› Fóruns › Específicos › Plataformas › Montagem do Primeiro Quad – Dúvidas
- Este tópico está vazio.
- junho 19, 2012 às 1:48 pm
Pessoal, já tenho uma certa experiência com aeros porém gostaria de começar a montagem de um Quad para FPV.
Eu já tenho a seguinte eletrônica:
ESCs:
4 x Turnigy AE-25A Brushless ESC
Motores:
4 x Turnigy D2836/11 750KV Brushless Outrunner M
4 x Turnigy D2822/14 Brushless Outrunner 1450kv
Controladoras:
1 x HobbyKing Multi-Rotor Control Board V2.1 (At
1 x KK MultiCopter Controller Full Set
Hélices:
2 x 8X4R Propellers (Standard and Counter Rotati
Baterias
2 x B-Grade 2200mAh 3S 20C Lipoly Battery
Video T/R
1 x 900MHZ 1500mW Tx/Rx & 1/3-inch CCD Camera PA
Minhas dúvidas são as seguintes:
– Inicialmente pretendo usar os motores de 750kv com as hélices 8×4, mas acredito que sejam pequenas para esse motor. Elas serviriam? Ou seria melhor usar outro conjunto de hélices?
– Os motores de 1650kv (comprei-os para aeros e não Quads) são “aproveitáveis”em um projeto de multi-rotores?
– Os ESCs Turnigy AE-25A são recomendados? Tenho lido em alguns lugares que seria melhor usar os TURNIGY Plush 25amp, realmente procede essa informação?
– Em relação as controladoras acredito que a KK seja melhor, correto? Esse kit da KK vem com um cabo programador posso usá-lo na placa da HK?
– Uma outra grande dúvida é em relação ao frame. Qual é o tamanho dos eixos ideal para os motores de 750kv? Alias, qual é a relação empuxo/peso ideal para uma experiência de vôo? E o material alumínio ou madeira? tenho lido a a madeira absorve melhor a trepidação mas é mais frágil.
– Minha última dúvida é em relação a configuração do rádio. Tenho um Turnigy 9X, configuro o quad como Heli ou Aero? Tenho impressão que seja aero, correto?
Bom, quem puder me ajudar agradeço, seria um grande passo enquanto busco mais referências na grande quantidade de textos sobre o assunto!
[]’s
Casé
- Replies
-
- junho 21, 2012 às 10:46 pm
Ninguém para comentar? :S
- junho 22, 2012 às 12:28 am
Amigo assim meu conselho ,nao acho a kk uma placa boa ainda para iniciantes, estes motores na MINHA OPNIAO nao sao muito bons! consome muito e tem pouco desempenho helice 8 o guai usa 1050 kv!!! vc vai usar um 750 kv com helice 8 ……….!! acho q melhro coisa a fazer e compra um naza ou um gaui ja pronto vc gasta um pouco mas mas tem bom sem canseira!!! minha opiniao!!!
- junho 22, 2012 às 12:33 am
em relacao ao radio e mas a conselhavel usar aviao mesmo!!!!motor de 750 kv sao q tem bastante torque helice pequena gosta de rotaçao!!!!e outra acho q ele link de video e muito forte pra quad , nao tem autonomia de voar tao longe entao nao prescisao de um link tao forte!!!sofrera com muita interferencia!!!
- junho 22, 2012 às 1:33 am
veja :
http://fpvbrasil.com.br/forum/topics/wii-motion-plus-nunchuk-para?c…
procure pela parte 2 também.
use a ecalc,http://www.ecalc.ch/motorcalc_e.htm para estimar a funcionalidade das helices nos respectivos motores.
turnigy plush são melhorzinhos mesmo.
quad fica melhor com menos kv algo entre os 1050 e 750, mas com potencia +/- 160watt ou 260watt…
sou multiwiizeiro, mas a naza é bem mais facil =estável= fica melhor pra quem não voa heli.
as melhores ou mais comuns combinações de helices que já acompanhei foram 8×4,5 e 10×4,5. as da gaui são muito boas mesmo.
NÃO COMPRE HELICE BARATA! quer dizer , +/- 4-5 dolores o par! direta e reversa. as gaui saem por 9,00 2 de cada.
o eixo dt 750 são altos de mais, tem que cortar, qto menor melhor.
as informações mais experientes e consistentes dizem que vc deve eliminar as vibrações com balanceamento, , no entanto tem um quad por aqui de cabo de vassoura e voa bem!!! prefiro aluminio. o frame f450 dji é bom pra treino- é meio molengo, os braços não são rígidos, tendem a troce no proprio eixo. pra mim foi o melhor custo beneficio, pois não tenho precisão em cortes e furos.
o radio fica como aero.
me agrada a colocação do gabriel, principalmente se vc quer
gosto da multiwii, dá trabalho que só! pra equilibrar , mas é a mais versátiil e com possibilidade expansão, e codigo aberto.
se optar pela naza ou multiwii, terá que usar ESC plush mesmo ou os proprios da dji, além de outros , mas com refresh rate de no minimo 400hz. ou é mega hertz?
leia os topicos que citei no inicio e procure > http://www.multirotores.com.br
- junho 22, 2012 às 1:45 pm
Gabriel e Leonardo, muito obrigado pelas dicas!
Gabriel, eu já tinha percebido que usar as hélices 8×4 não seria indicado, provavelmente testarei com hélices de 10.
Quanto a comprar um Gaui ja pronto eu cheguei a olhar essa opção mas os preços me desanimaram. Até agora gastei no material 1/4 do preço de um Gaui e mesmo que não dê certo posso usar o material nos meus aviões. A experiência com esse material vai me ajudar muito a entender melhor o equipamento e tudo mais!
Esses ESCs que comprei, são programáveis e posso ajustar o timming deles para usar nesse projeto. Se não derem certo irei comprar os plush mesmo.
Muito interessante esse link sobre a construção do MultiWii, mas construir uma placa do zero parece intimidador. Mas vou buscar um já pronto e ver o preço para saber se compensa.
Valeu mesmo pelas respostas!
O frame vai ser de alumínio mesmo, mas tenho dúvidas em relação ao tamanho. Estava pensando em eixos com a distância de 60cm entre motores, o que acham?
- junho 22, 2012 às 2:29 pm
sim e um tamanho bom penso eu pra estes motores!!! porem quanto maior mas peso a si levantar!!! tente usar o limite do tamanho das helice geralmente uso este criterio em relacao o madeira aluminio e melhor q compre o frame dji nao e caro i e muito resistente porem e so pra robby mesmo ,pq nao inicio dependendo a placa a ser usada vc vai levar varias quedas! numas destas pode danificar um frame caseiro e vc ter q refazer tudo outra vez
Carlos André Oliveira disse:
Gabriel e Leonardo, muito obrigado pelas dicas!
Gabriel, eu já tinha percebido que usar as hélices 8×4 não seria indicado, provavelmente testarei com hélices de 10.
Quanto a comprar um Gaui ja pronto eu cheguei a olhar essa opção mas os preços me desanimaram. Até agora gastei no material 1/4 do preço de um Gaui e mesmo que não dê certo posso usar o material nos meus aviões. A experiência com esse material vai me ajudar muito a entender melhor o equipamento e tudo mais!
Esses ESCs que comprei, são programáveis e posso ajustar o timming deles para usar nesse projeto. Se não derem certo irei comprar os plush mesmo.
Muito interessante esse link sobre a construção do MultiWii, mas construir uma placa do zero parece intimidador. Mas vou buscar um já pronto e ver o preço para saber se compensa.
Valeu mesmo pelas respostas!
O frame vai ser de alumínio mesmo, mas tenho dúvidas em relação ao tamanho. Estava pensando em eixos com a distância de 60cm entre motores, o que acham?
- junho 22, 2012 às 11:37 pm
Esses motores vao ser muito bons para voce o pessoal tem usado muito em multirotores.
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewitem.asp?idproduct=16229&aff=171252
e nao esqueça do kit de peças dele:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewitem.asp?idproduct=16719&aff=171252
Quanto aos esc`s pega os turnigy mesmo de 25A pois se um dia voce for colocar motor maior nun hexa por exemplo esses esc`s ja vai dar conta.
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewitem.asp?idproduct=2163&aff=171252
e o freme ja definiu
eu vou comprar um desses que é so soldar os esc`s que fica bem melhor:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewitem.asp?idproduct=24173&aff=171252
a controladora compra essa daqui se voce for usar a KK ela dispensa programador pois é so setar via lcd que vem nela:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewitem.asp?idproduct=24723&aff=171252
Helices voce pode usar com esse frame 9 e 10 polegadas.
Esse seria o kit ideal depois voce joga essas coisas num frame de hexa e coloca uma naza ai so felicidade.
- junho 23, 2012 às 2:01 am
Gostei bastante do frame…
Quanto ao resto já estou pensando em vender o que tenho antes e partir para um projto do zero com um material mais indicado.
- junho 23, 2012 às 2:44 am
vc não precisa fazer a placa. pode compra-la do marcelo,-avrbrasil.com.br sai uns 130, só com gyro. mas ela ainda aceita acelorometro, bussola, barometro e mais recente até gps.
não sei onde(além do multiwiicopter) , mas existe dessas mais completas pra comprar tb. a minha é uma Paris V4. atualmente ela já tem uma mais atual. multiwiicopter.com
- Você deve fazer login para responder a este tópico.