Onde reclamar da demora de entrega de mercadorias no Brasil.

Fóruns Outros assuntos Onde reclamar da demora de entrega de mercadorias no Brasil.

  • Este tópico está vazio.
  • Post

    Caro amigos do fórum

    Recebi um e-mail de um amigo que fez contato com um conhecido seu que trabalha na Receita Federal e ele disse que temos que reclamar no local correto, não adianta ficar de tititi em fóruns, tweeter, facebok, etc. tem que reclamar na ouvidoria da Receita Federal.

    Segue abaixo os conselho de quem trabalha na Receita Federal.

    Como a revolta é grande, acabamos colocando a boca no trombone (até por que os impostos que pagamos TODOS OS DIAS nos dão direito de reclamar SIM). Porém, temos relativamente pouco tempo de cultura como consumidores DE VERDADE e, invariavelmente, reclamamos nos lugares errados (ou que dão pouco resultado no final das contas).

    Foi percebendo isso que um leitor do BJC que trabalha na Receita Federal resolveu escrever explicando melhor como proceder para reclamar sobre o assunto. Ele pediu para não ser identificado, por isso chamaremos ele de Luke .

    Luke afirma em seu e-mail que a Receita possui profissionais competentes e que o problema é realmente estrutural. Diz também que existe um lugar certo para reclamarmos desse problema que envolve as nossas compras internacionais. O texto do Sr.Luke é muito bom, portanto vou reproduzir abaixo quase tudo o que ele escreveu. Vale a pena ler:

    JC, boa tarde.

    Trabalho na Receita Federal do Brasil, também sou colecionador de DVDs e BDs, frequento sua página já há muito tempo e admiro o seu trabalho. Estou escrevendo para lhe pedir um favor. Sugira aos frequentadores do seu blog que em vez de ficarem de mimimi no Twitter, que entrem na página da ouvidoria do Ministério da Fazenda e registrem a sua queixa quanto à demora na liberação de encomendas.

    A RFB é um dos poucos órgãos públicos brasileiros que pena com a falta de funcionários, acredite. Enquanto prefeitos, governadores e deputados têm que ficar inventando cargos para colocar seus assessores, aqui, por exemplo, na agência que chefio, temos três servidores para atender a mais ou menos 300.000 pessoas físicas e, obviamente, mais algumas milhares de pessoas jurídicas ativas. É insano e o trabalho nas alfândegas não é diferente.

    A RFB tem um dos melhores quadros de servidores do Brasil, nosso concurso não é difícil à toa. Existe um filtro mesmo e tem que ser assim porque o trabalho é complexo. A liberação das mercadorias não é lenta por despreparo dos servidores, é lenta porque FALTAM servidores. Os administradores da RFB têm consciência disso, mas não conseguem a criação de novas vagas nos concursos para a carreira de auditoria simplesmente porque não têm subsídios para o fazerem. Praticamente não há reclamações formais quanto a atrasos no atendimento ou liberação de encomendas de pessoas físicas. Ora, se ninguém reclama (formalmente) da demora, então, a demora não existe. Ficar de mimimi no Twitter? ?Vou xingar muito no Twitter? ??

    Ora, convenhamos, se não há ninguém reclamando formalmente, como é que um superintendente vai chegar para o Secretário da Receita e dizer: ?Olhe, estamos precisando de mais servidores. As pessoas estão reclamando que a liberação das encomendas está atrasando demais, etc.?
    Sempre que acontece algum problema em minha agência, quer por nossa culpa ou não, oriento as pessoas a procurarem a ouvidoria. Só assim melhoramos.

    Sugiro, também, que dê uma olhada na Carta de Serviços do Ministério da Fazenda que estabelece prazos para o atendimento de diversos serviços prestados pela RFB. Infelizmente, como irá perceber, o desembaraço de mercadorias importadas via Internet não têm, na Carta, um prazo máximo estabelecido para conclusão. Creio que essa também seja uma questão a ser levantada junto à ouvidoria.

    Outra coisa, é preciso persistência. No serviço público nada muda de uma hora para outra, é preciso reclamar e cobrar sempre. Só assim, para que o barulho chegue aos ouvidos de quem realmente tem poder para realizar as alterações necessárias.

    Reclamem FORMALMENTE, por favor. Outra coisa, a ouvidoria aqui funciona MESMO.

    Se você concorda ou discorda do que o Luke disse no texto acima sobre os profissionais da Receita, não vem ao caso agora. O que ele tem razão sem dúvida alguma é sobre a nossa postura como consumidores que não acionamos os canais CERTOS para reclamar. Reforçando:

    Agora já sabemos a quem recorrer. Tomara que dê certo. Eu já fiz a minha parte, espero que você seja acima de tudo cidadão e também faça a sua, registrando a  insatisfação onde ela deve ser REALMENTE registrada.

    Espero que isso possa ajudar a todos nós, vamos impludir a Ouvidoria de reclamações.

Visualizando 15 respostas - 16 até 30 (de um total de 55)
  • Replies

    gostei do esclarecimento.

    registrei minha queixa!

    40 dias e nada…..em transito para tributação…

    que bom que todos estão ajudando! me supreendeu que já responderam minha reclamação.. pediram o codigo de rastreio das encomendas, pediram isso pra vcs tbm?

    A minha tbm ja esta lá.
    kamikaze4206
    Membro
    none

    por enquanto ainda não. mas acho que por estar recente. Afinal postei reclamação ontem (sexta) acho que pela demanda só la para semana que vem. Estou na espera.

    A minha reclamação foi feita.

    É isso aí Antonio

    Eu fico P… da vida quando vem esses camaradas, hipócritas que não tem nada para falar e nem a acrescentar no fórum e ficam dando uma de gostosão com os post que os outros colocam para ajudar os amigos de hobby.

    Das duas uma, esse amigo aí que esta criticando quem compra no exterior esta muito satisfeito com as M…. que são vendidas aqui para nós, ou então ele não é praticante nato do hobby, pois infelizmente quem quer coisa boa, de qualidade tem que recorrer no exterior.

    Abs

    Antonio Moraes dos Santos Junior disse:

    Xingu, comprei de fora essa semana, porque nao consegui encontrar servos DS11-SCB no Brasil e acho que muitos amigos aqui tem o mesmo problema…. porcaria a gente acha aos montes, coisas boas por custarem mais caro não dá muita margem de lucro pros vendedores e saem com menos facilidade, com um investimento maior.  Não dá pra falar que tá todo mundo aqui comprando de fora pra pagar menos, quase sempre compro de fora por necessidade mesmo.

    Eu compro de fora sim !!

    Alias, prefiro comprar de lojas estrangeiras a comprar aqui, mas quando compro, nao me importo em esperar 3 meses.

    Eu só quis acrescentar que a causa dessa demora é a Operaçao Maré Vermelha, é temporario, quando acabar, as entregas vao se normalizar

    PAULO CESAR AZEVEDO disse:

    É isso aí Antonio

    Eu fico P… da vida quando vem esses camaradas, hipócritas que não tem nada para falar e nem a acrescentar no fórum e ficam dando uma de gostosão com os post que os outros colocam para ajudar os amigos de hobby.

    Das duas uma, esse amigo aí que esta criticando quem compra no exterior esta muito satisfeito com as M…. que são vendidas aqui para nós, ou então ele não é praticante nato do hobby, pois infelizmente quem quer coisa boa, de qualidade tem que recorrer no exterior.

    Abs

    Antonio Moraes dos Santos Junior disse:

    Xingu, comprei de fora essa semana, porque nao consegui encontrar servos DS11-SCB no Brasil e acho que muitos amigos aqui tem o mesmo problema…. porcaria a gente acha aos montes, coisas boas por custarem mais caro não dá muita margem de lucro pros vendedores e saem com menos facilidade, com um investimento maior.  Não dá pra falar que tá todo mundo aqui comprando de fora pra pagar menos, quase sempre compro de fora por necessidade mesmo.

    Realmente existe um atraso anormal em todas as minhas encomendas, primeiro estao encaminhando tudo para o paraná, antes era SP ou RJ e demoravam no máximo 30 dias para chegar em minha casa, encomendas que após a saida de HK ou da CHina demoravam 6, 7 dias para estar no Brasil tenho encomenda com mais de 30 que nem marca que estao no país, justamente por isto que ainda não reclamei, quem está com produto já no pais deve reclamar mesmo, geralmente reclamo no correios, mas como ainda não deu entrada no país é considerado em poder do remetente, ai acaba conosco.

    pessoal não concordo que está tendo atrasos por causa dessa mare vermelha, já minha terceira encomenda que chegou em 15 dias(EMS EXPRESS), provavelmente o problema é o tipo de frete escolhido por vocês.

    eu penso assim, se é pra ser taxado eu prefiro pagar o frete mais caro e receber em 15 dias, não faz sentido pagar por algo e esperar 2 meses ainda receber um nabo de impostos.

    com frete mais caro é mais dificil ser taxado ? vlw.
     
    Ricardo Iarossi disse:

    pessoal não concordo que está tendo atrasos por causa dessa mare vermelha, já minha terceira encomenda que chegou em 15 dias(EMS EXPRESS), provavelmente o problema é o tipo de frete escolhido por vocês.

    eu penso assim, se é pra ser taxado eu prefiro pagar o frete mais caro e receber em 15 dias, não faz sentido pagar por algo e esperar 2 meses ainda receber um nabo de impostos.

    ricardo eu reclamei mas não tive resposta, nem pedindo a informação do rastreio , sera q eu fiz certo ? e vc passou o codigo ? eles responderam de volta? valeu.
     
    Ricardo Iarossi disse:

    que bom que todos estão ajudando! me supreendeu que já responderam minha reclamação.. pediram o codigo de rastreio das encomendas, pediram isso pra vcs tbm?

    http://e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=132539

    A mercadoria chegou sem mostrar no site dos correios !!!

    Verifiquem se ja nao ta nos correios, pq isso acontece frequentemente 

    r tasca
    Membro
    none

    feito.

    obrigado pela informação PC.

    abs

    fabianocwb
    Membro
    none

    ja fiz a minha!!!!

     

    \Obrigado pela informação!

    Com frete mais caro dizem ser mais fácil ser taxado, mas a diferença é muita, com EMS express chegam em 15 dias, tenho outra encomenda aqui com o frete mais barato que já está demorando 2 meses…

    Eles responderam a reclamação mas era dia útil, talvez não tiveram tempo de responder a sua… ainda não me responderam depois que enviei os códigos de rastreio.

    Rodrigo Dener Fernandes disse:

    com frete mais caro é mais dificil ser taxado ? vlw.
     
    Ricardo Iarossi disse:

    pessoal não concordo que está tendo atrasos por causa dessa mare vermelha, já minha terceira encomenda que chegou em 15 dias(EMS EXPRESS), provavelmente o problema é o tipo de frete escolhido por vocês.

    eu penso assim, se é pra ser taxado eu prefiro pagar o frete mais caro e receber em 15 dias, não faz sentido pagar por algo e esperar 2 meses ainda receber um nabo de impostos.

Visualizando 15 respostas - 16 até 30 (de um total de 55)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.