Motor ou EDF no FPV

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    Historicamente, as EDFs são para velocidade ! Mas, podemos pensá-las em “força” também !

    Se as EDFs são as “turbinas elétricas” que substituiem as “turbinas a reação”, podemos tirar um paralelo com os aviões reais: existem  os jatos comerciais que buscam velocidade (os Boeing, Airbus, etc.) e outros buscam força (o lendário C-130). 

     

    Pois bem. Partindo dessa experimentação poderiamos pensar  em  usar  EDF no FPV ?

    Entra ai uma dúvida: o  quanto consome de bateria um e o quando consome  o outro !  Os motores são mais econômicos que as EDFs ? Ou existem  EDFs “com mais força que velocidade” e são m ais econômicas ?

    As  questões parecem sem fundamento, mas naõ são !

    Se pensarmos na possibilidade de usar  uma EDF com força para subir e menor velocidade, ela seria aplicável no FPV e desta forma, poderiamos construir aeronaves com melhor caracteristica  de voo, com mais  força para subir e levar mais peso e uma vez lá em cima, ter maior planeio e sustentação, o que conduziria para voos tranquilos como dos planadores, com a facilidade de retomada de velocidades e enfrentamento do vento quando necessário, ao “voltar para casa”. 

    Vamos fazer um extremo ?

    Vamos imaginar um Bird of Time com trem de pouso retrátil  e duas EDFs nas asas decolando suavemente e embarcado com 2 Kg de equipamentos ! Vai  ganhar altitute e, quando lá em cima, poderia planar suavemente e fazer filmagens maravilhosas. A questão é: quanto tempo eu consigo ficar lá em cima com ele ? Já esta claro no pensamento que o objetivo não é “distância” mas “autonomia”.

    Convoco, portanto, os que “entendem de motor e EDF para dar uma luz” na questão. E ai, vale a pena experimentar …. não custa nada construir um “trocinho” para testar  !

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  • Replies

    Leandro,

    Sabidamente as EDFs são pouco eficientes, no quesito consumo/potência.

    No evoo em 2012, um usuário (não tenho certeza, mas acho que foi o Lolata), construiu uma (ou algumas) asas GIANT com EDFs, e teve todo tipo de problemas que imagine! Acho que 95% relacionado ao dimensionamento de do ESC/LIPO/EDF/cabos alimentação.

    E olha que o budget dele era grande, só usou equipamento de primeira qualidade, um primor de projeto e execução.

    No fim, fez um voo de 50seg que culminou com o ESC torrado e perda total do equipamento.

    Tem tudo registrado lá inclusive, se não em engano, ele iniciou outro projeto similar.

    Acho EDF interessante para un funjet, pequeno, leve e que será rápido como uma bala. Não tenho conhecimento de causa para comentar a fundo, na verdade.

    Já vi um grande planador (wingsapn de 12″), que usava uma EDF escamoteável, que ficava abrigada na fuselagem, após as asas. Depois que alcançava altitude a recolhia. Bem interessante!

    Forte abraço e vou acompanhar a discução.

    Ecodrones, eu estive um  tempo fora do forum e não vi este post ! Vou pesquisar depois para ver. Por aqui tem um  pessoal  que executa  alguns projetos com grande qualidade e especialidade, o que não garante que vai dar certo ! Entra aquela variável desconhecida que coloca fogo em tudo (rs). Mas o bom é que sempre surgem boas idéias, boas discussões e o conhecimento acaba aparecendo nos detalhes e são aproveitados nos futuros projetos.

    Isso é verdade Leandro, aprendemos com cada novo projeto, dando 100% certo ao final ou não.

    Procurei e achei nos meus bookmarks o tópico no e-voo do user: Pedro Prado, esse é o correto, Tinha errado antes.

    Essa que deu errado:  Asa Trocentas, decidido…EDF

    E da nova asa que ele começou em seguida: Nova Asa Trocentos! Novas baterias!Novo vídeo!

    Boa leitura e forte abraço!

    Ecodrones, 

    fiz uma leitura lá .. e assisti os videos. 

    Olha só … se observarmos o projeto é excelente mesmo e  a EDF se mostrou muito eficiente no quesito “velocidade”.

    Penso que um bom dimensionamento das EDFs e refrigeração do ESC pode garantir que trabalhem por longo tempo sem queimar ! A questão é  “quanto tempo” (autonomia) de voo.   Mas vamos imaginar que ao revés  de fazer para ter velocidade  (que é o projeto da asinha) fosse dimensionado para “ter força” e manter  uma velocidade média de 50 km/h ! E, na grande maioria do  tempo sem funcionamento, durante os voos planados … sei lá .. acho que poderia ser interessante. 

    A HK tem um modelo Zephyr 70  que é um planador de asa baixa e  cauda em V ! Mas a proposta  dele, também, é velocidade. 

    Queria  saber  se conseguiria instalar 2 EDF debaixo da asa de um “planador” e com isso  ter a performance necessária para decolar, subir e manter  o voo estabilizado e, quando necessário,  ter “força” para voltar, mesmo com “vento de  frente”.

    É mais ou menos isso que ando procurando na internet e não  acho !

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