Eu comprei um FMA cpd4 e instalei no Radian, só pra ter um “backup” caso eu me perdesse nos vôos iniciais. Estou no meu 10, 11o vôo, sou bem novato em voar aeromodelos.
Notei que a ação do copilot estava meio esquisita, mesmo tendo feito os ajustes iniciais corretamente. Daí, mudei ele para diagonal (ao invés de longitudinal com a fuselagem), mudei o switch 3 para off (sensor na diagonal) e ficou uma maravilha. Como o DX5 do radian tem canais sobrando, liguei um no copilot e posso usá-lo quando quero. Lembrando que além do switch 3, deve fazer a calibragem inicial com o avião tendo a fuselagem na horizontal.
Daí veio a maravilha… como sou ‘semi-retardado’ (em pilotagens, né gente), acabei acertando um fio de alta voltagem num poste, e pra piorar, a asa direita saiu do encaixe e ficou uma polegada mais longa, e inclinada uns 6 graus pra trás; pior ainda, quando vi que ia pro chão direto, cabrei e acelerei tudo, e o Radian subiu numa pirueta maluca e ficou girando perigosamente, sem controle (parecia uma mosca louca de uma asa só…), em cima de umas casas. Eu tava meio apavorado, já pensando “foi-se o radian”…
Daí me ocorreu que tinnha o co-pilot, acionei, e adivinha… mesmo com uma asa solta, ele parecia uma avião bem trimado (e bem pilotado)… fiz umas corrigidas no stick até ele apontar pra mim, e deixava os sticks no centro, assim ele veio reto, sozinho, até mim… fui tirando o throttle e ele poucou sozinho…
Resumo… FMA cpd4 copilot nota 1000 !!
Piloto humano… nota zero, huahuahuha!
Resumo: sensor diagonal? mudar switch 3 e calibrar com a fuselagem horizontal…
PS: liguei a filmadora (ou ia ser bonito ou ia ser video-cassetada, eu sabia, mas no susto acabei filmando o gramado todo tempo… droga…)