Onde reclamar da demora de entrega de mercadorias no Brasil.

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    Caro amigos do fórum

    Recebi um e-mail de um amigo que fez contato com um conhecido seu que trabalha na Receita Federal e ele disse que temos que reclamar no local correto, não adianta ficar de tititi em fóruns, tweeter, facebok, etc. tem que reclamar na ouvidoria da Receita Federal.

    Segue abaixo os conselho de quem trabalha na Receita Federal.

    Como a revolta é grande, acabamos colocando a boca no trombone (até por que os impostos que pagamos TODOS OS DIAS nos dão direito de reclamar SIM). Porém, temos relativamente pouco tempo de cultura como consumidores DE VERDADE e, invariavelmente, reclamamos nos lugares errados (ou que dão pouco resultado no final das contas).

    Foi percebendo isso que um leitor do BJC que trabalha na Receita Federal resolveu escrever explicando melhor como proceder para reclamar sobre o assunto. Ele pediu para não ser identificado, por isso chamaremos ele de Luke .

    Luke afirma em seu e-mail que a Receita possui profissionais competentes e que o problema é realmente estrutural. Diz também que existe um lugar certo para reclamarmos desse problema que envolve as nossas compras internacionais. O texto do Sr.Luke é muito bom, portanto vou reproduzir abaixo quase tudo o que ele escreveu. Vale a pena ler:

    JC, boa tarde.

    Trabalho na Receita Federal do Brasil, também sou colecionador de DVDs e BDs, frequento sua página já há muito tempo e admiro o seu trabalho. Estou escrevendo para lhe pedir um favor. Sugira aos frequentadores do seu blog que em vez de ficarem de mimimi no Twitter, que entrem na página da ouvidoria do Ministério da Fazenda e registrem a sua queixa quanto à demora na liberação de encomendas.

    A RFB é um dos poucos órgãos públicos brasileiros que pena com a falta de funcionários, acredite. Enquanto prefeitos, governadores e deputados têm que ficar inventando cargos para colocar seus assessores, aqui, por exemplo, na agência que chefio, temos três servidores para atender a mais ou menos 300.000 pessoas físicas e, obviamente, mais algumas milhares de pessoas jurídicas ativas. É insano e o trabalho nas alfândegas não é diferente.

    A RFB tem um dos melhores quadros de servidores do Brasil, nosso concurso não é difícil à toa. Existe um filtro mesmo e tem que ser assim porque o trabalho é complexo. A liberação das mercadorias não é lenta por despreparo dos servidores, é lenta porque FALTAM servidores. Os administradores da RFB têm consciência disso, mas não conseguem a criação de novas vagas nos concursos para a carreira de auditoria simplesmente porque não têm subsídios para o fazerem. Praticamente não há reclamações formais quanto a atrasos no atendimento ou liberação de encomendas de pessoas físicas. Ora, se ninguém reclama (formalmente) da demora, então, a demora não existe. Ficar de mimimi no Twitter? ?Vou xingar muito no Twitter? ??

    Ora, convenhamos, se não há ninguém reclamando formalmente, como é que um superintendente vai chegar para o Secretário da Receita e dizer: ?Olhe, estamos precisando de mais servidores. As pessoas estão reclamando que a liberação das encomendas está atrasando demais, etc.?
    Sempre que acontece algum problema em minha agência, quer por nossa culpa ou não, oriento as pessoas a procurarem a ouvidoria. Só assim melhoramos.

    Sugiro, também, que dê uma olhada na Carta de Serviços do Ministério da Fazenda que estabelece prazos para o atendimento de diversos serviços prestados pela RFB. Infelizmente, como irá perceber, o desembaraço de mercadorias importadas via Internet não têm, na Carta, um prazo máximo estabelecido para conclusão. Creio que essa também seja uma questão a ser levantada junto à ouvidoria.

    Outra coisa, é preciso persistência. No serviço público nada muda de uma hora para outra, é preciso reclamar e cobrar sempre. Só assim, para que o barulho chegue aos ouvidos de quem realmente tem poder para realizar as alterações necessárias.

    Reclamem FORMALMENTE, por favor. Outra coisa, a ouvidoria aqui funciona MESMO.

    Se você concorda ou discorda do que o Luke disse no texto acima sobre os profissionais da Receita, não vem ao caso agora. O que ele tem razão sem dúvida alguma é sobre a nossa postura como consumidores que não acionamos os canais CERTOS para reclamar. Reforçando:

    Agora já sabemos a quem recorrer. Tomara que dê certo. Eu já fiz a minha parte, espero que você seja acima de tudo cidadão e também faça a sua, registrando a  insatisfação onde ela deve ser REALMENTE registrada.

    Espero que isso possa ajudar a todos nós, vamos impludir a Ouvidoria de reclamações.

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  • Replies

    Ja fiz a minha reclamacao.

    Fiz a reclamação também! vamos la pessoal, não gasta mais de 10 minutos e pode nos poupar dias de espera, quem puder divulgar faz muita diferença.

    Anônimo
    Inativo

    Já fiz a minha também!

    Fiz a minha!

    comprar de fora da nisso, pense 2 vezes antes.

    As vezes é melhor pagar um pouco a mais, mas n ter preocupaçao com esses problemas. 

    Xingu, comprei de fora essa semana, porque nao consegui encontrar servos DS11-SCB no Brasil e acho que muitos amigos aqui tem o mesmo problema…. porcaria a gente acha aos montes, coisas boas por custarem mais caro não dá muita margem de lucro pros vendedores e saem com menos facilidade, com um investimento maior.  Não dá pra falar que tá todo mundo aqui comprando de fora pra pagar menos, quase sempre compro de fora por necessidade mesmo.

    a minha ta lá!

    kamikaze4206
    Membro
    none

    Já  fiz a minha tb!!!

    Xingu, mas a diferença de comprar lá fora e pagar por exemplo R$ 100,00 em um produto e comprar aqui pagando R$ 300,00 ou 400,00, não tem muita lógica, a não ser quando justifica a necessidade imediata ou a diferença não é muita.

    Iqual um conhecido meu falou, “não tem ninguem babando aqui”, não tem ninguem doido para ficar rasgando dinheiro.

    O problema está na entrega dos produtos, em outros paises a entrega é rapida, ou seja, problema do nosso país mesmo.

    Opa….reclamado. Vamos lutar para que os prazos melhorem.

    enviado!

    Meu caro amigo.

    Mas me explique uma coisa, onde você compra Lawmate, Dragon Link, OSD, DIversity aqui no Brasil?

    Acho difícil, eu só postei isso para o pessoal que gosta comprar qualidade e por preço justo, pois acho que ninguém esta nadando em dinheiro por aqui, a não ser você, e postei para ajudar o pessoal, eu acho que deveríamos parar um pouco de usar o fórum para demagogia.

    Xingu documentado disse:

    comprar de fora da nisso, pense 2 vezes antes.

    As vezes é melhor pagar um pouco a mais, mas n ter preocupaçao com esses problemas. 

    Vamos lá pessoal, vamos explodir a caixa de reclamação deles, só assim vamos poder ver o nosso direito funcionar, pois nós temos o direito de comprar lá fora, pois isso é um País democrático, nós não temos o direito de ficar esperando por uma compra na faixa de dois a três meses por incompetência da Receita Federal.

    Com o Laercio !!

    Eu entendo a sua parte, eu tb compro de fora, mas só o que nao preciso de imediato, ou quando a diferença de preço é grande.

    Esse problema ja foi discutido aqui e a causa é a operaçao maré vermelha, que prende a mercadoria por 90 dias.

    PAULO CESAR AZEVEDO disse:

    Meu caro amigo.

    Mas me explique uma coisa, onde você compra Lawmate, Dragon Link, OSD, DIversity aqui no Brasil?

    Acho difícil, eu só postei isso para o pessoal que gosta comprar qualidade e por preço justo, pois acho que ninguém esta nadando em dinheiro por aqui, a não ser você, e postei para ajudar o pessoal, eu acho que deveríamos parar um pouco de usar o fórum para demagogia.

    Xingu documentado disse:

    comprar de fora da nisso, pense 2 vezes antes.

    As vezes é melhor pagar um pouco a mais, mas n ter preocupaçao com esses problemas. 

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