Mistério das baterias

Fóruns Equipamentos Mistério das baterias

• Este tópico está vazio.
    Boa tarde,

gostaria de ver se algúem resolve esse mistério. Eu sei q esses tópicos de bateria são comuns mas nao encontrei nada disso em nenhum fórum. Nunca deixei minhas baterias descerem abaixo de 3v, sempre paro com 3,7v. Vamos lá:

ontem à noite carreguei três baterias (hyperion 4s 5000, turnigy 4s 5000 e turnigy nanotech 3s 1600).

Todas as cargas foram feitas a 1C à excessao da bateria 3s que foi a 4C.

Bom, antes de terminar a carga da última bateria resolvi dormir e deixar pra carregar hoje.

Quando liguei a bateria no carregador e iniciou a carga, o carregador apitou mostrando um erro “Battery Cell Err Connect”.

Fui olhar a voltagem nas células e a segunda estava com 1,3v.

Liguei as outras baterias e todas estão dando o mesmo erro. Detalhe: na mesma célula.

Alguém imagina o que foi?

Tem como estragar 3 baterias de uma vez sem nem mexer nelas?

Será o carregador?

Obrigado

PS: uso um carregador imax B6 (http://www.jaghobbies.com/images/chargers/b6acpro-in.jpg)

Visualizando 9 respostas - 1 até 9 (de um total de 9)
  • Replies
    Marcelo Camargo
    Participante
    none

Você carregou pelo cabo de balanceamento?

Como mediu a tensão de cada célula?

Miranda
    Membro
    none

Olá Alexandre!

Comigo já aconteceu este ERRO. Como fazia com qualquer bateria que ia carregar, testei as bateria em outro carregador e todas estavam normais. O defeito era no carregador mesmo. Uma falha na trilha da placa onde saem para o conector dos fios (tres fios que usamos para carregar balaceando). Foi só fazer os by-pass e resolveu. Desta forma, testa suas baterias em outro carregador para se o problema é nele (seu carregador).

Boa sorte.

Marcelo Camargo
    Participante
    none

Porisso que eu perguntei como foi medida a tensão…

Se usar um multímetro, ou um medidor de baterias (que não seja do próprio carregador) acredito que o problema será resolvido.

Eu carreguei usando o cabo de balanceamento. Eu sempre carrego no modo de balanceamento.

A medição da voltagem eu fiz direto no carregador já que nao tinha multímetro na hora.

Amanhã eu vou na loja testar as baterias em outro carregador. Tomara que o problema seja no carregador mesmo.

Miranda:

desculpe a ignorância mas voce poderia explicar esse by-pass.

Obrigado pela atenção galera.

Miranda disse:

Olá Alexandre!

Comigo já aconteceu este ERRO. Como fazia com qualquer bateria que ia carregar, testei as bateria em outro carregador e todas estavam normais. O defeito era no carregador mesmo. Uma falha na trilha da placa onde saem para o conector dos fios (tres fios que usamos para carregar balaceando). Foi só fazer os by-pass e resolveu. Desta forma, testa suas baterias em outro carregador para se o problema é nele (seu carregador).

Boa sorte.

Miranda
    Membro
    none

Alexandre,

By-pass é vc fazer uma “ponte” para corrigir uma falha de continuidade de algum circuito. No meu caso como a trilha do cirrcuito estava partida, fiz um jumper por fora.

Quanto ao teu carregador, tenta carregar em Lipo Charge par ver ser dá certo.

Alexandre Moreno disse:

Eu carreguei usando o cabo de balanceamento. Eu sempre carrego no modo de balanceamento.

A medição da voltagem eu fiz direto no carregador já que nao tinha multímetro na hora.

Amanhã eu vou na loja testar as baterias em outro carregador. Tomara que o problema seja no carregador mesmo.

Miranda:

desculpe a ignorância mas voce poderia explicar esse by-pass.

Obrigado pela atenção galera.

Miranda disse:

Olá Alexandre!

Boa sorte.

JuvertoKR
    Membro
    none

Mede com o multímetro (aos pares nos cabos de balanceamento) para ver o valor da voltagem de cada célula isoladamente, como falou o Marcelo.

Qual seu carregador. O meu da hobbyking também faz isso, daí eu coloco no Bantam BC6 e carrego sem problemas

Abç

Bom dia,

testei fazer a carga no modo charge como o Miranda sugeriu.  Funcionou! Pelo visto meu carregador que está com problemas mesmo. Hoje a tarde vou medir a voltagem nas células para ter certeza.

Obrigado pela atenção.

Abraço

Miranda
    Membro
    none

Agora Alexandre,

É só abrir o carregador e ver a continuidade apartir do conector de encaixe passando pela trilha da placa ou alguma solda que tenha sido desfeita

Alexandre Moreno disse:

Bom dia,

testei fazer a carga no modo charge como o Miranda sugeriu.  Funcionou! Pelo visto meu carregador que está com problemas mesmo. Hoje a tarde vou medir a voltagem nas células para ter certeza.

Obrigado pela atenção.

Abraço

Alexandre, ligue o conector de balanciamento da bateria direto no carregador sem usar a extensão.
Visualizando 9 respostas - 1 até 9 (de um total de 9)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.