› Fóruns › Equipamentos › Mistério das baterias
- Este tópico está vazio.
- agosto 19, 2011 às 4:20 pm
Boa tarde,
gostaria de ver se algúem resolve esse mistério. Eu sei q esses tópicos de bateria são comuns mas nao encontrei nada disso em nenhum fórum. Nunca deixei minhas baterias descerem abaixo de 3v, sempre paro com 3,7v. Vamos lá:
ontem à noite carreguei três baterias (hyperion 4s 5000, turnigy 4s 5000 e turnigy nanotech 3s 1600).
Todas as cargas foram feitas a 1C à excessao da bateria 3s que foi a 4C.
Bom, antes de terminar a carga da última bateria resolvi dormir e deixar pra carregar hoje.
Quando liguei a bateria no carregador e iniciou a carga, o carregador apitou mostrando um erro “Battery Cell Err Connect”.
Fui olhar a voltagem nas células e a segunda estava com 1,3v.
Liguei as outras baterias e todas estão dando o mesmo erro. Detalhe: na mesma célula.
Alguém imagina o que foi?
Tem como estragar 3 baterias de uma vez sem nem mexer nelas?
Será o carregador?
Obrigado
PS: uso um carregador imax B6 (http://www.jaghobbies.com/images/chargers/b6acpro-in.jpg)
- Replies
-
- agosto 19, 2011 às 4:24 pm
Você carregou pelo cabo de balanceamento?
Como mediu a tensão de cada célula?
- agosto 19, 2011 às 5:40 pm
Olá Alexandre!
Comigo já aconteceu este ERRO. Como fazia com qualquer bateria que ia carregar, testei as bateria em outro carregador e todas estavam normais. O defeito era no carregador mesmo. Uma falha na trilha da placa onde saem para o conector dos fios (tres fios que usamos para carregar balaceando). Foi só fazer os by-pass e resolveu. Desta forma, testa suas baterias em outro carregador para se o problema é nele (seu carregador).
Boa sorte.
- agosto 19, 2011 às 5:56 pm
Porisso que eu perguntei como foi medida a tensão…
Se usar um multímetro, ou um medidor de baterias (que não seja do próprio carregador) acredito que o problema será resolvido.
- agosto 19, 2011 às 7:57 pm
Eu carreguei usando o cabo de balanceamento. Eu sempre carrego no modo de balanceamento.
A medição da voltagem eu fiz direto no carregador já que nao tinha multímetro na hora.
Amanhã eu vou na loja testar as baterias em outro carregador. Tomara que o problema seja no carregador mesmo.
Miranda:
desculpe a ignorância mas voce poderia explicar esse by-pass.
Obrigado pela atenção galera.
Miranda disse:
Olá Alexandre!
Comigo já aconteceu este ERRO. Como fazia com qualquer bateria que ia carregar, testei as bateria em outro carregador e todas estavam normais. O defeito era no carregador mesmo. Uma falha na trilha da placa onde saem para o conector dos fios (tres fios que usamos para carregar balaceando). Foi só fazer os by-pass e resolveu. Desta forma, testa suas baterias em outro carregador para se o problema é nele (seu carregador).
Boa sorte.
- agosto 19, 2011 às 9:16 pm
Alexandre,
By-pass é vc fazer uma “ponte” para corrigir uma falha de continuidade de algum circuito. No meu caso como a trilha do cirrcuito estava partida, fiz um jumper por fora.
Quanto ao teu carregador, tenta carregar em Lipo Charge par ver ser dá certo.
Alexandre Moreno disse:
Eu carreguei usando o cabo de balanceamento. Eu sempre carrego no modo de balanceamento.
A medição da voltagem eu fiz direto no carregador já que nao tinha multímetro na hora.
Amanhã eu vou na loja testar as baterias em outro carregador. Tomara que o problema seja no carregador mesmo.
Miranda:
desculpe a ignorância mas voce poderia explicar esse by-pass.
Obrigado pela atenção galera.
Miranda disse:
Olá Alexandre!
Boa sorte.
- agosto 20, 2011 às 12:41 am
Mede com o multímetro (aos pares nos cabos de balanceamento) para ver o valor da voltagem de cada célula isoladamente, como falou o Marcelo.
Qual seu carregador. O meu da hobbyking também faz isso, daí eu coloco no Bantam BC6 e carrego sem problemas
Abç
- agosto 20, 2011 às 12:34 pm
Bom dia,
testei fazer a carga no modo charge como o Miranda sugeriu. Funcionou! Pelo visto meu carregador que está com problemas mesmo. Hoje a tarde vou medir a voltagem nas células para ter certeza.
Obrigado pela atenção.
Abraço
- agosto 20, 2011 às 3:26 pm
Agora Alexandre,
É só abrir o carregador e ver a continuidade apartir do conector de encaixe passando pela trilha da placa ou alguma solda que tenha sido desfeita
Alexandre Moreno disse:
Bom dia,
testei fazer a carga no modo charge como o Miranda sugeriu. Funcionou! Pelo visto meu carregador que está com problemas mesmo. Hoje a tarde vou medir a voltagem nas células para ter certeza.
Obrigado pela atenção.
Abraço
- agosto 20, 2011 às 10:52 pm
Alexandre, ligue o conector de balanciamento da bateria direto no carregador sem usar a extensão.
- Você deve fazer login para responder a este tópico.