequento Ubatuba desde criança, parece que voce mora em Caragua pelo que vi nas fotos, qualquer hora marcamos uns voos por aí ! Abração
- abril 26, 2013 às 9:04 pm
Oi Guto,
Olha o resultado de Ardupilot, com PIDs 100% acertados, telemetria confiável, duplo sistema de rádio, tudo conforme manda o figurino e pensado em segurança para executar a missão.
Mosaico criado a partir de imagens capturadas num único voo, praticamente, no quintal de casa.
É uma pena que no primeiro mosaico (logo abaixo) comecei a capturar as imagens ainda ganhando altitude, então deu esse aspecto de perspectiva.
Mas já aprendi!
Agora só inicio captura das imagens, quando perfeitamente nivelado na altitude desejada.
- maio 19, 2013 às 2:30 am
Bom dia Marcelo!
Muito bom seu trabalho.
Quero aprender a fazer fotos georeferenciadas e montar mosaico ortoretificado.
Tenho uma APM 2.5 num avião e duas 2.0 em 2 Hexas.
Você está aonde?
Sou de Santos.
Grande abraço
Marcelo Gomes disse:
- maio 19, 2013 às 3:28 am
- junho 24, 2015 às 1:57 am
Ola amigos..
estou com uma apm com telemetria 433.. porem não uso a telemetria pois meu radio é dragonlink 433..
minh pergunta é.. se eu usar vai interferir um no outro?
obrigado
- junho 26, 2015 às 12:03 pm
Bom dia Israel
Bons tempos usando a APM (nunca mais tive tempo).
Vai interferir sim.
Seu transmissor a bordo do aeromodelo vai estar “gritando” muito mais alto do que o sinal que vai chegar para o receptor de rádio.
Faça o teste. Tente abrir seu carro com seu rádio ligado perto (o meu astra não destravava).
Usei telemetria 915 e nunca consegui sinal além dos 600 metros.
abra
Olympio
- Você deve fazer login para responder a este tópico.