Olha o tamanho do problema !! FPV CRIMINOSO.

Fóruns Principal Olha o tamanho do problema !! FPV CRIMINOSO.

  • Este tópico está vazio.
  • Post

    Bom pessoal,

    já é um discurso antigo a questão da segurança no FPV e muitos já me criticaram bastante (em mensagens privativas) quando eu falava do assunto por aqui.

    Assistam esse vídeo que esta no youtube, o qual, podemos classificar como FPV Criminoso

    Não consigo nominar uma atitude destas e, por sorte, AINDA naõ aconteceu nada sério, porque tem muito IDIOTA pilotando FPV e se vangloriando dos seus feitos ! 

    Observem aos 2:30 de vídeo, um ATR emprocedimento de aproximação  em SBBH, abaixo do aeromodelo, uma prova inequívoca que esse ainmal não tem amenor noção do que esta fazendo.

    Não quero ser chato, mas assistir o vídeo vai mostar para alguns Super Herois que, a sua alegria ainda pode custar a tristeza de dezenas, centenas de família. Que o vídeo sirva de ALERTA e que aqueles que se julgam “os bam bam bans” do FPV, reflitam sobre o assunto e, torça para o FPV naõ ser proibido no Brasil.

     

Visualizando 9 respostas - 16 até 24 (de um total de 24)
  • Replies

    Augusto, 

    voce esta falando da Praça dos Esportes ?

    Se for, analisa comigo duas situações:

    1. se voar no sentido para cima da represa, o aeromodelo pode, inclusive, ingressar na “linha  de pouso / decolagem” dos aviões; e quem tem um pouco de conhecimento aeronáutico, sabe que ali próximo da cabeceira a aeronave esta cruzando a  represa  próximo de 100 pés (33 metros), uma altitude muito comum dos aeromodelos; e,

    2. se voar  no  sentido oposto da represa, vai voar  sobre as casas, colocando em risco os moradores e transeuntes. 

    SE, os aeromodelistas voam ali ParkFly e pequenos modelos que naõ extrapolam os limites da praça, até ai tudo bem ..mas na maioria das vezes, surgem situações onde um aparece com um modelo novo e quer mostrar e ai acaba voando movido por “euforia” e nem observa o risco ! 

    Não é sem razão que os clubes de aeromodelismo, são afastados dos centros e distantes dos aeroportos. Não sei .. cada um tem um pensamento e eu penso que o melhor é evitar os riscos ! Por que correr risco ? Faz a coisa certa, divirta-se muito e com segurança … tem  tanto lugar para fazer isso ! 

    Existe alguma regulamentação ou indicação de distância de bases militares e aeroportos com relação a voos de aeromodelos?

    Fernando, não existe uma regulamentação específica para o aeromodelo em relação aos aeródromos; os aeromodelos tem regulamentação própria que delimita o seu “espaço aéreo”. 

    Mas existe uma regulamentação da Aviação Civil, conhecida como ICA 100-12 que é o regulamento de tráfego aéreo em geral. 

    As  restrições ali contidas são  de caráter geral e regulamenta o tráfego aéreo e nem se cogita em outro tipo de aeronave que não seja uma das homologadas pela ANAC; os aeromodelos não são considerados “aeronaves” e bem por isso não tem uma regulamentação para entrar no “espaço aéreo controlado”. Para todos os efeitos legais, o aeromodelo NÃO TEM PERMISSÃO PARA INGRESSAR NO ESPAÇO AÉREO CONTROLADO ! Espera-se que o hobby seja praticado em locais específicos, em altitudes e distancias previstas. O surgimento do FPV, deu vazão para uma oportunidade dos aeromodelos ingressarem em espaço além do qual ele é permitido, mas isso não esta regulamentado, apenas, por enquanto, tolerado ! Mas situações como esta  que assistimos no  vídeo, pode chamar as autoridades a repensar  esta “tolerância” e  surgir uma “proibição” e ai, vamos ter que buscar uma “autorização  de voo” com a designação do local, rotas, altitudes, distancias, etc… o que praticamente inviabilizaria o hobby ! 

    Entra ai, portanto, o bom senso e a necessidade de se fazer a coisa certa para  não despertar a necessidade de proibir. 

    O  pior que, centenas de praticantes de FPV no Brasil, fazem a coisa  certa … mas por conta de um asno, pode colocar tudo a perder e ele, vai procurar outro hobby para demonstrar a sua imbecilidade. 

    Leandro, acho difícil um aeromodelo pequeno entrar na rota de pouso e decolagem do aeroporto voando da praça dos esportes. Mas tem que pensar em tudo… o aeromodelo pode ter um problema, perder o sinal do rádio e continuar voando em linha reta, etc…

    De qualquer forma eu faço meus voos perto do sítio (fora de BH), mas infelizmente eu voo sozinho.

    Abraço.

    Augusto, não é dificil não !

    Se estamos falando dos “ParkFly”  dificilmente chegarão lá .. até os heli, tricoptero, quadricoptero, etc.. se naõ estiverem equipados com sistema de navegação assistida, nãoi chegarão lá !  

    Mas se falarmos em Asas, Planadores, Aviões etc…. equipados com navegação assistida, basta ver que eles  voam até 20 km (alguns muito mais) e em altitudes de até 5.000 pés ! A cabeceira 13 (uno três) de SBBH, esta ali 2590 metros da praça . Difícil para um Skywalker, uma X8, um planador, chegar até lá ? Claro que não !

    Bom pessoal, eu até agora tenho acompanhado todos os pontos levantados e confesso,estou muito feliz de ver que desta vez o assunto foi tratado por todos com muito bom nível; realmente, todos se manifestaram com uma consciência legal e isso mostra o quanto esse grupo (FPVBrasil) amadureceu e os participantes estão conscientes da NOSSA responsabilidade, enquanto aeromodelistas, enquanto FPVistas. Muito boa  essa discussão. 

    A imagem abaixo é suficiente para demonstrar que a cabeceira 13 de sbbh esta no traves direito de quem voa na praça e se seguir nesta proa, vai passar na  LINHA DE POUXO / DECOLAGENS. Quem conhece um pouquinho de navegação aérea sabe que naquele ponto sobre a margem da lagoa, proxima da cabeceira, a aeronave esta em aproximadamente 100 pés (33 metros); se estiver em pouso, já esta abaixo do “altitude de  decisão” (se vai pousar ou arremeter); ali naquele ponto ele VAI POUSAR ! E o controlador já tem ele no visual e certo do seu toque no solo. A aeronave nesse ponto já não tem tempo nem velocidade para “desviar ou fazer qualquer outra manobra que não seja pousar”. Assim,  ainda que o piloto veja um aeromodelo ou outro obstaculo na sua frente, ele vai seguir o procedimento, mesmo sabendo que é a sua rota de colisão e morte. 

    O ATR visto no video, provavelmente  é um ATR 72 ! Uma aeronave que faz aproximação com elevada sustentação mas de muito pouca flexibilidade nas retomadas de velocidade; opera em pistas relativamente  curtas (de até 1.650 metros) e bem por isso fazem aproximação mais lenta (menor velocidade), o que impede a sua reação instantânea. 

    Leandro, quando eu perguntei eu nem pensei em um voo em 1ª pessoa. Acho que na Pampulha só se for FPV em lancha RC. rsrs

    Obrigado pelas explicações!

    Para mim, o cara do vídeo nem viu o avião. E possivelmente, se ele soubesse do perigo ele não teria feito (assim espero).

    Provavelmente ele deve ter percebido o risco do seu voo e se voltar a fazer, aí pode ser considerado um FDP.

    Com a China ali do lado, o hobby ficou acessível à muita gente que tinha o sonho de voar, mas não tinha condições (meu caso). Só que muita gente que voa não pensa nos riscos, acha que aeromodelo é brinquedo e que se cair, basta construir outro.

    Eu já voei em no bairro onde moro com uma zagi de 1m lenta. Hoje já tenho consciência de que é perigoso, mesmo não sendo rota de avião. 

    Abraço.

    Pessoal, segue mais um caso de vôo de multirotor sobre a cabeça das pessoas, neste caso 65.000 pessoas.

    No final do vídeo tem os créditos, talvez o cara até faça parte do FPVBrasil, mas o não conheço.

    O detalhes é que parece que o trabalho foi contratado pela folha, e por sinal ficou um belo trabalho, mas eu não faria este vôo numa situação destas em hipótese alguma.

    Segue o link: http://gizmodo.uol.com.br/video-protestosp-drone/?fb_action_ids=4776157054278&fb_action_types=og.likes

    apesar de eu ficar ( muito) inseguro, o equipamento é excelente. 

Visualizando 9 respostas - 16 até 24 (de um total de 24)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.