› Fóruns › Equipamentos › MultiWii para tricóptero e quadricóptero – Parte 2
- Este tópico está vazio.
- janeiro 14, 2012 às 3:45 am
Firmware para as placas MultiWii , versão 2.2 clique aqui
Nova GUI para MultiWii GUI 2.2 clique aqui
Ambiente Arduino versão 1.0 “clique aqui”
Apostila com informações sobre PID PID_Novus.pdf, Ajustes de giroscópios e acelerômetro Configuração dos Sticks.pdf
Exemplo de Frame e setup para ter um ponto de partida:
Brincando com o quadricóptero usando a placa comercial MiniMultWii V1.1 AVRBRASIL
- Replies
-
- julho 4, 2012 às 11:02 pm
legal tasca!
so não entendi um passo ae, para movimentar o pan tilt pelo radio eu tria q ligar um cabo do receptor do radio para a placa multi wii?
eu ja liguei os servo do pan tilt na placa multiwii como o marcelo tinha me explicado e deu certo a estabilização da cam, so que vi não lembro onde que teria como movimentar o pan tambem pelo radio! sera q isso ta certo?
r tasca disse:
respondendo uma pergunta do Capusso:
Na aba config.h
#define TILT_PITCH_MIN 1020 //servo travel min, don’t set it below 1020
#define TILT_PITCH_MAX 2000 //servo travel max, max value=2000
#define TILT_PITCH_MIDDLE 1500 //servo neutral value
#define TILT_PITCH_PROP 10 //servo proportional (tied to angle) ; can be negative to invert movement
#define TILT_ROLL_MIN 1020
#define TILT_ROLL_MAX 2000
#define TILT_ROLL_MIDDLE 1500
#define TILT_ROLL_PROP 10os numeros em negrito aumentam e diminuem o deslocamento da camera proporcional ao movimento to quad. se botar negativo inverte o movimento.
importante notar se o movimento do quad na tela da GUI é EXATAMENTE copia do movimento real do quad. senão precisa de calibração/ ajuste dos acelerometros/giros.
o canal de controle do gimbal deve ser um canal livre do radio, normalmente canal 6 e 7 já que o 5 normalmente é seleção de modo.
so nao estou lembrando agora onde configurei qual canal controla qual movimento da camera.. rs.
alguem?
- julho 4, 2012 às 11:13 pm
fala thiago blz!
vc ja abilitou estes campos no gui?
Thiago T. Jordão de Vasconcelos disse:
Pessoal, eu habilitei o #define SERVO_TILT mas o pan/tilt não funciona… ele até zera a posicao dos servos… mas não muda a posição se eu movimentar o hexa.
Ah… só tá com os servos do gimbal e o receptor ligado com um bec pra alimentar.
Alguém já teve esse problema?
Estou na versão 2.0.- julho 4, 2012 às 11:17 pm
Capusso, pra conseguir movimentar pan e tilt pelo rádio você vai precisão entrar com o sinal do rádio em PPM pois precisará de muito mais canais do que tem de entrada no atmega. ai é só mudar para PPM no código que terá todas a entradas necessárias.
4 canais de voo + 2 auxiliares + pit e roll
- julho 5, 2012 às 1:19 am
Capusso, não tinha me ligado nisso… mas já tá funcionando sim xD
Como o Marcelo falou, tu vai precisar habilitar a linha de PPM e colocar na saída de PPM do teu receptor.
Daí tu pode colocar outro rádio na trainer do teu pra poder movimentar o pantilt.
Mas aí tu vai precisar de um rádio de pelo menos 7 canais + um rádio pra o pan/tilt.- julho 5, 2012 às 1:57 am
Umildade merrmao umildade ! sei
Marcelo Gonzalez (AVRBRASIL) disse:
Puts, Oráculo é sacanagem, o mais certo seria aprendiz do aprendiz, hehehe.
Um abraço
Marcelo “Cmte. Fox” disse:
Olha ai Sr. Oráculo
http://www.youtube.com/watch?v=wtngF3IGsuI&feature=player_embedded
- julho 10, 2012 às 3:44 pm
OI…
Estou finalmente colocando a multiwii pra funcionar num tri… por enquanto coloquei so o WM+ original…. me digam se tudo esta certo…
Foi testada so a placa multiwii sem nada conectado a ela:
- julho 10, 2012 às 6:53 pm
Só com este vídeo é muito difícil de saber se esta tudo certo, principalmente por não saber para aonde você esta movimentando o tricóptero.
Observe as linhas :
roll para a direita + roll para a esquerda –
pitch para frente + pitch para traz –
yaw para a o sentido horario + e anti horário –
Filipe Ferreira disse:
OI…
Estou finalmente colocando a multiwii pra funcionar num tri… por enquanto coloquei so o WM+ original…. me digam se tudo esta certo…
Foi testada so a placa multiwii sem nada conectado a ela:
- julho 11, 2012 às 2:04 pm
Prezados.
Testei esta semana o firmware do SimonK em uns turnigy plush.
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1513678
Devo dizer que o resultado é fantástico.
RECOMENDO.
Outra coisa que fiz e gostei:
Na placa da AVRbrasil, vc. pode ligar o receptor diretamente nos pinos de entrada fazendo uma pequena modificação na ordem dos comandos na aba def.h. A ordem fica igual a do receptor ( ail, ele, thr, rud, etc, etc ) Está no meu notebook, se alguem precisar posso postar o codigo aqui.
- julho 14, 2012 às 2:01 am
Boa noite Tasca!
O lance da placa do Marcelo eu não entendi.
Posta aí pra gente.
Valeu
r tasca disse:
Prezados.
Testei esta semana o firmware do SimonK em uns turnigy plush.
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1513678
Devo dizer que o resultado é fantástico.
RECOMENDO.
Outra coisa que fiz e gostei:
Na placa da AVRbrasil, vc. pode ligar o receptor diretamente nos pinos de entrada fazendo uma pequena modificação na ordem dos comandos na aba def.h. A ordem fica igual a do receptor ( ail, ele, thr, rud, etc, etc ) Está no meu notebook, se alguem precisar posso postar o codigo aqui.
- julho 14, 2012 às 2:46 am
Tasca, eu uso o esc turnigy plash 25A. Vc já atualizou algum desses com o firmware tgy.hex? Dá muita diferença?
Abraço
- setembro 3, 2012 às 5:30 pm
adaptei uns plush de um amigo, mas os dele não gostaram muito…. mas nao sei o que houve… é sempre um risco.
os meus são HK F-20 e ficaram muito bons. 🙂
notei que a nova placa da AVR já tem os controles na ordem certa, isso só se aplica a primeira versao que a ordem não era a mesma do futava. ( Roll, Pitch, Thr, Yaw, Mode. )
- setembro 11, 2012 às 8:10 pm
Olá!
Estou desenvolvendo um páraquedas para colocar nos meus multirotores.
Tenho placa da AVR Brasil e da Diy Drones.
Penso em usar dois sistemas para acionamento.
Um por servo acionado pelo rádio controle e outro por atitude de voo.
Se o multirotor atingir uma cesta velocidade vertical negativa, o que já é monitorado pela placa, o páraquedas abriria.
Ou se ele atingísse um certo grau de inclinação, o que também já é monitorado pela placa, acionaria o páraquedas.
Isso para o caso de dar pau no sistema de rádio controle.
Acontesse que não sei programar.
Alguém poderia me ajudar na programação.
Tendo o sistema funcionando, posto o projeto do páraquedas aqui para quem quiser fazer igual.
Um abraço
- outubro 1, 2012 às 11:24 am
E ai pessoal, andei meio sumido mas agora estou de férias hehehehe. Marcelo Gonzalez, voce ainda tem aquelas placas de sersores (giro, acelerometro e mag) para vender? Me manda o e-mail para contato via MP que eu perdi o seu e-mail e não o consigo localizar.
Também tenho notado que este post anda meio parado… o que houve galera?
- outubro 2, 2012 às 2:14 pm
Ola Pessoal alguem sabe onde aumento o curso do servo do gimbal na Crius SE v1.0 no tilt e como adiciono um canal para fazer o angulo de 90º abraço
- outubro 2, 2012 às 4:15 pm
Maurício, tem um post sobre multiwii no http://www.multirotores.com.br
http://www.multirotores.com.br/forum/topics/multiwii
Acessa lá
Abraço
Felipe
Mauricio F. disse:
E ai pessoal, andei meio sumido mas agora estou de férias hehehehe. Marcelo Gonzalez, voce ainda tem aquelas placas de sersores (giro, acelerometro e mag) para vender? Me manda o e-mail para contato via MP que eu perdi o seu e-mail e não o consigo localizar.
Também tenho notado que este post anda meio parado… o que houve galera?
- Você deve fazer login para responder a este tópico.