Durante muito tempo estivemos envolvidos numa pesquisa: O sinal de vídeo pode ser interrompido pelo corpo do avião? Essa afirmativa teve uma conclusão hoje, sendo assim estou informando aos colegas o seguinte: A antena do vídeo, além de afastada de outras fontes como esc e Rx, precisa estar numa altura tal que, a certa distância, numa determinada posição, não haja um bloqueio causado por partes do avião entre o Tx e o Rx do vídeo (como por exemplo o leme), razão de alguns problemas na transmissão, até aqui sem uma resposta aparente. Dessa forma, entendemos que a melhor posição para a antena é: Apontada pra baixo, no peito do avião, ou acima da asa (resultado de muitos testes práticos com diversos tipos de antena). Nos testes em que houve bloqueio repetitivo, na repetência com a antena apontada pra baixo o problema não aconteceu, em todos os casos, o que nos fez concluir esse tema definitivamente.
Esse tipo de problema tende a ser menor quanto maior for a potência do Tx do vídeo, mas é também diretamente proporcional à distância do vôo.
Essa pesquisa nos levará a procurarmos outra resposta: Se isso acontece seguramente com o vídeo, não será essa a mesma resposta para tantos problemas sem explicação (até aqui) no sinal do rádio? Iremos pesquisar agora se os dois casos tem a mesma origem.