Onde reclamar da demora de entrega de mercadorias no Brasil.

Fóruns Outros assuntos Onde reclamar da demora de entrega de mercadorias no Brasil.

  • Este tópico está vazio.
  • Post

    Caro amigos do fórum

    Recebi um e-mail de um amigo que fez contato com um conhecido seu que trabalha na Receita Federal e ele disse que temos que reclamar no local correto, não adianta ficar de tititi em fóruns, tweeter, facebok, etc. tem que reclamar na ouvidoria da Receita Federal.

    Segue abaixo os conselho de quem trabalha na Receita Federal.

    Como a revolta é grande, acabamos colocando a boca no trombone (até por que os impostos que pagamos TODOS OS DIAS nos dão direito de reclamar SIM). Porém, temos relativamente pouco tempo de cultura como consumidores DE VERDADE e, invariavelmente, reclamamos nos lugares errados (ou que dão pouco resultado no final das contas).

    Foi percebendo isso que um leitor do BJC que trabalha na Receita Federal resolveu escrever explicando melhor como proceder para reclamar sobre o assunto. Ele pediu para não ser identificado, por isso chamaremos ele de Luke .

    Luke afirma em seu e-mail que a Receita possui profissionais competentes e que o problema é realmente estrutural. Diz também que existe um lugar certo para reclamarmos desse problema que envolve as nossas compras internacionais. O texto do Sr.Luke é muito bom, portanto vou reproduzir abaixo quase tudo o que ele escreveu. Vale a pena ler:

    JC, boa tarde.

    Trabalho na Receita Federal do Brasil, também sou colecionador de DVDs e BDs, frequento sua página já há muito tempo e admiro o seu trabalho. Estou escrevendo para lhe pedir um favor. Sugira aos frequentadores do seu blog que em vez de ficarem de mimimi no Twitter, que entrem na página da ouvidoria do Ministério da Fazenda e registrem a sua queixa quanto à demora na liberação de encomendas.

    A RFB é um dos poucos órgãos públicos brasileiros que pena com a falta de funcionários, acredite. Enquanto prefeitos, governadores e deputados têm que ficar inventando cargos para colocar seus assessores, aqui, por exemplo, na agência que chefio, temos três servidores para atender a mais ou menos 300.000 pessoas físicas e, obviamente, mais algumas milhares de pessoas jurídicas ativas. É insano e o trabalho nas alfândegas não é diferente.

    A RFB tem um dos melhores quadros de servidores do Brasil, nosso concurso não é difícil à toa. Existe um filtro mesmo e tem que ser assim porque o trabalho é complexo. A liberação das mercadorias não é lenta por despreparo dos servidores, é lenta porque FALTAM servidores. Os administradores da RFB têm consciência disso, mas não conseguem a criação de novas vagas nos concursos para a carreira de auditoria simplesmente porque não têm subsídios para o fazerem. Praticamente não há reclamações formais quanto a atrasos no atendimento ou liberação de encomendas de pessoas físicas. Ora, se ninguém reclama (formalmente) da demora, então, a demora não existe. Ficar de mimimi no Twitter? ?Vou xingar muito no Twitter? ??

    Ora, convenhamos, se não há ninguém reclamando formalmente, como é que um superintendente vai chegar para o Secretário da Receita e dizer: ?Olhe, estamos precisando de mais servidores. As pessoas estão reclamando que a liberação das encomendas está atrasando demais, etc.?
    Sempre que acontece algum problema em minha agência, quer por nossa culpa ou não, oriento as pessoas a procurarem a ouvidoria. Só assim melhoramos.

    Sugiro, também, que dê uma olhada na Carta de Serviços do Ministério da Fazenda que estabelece prazos para o atendimento de diversos serviços prestados pela RFB. Infelizmente, como irá perceber, o desembaraço de mercadorias importadas via Internet não têm, na Carta, um prazo máximo estabelecido para conclusão. Creio que essa também seja uma questão a ser levantada junto à ouvidoria.

    Outra coisa, é preciso persistência. No serviço público nada muda de uma hora para outra, é preciso reclamar e cobrar sempre. Só assim, para que o barulho chegue aos ouvidos de quem realmente tem poder para realizar as alterações necessárias.

    Reclamem FORMALMENTE, por favor. Outra coisa, a ouvidoria aqui funciona MESMO.

    Se você concorda ou discorda do que o Luke disse no texto acima sobre os profissionais da Receita, não vem ao caso agora. O que ele tem razão sem dúvida alguma é sobre a nossa postura como consumidores que não acionamos os canais CERTOS para reclamar. Reforçando:

    Agora já sabemos a quem recorrer. Tomara que dê certo. Eu já fiz a minha parte, espero que você seja acima de tudo cidadão e também faça a sua, registrando a  insatisfação onde ela deve ser REALMENTE registrada.

    Espero que isso possa ajudar a todos nós, vamos impludir a Ouvidoria de reclamações.

Visualizando 15 respostas - 31 até 45 (de um total de 55)
  • Replies
    Po Ricardo, não tenho a mesma sorte que você. Meu último EMS chegou em 5 dias, e ficou 20 na receita, e ainda levei o nabo dos impostos… Meu hexa chegou em 35, frete grátis, e sem impostos… Rs… Se tivesse certeza que tinha um padrão, vinha tudo assim!!

    Johnnie, aproveita e envia esse codigo la na ouvidoria, os meus demoraram no maximo 10 dias na receita, então deve valer menos como reclamação.

    Acabei de enviar a minha tmbm, tenho uma a mais de 87 dias e nada ainda.
     

    obrigado pela resposta, bom agora é só aguardar,..  valeu.
     
    Ricardo Iarossi disse:

    Com frete mais caro dizem ser mais fácil ser taxado, mas a diferença é muita, com EMS express chegam em 15 dias, tenho outra encomenda aqui com o frete mais barato que já está demorando 2 meses…

    Eles responderam a reclamação mas era dia útil, talvez não tiveram tempo de responder a sua… ainda não me responderam depois que enviei os códigos de rastreio.

    Rodrigo Dener Fernandes disse:

    com frete mais caro é mais dificil ser taxado ? vlw.
     
    Ricardo Iarossi disse:

    pessoal não concordo que está tendo atrasos por causa dessa mare vermelha, já minha terceira encomenda que chegou em 15 dias(EMS EXPRESS), provavelmente o problema é o tipo de frete escolhido por vocês.

    eu penso assim, se é pra ser taxado eu prefiro pagar o frete mais caro e receber em 15 dias, não faz sentido pagar por algo e esperar 2 meses ainda receber um nabo de impostos.

    Veja o motivo da demora na fiscalização da Receita.

    Ninguém achava oo fiscal incumbido de checar importações de peças para FPV, até que foram olhar melhor:

    Só para relaxar…  🙂

    Eu já fiz uma reclamação lá, mesmo não tendo importado nada. Essa é apenas a primeira, farei outras 99 esse mês. Todo mês farei 100 reclamações, e todos devem fazer o mesmo,  só pra chamar a atenção para a incompetência daquele órgão que não funciona certo. Vou fazer um movimento, colhendo cpf dos meus amigos e fazendo reclamações; essa será a minha função (não remunerada) de trabalho por todo esse ano.

    Anônimo
    Inativo

    Com certeza, Emerson!

    Vamos lotar a caixa deles. So assim perceberão que tem algo errado.

    Acho que isso vai com certeza desacelerar nossos projetos, e ainda pra completar o dolar tá subindo… hoje passou dos 2 reais perto das 14h… Tem horas que dá vontade de abandonar o Brasil de vez….

    O Brasil nao investe em inovação, disso todo mundo sabe, na Espanha tem produtos DMD, nos EUA tem os seus tb… enquanto isso somos obrigados a permanecer na escuridao tacnologica, com as medidas que a Exma. Dilma esta tomando talvez voltamos para uma época anterior a Collor, ela quer proteger a industria nacional, industria de que;; sapatos, talvez, eta politicazinha.

    Hj recebi uma resposta da ouvidoria, solicitando o numero das minhas encomendas pra eles tomarem as devidas providencias e averiguarem o que esta acontecendo….já respondi, estou no aguardo agora.

    r tasca
    Membro
    none

    Sr(a) 

    Todas as pequenas encomendas postais internacionais, assim consideradas aquelas até 2 (dois) kg, conhecidas por petit paquet (“pequenas encomendas”), recebem o tratamento aduaneiro em Curitiba/PR, quando de sua entrada no país.

    Tais encomendas são as de custo mais baixo, possuem prazo maior de entrega e são as mais utilizadas pelos comerciantes, especialmente em vendas pela internet, em razão de seu menor custo. As mesmas encomendas poderiam ser remetidas, por exemplo, na modalidade E.M.S. (Express Mail Service), mais cara e mais rápida, cujo tratamento aduaneiro ocorre em São Paulo/SP.

    As encomendas do tipo Petit Paquet podem ser registradas ou não. Quando registradas, o destinatário pode acompanhar o estágio atual de tratamento da encomenda por meio dos correspondentes sites de internet tanto do Correio de origem como do brasileiro. Por outro lado, o petit paquet não registrado não pode ser rastreado, recebendo o tratamento de uma carta comum. É importante destacar que existem encomendas que, apesar de tratadas como sendo registradas pelo correio de origem, são recebidas no Brasil como encomendas não registradas, de modo que não poderão ser rastreadas após sua chegada ao país. É o caso, por exemplo, das encomendas com código de rastreamento iniciado por LC, LJ e LN, todas de procedência dos EUA, que são tratadas sem rastreamento brasileiro, apesar do rastreamento americano.

    Hoje são verificadas mais de 1.000.000 (um milhão) de pequenas encomendas por mês no recinto aduaneiro postal do Paraná, seja com uso de aparelhos de raios-x, seja com abertura física de volumes. O tratamento aduaneiro, em regra, das encomendas não selecionadas para tributação, é feito em período não superior a 30 (trinta) dias após sua apresentação à Receita Federal pelos Correios. Por outro lado, as encomendas selecionadas para tributação possuem um prazo médio de tratamento mais longo, em torno de 60 (sessenta) dias contados da seleção, haja vista a necessidade de emissão da Nota de Tributação Simplificada (NTS). Exceções a este prazo estão relacionadas a eventuais tratamentos adicionais, por exemplo, quando a encomenda necessita ser examinada por outros órgãos, como ANVISA, VIGIAGRO, Ministério do Exército, ou encomenda que pelo seu valor (acima de US$ 500,00) não possa ser tributada de forma simplificada, conjunto de situações que representa uma minoria.

    O Decreto nº 1789/96 que disciplina o intercâmbio de remessas postais internacionais e seu controle aduaneiro informa em seu artigo 25, inciso XIII, que cabe à Administração Postal [leia-se Correios] o “atendimento de reclamações e de pedidos de informações formulados pelo remetente ou destinatário salvo se disserem respeito a lançamento de tributo”.

    Assim, problemas relativos à localização ou falta de movimentação da encomenda em prazos superiores aos mencionados acima, deverão ser tratados junto aos CORREIOS no Paraná  no e-mail http://www.correios.com.br/servicos/falecomoscorreios/default.cfm

    Se a encomenda já estiver tributada e a questão relacionar-se ao valor tributado, ou mesmo informação genérica sobre tributo, o assunto deverá ser tratado junto à RECEITA FEDERAL no Paraná no telefone: 41 3332-4108 ou pelo e-mail petit.paquet@receita.fazenda.gov.br. Para futuros contatos, Tenha sempre em mãos os números da NTS e/ou do controle postal (rastreamento).

    Quando necessário, não hesite em dispor desta Ouvidoria para tratar de outros assuntos relacionados ao Ministério da Fazenda. Estamos aqui para garantir o direito de manifestação da sociedade sobre os serviços que lhe prestamos.


    Atenciosamente,

    Ouvidoria-Geral do Ministério da Fazenda

    pessoal acabei de receber um email da Ouvidoria-Geral do Ministério da Fazenda, pedindo o codigo de rastreio da minha mercadoria, e acabei de responder, espero q eles deem um pouco mais de atenção. sera q vai resolver?

    Bom dia a todos, olhem só como foi registrado pelos correios uma compra do dia 30/03/2012

    LJ925164614US – Histórico do Objeto
    .

    Data Local Situação
    25/05/2012 12:21 CDD LAGOA SANTA – LAGOA SANTA/MG Saiu para entregua

    Uns estao parados na Receita, e outros nem aparece o histórico do objeto, pelo menos este nao foi tributado…

    20 dias pra ouvidoria responder um email, acho que vamos ter abrir uma reclamação pra eles responderem as reclamações mais rápido…. Welcome to the Jungle!

    olha isso. Eu tb recebi esse email autogerado, em resposta a a uma queixa junto a ouvidoria!!! fiquei realmente “molhado” de alegria, ao saber que há um super computador me dando atenção. Além de entender assim: se vc está reclamando de demora, pode sentar e esperar, porque é assim mesmo!

    r tasca disse:

    Sr(a) 

    Todas as pequenas encomendas postais internacionais, assim consideradas aquelas até 2 (dois) kg, conhecidas por petit paquet (“pequenas encomendas”), recebem o tratamento aduaneiro em Curitiba/PR, quando de sua entrada no país.

    Tais encomendas são as de custo mais baixo, possuem prazo maior de entrega e são as mais utilizadas pelos comerciantes, especialmente em vendas pela internet, em razão de seu menor custo. As mesmas encomendas poderiam ser remetidas, por exemplo, na modalidade E.M.S. (Express Mail Service), mais cara e mais rápida, cujo tratamento aduaneiro ocorre em São Paulo/SP.

    As encomendas do tipo Petit Paquet podem ser registradas ou não. Quando registradas, o destinatário pode acompanhar o estágio atual de tratamento da encomenda por meio dos correspondentes sites de internet tanto do Correio de origem como do brasileiro. Por outro lado, o petit paquet não registrado não pode ser rastreado, recebendo o tratamento de uma carta comum. É importante destacar que existem encomendas que, apesar de tratadas como sendo registradas pelo correio de origem, são recebidas no Brasil como encomendas não registradas, de modo que não poderão ser rastreadas após sua chegada ao país. É o caso, por exemplo, das encomendas com código de rastreamento iniciado por LC, LJ e LN, todas de procedência dos EUA, que são tratadas sem rastreamento brasileiro, apesar do rastreamento americano.

    Hoje são verificadas mais de 1.000.000 (um milhão) de pequenas encomendas por mês no recinto aduaneiro postal do Paraná, seja com uso de aparelhos de raios-x, seja com abertura física de volumes. O tratamento aduaneiro, em regra, das encomendas não selecionadas para tributação, é feito em período não superior a 30 (trinta) dias após sua apresentação à Receita Federal pelos Correios. Por outro lado, as encomendas selecionadas para tributação possuem um prazo médio de tratamento mais longo, em torno de 60 (sessenta) dias contados da seleção, haja vista a necessidade de emissão da Nota de Tributação Simplificada (NTS). Exceções a este prazo estão relacionadas a eventuais tratamentos adicionais, por exemplo, quando a encomenda necessita ser examinada por outros órgãos, como ANVISA, VIGIAGRO, Ministério do Exército, ou encomenda que pelo seu valor (acima de US$ 500,00) não possa ser tributada de forma simplificada, conjunto de situações que representa uma minoria.

    O Decreto nº 1789/96 que disciplina o intercâmbio de remessas postais internacionais e seu controle aduaneiro informa em seu artigo 25, inciso XIII, que cabe à Administração Postal [leia-se Correios] o “atendimento de reclamações e de pedidos de informações formulados pelo remetente ou destinatário salvo se disserem respeito a lançamento de tributo”.

    Assim, problemas relativos à localização ou falta de movimentação da encomenda em prazos superiores aos mencionados acima, deverão ser tratados junto aos CORREIOS no Paraná  no e-mail http://www.correios.com.br/servicos/falecomoscorreios/default.cfm

    Se a encomenda já estiver tributada e a questão relacionar-se ao valor tributado, ou mesmo informação genérica sobre tributo, o assunto deverá ser tratado junto à RECEITA FEDERAL no Paraná no telefone: 41 3332-4108 ou pelo e-mail petit.paquet@receita.fazenda.gov.br. Para futuros contatos, Tenha sempre em mãos os números da NTS e/ou do controle postal (rastreamento).

    Quando necessário, não hesite em dispor desta Ouvidoria para tratar de outros assuntos relacionados ao Ministério da Fazenda. Estamos aqui para garantir o direito de manifestação da sociedade sobre os serviços que lhe prestamos.


    Atenciosamente,

    Ouvidoria-Geral do Ministério da Fazenda

Visualizando 15 respostas - 31 até 45 (de um total de 55)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.