- Este tópico está vazio.
- junho 16, 2013 às 12:42 pm
Historicamente, as EDFs são para velocidade ! Mas, podemos pensá-las em “força” também !
Se as EDFs são as “turbinas elétricas” que substituiem as “turbinas a reação”, podemos tirar um paralelo com os aviões reais: existem os jatos comerciais que buscam velocidade (os Boeing, Airbus, etc.) e outros buscam força (o lendário C-130).
Pois bem. Partindo dessa experimentação poderiamos pensar em usar EDF no FPV ?
Entra ai uma dúvida: o quanto consome de bateria um e o quando consome o outro ! Os motores são mais econômicos que as EDFs ? Ou existem EDFs “com mais força que velocidade” e são m ais econômicas ?
As questões parecem sem fundamento, mas naõ são !
Se pensarmos na possibilidade de usar uma EDF com força para subir e menor velocidade, ela seria aplicável no FPV e desta forma, poderiamos construir aeronaves com melhor caracteristica de voo, com mais força para subir e levar mais peso e uma vez lá em cima, ter maior planeio e sustentação, o que conduziria para voos tranquilos como dos planadores, com a facilidade de retomada de velocidades e enfrentamento do vento quando necessário, ao “voltar para casa”.
Vamos fazer um extremo ?
Vamos imaginar um Bird of Time com trem de pouso retrátil e duas EDFs nas asas decolando suavemente e embarcado com 2 Kg de equipamentos ! Vai ganhar altitute e, quando lá em cima, poderia planar suavemente e fazer filmagens maravilhosas. A questão é: quanto tempo eu consigo ficar lá em cima com ele ? Já esta claro no pensamento que o objetivo não é “distância” mas “autonomia”.
Convoco, portanto, os que “entendem de motor e EDF para dar uma luz” na questão. E ai, vale a pena experimentar …. não custa nada construir um “trocinho” para testar !
- Replies
-
- junho 16, 2013 às 2:57 pm
Leandro,
Sabidamente as EDFs são pouco eficientes, no quesito consumo/potência.
No evoo em 2012, um usuário (não tenho certeza, mas acho que foi o Lolata), construiu uma (ou algumas) asas GIANT com EDFs, e teve todo tipo de problemas que imagine! Acho que 95% relacionado ao dimensionamento de do ESC/LIPO/EDF/cabos alimentação.
E olha que o budget dele era grande, só usou equipamento de primeira qualidade, um primor de projeto e execução.
No fim, fez um voo de 50seg que culminou com o ESC torrado e perda total do equipamento.
Tem tudo registrado lá inclusive, se não em engano, ele iniciou outro projeto similar.
Acho EDF interessante para un funjet, pequeno, leve e que será rápido como uma bala. Não tenho conhecimento de causa para comentar a fundo, na verdade.
Já vi um grande planador (wingsapn de 12″), que usava uma EDF escamoteável, que ficava abrigada na fuselagem, após as asas. Depois que alcançava altitude a recolhia. Bem interessante!
Forte abraço e vou acompanhar a discução.
- junho 16, 2013 às 4:21 pm
Ecodrones, eu estive um tempo fora do forum e não vi este post ! Vou pesquisar depois para ver. Por aqui tem um pessoal que executa alguns projetos com grande qualidade e especialidade, o que não garante que vai dar certo ! Entra aquela variável desconhecida que coloca fogo em tudo (rs). Mas o bom é que sempre surgem boas idéias, boas discussões e o conhecimento acaba aparecendo nos detalhes e são aproveitados nos futuros projetos.
- junho 16, 2013 às 6:36 pm
Isso é verdade Leandro, aprendemos com cada novo projeto, dando 100% certo ao final ou não.
Procurei e achei nos meus bookmarks o tópico no e-voo do user: Pedro Prado, esse é o correto, Tinha errado antes.
Essa que deu errado: Asa Trocentas, decidido…EDF
E da nova asa que ele começou em seguida: Nova Asa Trocentos! Novas baterias!Novo vídeo!
Boa leitura e forte abraço!
- junho 16, 2013 às 7:58 pm
Ecodrones,
fiz uma leitura lá .. e assisti os videos.
Olha só … se observarmos o projeto é excelente mesmo e a EDF se mostrou muito eficiente no quesito “velocidade”.
Penso que um bom dimensionamento das EDFs e refrigeração do ESC pode garantir que trabalhem por longo tempo sem queimar ! A questão é “quanto tempo” (autonomia) de voo. Mas vamos imaginar que ao revés de fazer para ter velocidade (que é o projeto da asinha) fosse dimensionado para “ter força” e manter uma velocidade média de 50 km/h ! E, na grande maioria do tempo sem funcionamento, durante os voos planados … sei lá .. acho que poderia ser interessante.
A HK tem um modelo Zephyr 70 que é um planador de asa baixa e cauda em V ! Mas a proposta dele, também, é velocidade.
Queria saber se conseguiria instalar 2 EDF debaixo da asa de um “planador” e com isso ter a performance necessária para decolar, subir e manter o voo estabilizado e, quando necessário, ter “força” para voltar, mesmo com “vento de frente”.
É mais ou menos isso que ando procurando na internet e não acho !
- Você deve fazer login para responder a este tópico.