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- junho 17, 2013 às 7:33 pm
Bom pessoal,
já é um discurso antigo a questão da segurança no FPV e muitos já me criticaram bastante (em mensagens privativas) quando eu falava do assunto por aqui.
Assistam esse vídeo que esta no youtube, o qual, podemos classificar como FPV Criminoso
Não consigo nominar uma atitude destas e, por sorte, AINDA naõ aconteceu nada sério, porque tem muito IDIOTA pilotando FPV e se vangloriando dos seus feitos !
Observem aos 2:30 de vídeo, um ATR emprocedimento de aproximação em SBBH, abaixo do aeromodelo, uma prova inequívoca que esse ainmal não tem amenor noção do que esta fazendo.
Não quero ser chato, mas assistir o vídeo vai mostar para alguns Super Herois que, a sua alegria ainda pode custar a tristeza de dezenas, centenas de família. Que o vídeo sirva de ALERTA e que aqueles que se julgam “os bam bam bans” do FPV, reflitam sobre o assunto e, torça para o FPV naõ ser proibido no Brasil.
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- junho 18, 2013 às 2:12 pm
Augusto,
voce esta falando da Praça dos Esportes ?
Se for, analisa comigo duas situações:
1. se voar no sentido para cima da represa, o aeromodelo pode, inclusive, ingressar na “linha de pouso / decolagem” dos aviões; e quem tem um pouco de conhecimento aeronáutico, sabe que ali próximo da cabeceira a aeronave esta cruzando a represa próximo de 100 pés (33 metros), uma altitude muito comum dos aeromodelos; e,
2. se voar no sentido oposto da represa, vai voar sobre as casas, colocando em risco os moradores e transeuntes.
SE, os aeromodelistas voam ali ParkFly e pequenos modelos que naõ extrapolam os limites da praça, até ai tudo bem ..mas na maioria das vezes, surgem situações onde um aparece com um modelo novo e quer mostrar e ai acaba voando movido por “euforia” e nem observa o risco !
Não é sem razão que os clubes de aeromodelismo, são afastados dos centros e distantes dos aeroportos. Não sei .. cada um tem um pensamento e eu penso que o melhor é evitar os riscos ! Por que correr risco ? Faz a coisa certa, divirta-se muito e com segurança … tem tanto lugar para fazer isso !
- junho 18, 2013 às 2:33 pm
Existe alguma regulamentação ou indicação de distância de bases militares e aeroportos com relação a voos de aeromodelos?
- junho 18, 2013 às 2:50 pm
Fernando, não existe uma regulamentação específica para o aeromodelo em relação aos aeródromos; os aeromodelos tem regulamentação própria que delimita o seu “espaço aéreo”.
Mas existe uma regulamentação da Aviação Civil, conhecida como ICA 100-12 que é o regulamento de tráfego aéreo em geral.
As restrições ali contidas são de caráter geral e regulamenta o tráfego aéreo e nem se cogita em outro tipo de aeronave que não seja uma das homologadas pela ANAC; os aeromodelos não são considerados “aeronaves” e bem por isso não tem uma regulamentação para entrar no “espaço aéreo controlado”. Para todos os efeitos legais, o aeromodelo NÃO TEM PERMISSÃO PARA INGRESSAR NO ESPAÇO AÉREO CONTROLADO ! Espera-se que o hobby seja praticado em locais específicos, em altitudes e distancias previstas. O surgimento do FPV, deu vazão para uma oportunidade dos aeromodelos ingressarem em espaço além do qual ele é permitido, mas isso não esta regulamentado, apenas, por enquanto, tolerado ! Mas situações como esta que assistimos no vídeo, pode chamar as autoridades a repensar esta “tolerância” e surgir uma “proibição” e ai, vamos ter que buscar uma “autorização de voo” com a designação do local, rotas, altitudes, distancias, etc… o que praticamente inviabilizaria o hobby !
Entra ai, portanto, o bom senso e a necessidade de se fazer a coisa certa para não despertar a necessidade de proibir.
O pior que, centenas de praticantes de FPV no Brasil, fazem a coisa certa … mas por conta de um asno, pode colocar tudo a perder e ele, vai procurar outro hobby para demonstrar a sua imbecilidade.
- junho 18, 2013 às 3:19 pm
Leandro, acho difícil um aeromodelo pequeno entrar na rota de pouso e decolagem do aeroporto voando da praça dos esportes. Mas tem que pensar em tudo… o aeromodelo pode ter um problema, perder o sinal do rádio e continuar voando em linha reta, etc…
De qualquer forma eu faço meus voos perto do sítio (fora de BH), mas infelizmente eu voo sozinho.
Abraço.
- junho 18, 2013 às 4:09 pm
Augusto, não é dificil não !
Se estamos falando dos “ParkFly” dificilmente chegarão lá .. até os heli, tricoptero, quadricoptero, etc.. se naõ estiverem equipados com sistema de navegação assistida, nãoi chegarão lá !
Mas se falarmos em Asas, Planadores, Aviões etc…. equipados com navegação assistida, basta ver que eles voam até 20 km (alguns muito mais) e em altitudes de até 5.000 pés ! A cabeceira 13 (uno três) de SBBH, esta ali 2590 metros da praça . Difícil para um Skywalker, uma X8, um planador, chegar até lá ? Claro que não !
Bom pessoal, eu até agora tenho acompanhado todos os pontos levantados e confesso,estou muito feliz de ver que desta vez o assunto foi tratado por todos com muito bom nível; realmente, todos se manifestaram com uma consciência legal e isso mostra o quanto esse grupo (FPVBrasil) amadureceu e os participantes estão conscientes da NOSSA responsabilidade, enquanto aeromodelistas, enquanto FPVistas. Muito boa essa discussão.
- junho 18, 2013 às 4:24 pm
A imagem abaixo é suficiente para demonstrar que a cabeceira 13 de sbbh esta no traves direito de quem voa na praça e se seguir nesta proa, vai passar na LINHA DE POUXO / DECOLAGENS. Quem conhece um pouquinho de navegação aérea sabe que naquele ponto sobre a margem da lagoa, proxima da cabeceira, a aeronave esta em aproximadamente 100 pés (33 metros); se estiver em pouso, já esta abaixo do “altitude de decisão” (se vai pousar ou arremeter); ali naquele ponto ele VAI POUSAR ! E o controlador já tem ele no visual e certo do seu toque no solo. A aeronave nesse ponto já não tem tempo nem velocidade para “desviar ou fazer qualquer outra manobra que não seja pousar”. Assim, ainda que o piloto veja um aeromodelo ou outro obstaculo na sua frente, ele vai seguir o procedimento, mesmo sabendo que é a sua rota de colisão e morte.
O ATR visto no video, provavelmente é um ATR 72 ! Uma aeronave que faz aproximação com elevada sustentação mas de muito pouca flexibilidade nas retomadas de velocidade; opera em pistas relativamente curtas (de até 1.650 metros) e bem por isso fazem aproximação mais lenta (menor velocidade), o que impede a sua reação instantânea.
- junho 18, 2013 às 4:51 pm
Leandro, quando eu perguntei eu nem pensei em um voo em 1ª pessoa. Acho que na Pampulha só se for FPV em lancha RC. rsrs
Obrigado pelas explicações!
Para mim, o cara do vídeo nem viu o avião. E possivelmente, se ele soubesse do perigo ele não teria feito (assim espero).
Provavelmente ele deve ter percebido o risco do seu voo e se voltar a fazer, aí pode ser considerado um FDP.
Com a China ali do lado, o hobby ficou acessível à muita gente que tinha o sonho de voar, mas não tinha condições (meu caso). Só que muita gente que voa não pensa nos riscos, acha que aeromodelo é brinquedo e que se cair, basta construir outro.
Eu já voei em no bairro onde moro com uma zagi de 1m lenta. Hoje já tenho consciência de que é perigoso, mesmo não sendo rota de avião.
Abraço.
- junho 18, 2013 às 7:03 pm
Pessoal, segue mais um caso de vôo de multirotor sobre a cabeça das pessoas, neste caso 65.000 pessoas.
No final do vídeo tem os créditos, talvez o cara até faça parte do FPVBrasil, mas o não conheço.
O detalhes é que parece que o trabalho foi contratado pela folha, e por sinal ficou um belo trabalho, mas eu não faria este vôo numa situação destas em hipótese alguma.
Segue o link: http://gizmodo.uol.com.br/video-protestosp-drone/?fb_action_ids=4776157054278&fb_action_types=og.likes
- junho 18, 2013 às 7:22 pm
apesar de eu ficar ( muito) inseguro, o equipamento é excelente.
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