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- maio 20, 2010 às 11:56 pm
Verificação da rotação dos motores e configuraçãoPara que se possa instalar as hélices é preciso antes identificar a rotação dos motores. Para isto é necessário ligar o Quad ao software MK-Tools no PC.
A ligação é feita pela interface MK-USB que vem no kit. A montagem é simples apenas com a soldagem dos conectores e da montagem do cabo. Decidi utilizar a do Hexa para ganhar tempo
Detalhe da ligação na FC
Esta é a tela principal do MK-Tools. Veja que o display central indica que ainda não havia sido realizado o link com o Quad, que estava desligado
Após ligar o aplicativo é as informações no Quad e mostra no display as versões de HW e SW, configuração de usuário ( de iniciante a avançado, sendo que 3 indica iniciante. Esta configuração é como um controle de dual rate e exponencial em relação a resposta do Quad ao piloto) e finalmente o modelo que pode ser Quadro, Hexa ou Octo
Conforme vai se navegando nas telas através das seta se tem um diagnóstico de cada sensor e módulo dos subsitemas (FC, navegação, bússola, GPS, etc)
O próximo passo, que normalmente é feito uma única vez, é verificar a configuração dos motores de acordo com o modelo. Esta opção é feita clicando em “Settings”, porém é preciso acionar ao mesmo tempo a tecla ALT para o menu de mixagem seja disponibilizado. As demais programações não necessita da telca ALT.
Aqui é mostrado o sentido de rotação de cada motor. Assim devemos acionar os motores do Quad e verificar. No meu caso os motores 1 e 3 estavam com a rotação invertida. Desliguei os motores e inverti os fios dos conectores e tudo ok.
A próxima etapa é instalar as hélices e aqui é preciso atenção para o passo correto: normal ou invertido. Dependendo do sentido horário ou anti-horário utilizaremos a hélice correta. Após instalar é bom fazer um pequeno teste, com cuidado para não bater nas proximidades
Aproveitei e atualizei a versão do firmware de 0.78b para 0.78g. Esta operação é tranquila porque o aplicativo identifica os upgrades, faz o download e quando desejado instalamos. Facil né?
E ai esta o danado montado. O kit não tem carenagem e ainda é cedo para pensar nisto porque a “torre” receberá mais placas e só depois conseguiremos medir a altura final.
Depois de quase 15 horas de montagem não resisti a um teste e felizmente foi tudo ok. Ainda é necessário testar e configurar o sensor de pressão, o acionamento dos servos e outras cozitas mais.
Deixei a camera gravando o voo de teste e depois posto aqui.
Ainda vamos montar o sistema de navegação, OSD, suporte de cameras e muitos testes. Espero que tenham gostado até aqui pois a parte mais legal ainda está por vir 🙂
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