› Fóruns › Específicos › Plataformas › MQ-9 … alguém aqui tem … já montou ?
- Este tópico está vazio.
- janeiro 8, 2012 às 12:08 pm
Pessoal,
abrindo a caixa do MQ-9 surgem duas grandes questões:
1a. não tem manual de montagem
2a. tem pecinha pra carammmmmmmmmmmba !
Ai comecei estudar “onde o que se caixa onde” … a missão não é tão simples.
Se alguém aqui já montou um, gostaria de trocar ideia e tirar algumas dúvidas, porque, isso vai economizar boas horas de trabalho. Se alguém aqui não montou, mas achou algum link com a montagem, também serve por igual, porque andei procurando e não achei nada ilustrativo ou orientador.
Ah, São Google, desta vez o senhor me abandonou !
- Replies
-
- janeiro 8, 2012 às 1:39 pm
leandro, nao sei se ajuda, mas achei no google:
http://diydrones.com/profiles/blogs/my-projet-mq9-reaper-98-build?x…
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=768377
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1197203
leandro, se for esse modelo que vc comprou: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=…
na mesma pagina, logo abaixo do preço, em FILES, que tem sim o manual
- janeiro 8, 2012 às 7:19 pm
Israel Almeida jr disse:
leandro, nao sei se ajuda, mas achei no google:
http://diydrones.com/profiles/blogs/my-projet-mq9-reaper-98-build?x… -> os videos da construção foram removidos
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=768377 -> este é o modelo B, diferente do meu … é bem menor
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1197203 -> não tem instruções da montagem
leandro, se for esse modelo que vc comprou: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=…
na mesma pagina, logo abaixo do preço, em FILES, que tem sim o manual -> boa… aqui achei o manual … é muito simples, mas já dá uma visão geral da montagem; ele tem muita pecinha e acredito que detalhse construtivos… mas, já deu uma boa ajuda.
- janeiro 9, 2012 às 1:10 am
Leandro, acabei de comprar o meu, faz uma semana. Todavia está em trasito para o Brasil… Depois me diga como ficou seu MQ-9. Qual eletrônica vai embarcar no modelo?
- janeiro 9, 2012 às 11:58 am
Leandro estou montando um também, esta quase pronto, eu usei aquele manual da HK que foi citado acima. Infilismente só vou poder testar o aero depois da segunda quinzena de janeiro, muito serviço.
- janeiro 9, 2012 às 12:55 pm
Kit OSD Pro (OSD, GPV v4 e eLogger v4) da Eagle Tree
TX video/som 1.2 de 1.000 mw lawmate
* vou instalar um rádio JR X3810 72 Mhz porque segundo li e varios informações de pessoas que cairam com seus modelos concluiram que foi por causa do uso do rádio 2.4 Mhz com o TX 1.000 mw de 1.2 Mhz
(óculos HeadPlay)
Acho que é isso … vamos ver se consigo, mas, já estou formetemente inclinado mandar um amigo (lojista) montar porque vou precisar de instalar servos, mudar algumas coisas para reforço (dobradiças, sistemas de linkagem, etc..) e por falta de tempo e disponibilidade das peças aqui, acho que vou mandar ele montar… vou imprimir os manuais em A3 e levare para ele.
César Augusto Vieira disse:
Leandro, acabei de comprar o meu, faz uma semana. Todavia está em trasito para o Brasil… Depois me diga como ficou seu MQ-9. Qual eletrônica vai embarcar no modelo?
- abril 26, 2012 às 2:41 pm
Caro Leandro, gostaria de saber como ficou seu MQ-9, pois estou terminando de montar o meu somente agora. Estava com pouco tempo disponível, viajando muito a trabalho. Sobraram algumas pequenas peças, que não encontrei utilidade. Vou te fazer algumas perguntas pertinentes ao projeto. Você conseguiu encontrar o CG mesmo colocando a bateria na parte de frente? De quanto é a bateria que estás usando?? Oque achou do voo, é tranquilo para pilotar? Qual o peso final?? Grande abraço.
Leandro Chaves disse:
Kit OSD Pro (OSD, GPV v4 e eLogger v4) da Eagle Tree
TX video/som 1.2 de 1.000 mw lawmate
* vou instalar um rádio JR X3810 72 Mhz porque segundo li e varios informações de pessoas que cairam com seus modelos concluiram que foi por causa do uso do rádio 2.4 Mhz com o TX 1.000 mw de 1.2 Mhz
(óculos HeadPlay)
Acho que é isso … vamos ver se consigo, mas, já estou formetemente inclinado mandar um amigo (lojista) montar porque vou precisar de instalar servos, mudar algumas coisas para reforço (dobradiças, sistemas de linkagem, etc..) e por falta de tempo e disponibilidade das peças aqui, acho que vou mandar ele montar… vou imprimir os manuais em A3 e levare para ele.
César Augusto Vieira disse:
- abril 26, 2012 às 8:49 pm
Olá pessoal …
eu comprei todos os equipamentos, estão aqui na estante e eu estou sem tempo para a montagem; eu até já tomei a decisão de “mandar um amigo meu que trabalha com isso montar” e desta forma, pelo menos, a coisa sai direito !
Mas estou trabalhando muito, viajando muito, meio sem tempo …. na primeira oportunidade da calmaria, vou ver isso !
- julho 10, 2012 às 2:02 am
Boa noite Leandro, e ai como anda seu MQ9, observei que seu ultimo post foi 26/04, onde você dizia que na primeira oportunidade postaria alguma coisa……………….mais vai que esqueceu rsrsrsrsrs!!!!
então se tem alguma novidade conta ai, estive namorando este modelo também, só falta feedbacks para efetuar a compra..
Tks.
- julho 10, 2012 às 2:24 am
Então,
ele ficou pronto mas eu naõ consegui achar em nenhuma loja o Adaptador de Hélice (shaft 5mm) para o motor elétrico; acabei comprando pelo Mercado Livre .. deve chegar terça ou quarta … Ai vou atrás da hélice; quero uma tripá 9×6. Ai ele fica pronto para voar mas te confesso, depois de montado, equipado, sinto que ficou pesado … vou pesar e ver como ficou e ver se dá coragem de decolar ! Bom, tbm tem uma situação… se eu não voar, não vou vender para ninguém mesmo, então, vou arriscar … se quebrar, não vou sentir muito não.
- julho 10, 2012 às 3:06 pm
Leandro
Eu estreei o meu ontem, gostei do voo dele, é bem tranquilo, infelizmente moi o meu, hehehhe, está aqui os cacos p/ contar a historia
- julho 10, 2012 às 5:31 pm
Oh, Lolata … que pena, meu amigo !!
Caiu no pouso ?
Me diz uma coisa … relata para mim a decolagem dele e o tráfego como ele se comportou.
Me passa as especificações do motor e baterias que voce usou, para eu confrontar com o que eu estou usando e verificar se o seu ficou com o peso proximo do meu.
- julho 10, 2012 às 6:07 pm
Olá pessoal, estou acompanhando os comentários e vou dar o meu a respeito do MQ-9.
Leandro o meu ficou bem pesado também, não cheguei a checar o peso, mas acredito que com bateria e tudo ficou por volta de 3,5 Kg (Aproximadamente). Utilizei o motor Turnigy G25 Brushless Outrunner 870kv e hélice tripá 9×6, bateria de 4500nano. RX PCM e os servos do profundor e leme eram Futaba 3400…
Quanto ao voo deste modelo, na decolagem pede bastante pista, e não achei um voo muito tranquilo, ele tem uma ótima estabilidade porém as curvas ele pede meio motor pra cima… igualmente o pouso ele também pede motor. Consegui realizar 8 voos com meu, estava pegando as manhas para instalar os equipamentos FPV, porem tive uma pane no dedo (hehe) realizei uma curva com pouco motor e o modelo estolou e não estava com altura suficiente para retomar e acabei lenhando. Acredito que se eu pegar com tempo, ainda dê para recuperar, porem não é a intensão, vou pegar toda a eletrônica e estalar em outro modelo.
Decolagem vai precisar de pista, curva e manobras somente com meio motor ou mais e pouso necessitará também de motor para a aproximação. Ademais o modelo apresenta uma boa estabilidade, não é modelo para iniciantes.
Abraços
- julho 10, 2012 às 6:15 pm
Então, depois de ver montado, sentir o peso … comecei a verificar que pode ser um modelo critico de voo, o qual, para o FPV se torna inviável, diante da “instabilidade” do voo. Concordam ? É bonito, é próprio para a atividade, mas acredito que como aeromodelo, impróprio.
Sinceridade, vou ver se instalo um “modelo trainner de isopor” e vou brincar tranquilo ! Ontem eu voei com um modelo fabricado por um amigo meu; destes “estilo trainner .40” e voei com uma LiPo 11.1v por 20 minutos com uma única bateria e o voo, muito tranquilo, muito dócil, muito suave em baixas velocidades, o que confere à ele uma melhor características para o que pretendo !
Sinceramente, cada dia que passa me convenço mais de “deixar o MQ-9 de lado” para não vê-lo no lixo ou “vender montado” … sei lá !
Acho que as vezes precisamos “abrir mão da beleza” para “ter qualidade e segurança”, afinal, os equipamentos de FPV embarcados não são baratos; perder por teimosia é burrice !
- julho 10, 2012 às 10:14 pm
Leandro
Amanha eu vejo que motor usei e posto aqui
O relado do Cesar é bem mais completo que o meu, fiquei até mais tranquilo, pois acho que achei o motivo da minha lenha.
Eu comentei que era um voo tranquilo, pois eu assim o achei, até ele do nada entrar em parafuso, acho que o Cesar matou a charada, no meu voo, eu comecei a diminuir o motor, pois ele estava contra o vento, eu subestimei a velocidade e devo ter “tirado” muito o motor e ele estolou, entrou em parafuso.
Então, esse avião não é p/ dar “Rolê”, tem que voar com motor.
- Você deve fazer login para responder a este tópico.