Motores para quad

Fóruns Compra e venda Motores para quad

  • Este tópico está vazio.
  • Post

    Olá Pessoal,  tenho 4 motores NTM Prop Drive Series 28-30A 750kv / 140w

    Comprei para montar meu novo quad e chegou hoje mas, o pequeno detalhe é que o s fios do motor são na parte de cima e a fixação por parafusos é feita também por cima, portanto inútil para mim…

    Se alguém possui motores novos e quiser trocar ou me vender eu agradeço. Somente troca por outros motores para quad,  obrigado.

    4 Unidades; http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=16229

Visualizando 10 respostas - 16 até 25 (de um total de 25)
  • Replies

    Repare que o fabricante do motor do automóvel ou qualquer outro motor, informa a potência e fim de papo, já que a mesma é constante, oke varia é o torque que é fornecido pela caixa de mudanças, assim a 1ª tem mais torque e a 5ª menos torque, mas as velocidades que vc alcança são diferentes, para a mesma potência e única do motor, vc nunca viu dizer que a primeira tem mais potência que as outras marchas, todas tem a mesma potência que é dada pelo motor, oke varia é a “força” (torque) Tambem p apenas dar uma luz, vc tem formulas simples que relacionam potência, torque e rpm, logo qdo vc tem 2 das varáveis vc acha a terceira desconhecida. No caso das hélices, uma analogia equivalente à caixa de marchas é o kv, mais baixo mais empuxo pk vc vai aumentar o diametro da hélice, oke acontece é que na prática vc tem um disco maior, portanto mais área p “apoio” já qdo vc quer velicidade vai ter que diminuir a hélice e esta área vai diminuir e como a potência é igual em ambas as situações, se subir o rpm o torque cai e vice versa. Não falo no passo da hélice aki p não komplikar.

    Qto ao quad que c quer aplicar o tal motor, sem saber o tamanho e pmd (peso máximo de decolagem) quase sem medo de errar lhe digo que é muuuuuiiiiittttooooo motor p ele, pois não acredito que seu quad vai pesar 2Kg ou qualquer coisa parecida. Não sou bom p escrever, mas se não entendeu depois acertamos e por fone te explico.

    Rodrigo Busa
    Membro
    none

    coincidência, tenho um ATG 600 X6 Carbon Fiber, são muito parecidos…

    qual placa está utilizando? 

    Denilson Nogueira disse:

    Geraldo, Estou QUASE entendendo, mas com certeza vou me aplicar mais neste assunto e entenderei 100% tudo… (Não sei quando)

    No caso meu quad é o ATG L600 X4 http://www.foxtechfpv.com/atg-l600-x4-arf-combo-p-568.html

    Realmente não estará pesado, vou usar um lawmate, mini camera e gopro, sem Gimbal por enquanto..

    As hélices que tenho disponíveis são 1045 , 8X4.5, 8045 e 9X4.7. No caso então para uma melhor estabilidade e não velocidade, as 1045 são as mais indicadas, com motor 28-30 ?

    Quanto aos motores 35-36A 910Kv / 350W eu iria utilizar no quad QAV500 ou Iconic-X FPV porque de acordo com as especificações destes quad’s os motores indicados são estes mesmo, mas como o frame L600 X4 chegou primeiro, estou montando tudo neste.

    Obrigado !

    …com clareza!

    Geraldo A. P. Franco disse:

    Repare que o fabricante do motor do automóvel ou qualquer outro motor, informa a potência e fim de papo, já que a mesma é constante, oke varia é o torque que é fornecido pela caixa de mudanças, assim a 1ª tem mais torque e a 5ª menos torque, mas as velocidades que vc alcança são diferentes, para a mesma potência e única do motor, vc nunca viu dizer que a primeira tem mais potência que as outras marchas, todas tem a mesma potência que é dada pelo motor, oke varia é a “força” (torque) Tambem p apenas dar uma luz, vc tem formulas simples que relacionam potência, torque e rpm, logo qdo vc tem 2 das varáveis vc acha a terceira desconhecida. No caso das hélices, uma analogia equivalente à caixa de marchas é o kv, mais baixo mais empuxo pk vc vai aumentar o diametro da hélice, oke acontece é que na prática vc tem um disco maior, portanto mais área p “apoio” já qdo vc quer velicidade vai ter que diminuir a hélice e esta área vai diminuir e como a potência é igual em ambas as situações, se subir o rpm o torque cai e vice versa. Não falo no passo da hélice aki p não komplikar.

    Qto ao quad que c quer aplicar o tal motor, sem saber o tamanho e pmd (peso máximo de decolagem) quase sem medo de errar lhe digo que é muuuuuiiiiittttooooo motor p ele, pois não acredito que seu quad vai pesar 2Kg ou qualquer coisa parecida. Não sou bom p escrever, mas se não entendeu depois acertamos e por fone te explico.

    Rodrigo Busa
    Membro
    none
    Fh-x46

    sim, mas “vem com calma” , pois meu conhecimento é limitado! rs

    Denilson Nogueira disse:

    Busa, vou usar a NAZA. e vc?

    Pinelli, acho mesmo que vou precisar de sua ajuda por telefone ou por aquí mesmo,  agradeço.

    Abraço

    Denilson, fui dar uma olhada em umas contas p o conjunto com o NTM 2830 KV750, vc informou as medidas de helices que vc tem, mas não o tipo de desenho delas e nem o fabricante, dados estes muito importantes, então vamos p o “genérico”. Em meu banco de dados de hélices não tenho nenhuma 10×4.7 mas ensaiei 10 X3.8  X4.5 e X5.0, todas me deram com alimentação nominal da bateria de 12V empuxo por volta de 600g e consumo variando de 9.1A a 9.6A. Portanto lhe sugiro que use a 10X4.7 que vc tem, com ela vc provavelmente vai trabalhar “a meio pau” no acelerador que é o ideal na minha maneira de ver. Veja, fiz os cálculos com hélices conhecidas e esta sua não tenho a minima idéia de qual seria o aerofólio da mesma, portanto vc pode ter resultados tanto melhores como piores que os que apresento, mas vai firme que voar voaaaqa…. trakoisa, qdo eu disse em outra postagem 2 ou 3 atrás desta que era muito motor eu me referia ao outro motor com mais de 300W ou 400W que vc citou.

    aqui vc mesmo pode fazer seus ensaios:http://www.ecalc.ch/motorcalc_e.htm

    Xuuuupetaaaaaaa…….  esse site eu não conhecia, tudo mastigadim dim dim…, Brassssillll ziilllll… zillllll

    Acho que uma dica simples na montagem de elétricos, seja avião ou multicóptero é sempre comprar motores que tenham uma tabela de ensaios do fabricante, assim pela tabela voce já saberá se aquele motor serve ou não para seu projeto. outro fato a ser observado é o peso total do conjunto (frame, motores, bateria etc)  e a capacidade somada dos motores, principalmente para saber a capacidade da bateria a ser usada. tenho aqui um quad já voando e um hexa concluindo a montagem para teste  (quad com FY90QPRO e hexa com TMFPRO),  do projeto do quad para o hexa eu sempre observei a tabela de ensaios do fabricante do motor, e utilizei motores no hexa com empuxo e consumo menores que os utilizados no quad, pois, se no quad eu preciso de um payload livre de 500 gramas para uma camera por exemplo, e meu conjunto voando pesa 1200 gramas se eu utilizar um conjunto de motores que tenha empuxo 700 gramas no máximo já me atenderá, para o projeto  do hexa já vou diminuindo a potencia dos motores, bem como utilizando motores menores e  mais economicos.

    Vejamos algumas considerações que quase sempre deverão ser avaliadas como um todo e não isoladamente, antes de mais nada cumpre lembrar que tem muitas, mas muitas mesmo,  informações de fabricantes totalmente furadas e um pouco de prática p conhecer cada motor é o pulo do gato, normalmente não se tem um dinamômetro, uma fonte variável de tensão com voltímetro e amperímetro, isto seria o ideal se quisermos ser “acertadinhos” e assim matamos a cobra e mostramos o pau, ou seja, fazemos nós mesmos os ensaios de cada motor, meio complicado p saber então qual motor comprar, os sites como o citado por Denilson, é fácil verificar que ele se vale mais de informações de “praticantes” que de fabricantes e é o melhor. voltando às tais considerações, tenha em mente que no aero a coisa é fácil, mesmo com carga alar elevada, mas qdo se trata de “helice/s p cima” então a coisa KompliKa, portanto devemos sempre considerar o empuxo mínimo de cada motor com a bateria praticamente esgotada + alguma reserva de empuxo, digamos 20% pois vc tem que fazer manobras p trazer de volta p o chão o “ovni”, necessitando de empuxos extras, portanto fazer contas com bateria que ainda tenham 11.5 ou 12, ou outro valor qualquer  que ainda representa uma carga utilizável grande, é um pulo p o erro, por outro lado isto pode nos levar ao engano na hora de calcular a hélice, que p uma tensão menor pede um diâmetro maior, ocorre que nada impediria de vc usar tal hélice, é só dosar o dedo, mas se vc se entusiasmar com o desempenho de seu ovni vai “empurrar” o acelerador e tadinho dos motores e esc, sem falar que talvez sua bateria também vá sentir, uma maneira de cozinhar isto é super dimensionar os componentes, mas aí vc gasta mais dindim e carrega peso sem necessidade perdendo autonomia de vôo. Repare que é muito comum vc ver aeromodelos, seja asa fixa ou rotativa, com motores super dimensionados, oke trás satisfação p os que pouco entendem da coisa a não ser voar, já qdo se conhece um pouco buscamos performance e aí sim vc fica contentão ao ver seu equipamento rendendo, isto não é muito comum entre nós brasileiros mas observando oke acontece lá fora vemos isto frequentemente, ganhar com um F1 uma arrancada em uma avenida qualquer com um auto de fábrica é mole e não enobrece ninguém, mas vc com um fusca bater um auto qualquer atual com injeção, isto sim é um feito e até vai p o Youtube e todo mundo repara, não esquece e até fica com um tekinho de inveja. Portanto se vc tem empuxo sobrando, diminua sua hélice, pois não vai precisar deste extra e até mesmo o simples “peso” da hélice consome energia, oke é verdade, veja que muitos pensam que andar de farol aceso não faz diferença nenhuma, engano, as lâmpadas não acendem sozinhas, precisam de energia elétrica, que é fornecida pelo alternador, que por sua vez precisa ser girado, e o é pelo motor que também precisa dekê???? combustível, se vc não queimar o combustível extra para acender os faróis eles não vão acender mesmo e não existe alternativa p isto, o mesmo se dá com o fato do digamos “peso morto” das hélices, resumindo, performance não é apenas voar c sobras.

Visualizando 10 respostas - 16 até 25 (de um total de 25)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.