› Fóruns › Equipamentos › O que está acontecendo com os óculos FATSHARK?
- Este tópico está vazio.
- Post
-
- setembro 21, 2013 às 5:43 pm
Olha só que coisa interessante.
O que está acontecendo com a Fatshark/hobbyking?
Acompanhe:
Óculos da fatshark disponíveis para vender no site Hobbyking:
AttitudeSD 640×480 com FOV de 35
Base 640×480 com FOV de 35
Dominator 3gnr 640×480 com de FOV 30
Predator 640×480 com FOV de 25 (apenas 25!)
Predator v2 640×480 com FOV de 25
Teleporter V3 320×240 25 (lixo!) Este foi o último lançado no site…
Quando comprei meu óculos fatshark BASE a 2,5 anos atrás, a fatshark gabava-se de ter o maior FOV do mercado, com 46 graus e resolução de 640×480.
Eu nem sabia o que era FOV, então na época pesquisei e vi a importância que isto teria durante o vôo.
Haviam outras opções de óculos FPV no mercado, outras marcas, mas tinha uma com resolução de 800×600 o que era incrível para a época e ainda o é hoje.
Os 2 óculos tinham preços similares, mas decidi que o FOV era mais importante que a resolução, sendo que 640×480 já era uma resolução boa e aceitável, então decidi sabiamente pelo maior FOV, ou seja o fatshark.
O que foi me espantando ao longo desses 2 anos e meio, é que a marca fatshark parecia estar regredindo, lançando óculos com FOV cada vez menores, e recentemente me assombrando além do FOV com uma resolução menor…
E o que mais me assustava era que aquele fatshark que eu comprei, (2,5 anos atrás) com a fatshark se gavando do maior FOV do mercado mundial, com 46 graus, havia desaparecido do site da hobbyking.
Pensei, será que fui enganado, não tinha um FOV de 46, por isso o ?tiraram do ar??
Será que o FOV era de 35? (o maior da fatshark vendido atualmente no site da HK)
Será que eles mentiram, ou simplesmente pararam de fabricá-lo e vendê-lo?
Ou será que me enganei e na verdade era um FOV de 36 graus e estava confundindo, eu lembrava que era 46, mas vai saber, ou será que era 36, pelo menos lembro que tinha o 6 no FOV…(tentando achar uma explicação razoável).
Resolvi tirar a dúvida.
Atrás da caixa do meu óculos está http://www.gowiththeshark.com bem grande estampado, então resolvi acessar, e pra minha decepção, o site não existe mais e foi redirecionado pra outro nada a ver…
Última opção: pesquisar no google.
Já desanimado, mas quando comecei a digitar no google, lá estava ele.
Vários pesquisaram antes de mim, pq apareceu a frase completa, ?FATSHARK FOV 46?
Ufa! heheheh
Olha ele ae:
http://www.fatshark.com/rcv922ae.html
E a frase:
?The RCV922 AE (Aviator Edition) is a high end VGA headset with the largest FOV (46 degree Field of View) of any consumer video glasses for the most immersive FPV experience.?
Realmente, ele existe no site do fabricante, o que me leva a pergunta, pq ele não é vendido no site do maior vendedor RC, Hobbyking, ao invés disso, eles preferem vender ÓCULOS COM FOV 46, mas depois com FOV de 35, depois 30 e até mesmo 25 graus, mantendo os preços lá em cima, e pior agora vender algo com resoluçao de 320×240 FOV 25, isto poderia ser chamado ?ir na CONTRA MÃO?, é o fuundo do poço…
Pior do que esse não fica… ou será que fica?
Colocam um txzinho, uma antena, uma bateria uma câmera, a principio parece ma boa compra, e, cobram os ?olhos da cara.?
Mas com esses óculos, sabemos que poderia vir com a melhor câmera do mundo, o usuário nunca iria conseguir chegar perto da verdadeira imersão de um óculos FPV de qualidade.
E preste atençao no nome pomposo, tendencioso a induzir consumidor ao erro: (TELEPORTER V3) power ultra plus mega blaster tabajara!
O nome é bem melhor que BASE ou ATTITUDE.
Preste atenção quando for comprar o seu…
- Replies
-
- setembro 21, 2013 às 5:52 pm
Decidi postar isso, depois de ler um usuário perguntar pq parece ter tanta gente vendendo os óculos e partindo pra tela…
- setembro 21, 2013 às 9:54 pm
Bah cara e o usuário sou eu!
Eu nem sabia que tinha essa gama de “diminuição” na qualidade! Nossa ainda bem que vc postou isso! Eu já estou decidido, vou de tela mesmo e depois bem mais para frente vejo se entrou ou não entro nesse mundo de óculos…
Muito obrigado!
- setembro 21, 2013 às 11:53 pm
Victor, muito bom seu texto… Ate eu me confundo com tantas versoes da FatShark!
Afinal, vc gosta do modelo so seu óculos? A resolução e o FOV sao decentes?
Abrs
- setembro 22, 2013 às 6:25 am
Valeu pessoal,
Olha só Guilherme, sempre lembro de um ditado que diz: ” Só sabemos o que é bom quando sabemos o que é ruin”.
Eu achei razoavel, mas… enquanto eu não experimentar um óculos com FOV de 35 ou 30, nao vou saber dizer se o de 46 é bom, ou o que muda e se muda muito, mas deve fazer diferença sim, só nao sei o quanto.
A resoluçao dele de 640×480 é descente, meio estranho pra quem nao está acostumado, um pouco granulada e o teu horizonte fica meio limitado pelo FOV, mas com certeza a de um óculos 800×600 é muito melhor, pena que um óculos com essa resoluçao tem o FOV menor, entao vc teria que experimentar pra saber o que compensa mais, particularmente, prefiro sacrificar um pouco a qualidade de imagem para ter um angulo de visao maior….
Também usei poucas vezes.
Agora se vcs tiverem um tempinho, vou contar como acho interessante usar o óculos e o que acho desvantagem nele.
Nos primórdios da minha “peregrinação” no mundo do FPV, perdi um aviao FPV pq o tx de video era ruin, e perdi contato do vídeo com o aviao a apenas 700 metros de distancia, apesar de perto, nunca mais encontrei o aviao (Caiu num matagal). Nao tinha RTH. Eu estava usando os óculos pela primeira vez, foi um choque.
Entao guardei os óculos, apesar que eles não tiveram culpa, e comecei a usar tela, pq dava uma sensação segurança olhar pro aviao a qualquer momento.
Eles ficaram todo esse tempo guardados. Agora, estou com vontade de tirá-los da caixa e usar com um HeadTracker.,dae sim os usarei frequentemente. ( vi um video FPV com headtracker show e me bateu a vontade)
A resoluçao dele é decente, mas nao se compara a de uma boa tela, a visualizaçao da camera pela tela do notbook é muito melhor.
Acho que ” sem” o headtracker nao compensa muito usá-los.
Já tive um capacete de realidade virtual para pc, o VFX1, fazia a mesma coisa que os óculos com um headtracker hj, só que lógico, no jogo de computador, me lembro que a imersão é total, muito bom mesmo, me arrependo de ter vendido aquele capacete… Hj não existem mais para comprar, e quem tem não vende.
Nossa lembro a primeira vez, que num jogo de aviao, dentro da cabine virtual do jogo, olhei pra baixo vi o painel de controle do aviao, o manche, botoes, olhei pra cima vi a moldura das janelas, e quando olhei pro lado vi a asa do aviao com aquele símbolo americano de estrela dentro de um círculo dos p47, apesar da imagem ser de qualidade baixa, a sensaçao era muito boa e parecia mesmo que vc estava ali dentro do jogo.
Quero ver se consigo sentir algo parecido com isso de novo.
Ele também tinha um FOV, nao lembro de quanto, acho que uns 46 graus também, mas isso era compensado pelo movimento da sua cabeça, ou seja, vc tinha um angulo de visao limitado, mas vc podia olhar pra lá e pra cá, entao era como se esta limitaçao desaparecesse. (Por isso acho que um headtracker deve melhorar muito o voo)…
Ocorria até um certo enjoo se vc usar por muito tempo.
Teus olhos dizem que vc está se mexendo, mas teu corpo diz que vc está parado, dando o efeito inverso quando vc está num navio (no navio seus olhos dizem que vc está parado, mas teu corpo diz que vc está em movimento).
Acho que sem headtracker, ou seja, o óculos sozinho nao tem muito benefício em relaçao a uma tela de 10″ pra cima de boa qualidade…
- setembro 22, 2013 às 12:10 pm
Deixa eu perguntar uma coisa… FOV seria ângulo de visão certo?
Eu não consigo entender muito bem esse conceito de FOV. Seria mais ou menos como ter uma janela “WideScreen” e quando mais fechadas as laterais (só poder ver no meio) menos FOV teria? Quanto mais FOV, mais larga a janela isso?
Um FOV pequeno seria “mais ou menos” como olhar por dentro de um tubo de rolo de papel higiênico, enxergando tudo afunilado? (boa analogia hein!!)
- setembro 22, 2013 às 12:43 pm
Muito bom texto inicial e conteúdo do tópico.
- setembro 23, 2013 às 3:26 am
Heheheh! boa mesmo, é isso, também da pra vc pegar um transferidor e fazer um angulo de 46 graus, 30 e 25 pra vc ver a diferença. O de 25 seria muito fechado e difícil de visualizar sem um headtracker….
Fabiano Kureck disse:
Deixa eu perguntar uma coisa… FOV seria ângulo de visão certo?
Eu não consigo entender muito bem esse conceito de FOV. Seria mais ou menos como ter uma janela “WideScreen” e quando mais fechadas as laterais (só poder ver no meio) menos FOV teria? Quanto mais FOV, mais larga a janela isso?
Um FOV pequeno seria “mais ou menos” como olhar por dentro de um tubo de rolo de papel higiênico, enxergando tudo afunilado? (boa analogia hein!!)
- setembro 23, 2013 às 3:26 am
Valeu!
Alexandre Batista L. Nascimento disse:
Muito bom texto inicial e conteúdo do tópico.
- setembro 23, 2013 às 11:44 am
Caro Victor
Eu quando comecei a voar fui do note (Sempre hora ou outra tinha um delay e sempre tinha reflexo) para telinha ( A luz sempre me atrapalhou demais) e agora voo com Fatshark Base com os 46 graus, apesar de achar que resolução as vezes deixa a desejar……Mas na minha opinião prefiro a menor resolução do que tela com reflexo!
Em meus primeiros voos com o oculos pude notar uma incrivel instinto virar a cabeça na tentativa de olhar para os lados…e claro nao realizar esta açao de fato pois meus aeros não possuíam Headtracker, na minha opiniao isto gera um pequeno incomodo e conflito de informações entre o meu cérebro e meus olhos…hehehe… isto até vc condicionar seu corpo a situação…e pude verificar a mesma coisa com diversos amigos quando deixava eles colocarem os óculos em voo!
Quando viramos um carro , nós primeiro olhamos pra onde vamos e depois viramos,,com o oculos na cara é diferente,,,é como se virássemos a tela em direção ao foco, o que te faz perder um pouco este direcionamento! (Acho que foi o que entendi pela sua discrição acima)…
Um jeitinho tosco e não apropriado que fiz tempo atras tentar diminuir esta sensação foi de deixar o servo do Pan-tilt escravo do Ail e do Rud….entao toda vez que virava o aéro, a câmera acabava virando antes para o foco….pra voos bem papai mamãe fica legal….mas pra situações de emergência ou voos mais radicais a coisa fica muito loca! aviao e tela balançando juntas!!
Fica ai minha experiencia…
- setembro 24, 2013 às 1:59 pm
Hehehe! Daniel, Achei bem interessante (legal) o que vc fez com o servo da camera, pelo que entendi vc ligou com um cabo “Y” no servo do ruder e da camera, entao quando vc vira o aviao pelo rudder, a camera vira um pouco antes do que o aviao, acompanhando o movimento do aero. Eu deixei os servos da camera ligadas aos Pot do radio, entao acionava apenas enquando o copiloto está comandando o aero. Acho que vou testar a tua ideia até que eu consiga decidir qual headtracker comprar. (tem alguns pra vender que apresentam problemas de drift).
Obrigado por compartilhar isso com a gente 🙂
- setembro 24, 2013 às 5:00 pm
Na verdade eu programo o radio…pego um canal auxiliar, ponho o servo nele e deixo ele escravo por mixagem do AIL ou do Ruder…..outra coisa importante é limitar o curso do servo (Pelo radio Tambem) pra na hora que virar o pan-tilt virar só um pouco…e ele nao chega a ficar como um headtracker no qual vc esta indo reto e olha para sua lateral…..na verdade ele reduz a sensação de falta de foco ao virar o aero,,,,,mas como disse antes, pra situações de emergência ou voos mais radicais a coisa fica muito loca! aviao e tela balançando juntas!!
- outubro 17, 2013 às 3:45 pm
Pessoal,
Estou querendo entrar no ramo e já li mais de 200 mensagens sobre óculos aqui e em sites americanos.
Segue minha contribuição para esse tópico (um comparativo muito bom dos fatsharks):
http://www.atlantahobby.com/images2/FatShark/FatSharkCompare_lg.png
Agora preciso da ajuda de vocês. Vou pros USA em Novembro e , com certeza, vou comprar um Phantom (ainda sou newbie e estou namorando ele há algum tempo…). Eu queria aproveitar a estadia e trazer logo um sistema FPV para usar quando tiver mais habilidade. Segues minha dúvidas, se tiver uma alma caridosa para me ajudar:
Se eu comprar todos o itens desse site terei um sistema de FPV completo? http://www.uav-america.com/fatshark.html
Eu alimento a câmera e o transmissor na bateria do Phantom mesmo? Como faço com os dois? Vou precisar soldar algo?
Será que esse sistema alcança uma média de 800 m sem barreiras ou fica muito menos? Esse alcance é o médio do Phantom com Tx original.
- novembro 14, 2013 às 4:46 pm
Luiz
Parece uma excelente aquisiçao, pelo que entendi eles melhoraram o display do óculos, que possui cores mais vibrantes, o meu é tudo meio sem cor, deve ser um novo tipo de display.
Outra coisa, falam que aumentaram o alcance em 40% do link de video, ou seja com certaza vc consegue 800 metros.
O ponto bom também é que ele tem FOV de 35, tudo de primeira.
Com relaçao a soldar, nessa área, do aeromodelismo, vc sempre vai se deparar com soldas, é bom ir praticando e perder o medo…
Abraço
- novembro 15, 2013 às 11:28 pm
Porque fui ler este tópico? Agora estou decepcionado com o meu óculos:
Specifications:
? FOV 25 degree diagonal, full color VGA resolution LCD display,
Adivinha
FatShark PredatorV2 RTF FPV Headset System w/Camera and 5.8G TX
- novembro 15, 2013 às 11:44 pm
Luiz, o meu é de 250mW, com antenas originais, quando chega à 500m começa a diminuir o sinal de video.
- Você deve fazer login para responder a este tópico.