Modulos Frsky ( china )

Fóruns Equipamentos Modulos Frsky ( china )

  • Este tópico está vazio.
  • Post

    Pessoal,

    Somente a título de informação e pesquisa, Comprei um Turningy e instalaei nele modulo Frsky, muito barato o pacote, somente para pesquisa e teste, muita gente comenta deste modulo Frsky sobre o alcance no mundo inteiro.

    Instalei em um Skysurfer velho somente para teste, já desmontei o rádio, fiz o upgrade do sistema, montei novamente, comprei justamente para pesquisa.

    Andei pesquisando sobre o Frsky modulo, o RF output dele é somente 60mw, o receptor 8 canais, tem duas antenas monstruosas se comparado com outros sistemas 2.4ghz.

    As consultas que fiz na internet, não se vê ninguem falando algo negativo sobre o modulo e o receptor, é muito bem comentado no mundo do FPV.

    O conjunto que estou usando no momento para meus voos FPV, é um Aurora com modulo Assan e receptor com antena externa, antena do Tx de 11dbi, O modulo Assan tem output RF 100mw, tenho o booster porém faço voos curtos, não estou usando o booster aqui em Abu Dhabi no momento.

    O conjunto turningy com Frsky modulo descrito a cima comprei para pesquisa somente, e aqui é muito barato, Gostaria de abrir um debate se fosse possivel para nível de informação, acho que seria importante para muitas pessoas saber mais detalhes sobre estes equipamentos, pois no fundo menos dinheiro, menos gastos, isto em nosso hobby é muito importante.

    Qual o Segredo do Frsky?

    Porque com menos potencia de RF consegue voos mais longos com o mesmo pach de antena?

    Caros amigos se não acharem o tópico interessante deixem pra lá e eu deleto.

    Neto Salvador

Visualizando 12 respostas - 1 até 12 (de um total de 12)
  • Replies

    Neto, você se engana muito, para FPV o sistema FRSky não é nada aconselhado.

    Diferente de receptores Futaba e outros, os receptores da FrSky sofrem que é um absurdo com as harmônicas dos transmissores de vídeo (VTx) de 900 e 1200MHz, chegando a ter pouco alcance até mesmo usando filtros passa baixo.

    Eu já tive esse sistema e pude comprovar, chegava a perder o controle com 100-200 metros dependendo do canal do VTX.

    Conseguia 3km usando o canal 1200mHz, com filtro Low Pass, antena patch 7dBi e booster 1W ( o que teoricamente daria range de quase 20km ).

    Mas você pode pensar, e aquele video no youtube de um cara voando 40km com o FRSky?

    Bom, aquele vídeo foi feito pelo cubano que desenvolveu o OSD RangeVideo, e curiosamente é o sistema de longo alcance vendido no site deles. Então vocês podem acreditar nas centenas de relatos de baixo alcance na RcGroups ou acreditar num vendedor.

    Já postei diversas vezes aqui e no Evoo alertando sobre o sistema FRSky com FPV, faço isso porque não quero que outras pessoas gastem desnecessariamente seu dinheiro, vamos colocar no papel.

    – Sistema FRSky:

    $50 módulo FRSky 

    $10 antena patch 7dBi

    $30 filtro Low Pass

    $50 Booster 1W

    $5 UBEC para booster

    $8 bateria 2S para alimentar o Booster

    ~$40 de frete ( pois vai comprar de vários sites diferentes )

    TOTAL: ~$190 para ter alcance de 3-4km

    – Sistema UHF


    -$225 RangeLink UHF com frete EMS grátis

    ou

    $265 DragonLink UHF

    E terá alcance de pelo menos 10km nas piores situações


    Onde compro o modulo do RangeLink?

    Paulo Re
    Membro
    none

    Alguém já testou com tx de video de 5.8Ghz pra dizer se tem o mesmo problema?

    Oi Sergio,

    Esta era a minha intenção era justamente abrir uma discussão, valeu, eu falei comprei para pesquisa somente, usava JR 07, e agora uso AURORA 9 para prática do FPV. 

    Comprei este Rádio turningy com Frsky para teste, mais este modulo é bem comentado no mundo inteiro, vou fazer testes.

    Aqui em abu dhabi o kit que vc colocou acima sai para mim a metade do preço, tem gente que não quer as performances do RLink, para mim mesmo aqui onde moro não posso usar.

    A proposito o Range Link tenho um amigo aqui que usa e fala muito bem sobre o RL, o problema é somente o tempo de espera para receber o sistema.

    Nosso amigo Paulo deu a Idea de testar com TX 5.8ghz.

    Vou checar o preço posto aqui em Abu Dhabi o TX de 5.8ghz.

    O intuito é checar as alternativas que temos principalmente para que está iniciando e viabilidade financeira.

    Neto Salvador

    Obrigado

    O RangeLink você compra entrando em contato com o desenvolvedor, Sid Huang, envie um email http://www.rcgroups.com/forums/member.php?u=352541

    Aproveitem que o sistema está em estoque, comprei o meu em março e em 15 dias chegou sem taxação.

    Quanto o sistema, eu não tenho o que reclamar, estou conseguindo 13,5km no modo Low Power ( 200mW ), ja voei a 3500m de altura ( meus videos estão aqui no FPVBrasil ).

    Com o sistema 5,8GHz não sofrera com as harmônicas, terá bom alcance do radio, porém o sistema 5,8GHz não vi muito longe, talvez com uma boa antena consiga 5km.

    Vinicius,

    Muito Obrigado pelo depoimento, este modulo Frsky é muito bem comentado no mundo inteiro, irei iniciar os testes este final de semana, vou tentar fazer os videos e postar aqui com a telemetria OSD, para comprovar distancia, o que me surpreendeu no Frsky foi as antenas do receptor, Acho que o melhor da Frsky são os receptores, mais é muito cedo para comentar, preciso aprender mais sobre Frsky, prefiro deixar os comentários para pessoas com mais experiencia neste modulo.

    Muito obrigado pelo depoimento.

    Neto Salvador 

    O meu deu interferência com as harmonics do mew lawmate 1.2 1w. Ficava congelando e acionando o failsafe.

    Faça o teste com 5.8, e poste o resultado ara galera.

    Vando sem fpv, não tenho nada a reclamar. Excelente!

    Pessoal,

    Consegui uma coisa interessante com o conjunto lawmate 1.2 1000mw com o Frsky, a principio deu uma interferência monstro, exatamente como o Sergio havia comentado, coloquei os filtros, nada, continuava muito ruim, dai vi uma matéria interessante, se mudar o canal do TX para canal 5 no lawmate para frequência 1010MHz as harmônicas estariam longe dos 2,4ghz , dito e feito bingo, fiz um voo de 1500m, sem modificação de antena e sem booster, vou comprar algo para gravar o voo, e este final de semana vou voar com telemetria para mostrar o range, fica ai a dica para que usa Frsky com link de vídeo de 1.2ghz lawmate 1000mrw, alterem para frequência 1010, canal 5 que não terá problemas com as harmônicas, detalhe o link de vídeo esta a mais ou menos 80cm do receptor Frsky, anteriormente estava nesta mesma configuração e dava interferência monstro.

    Vou acrescentar o booster e uma antena de 10dbi este final de semana.

    Detalhe este equipamento foi adquirido somente para testes, não é o equipamento que voo constantemente.

    A matéria que me ajudou sobre o assunto do link de video foi do Marcelo, que faz parte do FPV brasil, porém a matéria estava no site e-voo.

    A proposito o Marcelo já me ajudou com outros assuntos anteriormente, esta sempre dando depoimentos bacana.

    Neto Salvador.

    Daniel Gomes
    Membro
    none

    Bom dia Sergio

    Comprei um range link e estou com ele faz duas semanas, instalei pela entrada Trainer do Turnigy 9x, funcionando tudo blzinha,,,porem to com um pepino,,,não posso chegar perto da minha graund station que meu link de video some,,,vc ja viu isso? sera que rangelink interfere no rx de videio?   meu equipamento de video é 1.2 Ghz 1000W.

    Abç

    Daniel

    Sérgio Luis Almeida Filho disse:

    O RangeLink você compra entrando em contato com o desenvolvedor, Sid Huang, envie um email http://www.rcgroups.com/forums/member.php?u=352541

    Aproveitem que o sistema está em estoque, comprei o meu em março e em 15 dias chegou sem taxação.

    Quanto o sistema, eu não tenho o que reclamar, estou conseguindo 13,5km no modo Low Power ( 200mW ), ja voei a 3500m de altura ( meus videos estão aqui no FPVBrasil ).

    Com o sistema 5,8GHz não sofrera com as harmônicas, terá bom alcance do radio, porém o sistema 5,8GHz não vi muito longe, talvez com uma boa antena consiga 5km.

    Daniel, já vi isso acontecer com receptores de vídeo bem simples, com Lawmate é raro.

    Para você resolver isso você tem duas possibilidades:

    1- manter seu rádio controle 1m ou mais de distância do receptor de video ( ground station )

    2- comprar um low pass filter para 430MHz

    Comigo acontece quando eu encosto a antena do RangeLink no receptor de vídeo, faço isso para assustar os que estão vendo FPV pela primeira vez, hehe.

    Daniel Gomes
    Membro
    none

    Sergio, infelizmente meu equipamento não é Lawmate, comprei na Flyingfpv.com por indicação de uma amigo,  quanto a um low pass filter para 430MHz vc sabe onde encontro para comprar,,,de preferencia aqui no Brasil? ou sera que é melhor comprar 3 metros de cabo e ficar com o receptor longe do monitor e consequentemente do Rangelink tambem…

    Obrigado

    Abç

    Daniel

    Sérgio Luis Almeida Filho disse:

    Daniel, já vi isso acontecer com receptores de vídeo bem simples, com Lawmate é raro.

    Para você resolver isso você tem duas possibilidades:

    1- manter seu rádio controle 1m ou mais de distância do receptor de video ( ground station )

    2- comprar um low pass filter para 430MHz

    Comigo acontece quando eu encosto a antena do RangeLink no receptor de vídeo, faço isso para assustar os que estão vendo FPV pela primeira vez, hehe.

    Um Low Pass de UHF eu desconheço ter a venda no Brasil, lá fora sai quase $30, o que é bem caro. Tem na ReadyMadeRc.com .http://www.readymaderc.com/store/index.php?main_page=product_info&cPath=11_45_46_50&products_id=549

    Com certeza ter um fio maior será mais barato, eu tenho um fio de 5 metros e minhas antenas ficam bem longe, coloco num tripé de topografia e levanto quase 4m de altura.

Visualizando 12 respostas - 1 até 12 (de um total de 12)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.