Rodolfo bom dia. Além de tudo o que já te falaram, e com a experiencia já de alguns anos de aeromodelos pequenos médios e os giants, acredito que voce para realizar um bom trabalho será obrigado a utilizar um modelo Giant, de pelo menos 33% do tomanho do original. PRovavelmente um Laser que é uma aeronave muito dócil apesar do tamanho. Sómente esse tipo de aeronave conseguirá ter instalado em seu corpo esse equipamento de sensoriamento remoto. A outra dica que te dou é que se a aeronave como o LASER é para motor a gasolina de 60 CC, coloque um motor de 100 CC para compensar o peso extra do equipamento e ainda sobre um ppouco de motor. Por experiência, já me safei muitas vezes de perder o aeromodelo, por ter um pouco mais de motor que o aeromodelo exige. Afinal um aeromodelo desses, não sai por menos de R$6 a R$8.000,00. Agora os motores a gasolina, podem eventualmente lhe causar um problema, pois eles tem uma ignição eletronica que poderá interferir na gravação ou leitura de dados, além da vibração que ocorre e se a camera não estiver bem fixada bem como os sensores também, podem de dar erros de leitura. Portanto o ideal seria voce construir esse mesmo modelo que lhe falei porém elétrico, porém voce precisaria trazer a bateria de lithiun polymero de fora para conseguir movimentar o motor elétrico e acho que também o motor elétrico voce deveria trazer de fora, ou encomendar em alguma loja especializada. Esses itens hoje podem ser trazidos da China e com excelente qualidade, sei disso pois hoje trago sem qualquer porblema, exceto o pagamento da taxa de importação que agora parece que querem aumentar porém hoje ainda esta em 60%. Para voce ter idéia, uma bateria de lithiun de 10S 5000 mah e 20 C, onde 10 é o numero de células, depois temos a capacidade da bateria que deverá lhe dar cerca de 12 a 15 minutos de voo dependendo de como voce voar e 20C é a capacidade de descarga dessa bateria.Esta custando lá fora cerca de US$400,00. Se voce for montar um aeromodelo desses, não o faça sozinho pois certamente não conseguirá pois aeromodelistas experientes tem deficuldades com os detalhes de um projeto como esse. Se decidir posso te eindicar aqui em São Paulo um cara muito bom e honesto pois o que ele lhe mostrar pode ter confiança, inclusive em comprar eventualmente um aeromodelo usado que certamente sairá mais barato, porém será necessária algumas modificações para atender o uso que voce irá fazer. Fico a disposição