› Fóruns › Equipamentos › MultiWii para tricóptero e quadricóptero – Parte 2
- Este tópico está vazio.
- janeiro 14, 2012 às 3:45 am
Firmware para as placas MultiWii , versão 2.2 clique aqui
Nova GUI para MultiWii GUI 2.2 clique aqui
Ambiente Arduino versão 1.0 “clique aqui”
Apostila com informações sobre PID PID_Novus.pdf, Ajustes de giroscópios e acelerômetro Configuração dos Sticks.pdf
Exemplo de Frame e setup para ter um ponto de partida:
Brincando com o quadricóptero usando a placa comercial MiniMultWii V1.1 AVRBRASIL
- Replies
-
- fevereiro 15, 2012 às 5:25 pm
Certeza dessa informação Gonzalez. se for isso mesmo meu conceito estava completamente errado. rsrsrs
vivendo e aprendendo. acabei de montar um Hexa virado em braço. sabadão é o teste.- fevereiro 15, 2012 às 5:58 pm
Fala Haupenthal, conseguiu reprogramar os ESCs com aqueles fuses que te mandei?
Velho, só tenho certeza de uma coisa, que um dia vou morrer, o resto é especulação.
O principio é simples como na imagem abaixo, quando fiz meu primeiro quadri, coloquei os braços compridos achando que quanto maior mais estável, quebrei a cara, pois minha relação não conseguia corrigir os erros rapidamente, o problema esta diretamente relacionado a capacidade de correção que é fornecida pela relação de esc, motor e hélice.
Um abraço
- fevereiro 15, 2012 às 6:47 pm
Não consegui reprogramar os cardprogramable. e olha que tentei bastante… até aprendi a calcular os fuses. Também tentei com os que você me passou e nada. abandonei, pois já chegaram os HK normais e com eles funcionou.
Agora quanto ao desenho e explicação acima só vou acreditar 100% quando eu testar também. srsr
se pensar com a lógica, quanto maior o braço, mais lento será a oscilação e recuperação.
é que meu raciocínio vinculado com aeros, e neles vale essa teoria. o vôo de um Giante será muito mais firme do que de uma azinha de 50cm.- fevereiro 15, 2012 às 7:16 pm
Seu raciocínio esta certo em relação aos aeros, mas neste caso não podemos contar com a aerodinâmica e a sustentação de uma asa em velocidade, seguindo seu próprio pensamento, a recuperação é mais lenta exigindo mais da relação.
Dos ESCs, aquele fuse que te mandei foi de um lote que regravei na semana passada E4 para low fuse DF para hi fuse, ticar no write dos dois, clicar no botão do write e já era. tgy.zip
- fevereiro 16, 2012 às 12:33 am
Nossaaaaaaaaa onde ja vai esse topico aqui…
E ai.. sentiram minha falta kkk penso que nao..
Dr Marcelo no seu melhor voce nao parou… Gostei dos seus frames de quad… Parabéns… Continuo acompanhando o topico…
O resto da tropa? Por onde andam?
Cumprimentos e abraço ao Dr. Marcelo.
- fevereiro 16, 2012 às 12:41 am
Fala ai Phoenix, o tópico continua até o dia que ninguém mais quiser saber sobre o assunto, ou que ninguém mais me aguente.hehehe
O que aconteceu que vc sumiu?
Filipe Ferreira disse:
Nossaaaaaaaaa onde ja vai esse topico aqui…
E ai.. sentiram minha falta kkk penso que nao..
Dr Marcelo no seu melhor voce nao parou… Gostei dos seus frames de quad… Parabéns… Continuo acompanhando o topico…
O resto da tropa? Por onde andam?
Cumprimentos e abraço ao Dr. Marcelo.
- fevereiro 16, 2012 às 1:09 am
Olá Haupenthal!
Eu também fiz meu primeiro quad com os braços compridos.
Depois vi um do Marcelão com os braços bem curtinhos.
O dele era muito melhor.
Ele me passou a mesma informação que passou a você.
Refiz o meu e não deu outra. Ficou muito bom.
O princípio é o mesmo dos aviões de caça.
Eles não podem ser estáveis. Tem que ser instáveis para terem capacidade de manobrar rapidamente.
Só que o ser humano não consegue pilotar esses aviões instáveis. Aí entra o computador. Ele faz a leitura dos diversos sensores e corrige os comandos a cada milisegundo tornando o avião estável. Só que manobra rápido quando o piloto comanda.
Com nossos bichinhos é a mesma coisa. Quanto mais instável, mais fácil do computador corrigir. Braço muito grande tem muita inércia e o computador tem dificuldade de correção. Quando corrige já é tarde demais e aí ele corrige novamente para o lado contrário e aí sim o multirotor fica instável.
Falo computador de uma forma genérica para se referir aos componentes eletrônicos que controlam o voo dos nossos multirotores.
Mas como você disse, nada como experimentar para comprovar.
Um abraçoNano
Marcelo Haupenthal disse:Não consegui reprogramar os cardprogramable. e olha que tentei bastante… até aprendi a calcular os fuses. Também tentei com os que você me passou e nada. abandonei, pois já chegaram os HK normais e com eles funcionou.
Agora quanto ao desenho e explicação acima só vou acreditar 100% quando eu testar também. srsr
se pensar com a lógica, quanto maior o braço, mais lento será a oscilação e recuperação.
é que meu raciocínio vinculado com aeros, e neles vale essa teoria. o vôo de um Giante será muito mais firme do que de uma azinha de 50cm.- fevereiro 16, 2012 às 1:31 am
Vou ter que montar um trem desse! :p
- fevereiro 16, 2012 às 2:18 am
Fala ai Guilherme, agora não vai mais ter desculpa, amanhã esta indo a sua e a do Juverto, mais dois para dar lucro aos fabricantes de hélice.hehehe
Um abraço
Guilherme Pedroso disse:
Vou ter que montar um trem desse! :p
- fevereiro 16, 2012 às 2:23 am
Quero um Frame pro quadri……
- fevereiro 16, 2012 às 2:29 am
O seu já e esta na produção, assim que estiver pronto te aviso, aquele da imagem eu só consegui testar, um amigo que tem uma emissora de radio trouxe o equipamento para manutenção e enquanto meus funcionários estavam terminando a revisão eu fui mostrar para ele o quadri voando, pra que… fique sem o mostruário.hehehe
Um abraço
Vinicius Formaggi disse:
- fevereiro 16, 2012 às 2:30 am
Show de bola…..muito obrigado Marcelo…
Marcelo Gonzalez (AVRBRASIL) disse:
O seu já e esta na produção, assim que estiver pronto te aviso, aquele da imagem eu só consegui testar, um amigo que tem uma emissora de radio trouxe o equipamento para manutenção e enquanto meus funcionários estavam terminando a revisão eu fui mostrar para ele o quadri voando, pra que… fique sem o mostruário.hehehe
Um abraço
Vinicius Formaggi disse:
- fevereiro 16, 2012 às 3:07 am
- fevereiro 16, 2012 às 10:04 am
Oi…
Nao sumi… So que trabalho por vezes ocupa muito tempo… Mas… Sempre que da venho ver como esta esse topico aqui…
Os frames tao legais… Quem sabe nao lhe peço um para um quad… hummm… caso a pensar…
Cumprimentos Amigo…
- fevereiro 16, 2012 às 3:29 pm
Vou montar com esse motor, http://www.tedani.com/emax-bl221520-outrunner-brushless-motors-1200kv-p-969.html?osCsid=3b9a109123a37733ee9d5769c06896e6 e com essa hélice http://www.tedani.com/gws-hd9050x3-reversed-rotation-propeller-2pcs-p-1296.html?osCsid=3b9a109123a37733ee9d5769c06896e6 e com essa controladora http://avrbrasil.com.br/produtos/minimultiwii.html o que me diz?
Se precisar comprar algo em Hong Kong fala com o Ted http://www.tedani.com ele não tem muita coisa no site, mas o que pedir ele consegue e envia, o cara é de confiança faz uns 4 anos que compro com ele.
Marcelo Gonzalez (AVRBRASIL) disse:
Roberto não há uma formula exata, depende muito do seu objetivo, seu tamanho deve ser baseado principalmente na potência dos motores e tamanho das hélices, se você fizer com os braços muito longos, terá que ter um conjunto de motores, hélices e ESCs que respondam bem rápido para ter uma boa estabilização, já com os braços mais curtos a exigência é menor.
- Você deve fazer login para responder a este tópico.