O que eu fiz de errado ?

Fóruns Principal O que eu fiz de errado ?

  • Este tópico está vazio.
  • Post
    Bem galera, vou compartilhar a minha experiência do fds (bem ruim, diga-se por sinal). Pesquisei bastante para fazer o primeiro voo em fpv sem aborrecimentos. Meu equipamento é o seguinte:

    Tx/Rx Lawmate 1,2Ghz 500mW.
    UHF Chainlink ( o rádio usado como plataforma é um airtronics rds8000 2,4Ghz)
    Osd Cyclop Easy
    Antena Patch Rctech 8dbi no Rx
    Antena standart no Tx.
    Camera fatshark com o pan/tilt integrado

    Bem, o aero era novo, assim como o sistema de uhf. Fiz um primeiro voo com o equipamento montado, mas sistema do fpv desligado. Fiz alguns ajustes de cg e trimei o aviao. Estava tudo perfeito. Testei o alcance do uhf e em nenhum momento tive perda de sinal. Fiz o pouso e liguei o fpv, fiz um teste curto de distancia em solo, e nao aparentava problemas. Decolei em 3 pessoa para ver se tinha alguma problema. Foi q começou … A uns 200 metros de distancia e 100 metros de altura um aviao hercules passou por cima do meu. Imediatamente perdi o sinal por poucos segundos. FIquei assustado e subi com o aviao, para ter tempo de fazer alguma correçao. Foi pior … Alguns segundos depois perdi completamente o sinal. Na pressa de inaugurar o sistema, nao pesquisei em como fazer o failsafe no chainlink ( é extremamente facil) o aviao apontou pro chao e foi igual um foguete. Resultado, aero destruido, camera e pan/tilt destruidos … A sensaçao de frustraçao é grande, investi em equipamento para nao ter problemas, mas pelo visto devo ter feito algo de errado.
    Sobre a instalaçao, o rx estaca a exatos 35 cm do tx. Ferrite nos servos do pan/tilt, esc, servos. A unica coisa q estava um pouco confusa era a “fiarada” do osd. Nao sei se o fato de extensoes de servos estava passando proximas ao osd causariam algum problema. A outra coisa é q usei extensoes de servos para chegar ao local do rx (estou aprendendo a soldar para evitar isso).

    Por fim, queria opiniao dos mais experientes, para ver onde errei. O hercules por ter causado isso ? Sera q o fato do meu rádio continuar emitindo sinal em 2,4 (teria q fazer alguma cambiarra para desabilitar isso) seria o problema ? Ou realmente nao tive sorte ?

Visualizando 13 respostas - 1 até 13 (de um total de 13)
  • Replies
    Fabio A.
    Membro
    none
    Opa Gustavo, sinto por sua experiência ruim, infelizmente FPV não é uma diversão perfeita.

    Nesse caso vc teria que ter um OSD com RTH ( Return to home ) , em caso da perda do sinal ele traria de volta pra vc. Mas realmente, o fato de um avião militar passar perto é muito estranho. Não sei se alguem pode responder que tipo de frequencias aviões militares enviam.

    Outra coisa tb o fato de não setar o Failsafe ….. mesmo se vc tivesse o OSD com RTH, o OSD não iria detectar o failsafe e não acionaria o volta pra casa.

    Eu recomendo vc fazer alguns outros testes pra saber qual o real vilão do Chainlink, algumas cameras de segurança que usamos pra transmitir o video geram muita interferencia nos 400mhz da vida.

    Eu ja vi um video no youtube de um cara fazendo testes com radinhos talkabout perto de um receptor chainlink e ele começava a tremer que nem louco.

    Não sei como vc ligou o chainlink no seu radio, mas alguns radios quando ligados pela porta trainer, deixam de emitir o sinal 2.4.

    35cm de distancia do tx de video pro receptor eu ainda acho pouco, no meu EasyGlider o Tx de video ta na cauda do avião e o receptor na frente, eu chuto uns 50cm .

    Outro detalhe importante tb é a polarização das antenas, ou seja, se no seu radio, a antena do chainlink esta na vertical, a antena do receptor do chainlink no aero deve estar na vertical tb. Essa diferença na polarização gera uma perda gritante de sinal dependendo de como o aero estiver apontando pra vc.

    Bom, isso é o que aprendi apanhando até agora também 🙂 espero que outras pessoas aqui do fórum deem suas opiniões e você consiga identificar o problema 🙂

    Não desanima que FPV é assim mesmo 🙂 FPV: Falidos Porem Voando , vai a grana toda mas tamos ai 🙂

    Abração.

    Fabio, obrigado pela ajuda cara.
    Vamos la, a instalaçao do chainlink é padrao. utilizo ppm out, terra e bateria. Nao tem mto misterio na instalaçao. Como nao achei ninguem q use chainlink nesse rádio, nao achei essa informaçao de o radio deixar de transmitir 2,4.

    Cara, em relaçao a distancia tx/rx, eu tb achei pouco, mas achei q fosse suficiente. Ja vi alguns relatos de interferencia no servos do profundor e leve quando o tx de video é instalado na cauda.

    Sobre a antena, eu tinha esquecido de comentar. A antena do rx do chainlink estava instalada de forma correta, na vertical com o terra para baixo. no tx eu estava com a antena perpendicular ao chao. Em relaçao a patch, o aero estava exatamente na minha frente.

    Realmente cara, Falidos porem voando, pqp … Sou brasileiro e nao desisto nunca !! A frustraçao é grande, mas a vontade permanece.

    Abs

    Fabio A.
    Membro
    none
    Se não me engano o Chainlink tava com uns problemas de não entrar em failsafe, acho que as primeiras versões dele. Depois arrumaram o firmware e resolveu.

    Ao perder o sinal ao invés de entrar em failsafe, o chainlink ficava meio que “ciclando” os servos. e o OSD não detectava a perda de sinal e o aero se perdia no horizonte ao por do sol……..

    Se vc comprar um EagleTree da vida ou outro OSD que tenha o RTH, da uma pesquisada pra ver se o seu Chainlink esta com o firmware certo.

    Em relação aos servos, tem que ser uns modelos específicos que toleram bem interferência. Os Azulzinhos de 9g vão tremer que nem vara verde quando vc aproximar o tx de video 🙂

    Abraço.

    Fabio, posso ter dado mole na escolha dos servos. Estava usandovos htx 9g Quais vc recomenda ?
    Marcelo Camargo
    Participante
    none

    Não conheço a fundo o ChainLink, mas acredito que o conceito seja o mesmo ou muito parecido com o EzUHF e o DragonLink, portanto, vamos aos fatos:

     

    1. O método de instalação, através da porta trainer, desabilita automaticamente a transmissão em 2.4GHz (original do rádio), visto que ele passa a funcionar apenas como uma interface de comando. Lembre-se do funcionamento de dois rádios conectados pela porta trainer, onde apenas um deles (o do aluno) transmite o sinal ao receptor. Na dúvida, ligue o RX 2.4GHz original do rádio, e verifique se ele responde aos comandos com o ChainLink ativado.
    2. Mesmo que ainda houvesse transmissão em 2.4GHz do rádio em questão, não haveria problemas de interferência. Seria o mesmo que ter um colega ao lado pilotando seu modelo nessa frequência.
    3. Como você descreveu, a maior parte da instalação foi feita com muita propriedade, evitando-se as causas mais comuns de interferência e/ou problemas de compatibilidade de equipamento. Porém, alguns itens citados devem ser analisados com mais cuidado:
      1. Fiação dos servos – Sugiro que isole todo o sistema, desde o servo até o receptor, incluindo, é claro, a fiação. Utilize papel alumínio, que é um excelente material, barato e eficiente. Embrulhe a fiação com duas camadas de papel alumínio e veja a diferença. Com essa técnica, já consegui ótimos resultados até mesmo com os tenebrosos T9G 🙂
      2. O problema ocorreu com 200mts de distância, portanto, é possível realizar testes de alcance, em solo, antes de decolar com o modelo. Sugiro que utilize uma avenida ou rodovia, onde haja visada entre o TX e RX, e realize o teste de alcance com o equipamento de FPV ligado. O ChainLink promete alguns bons quilometros…

     

    PS-> Quando você diz “um avião Hércules”, estava se referindo a outro aeromodelo, correto? Ou está certa a hipótese do Fabio, de ser um avião militar de verdade?

    Marcelo, valeu pela ajuda. O meu calcanhar de aquiles é a fiaçao dos servos… Por nao ter experiencia com solda, acabo comprando extensoes, q sei q podem gerar problemas. Gostei mto da dica do papel aluminio, começarei a usa-lo !
    No dia seguinte ao ocorrido, fiz um teste usando outro aero e sem o osd, para eliminar um poucos os fios. FIquei a 400 de distancia do rádio com dois muros e arvores na minha frente, perdendo completamente a linha de visada. Liguei para um amigo q estava na outra ponto e pedi pra q ele desse os comando pelo rádio e visualiza-se atraves do goggles (coloquei um camera de segurança ccd nesse aero). Nenhuma interferencia, sinal perfeito … Nesse caso eu aumentei a distancia do tx/rx e a quantidade de servos era bem menor (4 a menos).

    Sobre o aviao, nao era uma aeromodelo, era um aviao militar mesmo. Estava a 4,5 km da torre de controle do aeroporto internacional do rj e a 2k da cabeceira da pista. Sobre a proximidade, há o aeroclube da AMA bem proximo de onde eu estava, q ja está la a mto tempo.

    Abs

    Fabio A.
    Membro
    none
    Bacana a dica do papel aluminio 🙂 eu achava que pra fazer o shield perfeito teria que soldar a malha que recobre os fios ao terra, mas parece que só criando um “espelho” refletor das ondas ja resolve 🙂
    Marcelo Camargo
    Participante
    none

    Quanto ao papel alumínio, não podemos dizer com certeza que “resolve”, pois cada caso é um caso. O que pode-se afirmar é que ajuda bastante! E para eliminar ruídos, qualquer ajuda é bem-vinda.

     

    Veja que com mais informações sobre as condições de voo, principalmente quanto a proximidade da torre, o cenário muda bastante. Eu sempre coloco como primeira regra para um bom voo FPV, a escolha correta do local. No seu caso, acredito que possa ser um fator importante na causa da interferência. O fato de estar tão perto quanto o AMA não elimina essa probabilidade, pois acredito que lá a faixa de frequência 433MHz não é utilizada. Antes de realizar qualquer alteração física no equipamento, experimente realizar testes em outro local.

    FB
    Membro
    none

    Fabio A. disse:

    Bacana a dica do papel aluminio 🙂 eu achava que pra fazer o shield perfeito teria que soldar a malha que recobre os fios ao terra, mas parece que só criando um “espelho” refletor das ondas ja resolve 🙂

    ao contrário, voce não deve aterrar o isolamento senão voce cria uma enorma antena que vai pegar mais interferência…

    Adriano W
    Membro
    none
    Os fios dos servos do leme e profundor que estavam passando perto do TX de vídeo, eu encapei com malha de fios, peguei um fio 2 + malha, tirei a capa (plástica) dele, tirei os fios de dentro da malha e inseri os fios dos servos la dentro, deu trabalho, mas ficou bem acabado e acho que tecnicamente funcionou tb, pois não deu interferência.
    A grande verdade é q a coisa q mais me incomodou até agora, foi a minha reaçao … Eu simplesmente congelei ! Fiquei sem reaçao. Se tivesse saido correndo igual a um louco, de repente, teria recuperado o controle.
    Pra ser sincero, nao sei mto onde voar aqui no rio q nao seja perto de algum aeroporto. Moro na Barra da TIjuca, aqui tem o aeroporto de jacarepagua. Onde fiz esse voo tem o aeroporto Internacional. Tem gente daqui q voa em charitas, q tb tem proximidade com o aeroporto internacional. No aterro do flamengo tem o Santos dumont.
    Fabio A.
    Membro
    none
    Opa Gustavo, cuidado tb com o lawmate de 500mW, ele não tem nenhum canal que seja “legal” aqui no Brasil. Alguns canais do 1.2 mhz são usados pra comunicação aeronáutica. Voando perto de aeroportos vc pode estar gerando interferências.

    Abraço.

    Fala Fabio, na hora estava voando em terceira pessoa, entao nao sei se afetou o video. Estou usando o canal 3, se nao me falhe a memoria, a frequencia é de 1160mhz. Posso pensar em trocar por uma frequencia mais alta.
Visualizando 13 respostas - 1 até 13 (de um total de 13)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.