MultiWii para tricóptero e quadricóptero – Parte 2

Fóruns Equipamentos MultiWii para tricóptero e quadricóptero – Parte 2

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 respostas - 16 até 30 (de um total de 200)
  • Replies

Fala Nano, eu já tinha respondido na pagina anterior.

Um abraço

Marcelo Gonzalez (AVRBRASIL) disse:

Realmente como o Wagner citou, qualquer tipo de equipamento de recepção sem uma filtragem bem seletiva perto de equipamentos de transmissão de alta potência é suicídio, eu não arriscaria com nenhuma das duas frequências, pois tanto um receptor quanto o outro não tem boa seletividade, podendo sofrer interferências pela própria fundamental ou pelas harmônicas e espúrios.   

Floriano Peixoto disse:

Olá Wagner!

Meu Futaba é FM 72 MHz mesmo.

Valeu!

Um abraço

Nano

Wagner Loebel disse:

vixi falou em RF o Dr. Marcelo é o mestre no assunto… mas pelo que sei, seu rádio FM, se for de 72MHz, está trabalhando exatamente dentro da faixa dos canais “baixos” de VHF, portanto, rádio FM nem PENSAR !

Já 2.4GHz tá longe dos canais de TV, mas sei lá, RF é coisa do demo, meio que “magia negra”, kkkk… Em SP quando vc passa na Av Paulista tem até moto e carro que “apaga” com a tempestade de RF “típica” da região, coisa de doido….

Abs
    Wagner

Oi Marcelo!

Desculpe a falha. Não tinha visto a resposta.

É uma pena que não possa fazer esse voo mas eu já imaginava que não seria possível. Agora você me confirmou isso.

Um abraço

Nano

Fala Nano, eu já tinha respondido na pagina anterior.

Um abraço

Galera, boas notícias! O problema realmente era o motor! Ainda bem que sempre que compro, sempre peço mais 1, pra esse tipo de situação! Acho que agora o bicho voa, ou pelo menos entro na etapa de configuração do PID!

Obrigado a todos pelas sugestões!

r tasca
    Membro
    none

ahhhhh, achei vocês. eu tava igual a cachorro que caiu do caminhão de mudança. haha

Igor Araujo
    Membro
    none

Marcelo, desde já muito obrigado! Valeu mesmo! =)… Meu quad já o apelidei de quebratudo! o bixo ja tomou altas pancadas, os eixos dos motores estão tortos engraçados d+,não sei como eles estão aguentando ainda, mas so vou trocar mesmo depois que conseguir ter controle total, tenho um sério problema aqui na minha cidade, estou quase 1500m a nível do mar, venta muito aqui. Mas está voando, graças a vcs.

Queria tirar uma dúvida, antes de mexer gostaria de compartilhar com o forum  esta pergunta, alguém entendeu o calculo que o programa multiwii faz em cima do Resistor de 51k no canal analogico do arduino, para identificar o nivel de bateria? Eu rodei tudo aqui na minha cidade e não achei este resistor, até em radio velho não encontrei, so encontro 56k.

Coloquei o de 56k e mexi no VBATREF no config.h abaixando o valor. Será que é isto mesmo?

Valeu grande abraço!

valeu , Fabio.

Fábio Rocha disse:

Leonardo, não sei qual rádio você usa, mais no meu (Turnigy 9X) eu faço assim, tenho um modelo salvo com o nome “Calibrar” onde os end points estão todos a 120% e outro chamado Quad com o profundor e aileron a 60%.

Leonardo Pinelli Araujo disse:

Marcelo, tenho a alegria de dizer que o quad(sua receita, exceto pelos motores rctimer) levantou vôo!

e até consegui calibrar o giro= led piscou finalmente(com stick para direita) e o ACC.

Foi uma decolagem bem estável, sem ficar balançando, mas com tendencia a ir pra frente- acho que porque não subiu o suficiente!

Duvida: vc já postou e já li em outras conversas, para deixar os comandos a +/- 60%, após a calibragem. …..MAS aí eu não consegui armá-lo!!! Confesso que fiquei com medo de mexer no radio com ele armado, pois está em armando em marcha lenta. Como fazer para “reduzir ” os endpoints?

obrigado de novo!

Para que ainda tem duvidas sobre a programação dos ESCs HK 18A programming card.

O software esta em anexo.

Igor, por nada, estou aqui para ajudar no que puder, em relação ao medidor de bateria, vai dar uma diferença de 278mV em 12,6V é mais fácil colocar dois de 100k em paralelo ai a diferença cai para 60mV, você também pode compensar no software como você já fez, é só fazer as medições e depois as continhas. 

Igor Araujo disse:

Marcelo, desde já muito obrigado! Valeu mesmo! =)… Meu quad já o apelidei de quebratudo! o bixo ja tomou altas pancadas, os eixos dos motores estão tortos engraçados d+,não sei como eles estão aguentando ainda, mas so vou trocar mesmo depois que conseguir ter controle total, tenho um sério problema aqui na minha cidade, estou quase 1500m a nível do mar, venta muito aqui. Mas está voando, graças a vcs.

Queria tirar uma dúvida, antes de mexer gostaria de compartilhar com o forum  esta pergunta, alguém entendeu o calculo que o programa multiwii faz em cima do Resistor de 51k no canal analogico do arduino, para identificar o nivel de bateria? Eu rodei tudo aqui na minha cidade e não achei este resistor, até em radio velho não encontrei, so encontro 56k.

Coloquei o de 56k e mexi no VBATREF no config.h abaixando o valor. Será que é isto mesmo?

Valeu grande abraço!

Mais uma alternativa para este tipo de ESC, o arquivo esta em anexo tgy.zip , os fuses são os da imagem abaixo.

Para que ainda tem duvidas sobre a programação dos ESCs HK 18A programming card.

O software esta em anexo.

Bah galera não consigo segurar a vontade de mostrar o que fiquei fazendo a tarde toda na oficina, me agueeenta aê ;-)… em breve mais um quad MultiWii voando…

Abs
    Wagner

Ferrari?

ahahahahah Ferrari foi boa…. já apelidei de “Quad Chapolin” kkk …

Leonardo Pinelli Araujo disse:

Ferrari?

Tenho voado com meu quad regularmente. Fiz alguma fotos e filmes com uma Go Pro colocada de maneira improvisada sobre a lateral direita do frame, coberta por uma tijelinha plástica.

Estava usando ESCs da HK.

Chegaram os ESCs Turnigy Plush que tinha encomendado e troquei os da HK pelos Turnigy.

Alterei no software da placa os parâmetros do ITG 3200 de 42 para 256 HZ

Assim que armei os motores, eles não rodaram. Acelerei e 2 da esquerda começaram a funcionar e 2 da direita não.

Achei que era problema de contato na fiação dos ESCs com os motores.

Estava trabalhando com aceleração mínima em 1150 pois quando coloquei hélices APC Slow 10X4,7 e aceleração mínima em 1300 ele decolou sozinho ao armar os motores. Daí a razão de ter diminuído para 1150.

Voltei a aceleração mínima para 1300 e ao armar os motores os quatro rodaram.

Cheguei a fazer um voo curtinho dentro de uma sala pequena para mostrar para uns amigos como funciona um Quad.

Notei que ele estava um pouco mais oscilante, mas nada que não conseguisse controlar. Não alterei as configurações de P.I.D. Pretendia fazer isso depois que voasse em espaço aberto.

Fui voar na pista de Samaritá, ontem.

Estava ventando um pouco.

Decolei com ele encarando o vento, e depois de alguns segundos de voo, ele capotou e se esborrachou no chão.

Dei uma olhada para ver se danificou alguma coisa e como não quebrou nada, fiz uma segunda tentativa.

Não deu outra, assim que decolou, capotou novamente.

Ele capotou nas duas vezes como se o vento tivesse feito ele girar, pois estava encarando o vento e ele virou para trás.

Não entendi bem o que aconteceu. Achava que os sensores deveriam impedir que isso acontecesse se fosse provocado pelo vento.

O Quad está bem leve, mas acho que o vento não seria o suficiente para fazê-lo capotar.

Em seguida, voei com meu hexa, nas mesmas condições de vento.

Ele voou perfeitamente, balançando com o vento e corrigindo sozinho as interferência. Como ainda não sei voar direito, voo sempre com o Acelerômetro acionado.

O hexa está bem mais pesado que o Quad.

Alguém já passou por alguma situação como essa?

Abaixo o link do vídeo editado feito pela Go Pro on board.

http://youtu.be/_8Fs09ArQ0I

Um abraço

Nano

Igor Araujo
    Membro
    none

Marcelão! =), cara muito obrigado, quem disse que eu lembrava da associação em paralelo, simples d+, so vc mesmo! =), salvou de novo!

Nano, tive uns problemas parecidos, o quad voava e do nada caía, bom fui pro multiwii e fiz alguns testes, e percebi em alguns momentos que os sensores do nada paravam de funcionar, so ficava uma linha marron no grafico do multiwii, os motores respondiam aos comandos dos sticks, mas o quad nao se equilibrava e capotava, não encontrei a causa do mesmo, mas fiz o seguinte, reconfigurei o programa, gravei de novo no arduino, e supervisionei todos os fios relacionados aos sensores. Até agora tudo beleza, mas ficou esse misterio.

Marcelo vi alguns posts seu aqui relacionando a programação dos ESC, queria saber se encontro algo para estes esc da hobiking? É perceptível melhora com a mudança da frequência do PWM em 400hz? Vale a pena será?

Estou usando estes esc mas até agora não encontrei nada para eles, estou leigo em relação ao programa dos mesmo.

Desde já muito obrigado! =)

Oi Igor!

Vou fazer isso que você fez  e ver o que acontece.

Ele vinha voando normalmente. E de repente começou a acontecer isso.

Valeu.

Um abraço

Nano

Igor Araujo disse:

Marcelão! =), cara muito obrigado, quem disse que eu lembrava da associação em paralelo, simples d+, so vc mesmo! =), salvou de novo!

Nano, tive uns problemas parecidos, o quad voava e do nada caía, bom fui pro multiwii e fiz alguns testes, e percebi em alguns momentos que os sensores do nada paravam de funcionar, so ficava uma linha marron no grafico do multiwii, os motores respondiam aos comandos dos sticks, mas o quad nao se equilibrava e capotava, não encontrei a causa do mesmo, mas fiz o seguinte, reconfigurei o programa, gravei de novo no arduino, e supervisionei todos os fios relacionados aos sensores. Até agora tudo beleza, mas ficou esse misterio.

Marcelo vi alguns posts seu aqui relacionando a programação dos ESC, queria saber se encontro algo para estes esc da hobiking? É perceptível melhora com a mudança da frequência do PWM em 400hz? Vale a pena será?

Estou usando estes esc mas até agora não encontrei nada para eles, estou leigo em relação ao programa dos mesmo.

Desde já muito obrigado! =)

Visualizando 15 respostas - 16 até 30 (de um total de 200)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.