Krekrek precisamos nos lembrar que o Dakar é um OSD aberto que começou com poucas informações e hoje já tem até comando do leme para ajudar no retorno do aero para casa. Contudo ele ainda segue a premissa de ser um produto simples e de fácil acesso a todos os interessados.
No caso do Lince, que foi o primeiro sistema de rastreio de antena para FPV, ele faz o que o Marcos relatou acima, funcionando como um video modem mandando sinais para que a antena se direcione até o avião. Como o objetivo é utilizar uma antena patch que tem normalmente um feixe horizontal de 70° e vertical de 60° em média não precisamos de um equipamento tão preciso assim para o uso como hobby.
O Lince precisa ser ligado para o norte pois é dai que vem a referência inicial do sistema. Porém depois de inicializado e reconhecido o sinal do Dakar, ao se apertar o botão 1 ele fixa aquela coordenada para saber que ali está a pista. Isto é de grande valia pois nem sempre a nossa posição de pilotagem é direcionada para o norte.
Podemos escolher 3 opções de servos para o deslocamento horizontal: Padrão, com caixa de redução e 360°. Eu uso servo padrão (Futaba 3004) e alcanço a cobertura de 180° sem problemas, porque não voo atrás da minha posição (onde seria o ponto cego). Recomendo esta solução que é muito legal para a maioria dos colegas e se precisar de um voo 360° ai sim use uma caixa de redução ou o servo 360° de 1 volta.
Desta forma se voltarmos para o conceito básico do projeto ele é fantástico e ainda por cima gratuíto.
Espero ter ajudado.