O que vocês acham de FPV em Full HD?

Fóruns Equipamentos O que vocês acham de FPV em Full HD?

  • Este tópico está vazio.
  • Post
Visualizando 14 respostas - 1 até 14 (de um total de 14)
  • Replies

    Vejam que interessante.

    Alexandre,

    interessante esse  sistema  de “captação de recursos” para formação de uma empresa; um amigo (Guto Santaella) já havia me mostrado esse vídeo e todos os dias eu tenho visitado o site acompanhando a captação dos recursos; uma pena que faltam somente 14 dias e me parece que eles não vão conseguir os 80 mil necessários !

    O produto me parece excelente e tem  uma “pegada comercial” muito forte e, com certeza, eu estou torcendo pelo sucesso deles e mais um produto à nossa disponibilidade.

    Boa lembrança, Alexandre .. boa lembrança.

    Ricardo
    Membro
    none
    Eu ja vi varios transmissores de video e receptores, mas nenhum com qualidade full hd,
    sei que existe pois ja vi em corridas de F1, alguem sabe o sistema que eles usam ?
    Ou sera que eles ficam conectados numa rede wifi gigabit ?

    Ricardo,

    sem ter conhecimento de causa, mas com o pouco conhecimento de televisão que temos, te digo que nos grandes eventos a coisa sai dos “transmissores pequenos” (nosso caso) e passa por um apanhado de soluções integradas, incluindo-se ai os links móveis (aqueles caminhões com antenas  para  todo lado), diversos pontos de transmissão, repetidoras,  etc… é uma coisa que te digo, dá inveja na NASA.  Eles naõ  usam uma tecnologia específica, variando com a distância e a necessidade. Não é  para o nosso mundo !

    Agora, solução apresentada pela Sky Drone SPV é   uma solução de tamanho diminuto, com aplicação no mundo  FPV, em full HD e, se voce assistir melhor o vídeo de apresentação deles, vai perceber que o produto é interessante, permitindo voce “transmitir para celular,  tablet, note, etc…” e, certamente, vai ser uma revolução no mundo do FPV / UAV.

    Vamos  torcer para esses caras conseguirem; se bem que, agora que a tecnologia deles foi divulgada, é questão de meses e os chinas já vãolançar coisa igual e com preço muito competitivo.

     

     

    A propósito do FPV, existe solução já divulgada; eu não posso atestar, porque eu ainda não usei, mas os videos no Youtube e as noticias lidas, dão conta que trablaham em Full HD !

    HoryzonHD Full HD 1080p FPV camera V2

    Pode assistir um video de demonstração do equipamento aqui:

    1.  umboxing

    2. introduction

    3. vários videos

     

    Outra camera que chama atenção pelo tamanho e qualidade das imagens, é a Mobius 1080p !

    1. veja a qualidade do video feito com ela

    Eu ainda não vi se é possível “ao mesmo tempo que grava, ela ter uma saida de video para o TX”. Isso ainda  não vi. Mas se é possível, a qualidade impressiona.

    Aquiexiste um vídeo de comparação entre a GoPro Hero3 Silver e uma Mobius ! A diferença de luminosidade e profundidade das imagens é notória.

    Assistam esse vídeo e esse outro video com  uma Mobius e acredito que nõa restam duvidas sobre a sua qualidade.

    Agora vem o mais importante; o preço :  US$ 89.95 !  Com mais US$ 22.98 voce coloca um Cartão SanDisk Ultra Classe 10/UHS1 de 32 Gb e ela vira  um POTENTE GRAVADOR  com capacidade para gravar 100% do seu voo com qualidade fullHD.

    O conjunto de uma Mobius é muito mais barato e mais leve que uma GoPro, com qualidade de vídeo muito superior.

    Finalmente, tem esse video interessante com a Mobius.

     

    É isso ai, por enquatno !

     

     

     

     

     

    Aqui existe um outro tópico que eu achei interessante os testes e os resultados; leve em consideração que os videos foram feitos “na rodovia” (sujeito a interferencias) e, se realizados em voo (sem óbstáculos), certamente a qualidade final é muito melhor !

     

     

    Ah, existe também, Camera  BOSCAN ! Elas são muito próximas (mas inferior na minha opinião) em relação às Mobius. Na boscan, esta claro que existe uma saida de  video para entrar no TX de A/V, além de gravar o video durante o voo.

    Aqui tem um video fazendo uma comparação entre a GoPro Hero 2 e uma Boscan HD19. Interessante que a Boscan, também, suporta cartão de memória até 32 Gb, o que permite  um excelente tempo de gravação.

    Esses vídeo e esse outro vídeo … demosntram bem a qualidadeda imagem durante o voo !

     

     

     

    Fernando B
    Membro
    none

    O maior problema que esse sistema é via 3G e 4G, geralmente essas redes estão somente em locais populosos no Brasil, o que vai tornar a utilização difícil por aqui. As emissoras de TV na formula 1 utilizam transmissores digitais com modulação COFDM. O UAV.

    Vejam esse, só o valor é absurdo, 12222 dolares.

    http://www.uuustore.com/fpv-1080p-hdmi-mini-cofdm-video-transmitter-special-for-uav-p-4599.html

    acho que tudo que dependa de redes publicas aqui no BR sao faliveis, eu nao confio em nenhuma.e tx em full hd ocuparia varios mb para transmissao ininterrupta, se oscilar a banda trava  tudo, pensa ai com um aero em movimento

    é possível fazer via digital, mas é complexo, normalmente pesado e caro. estou acompanhando uns caras que tão conseguindo 1080p@15fps com módulos rhaspberry-pi e conexão wifi, em breve os resultados deles devem melhorar ainda mais.

    Fernando B
    Membro
    none
    Jackson, verdade, não mesmo, por que onde costumo voar mal nos interiores de SP não pega o 2g, quem diria 3g com grande velocidade de upload?

    Ricardo, wifi é a tecnologia mais acessível para nós simples mortais receber o sinal de vídeo em HD, mas não é a mais adequada, sem falar que o delay será maior. Algo que imagino que deva aumentar o alcance seria uma espécie de zepelim funcionando como repetidora algumas dezenas de metros acima da ground station.

    Fernando,

    deixa eu ver se compreendo o conceito ” Antena Zepelin”; voce diz subir uma “repetidora” em um “dirigível” e deixar ecima da gorund-station e repetindo para baixo ?  Seria uma idéia bem interessante … se  conseguisse  manter  ela uns “10 metros” acima da estação … e assim ela daria uma “distancia horizontal” bem maior ! Esse  conceito deve ter vinde de algum radioamador, porque, para operarar na faixa dos 2 metros (144 / 148 Ghz)  usavamos “repetidoras em  cima de lugares estratégicos” e com isso, dava para cobrir grandes extensões onde, normalmente, a frequencia  não atingiria ! Boa idéia !  Se bem que, com o andar da carruagem … kkkkk já andei até pesquisanod um BLIMP (balão) pelo menos se cair, não mata nem de susto !
     
    Fernando Sky Salor disse:

    Jackson, verdade, não mesmo, por que onde costumo voar mal nos interiores de SP não pega o 2g, quem diria 3g com grande velocidade de upload?

    Ricardo, wifi é a tecnologia mais acessível para nós simples mortais receber o sinal de vídeo em HD, mas não é a mais adequada, sem falar que o delay será maior. Algo que imagino que deva aumentar o alcance seria uma espécie de zepelim funcionando como repetidora algumas dezenas de metros acima da ground station.

    Fernando B
    Membro
    none

    Leandro, eu não sei quanto a legalidade dos balões, sei que é muito mais “condenado” pelas autoridades do que fazer voo FPV fora de clubes, utilizar equipamento de radio fora do padrão Anatel, em frequencias não permitidas etc, fora isso melhora muito mesmo.

    Acima de uns 700Mhz as ondas começam se comportar como a luz, andam em linha reta, diferente das ondas curtas não contornam a terra.

    Tendo um objeto voador fixo (como um zelein uma corda na carruagem, rs), com uma antena patch e um rastreador é capaz de conseguir o alcance maximo, mesmo em frequencias como 5.8Ghz, que há uns 100 metros de altura deve chegar a pelo menos 70Km na linha visual para um transmissor de 600mw, com antena de 3dbi no tx e receptor com sensibilidade de -90 e antena de 30dbi

    Não duvido que daqui a pouco teremos carros como de link da TV com uma haste hidraulica com um rastreador no topo para fazer o voo FPV.

    Faça algumas experiencias de alcance neste link:

    http://www.radiolabs.com/stations/wifi_calc.html

     Na parte system performance

    Funciona assim, voce precisa da frequencia que vai transmitir, a potencia do transmissor (em mw ou dbi), a perda nos cabos/conectores do tx (pode deixar zero), o ganho da antena, a sensibilidade do receptor, a perda dos cabos/conectores no rx e o ganho da antena de recepção.

    A margem vai ficar baixa, mas para sinal digital ainda a imagem vai continuar boa para sinal digital, para sinal analogico precisa deixar uma margem mais alta, não lembro muito bem agora o limiar de transmissão de tv analogico mas posso pesquisar em um amterial antigo da faculdade.

    O wi-fi é interessante para desenvolver algo DIY, pois é amplamente disponivel, barato e tem amplificadores baratos, o arduino trabalha bemcom o padrão, só não sei como faria para obter o video IP na nave, se tem alguma micro camera IP, etc.

    Algum outro companheiro do forum pode nos esclarecer mais sobre como obter o streaming de video IP HD no avião para passar para um roteador wifi a bordo?

    opa, fiquei uns dias sem ver o tópico.

    no que eu vi, estão usando um minicomputador rhaspberry-pi rodando linux, com a câmera integrada (não webcam, e sim uma que conecta direto em uma porta especifica da placa). nos testes em solo eles estavam conseguindo delay de 0.5s aprox. não é bom ainda, mas já é aceitável com um avião bem estável e sem querer voar muito proximo do solo.

    o problema que disseram é que quando aumenta a distância e o sinal começa a ficar ruim, começa a perder uns quadros, e o video começa a picotar.

    pra fpv talvez não seja a hora de usar 1080p ainda, mas com 720p, uma boa compressão no vídeo e um protocolo de adaptive rate streaming, aliado com amplificadores e antenas direcionais para o wifi, talvez seja uma alternativa funcional para um futuro próximo. só é preciso que alguém com as habilidades necessárias e disposto a gastar muito tempo no projeto consiga bons resultados e resolva divulgar pra todo mundo!

Visualizando 14 respostas - 1 até 14 (de um total de 14)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.