› Fóruns › Equipamentos › MultiWii para tricóptero e quadricóptero – Parte 2
- Este tópico está vazio.
- janeiro 14, 2012 às 3:45 am
Firmware para as placas MultiWii , versão 2.2 clique aqui
Nova GUI para MultiWii GUI 2.2 clique aqui
Ambiente Arduino versão 1.0 “clique aqui”
Apostila com informações sobre PID PID_Novus.pdf, Ajustes de giroscópios e acelerômetro Configuração dos Sticks.pdf
Exemplo de Frame e setup para ter um ponto de partida:
Brincando com o quadricóptero usando a placa comercial MiniMultWii V1.1 AVRBRASIL
- Replies
-
- janeiro 31, 2012 às 12:20 am
grande marcelo,,uma duvida e possivel colocar dois giroscopios para funcionar..na minimultiwii..
ex:um fica so com valor Z ,e o outro X,Y.
se tiver como? me explica por favor.
obrigado pela atençao
- fevereiro 1, 2012 às 11:56 pm
Estou meio sumido porque estou acabando um projeto que esta consumindo a mim e meu tempo.
Shoei, sim tem como, mas eu teria que explicar bastante coisa em relação ao software, se fosse em modo analógico seria simples e fácil de explicar e fazer, mas qual é o intuito desta divisão? eu dei graças a deus quando vi um chip com os três juntos.
shoei massunaga netto disse:
grande marcelo,,uma duvida e possivel colocar dois giroscopios para funcionar..na minimultiwii..
obrigado pela atençao
- fevereiro 1, 2012 às 11:57 pm
Imagina Igor, por nada.
Igor Araujo disse:
Marcelão! =), cara muito obrigado, quem disse que eu lembrava da associação em paralelo, simples d+, so vc mesmo! =), salvou de novo!
Nano, tive uns problemas parecidos, o quad voava e do nada caía, bom fui pro multiwii e fiz alguns testes, e percebi em alguns momentos que os sensores do nada paravam de funcionar, so ficava uma linha marron no grafico do multiwii, os motores respondiam aos comandos dos sticks, mas o quad nao se equilibrava e capotava, não encontrei a causa do mesmo, mas fiz o seguinte, reconfigurei o programa, gravei de novo no arduino, e supervisionei todos os fios relacionados aos sensores. Até agora tudo beleza, mas ficou esse misterio.
Marcelo vi alguns posts seu aqui relacionando a programação dos ESC, queria saber se encontro algo para estes esc da hobiking? É perceptível melhora com a mudança da frequência do PWM em 400hz? Vale a pena será?
Estou usando estes esc mas até agora não encontrei nada para eles, estou leigo em relação ao programa dos mesmo.
Desde já muito obrigado! =)
- fevereiro 2, 2012 às 12:00 am
Nano , eu acho que é alguma coisa relacionada a fabricação dos ESCs, isso também aconteceu comigo, um dos que comprei dava uma “engasopada”, estava com defeito de fabricação.
Floriano Peixoto disse:
Tenho voado com meu quad regularmente. Fiz alguma fotos e filmes com uma Go Pro colocada de maneira improvisada sobre a lateral direita do frame, coberta por uma tijelinha plástica.
Estava usando ESCs da HK.
Chegaram os ESCs Turnigy Plush que tinha encomendado e troquei os da HK pelos Turnigy.
Alterei no software da placa os parâmetros do ITG 3200 de 42 para 256 HZ
Assim que armei os motores, eles não rodaram. Acelerei e 2 da esquerda começaram a funcionar e 2 da direita não.
Achei que era problema de contato na fiação dos ESCs com os motores.
Estava trabalhando com aceleração mínima em 1150 pois quando coloquei hélices APC Slow 10X4,7 e aceleração mínima em 1300 ele decolou sozinho ao armar os motores. Daí a razão de ter diminuído para 1150.
Voltei a aceleração mínima para 1300 e ao armar os motores os quatro rodaram.
Cheguei a fazer um voo curtinho dentro de uma sala pequena para mostrar para uns amigos como funciona um Quad.
Notei que ele estava um pouco mais oscilante, mas nada que não conseguisse controlar. Não alterei as configurações de P.I.D. Pretendia fazer isso depois que voasse em espaço aberto.
Fui voar na pista de Samaritá, ontem.
Estava ventando um pouco.
Decolei com ele encarando o vento, e depois de alguns segundos de voo, ele capotou e se esborrachou no chão.
Dei uma olhada para ver se danificou alguma coisa e como não quebrou nada, fiz uma segunda tentativa.
Não deu outra, assim que decolou, capotou novamente.
Ele capotou nas duas vezes como se o vento tivesse feito ele girar, pois estava encarando o vento e ele virou para trás.
Não entendi bem o que aconteceu. Achava que os sensores deveriam impedir que isso acontecesse se fosse provocado pelo vento.
O Quad está bem leve, mas acho que o vento não seria o suficiente para fazê-lo capotar.
Em seguida, voei com meu hexa, nas mesmas condições de vento.
Ele voou perfeitamente, balançando com o vento e corrigindo sozinho as interferência. Como ainda não sei voar direito, voo sempre com o Acelerômetro acionado.
O hexa está bem mais pesado que o Quad.
Alguém já passou por alguma situação como essa?
Abaixo o link do vídeo editado feito pela Go Pro on board.
Um abraço
Nano
- fevereiro 2, 2012 às 12:56 am
tranquilo..e que na shield do ardupilot tem dois giroscopios separado…por isso penguntei..se teria como e
assim nao ajudaria na estabilidade dele..(nao para o meu que por sinal ta otimo.) a unica coisa que nao entendo
e que o accelerometro fica acumulado..nao consigo zera-lo pelo controle so pelo computador.
so isso que acontece mais de resto e ta ultra estavel..eu achei.
valeu mestre.
obrigado pela atencao.
Marcelo Gonzalez (AVRBRASIL) disse:
Estou meio sumido porque estou acabando um projeto que esta consumindo a mim e meu tempo.
Shoei, sim tem como, mas eu teria que explicar bastante coisa em relação ao software, se fosse em modo analógico seria simples e fácil de explicar e fazer, mas qual é o intuito desta divisão? eu dei graças a deus quando vi um chip com os três juntos.
obrigado pela atençao
- fevereiro 2, 2012 às 1:07 am
Obrigado mesmo Marcelo…
Bom todas as experiencias que estou realizando com o quad estou tentando posta-las no forum, talvez possa ajudar algum de vocês.
Dessa vez resolvi atualizar os ESC ,esse azul da Hobbyking de 30a, como diz a galera” fiz sem pensar, sem pesquisar direito!” rsrs…
Bom desmontei todo o quad, soldei os fios ISP nos 4 atmegas, entrei neste site https://github.com/sim-/tgy baixei o firmware, no caso deste modelo da hobbyking utilizei o bs.hex, com ansiedade louca, fui dormi mais tarde e terminei agora de monta-lo provisoriamente, acabei danificando um esc, testando os firmware, mas mesmo assim esta funcionando so não sei até quando. rsrs
Primeiro teste:
Sem condições, cara muito bom!!! ótima a reposta dos ESC, sincronizados os motores, bem mais estável, fiz o teste agora dentro da garagem, amanhã irei levá-lo em um ambiente maior e postar as conclusões.
Mas a primeira impressão do primeiro quad que ficou até agora foi, tudo que atualizei melhorou praticamente 98%. Radio, ESCs, helices.. agradeço muito a paciência de vocês também.
Valeu amanha deixo o resultado final! Desculpe os acentos, teclado sem condições. =)
- fevereiro 2, 2012 às 1:42 am
Rapaz depois do seu depoimento fiquei “tentado” a regravar os meus escs “RCTIMER” de 30A… Andei comprando estes pois os plush ficaram um bom tempo em BK…
http://www.rctimer.com/index.php?gOo=goods_details.dwt&goodsid=…
Abs
Wagner
Igor Araujo disse:
Obrigado mesmo Marcelo…
Bom todas as experiencias que estou realizando com o quad estou tentando posta-las no forum, talvez possa ajudar algum de vocês.
Dessa vez resolvi atualizar os ESC ,esse azul da Hobbyking de 30a, como diz a galera” fiz sem pensar, sem pesquisar direito!” rsrs…
Bom desmontei todo o quad, soldei os fios ISP nos 4 atmegas, entrei neste site https://github.com/sim-/tgy baixei o firmware, no caso deste modelo da hobbyking utilizei o bs.hex, com ansiedade louca, fui dormi mais tarde e terminei agora de monta-lo provisoriamente, acabei danificando um esc, testando os firmware, mas mesmo assim esta funcionando so não sei até quando. rsrs
Primeiro teste:
Sem condições, cara muito bom!!! ótima a reposta dos ESC, sincronizados os motores, bem mais estável, fiz o teste agora dentro da garagem, amanhã irei levá-lo em um ambiente maior e postar as conclusões.
Mas a primeira impressão do primeiro quad que ficou até agora foi, tudo que atualizei melhorou praticamente 98%. Radio, ESCs, helices.. agradeço muito a paciência de vocês também.
Valeu amanha deixo o resultado final! Desculpe os acentos, teclado sem condições. =)
- fevereiro 2, 2012 às 2:24 am
Puts, achei mais adepto a soluções alternativas (gambiarra), também fiz meu USBASP.
Relutei bastante antes de abandonar meus programadores que usavam a porta paralela.
Igor Araujo disse:
Obrigado mesmo Marcelo…
Primeiro teste:
- fevereiro 2, 2012 às 2:26 am
Wagnão, demoro! até os HK ficam muito bons.
Wagner Loebel disse:
Rapaz depois do seu depoimento fiquei “tentado” a regravar os meus escs “RCTIMER” de 30A… Andei comprando estes pois os plush ficaram um bom tempo em BK…
http://www.rctimer.com/index.php?gOo=goods_details.dwt&goodsid=…
Abs
Wagner
Igor Araujo disse:
Obrigado mesmo Marcelo…
Primeiro teste:
- fevereiro 2, 2012 às 3:07 am
Shoei, ele tem dois giros separados da Invensense porque o projeto é mais antigo e na época da concepção eram o que estava mais a mão, são giros analógicos, não acompanho mais o desenvolvimento deles, mas com certeza eles irão migrar para os com comunicação digital se não já fizeram.
Abaixo os giros usados:
tranquilo..e que na shield do ardupilot tem dois giroscopios separado…por isso penguntei..se teria como e
assim nao ajudaria na estabilidade dele..(nao para o meu que por sinal ta otimo.) a unica coisa que nao entendo
e que o accelerometro fica acumulado..nao consigo zera-lo pelo controle so pelo computador.
so isso que acontece mais de resto e ta ultra estavel..eu achei.
valeu mestre.
obrigado pela atencao.
Marcelo Gonzalez (AVRBRASIL) disse:
obrigado pela atençao
- fevereiro 2, 2012 às 3:35 am
- fevereiro 2, 2012 às 3:53 am
- fevereiro 2, 2012 às 7:43 am
obrigado por tirar minha duvida.
bacana esse sensor mas ele usando para smartphones, tablets e por ai vai..
com baixo consumo de energia.
o legal mesmo e usar entao esse stick
http://www.sparkfun.com/products/10724
heheh;
Marcelo Gonzalez (AVRBRASIL) disse:- fevereiro 4, 2012 às 2:11 am
legal essa plaquinha
http://www.foxtechfpv.com/rmilec-ppmpwm-signal-dual-way-converter-p-403.html
- fevereiro 5, 2012 às 6:55 pm
Felipe, meu tempo esta meio escasso, por isso estou demorando para responder, quando da para dar uma fugidinha eu apareço aqui.
Para você controlar pelo radio, é só escolher dois canais auxiliares e ligar no receptor, algo do tipo canal 6 e 7.
Não há restrição de tamanho de servos.
A opção é esta para que a placa controle os servos sem sua intervenção:
filipe dmengeon disse:
Boa tarde Marcelo, estou querendo instalar uma camera no quad e gostaria de saber como funcionam aquelas entradas para camera….
é só ligar os servos nas entradas? em que canais do rádio posso controlá-los?Existe alguma restrição de tamanho dos servos?
- Você deve fazer login para responder a este tópico.