› Fóruns › Equipamentos › Necessito de Ajuda para Montar um Sistema FPV Completo
- Este tópico está vazio.
- outubro 24, 2012 às 2:39 am
Um olá para todos!
Então; Sou iniciante no FPV rádio controlado.
Digo rádio controlado porque sou piloto da aviação executiva e naturalmente faz parte do meu trabalho voar na perspectiva do piloto.
Ao assunto…
Comprei um Helicóptero com motor a combustão (Gasolina) que usarei para trabalhos de filmagens e fotografia aérea.
Estou fazendo uma lista dos equipamentos tanto mecânicos como eletrônicos de tudo que quero e que devo colocar na aeronave e chegou a parte do sistema FPV.
Vou usar o piloto automático DJI WooKong-H e em pouco tempo o ACE ONE. Me agradou muito o iOSD da mesma marca mas esse OSD não é compatível com a versão WooKong-H nem ACE ONE, é apenas para a versão M para multirotores. (Quase que dei a bobeira de comprar sem pesquisar)
Observação: O OSD não é apenas para transmitir dados? O que significa essa incompatibilidade com o PA, seria a incapacidade de ler os dados do GPS? Posso então utilizar outro GPS com esse iOSD?
Ressumindo…
Quero montar um sistema FPV com as seguintes especificações:
1 – Alcance de 2 km (Gostaria de 3 km se não for grande a diferença de preço)
2 – 2 sinais de vídeo (1 p/ pilotagem com óculos e 1 p/ operador da câmera)
3 – Óculos com Headtracker
4 – OSD com:
– Horizonte artificial (ADI).
– Velocímetro, altímetro, Climb.
– Temperatura do motor e RPM do “rotor”.
– Voltagem das baterias
—> Meu rádio é um FUTABA 8FG SUPER 14Ch (2,4 GHz)
Eu andei pesquisando sobre alguns equipamentos e lendo muita coisa a respeito, mas como estou um pouco sem tempo gostaria de ir logo pedindo a ajuda e a opinião de quem entende do assunto, ou seja, a de vocês! 😉
Gostaria, por gentileza, que me passassem uma lista dos equipamentos com o link dos mesmos para que eu possa dar uma olhada.
Não dá para eu colocar um equipamento TOP por agora porque estou dando prioridade para a aeronave mas também não quero um de baixa qualidade, vamos ficar no mediano.
Agradeço desde já a ajuda de todos!
P.S.: Dá para usar duas dessas câmeras (GoPRO HERO3), 1p/ pilotagem e 1p/ o vídeo em tempo real? A qualidade do sinal que é transmitido e chega ao solo é o mesmo captado na própria câmera?
- Replies
-
- outubro 24, 2012 às 11:25 am
Mário,
Minhas observações:
1- Não use o WK-H para voo em primeira pessoa (FPV) pois os recursos de Fail-Safe são limitados. Caso tenha algum problema de rádio ou vídeo a situação ficara muito critica.
2- O 8FG não ira te garantir 2km de sinal em todas as situações. O alcance seguro deste rádio é de até 1Km. Procure por Links UHF (Lembrando que você vai precisar de 2 radios e dois links)
3- Qual helicóptero esta usando? Eu já tive problemas com o JR GSR260 por causa de vibração.
4- Não pode usar outro GPS com o iOSD, a conexão é exclusiva, ele lê os dados do IMU, GPS que são enviados pela FC.
PS: A qualidade do vídeo recebido sera SD, não importa o formato da gravação da GoPro. (A não ser que use um LINK-HD mais não vem ao caso) Não recomendo a mesma para a sua situação. Use uma camera dedicada para o FPV e uma DSLR para a captação de imagens/fotos.
Mario, eu trabalho a 2 anos com isso. Não seja mediano! Os riscos envolvidos com esse tipo de pilotagem são muito grandes. Seja voando em uma plataforma de petróleo ou em uma praia deserta. A força inercial de um equipamento deste porte pode causar sérios danos materiais e pessoais.
A pilotagem em terceira pessoa é mais que necessária em todo o processo. Por mais que você seja piloto executivo é realmente um pouco diferente a pilotagem RC. Principalmente durante o processo de regulagem do WK-H (Ace One, APS, etc) Eu tenho os três sistemas para helicópteros.
Recomendo que você procure um clube na sua cidade e tenha aulas. Antes de arriscar qualquer tipo de voo com o helicóptero.
Abs,
Vinícius
- outubro 24, 2012 às 7:07 pm
Olá Vinícius…
Grato pelas observações!
Sobre as mesmas é o seguinte:
1 – O WK-H será apenas para cumprir os primeiros contratos que na verdade não precisarão de uma pilotagem FPV, mas caso a mesma seja necessária será em um raio máximo de 300mts, o que é muito pouco. Por isso espero que o sistema tenha um link forte, sem problemas nesse raio tão curto. Para voos distantes realmente só com o ACE ONE (ACE SINGLE WAYPOINT)
2 – Realmente o alcance do Futaba 8FG é curto mas no momento eu não preciso de nada além de 1km. Coloquei nas especificações 2 a 3km apenas para que eu possa me “divertir” mais um pouco, porém no momento não há nenhuma utilidade esse alcance tão estendido. Gostaria da indicação de uma antena onde eu possa ligar o rádio para maior tranquilidade.
3 – O helicóptero é um ASI HELICAM (Mongoose). Não há problema algum decorrente da vibração pois a mesma é totalmente absorvida pelo sistema antivibração do helicóptero.
4 – Uma pena não poder usar o DJI iOSD porque o mesmo tem tudo aquilo que preciso para uma pilotagem precisa embora não tenha parâmetros como temperatura do motor e rotação do rotor para segurança. Ele também é um equipamento bonito, com design limpo. Que coisa a DJI não fazer um iOSD para WK-H. 🙁
“Use uma camera dedicada para o FPV e uma DSLR para a captação de imagens/fotos.”
Não entendo nada de câmeras, que aliás é a parte que caberá ao meu parceiro, no momento preciso de informação sobre uma de qualidade que seria ideal para o FPV (Apenas pilotagem).
Tenho interesse sim no link em HD, mas isso para daqui 1 mês e meio.
Tenho ciência dos riscos envolvidos e absolutamente todos os cuidados serão tomados, como por exemplo, a instalação de um páraquedas balístico de acionamento automático caso o motor venha parar em voo.
Quanto a pilotagem eu tenho uma boa experiência, seja no modelismo ou na aviação em escala cheia, além de muitos anos em simuladores.
O voo inicial será acompanhado por um amigo que estará com um rádio em modo trainer para questão de segurança.
O voo será realizado em local sem obstáculos e todo ele será no campo visual deste meu amigo.
Creio que alguns minutos bastarão para que eu posssa me adptar ao OSD.
Preciso de sugestões para um sistema completo de FPV porque tenho apenas 1 semana para comprar tudo
Estou pensando em colocar esse Tx/Rx
http://www.rcrus.com/DJI-5-8Ghz-VIDEO-DOWNLINK-for-WKM-DESIGNED-FOR…
Será que é bom? Que antena opcional é essa que pode ter um alcance de 1,2km (DJI clover leaf antenna)?
Agradeço desde já!
Vinícius Fantini disse:Mário,
Minhas observações:
1- Não use o WK-H para voo em primeira pessoa (FPV) pois os recursos de Fail-Safe são limitados. Caso tenha algum problema de rádio ou vídeo a situação ficara muito critica.
2- O 8FG não ira te garantir 2km de sinal em todas as situações. O alcance seguro deste rádio é de até 1Km. Procure por Links UHF (Lembrando que você vai precisar de 2 radios e dois links)
3- Qual helicóptero esta usando? Eu já tive problemas com o JR GSR260 por causa de vibração.
4- Não pode usar outro GPS com o iOSD, a conexão é exclusiva, ele lê os dados do IMU, GPS que são enviados pela FC.
PS: A qualidade do vídeo recebido sera SD, não importa o formato da gravação da GoPro. (A não ser que use um LINK-HD mais não vem ao caso) Não recomendo a mesma para a sua situação. Use uma camera dedicada para o FPV e uma DSLR para a captação de imagens/fotos.
Mario, eu trabalho a 2 anos com isso. Não seja mediano! Os riscos envolvidos com esse tipo de pilotagem são muito grandes. Seja voando em uma plataforma de petróleo ou em uma praia deserta. A força inercial de um equipamento deste porte pode causar sérios danos materiais e pessoais.
A pilotagem em terceira pessoa é mais que necessária em todo o processo. Por mais que você seja piloto executivo é realmente um pouco diferente a pilotagem RC. Principalmente durante o processo de regulagem do WK-H (Ace One, APS, etc) Eu tenho os três sistemas para helicópteros.
Recomendo que você procure um clube na sua cidade e tenha aulas. Antes de arriscar qualquer tipo de voo com o helicóptero.
Abs,
Vinícius
- outubro 25, 2012 às 9:29 pm
O pessoal, vamos transmitir o conhecimento!
Será que não há ninguém que possa ajudar um colega com uma coisa tão simples?
- outubro 25, 2012 às 9:48 pm
espere um pouco. vou procurar pelo topico do israel..
- outubro 25, 2012 às 9:49 pm
- outubro 26, 2012 às 12:00 am
Opa…
Obrigado pelo link; Era exatamente desta forma que eu queria, ou seja, clicar e comprar!
Leonardo Pinelli Araujo disse:- outubro 26, 2012 às 2:35 am
Esqueçam absolutamente tudo que escrevi até agora…
Lendo o fórum e outras coisas fui “apresentado” ao DragonLink e me apaixonei por ele, opsss, por ela! 😉
Eu só não entendi uma coisa, desculpem a ignorância, mas ele é somente para estender o alcance do rádio (Meu caso um Futaba 8FG SUPER 14Ch 2.4Ghz) ou até o alcance do transmissor de vídeo vai ser estendido com esse sistema???
Pergunto isso porque ao ler o site do produto vi comentários sobre as frequências de transmissão de vídeo (900Mhz, 1.2, 1.3, 2.4 e 5.8Ghz) e seus respectivos pontos fortes e fracos.
Ora, de que adianta um alcance de rádio de 30Km e um vídeo que não chega a 1/6 dessa distância???
Qual o Tx/Rx de vídeo ideal para o DragonLink?
Para o meu sistema FPV o que já defini é o seguinte:
1 – O Tx/Rx de vídeo tem que ser da marca LawMate (Qual modelo é o melhor para longa distância???) (Li que essa marca é a melhor ou mais confiável, não sei)
2 – OSD PRO EAGLE TREE (Com indicador de temperatura do motor e rpm do rotor)
3 – Câmera para FPV ??? (Vou colocar uma Gopro HERO3 Black Edition ao lado da do FPV para movimentarem juntas)
4 – Qual óculos é o melhor???
Uma observação a considerar…
O meu Helicóptero até o momento está na casa dos R$25.000 e é 100% certo que não vou realizar voos em distâncias maiores que 500mts, mas assim que estiver voando FPV há algum tempo e instalar o Piloto Automático ACE ONE vou dar uns “pulinhos de cerca” de uns 20km.
P.S.: Uma curiosidade… Já que no site diz que dá para voar baixo mesmo a longas distâncias eu pensei, dá para pousar??? Seria pedir demais não seria??? 😉
- outubro 26, 2012 às 1:29 pm
Não conheço!
Carlos Liberalino disse:
Conhece o APM, Ardupilot ?
- outubro 27, 2012 às 12:19 pm
Alguém sabe qual o Tx/Rx de vídeo ideal para o DragonLink?
- Você deve fazer login para responder a este tópico.